Volkswagen: produção de carros elétricos parada por falta de motores

51 Comentários

Com o mercado dos carros elétricos a crescer, as marcas precisam de adaptar a sua produção ao que os consumidores procuram. Não tem sido simples e a prova chega agora da Volkswagen, que parou a produção de carros elétricos por uma razão quase absurda, a falta de motores.

Volkswagen produção carros elétricos parada

A Volkswagen tem um novo problema na sua jornada de veículos elétricos. A empresa anunciou uma interrupção temporária na produção de carros elétricos na sua fábrica de Zwickau, na Alemanha, atribuindo-a à escassez de motores elétricos. Esta notícia surge na sequência de uma paragem de produção semelhante na fábrica da Volkswagen em Dresden, no mês passado.

A fábrica de Zwickau, a maior unidade de produção de veículos elétricos da Volkswagen na Europa, desempenha um papel fundamental nos planos elétricos da empresa. Em 2018, a Volkswagen investiu quase 1,21 mil milhões de euros para transformar esta fábrica para a produção de modelos elétricos.

No entanto, a atual escassez de motores elétricos levou a uma pausa na produção de vários modelos, incluindo o Audi Q4 e-tron (e a sua variante Sportback ), bem como o Volkswagen ID.4 e ID.5. Por enquanto, os modelos VW ID.3 e Cupra Born permanecem inalterados.

Volkswagen produção carros elétricos parada

Apesar destes desafios de produção, é essencial notar que as entregas de carros elétricos da Volkswagen aumentaram 45% nos primeiros nove meses do ano. No entanto, a empresa revelou uma queda significativa nas encomendas de EV na Europa, para 150.000, face aos 300.000 do ano passado.

É crucial encarar esta pausa da Volkswagen num contexto mais amplo do mercado de VE. Embora possam interpretar como um sinal de diminuição da procura de veículos elétricos, a realidade é mais fragmentada. Fatores como taxas de juro mais elevadas e as manobras da Tesla alteram o cenário, apresentando desafios e oportunidades para os fabricantes de automóveis.

À medida que a Volkswagen navega nestes problemas, o seu compromisso com a mobilidade elétrica permanece firme. A paralisação temporária da produção, embora seja um revés, faz parte de uma jornada mais ampla em direção a um futuro automóvel mais sustentável. Com novos modelos no horizonte e um investimento significativo em tecnologia elétrica, a Volkswagen preparar-se para recuperar a sua posição no mercado de carros elétricos.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Aqui o mais novo o que faz é trocar as pilhas, não podem fazer o mesmo?

    1. Avatar de JL
      JL

      Não porque estes não são a pilhas..

      1. Avatar de ARGUMENTOS
        ARGUMENTOS

        AI não???? pilhas = baterias… LOL

        1. Avatar de JL
          JL

          Desde quando pilhas=baterias?

          1. Avatar de Actarus
            Actarus

            Procura por pilha no Priberam e terás a resposta à tua pergunta.

          2. Avatar de JL
            JL

            O que está errado. São coisas bem diferentes.

          3. Avatar de ARGUMENTOS
            ARGUMENTOS

            só vem provar que nada sabes, ignorância no seu melhor…

          4. Avatar de JL
            JL

            Só vem provar que a ignorância vem do seu lado.

            Mas ok, a partir de agora vou começar também a chamar carros a pilhas + combustão aos a combustão, já que também funcionam com pilhas.

  2. Avatar de Zé

    Têm de perguntar a uma AI como melhorar a produção de motores com metade dos componentes e 10 vezes mais rápido.

    1. Avatar de YU
      YU

      Metade dos componentes??? Tens noção de como é composto o motor??? se calhar não, pois este é bastante simples, logo, não dá para tirar mais…

      1. Avatar de Zé

        E tu tens noção do que é sarcasmo? Credo, levaste muito a peito uma piada de que o mundo anda a recorrer à IA para resolver todos os problemas…

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A verdadeira causa é a forte baixa de encomendas para 2024.
    As desculpas que esta malta arranja tira-me do sério eheh

    1. Avatar de JL
      JL

      Quem faz encomendas agora para 2024?

