Fabricantes estão a dar tudo, mas os elétricos estão a tornar-se mais difíceis de vender…

125 Comentários

Um largo leque de fabricantes definiu objetivos ambiciosos para o seu futuro eletrificado. Contudo, um novo relatório indica que os elétricos estão a tornar-se mais difíceis de vender.

Produção de carros elétricos

Antes de mais, ressalvar que, embora já tenham quase sido o carro de eleição, a aposta nos elétricos é relativamente recente, pelo que surgem, com frequência, relatórios que procuram estudar a sua penetração no mercado, bem como a sua performance, no geral.

Agora, um artigo da Business Insider indica que as fabricantes estão a ver os stocks a acumular e o caminho até aos seus objetivos a abrandar, por vários motivos.

Carregamento de carros elétricos

De acordo com o artigo, os concessionários americanos queixam-se de que é difícil fazer vendas de modelos elétricos e que, para conquistarem compradores, têm de concretizar campanhas promocionais agressivas.

Afinal, contrariamente à tendência que se registava até agora, os compradores estão a ponderar mais, comparando o desempenho dos modelos elétricos com os híbridos e os movidos a combustíveis fósseis.

Este impasse e processo de decisão mais demorado pode dificultar as previsões das fabricantes quanto à procura e, consequentemente, prejudicar a sua abordagem.

A maioria dos concessionários está agora a empurrar os veículos elétricos para fora da sua oferta, o que provavelmente distorce os relatórios que as fabricantes estão a analisar. Acho que as vendas de elétricos são ainda mais lentas do que elas realmente percebem que são.

Explicou Vince Sheehy, um revendedor de automóveis na área de Washington, D.C., acrescentando que “independentemente da afirmação que alguém possa fazer sobre o custo de propriedade a longo prazo de um carro, se a entrada for superior a 45.000 dólares [cerca de 42 mil euros], continua a ser muito elevado”.

Vince Sheehy, um revendedor de automóveis na área de Washington, D.C.
Vince Sheehy, um revendedor de automóveis na área de Washington, D.C.

A par disto, as elevadas taxas de juro e a investida chinesa têm motivado algumas empresas a desacelerar os planos de eletrificação, reduzindo os seus objetivos de vendas.

Comentários

125

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Entretanto a Tesla e a BYD cada vez vendem mais…

    O problema é das marcas antigas que não conseguem vender porque são demasiado caros.

    1. Avatar de Miguel Oliveira
      Miguel Oliveira

      Amigo a Tesla está com muitas quebras nas vendas, aqueles novos Teslas que vês são Teslas que já foram comprados pelo manos há um ano. https://exame.com/invest/mercados/tesla-perde-us-50-bilhoes-apos-resultado-decepcionante-do-3o-tri/
      As marcas chinesas vão rebentar o mercado de eléctricos tal como fizeram com outras indústrias como a têxtil.

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde diz no artigo que está com menos vendas ?

        Errado, a tesla entrega em menos de 2 meses, como pode ter sido há um ano ?

      2. Avatar de Ferreira
        Ferreira

        +1
        Certo como 2+2 =4

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Sim, porque os Teslas são baratos, çlaro que são.

  2. Avatar de O Pratico
    O Pratico

    Na minha opiniao existem varios fatores:

    – Motores de combustao a China tinha pouco know-how porque sao complexos. Motores electricos sao muito mais simples daí eles conseguirem agora recuperar
    – Baterias sao produzidas na China

    Resumindo a China só veio ganhar com os eletricos. Conseguem competir e continuam a ser os maiores produtores de baterias sendo a Europa dependente deles.

    Vejo o caso muito mal parado para as fabricantes europeias. Eu enquanto morar num apartamento e nao ter lugar para carregar nunca vou comprar um eletrico e mesmo se compra-se seria para curtas distancias. Para longas distancias nunca quereria um eletrico porque implicaria estar horas a espera de uma vaga nas estacoes de servico.

    Queriam tanto apressar a tecnologia e agora ficam com o bebé nas maos.

    1. Avatar de Robin
      Robin

      Um factor muito importante de que ninguem fala , onde estão as oficinas multimarcas pra mexer nos hibridos ou electricos onde estão os tecnicos especilzados em Portugal ?
      A UK um país com muita gente a mexer em carros e preparadores debate-se com grandes problemas em encontrar gente que mexa em electricos de tal forma que afirmam que muito carro após levar uma batida vai pro lixo porque não existe tecnicos para reparar .

      1. Avatar de Realista
        Realista

        O problema não é existir técnicos para reparar, até porque no reino unido existe cada vez mais empresas a eletrificar carros clássicos.

        O problema é mesmo de algumas marcas não venderem peças para reparar, como por exemplo o que a Dacia faz com o Spring onde meteu a porta de carregamento na frente de veículo – numa zona propicia a batidas – e se partires a porta de carregamento eles não vendem só essa peça e é preciso comprar um kit inteiro. Isto faz-te aumentar os preços de reparação e consequentemente a ter que enviar os veículos para abate porque o custo da reparação é mais elevado que o preço do comercial do veículo…

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        No UK não faltam empresas que façam reparação de elétricos.
        Várias empresas fazem reparação de baterias, aumentando ou restaurando a autonomia.

        O que acontece é que as marcas colocam obstáculos à reparação dos veículos.

  3. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Eu queria trocar para um elétrico mas moro num 3ro andar e o prédio não tem garagens além disso o ponto de carregamento mais próximo fica a 1km de casa. Ups.. também não tenho dinheiro para um!