      1. Avatar de ARGUMENTOS
        ARGUMENTOS

        E agora electric fan boy?? as realidades escondidas do fracasso de vendas

        1. Avatar de JL
          JL

          Fracasso onde? Electric Fan boy? Então você é um petrol Fan boy?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pergunte aos estudos de mercado, lool

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah os estudos de mercado é que compram carros para 2024 ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Olhe aí, aqui mesmo neste artigo:
            “notar que as entregas de carros elétricos da Volkswagen aumentaram 45% nos primeiros nove meses do ano. No entanto, a empresa revelou uma queda significativa nas encomendas de EV na Europa, para 150.000, face aos 300.000 do ano passado.”

          2. Avatar de JL
            JL

            Continuo com a mesma pergunta, onde fala em encomendas para 2024? Bola de cristal?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A redução de 50% é para 2024.

          4. Avatar de JL
            JL

            Onde é que diz isso ?

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Falta de motores……. pois!!!!!
    Não há é tanto mercado para tanto eléctrico! Não é qualquer pessoa que pode pagar 40 a 80.000€ por um carro novo!!!!!!

    O combate à inflação provoca recessão!!!!! E é o que está a acontecer!
    O carro eléctrico é quase um produto de luxo, tal o seu custo!
    O que vale são os velhinhos carros a combustão para podermos deslocar-nos para o trabalho!!!

    Os clientes são uns ingratos, não sabem abrir os cordões à bolsa.

    Temos de seguir o lema, em nome do ambiente e custe o que custar!!!!! 🙂

    Já agora, não vamos ter de tomar medidas ridículas como os alemães que encerraram as centrais nucleares e…… agora apostam no carvão!?!?!?!?!!?
    Quando a ideologia bate com a realidade e……. os postos de trabalho precisam de energia, ela tem de vir de algum lado!!!!!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Luxo é ter um carro a combustão e suportar todos os custos que ele tem.

      1. Avatar de ARGUMENTOS
        ARGUMENTOS

        Não tens argumentos melhores para justificar que os veículos elétricos estão a ser um enorme flop… AHAHAHAHAHA

        1. Avatar de JL
          JL

          Melhores ainda?

          Estão? Onde? Em sua casa?

        2. Avatar de rui
          rui

          @Argumentos. Tem razão. Grande flop. Apenas mentes manipuladas e fracas despostas a propaganda compraram elétricos. E já vi tantas vezes a “terrified look” durante as viagens de mais de 100 km : “onde vou carregar??” E estas olhadas cada 2 minutos para o estado de bateria. LOL.

          1. Avatar de JL
            JL

            Apenas as mentes fracas é que pensam nisso, já que mentes fortes usam os recursos disponíveis para não passar por isso.

            Deixe lá, como as coisas estão a avançar, daqui a alguns anos vai ser difícil é encontrar um posto que tenha combustíveis, o que já acontece muito nos paises mais evoluídos a este nivel, onde estão a converter os postos de abastecimento em postos de carga.

            Depois falamos como será essa “onda” pela procura de combustíveis…

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        O meu Sandero GPL é um filha da p*ta de um luxo, tás a ver!

        1. Avatar de JL
          JL

          Mais luxo que o meu que gasta 1.5 euros a cada 100 kms.

          1. Avatar de ARGUMENTOS
            ARGUMENTOS

            Pois é um carro a pilhas desses telecomandados até é poupadinho 1.5€ deve ser das pilhas lowcost pois as duracell já ficava em 5€…

            enfim mais um heroi do teclado que aqui anda, tempo de mais livre…

          2. Avatar de GM
            GM

            E para poupares 4€/100km, gastaste quanto?
            Tenho um CLIO bi-fuel de origem (irmão chique do SANDERO GPL), comprei-o com 700km (carro de serviço) e está com 120000km, em 4 anos, com a pandemia pelo meio, o que significa que esteve um ano com poucas andanças. Custou 16000€. Faz as contas.

          3. Avatar de JL
            JL

            Herói quer ser você, sim faço 100 kms com menos de 1.5 euros, ao que parece você é que brinca muito com carros a pilhas, daí os traumas.

            Quando for um homenzinho apareça e até podemos fazer apostas, agora com crianças que brincam com bonecas, não.

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu gastei pouco mais que isso, no entanto não ando sentado num dacia, e sim num carro com muito mais conforto, potência, e muito mais eficiente.

            Espero que também use esse argumento para quem comprar um porsche em vez de comprar um dacia.

  5. Avatar de JR
    JR

    Estão a contruir brinquedos ao quando não deixam de terminar os que ainda cá andam e nem suporte dão. Se dão deve ser um grão cheio de areia para os olhos dos clientes, quando dizem “não há componentes”. Muita história entre estas e outras andam mal contadas, e são muitos a querer ganhar dinheiro que aposto que são sempre os mesmos do mesmo lobbie. Não deixando outros ganhar poder de compra, criam uma economia gananciosa o que sempre foi e sempre será, e o resultado está aí. Inflação em força. Sofrem sempre os mesmos desgraçados que paguem, nos patrões são intocáveis, não querem pagar impostos e se os pagam são os que são, as regalias andam mais no lado deles e não me venham dizer que não. Enfim atingimos uma tamanha apocrisia e ganancia de mercado que nem analisam os prós e contas. E vem estes senhores falarem do ambiente blá blá blá. Cada um com a sua ideologia. Muita história anda aqui mal contada as tendências da mentira dá para muita gente ganhar dinheiro assim como a miséria de muitos outros se contentam. Venha o diabo e escolha. A mudança deve ser lenta de forma há não causar grandes mudanças drásticas, mas foi o oposto. Pelo menos no meu ponto de vista.

  6. Avatar de rui
    rui

    Muito em breve vender qualquer elétrico usada vai sem impossível. Ninguém na Europa quere comprar os carros usados elétricos.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Se os BEV custarem o mesmo que o segmento equivalente ICE custa, vão vendendo.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Isso é certinho. Ninguém os quer. Mesmo promovendo o abate com incentivo à compra de um elektro usado não vão ter muita sorte. Vale mais um combustão com 30 anos que um elektro com até 4anos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então consultou a maya?

    3. Avatar de JL
      JL

      Todos os que tenho foram comprados usados!

      1. Avatar de rui
        rui

        Basta abrir google e escrever “used electric cars for sale”. Ninguém quere os usados elétricos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se colocar “used petrol and diesel engine cars for sale” também aparece montes de sites.

          Portanto, usados a combustão também ninguém os quer.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então onde dizem que ninguém os quer?

            Vocês parecem vendedores de sonhos, continuo sem entender a razão de tanta mentira e invenção?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se acumulam cd vez mais nas prateleiras é pq ng os quer. Pelo contrário os combustão vendem em muito menos dias e são bastante mais.

          3. Avatar de JL
            JL

            Acumulam ? onde ?

            É porque existe mais oferta de novos e existem pessoas a trocar, dai até dizer que ninguém os quer, só mesmo vindo da campanha do rebanho.

  7. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Depois do ” diselgate ” ? ….

    Nem dado …

    1. Avatar de Fagundes
      Fagundes

      E a dos elétricos de ardem?

      1. Avatar de Yamahia
  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Segundo ouvi dizer, e foi um passarinho que me contou, a China cancelou encomendas de automóveis à Alemanha.
    Essas encomendas seriam de um valor astronómico… Foram canceladas pelos Chineses para punirem a Alemanha por serem uns capachos dos EUA e alinharem nas sanções à China.
    Agora que vendam os carros nos EUA e é se querem…
    E isto é só o início.
    Pensavam que faziam sanções e não levavam com o troco?
    Ah pois é….

    Antes que me esqueça, foram canceladas encomendas de automóveis aos EUA também.
    Aliás, em relação aos EUA a China já deixou de lhes comprar as quantidades enormes de milho e soja que sempre faziam.
    Agora vendam isso a quem quiser ao desbarato..
    Começaram a comprar ao Brasil e Àfrica do Sul e outros.
    Sanções com sanções se pagam…