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      papamoscas, mande uma extensão do terceiro andar para baixo.
      Já vi de alturas maiores.
      O não ter dinheiro é um detalhe sem importância.

    2. Avatar de Blopinhos
      Blopinhos

      Eu faço o que o sr Punjab diz . Tenho é que reservar com um pino o lugar .

      1. Avatar de PoisPois
        PoisPois

        “mande uma extensão do terceiro andar para baixo.”
        Atenção que é proibido e dá multa.

        Exemplo:
        Um adolescente para se armar em malandro e herói com amigos lembra-se de cortar o cabo, foi eletrocutado e morreu.
        De quem é a responsabilidade?

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Blopinhos, eu estava a ser sarcástico, nem disse porque parece-me demasiado óbvio.
          Pelos vistos alguns não perceberam.

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          PoisPois, a responsabilidade é do otário que cortou o cabo.
          Ser electrocutado foi uma consequência de ser burro.
          Teoria da evolução de Darwin em pleno.

          Mas quem é que vai cortar um cabo que sabe que tem corrente?

    3. Avatar de Traveller
      Traveller

      Deves atestar o carro a combustão em casa, ou deves haver um posto de abastecimento a 1km de casa.

      1. Avatar de PoisPois
        PoisPois

        @Traveller estas a misturar o cu com as calças, uma coisa é atestar o carro num posto de abastecimento a 1km de casa em 5 minutos, outra coisa é estar tempo indefenido a carregar o pópó a pihas a um a 1km de casa.
        Isto há com cada um.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se cortar um cabo que desce por um poste de iluminação, a culpa é de quem ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Já agora, os pópós a pilhas não usam cabos de carga. LOOL

        3. Avatar de Traveller
          Traveller

          @PoisPois Qual tempo indefinido e não indefenido(demonstra logo o intelecto) ? A maior parte mete 10€ de combustível que lhe dá para 100kms um pópó a pilhas (como chamas, deve ser para tentar ofender quando não há argumentos) também carrega em 5 minutos para 100kms, no entanto atesto enquanto faço as compras vou perder 1minuto a ligar o cabo.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Traveller, mais um que não percebe o conceito de sarcasmo.
        Seja como for, já vi mesmo extensões desde lá das alturas até cá abaixo, para carregar o carro.
        E até posso dizer o sítio, foi junto ao centro comercial dos Olivais, que não me lembro agora o nome daquilo.

  4. Avatar de Orelhas
    Orelhas

    não conseguem vender ? porque será?

    corsa normal, 16 mil euros
    corsa elétrico, 34 mil euros

    movano normal, 34 mil euros
    movano elétrico, 84 mil euros …

    porque será que não vendem?
    só mesmo com bola de cristal…..
    esperam que de um momento para o outro a população fique rica para pagar estes carros a pronto, ou então assumir uma mensalidade de dimensão semelhante ao ordenado!!!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      É verdade, o Opel Corsa base a gasolina, começa nos €18.000 e para quem anda pouco ou não é empresa não compensa adquirir a versão elétrica porque vai demorar bastantes anos até recuperar o investimento.

      Este sim é um fator que esta a impedir a eletrificação.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Nao mistures a palavra carro com investimento

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Há aqui várias questões a ter em conta: 1º Tem condições para carregar o carro em casa? Se a resposta é não, então esqueça o eletrico. Se a resposta é sim, a 2ª questão é: Dentro do mesmo segmento (e novo), fazer uma tabela e colocar os preços de compra para os modelos: eletrico VS combustão VS plug-in. 3º Quantos km’s faço por ano e na tabela calcular o preço que gasta por ano em cada uma das opções. 4º Quais os gastos de manutenções. 5º Ao fim X anos/XXmil km’s (colocar o que considera aceitável para si), o custo final de cada uma das opções, incluindo o valor de aquisição, custo para percorer os km’s/ano, manutenções, etc. Não comparar por exemplo um Tesla Model 3 com um Peugeot 208 Hdi ou um usado com um novo. No entanto essas contas também têm que ser feitas, pois se optar um uma VW Passat usada com 4 anos VS um Tesla Model 3, o resultado já pode ser diferente. Assim como o será se for comprador empresa VS singular.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Se muitos fizessem essas mesmas contas iam chegar a conclusão que o electrico não compensa. O problema é a mlata engolir tudo o que é moda sem perceber ou fazer contas.

      E não digo que o electrico não compense para alguns, mas para a maior parte das pessoas ao dia de hoje não compensa.

      1. Avatar de Traveller
        Traveller

        Depois vão fazer contas e verificam que o a gasóleo não compensa em relação a gasolina, depois vão fazer contas e a gasolina não compensa em relação ao GPL, depois vão fazer contas e o GPL não compensa em relação ao eletrico, depois vão fazer contas e o eletrico não compensa em relação a uma bicicleta, já agora gostava de saber quem compra um Carro para compensar? é que até hoje não vi nenhum economista a dizer que um carro é um investimento.

  6. Avatar de JL
    JL

    Estão a dar muito pouco, ou isto é só nos States onde também estão a ser comidos pela Tesla?

  7. Avatar de Helder
    Helder

    Já referi e volto a referir. Para quem nunca estudou economia, o tema pode não ser claro, mas quem dita o sucesso ou não de um produto é o mercado! Tudo o resto não passam de intenções e de previsões e ainda de pressões que os fabricantes e outros tentam fazer.

  8. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Deixem de vender carros BEV do segmento B pelo preço de um carro ICE do segmento C. E não, não vou pagar quase o valor de um Sandero por um quadriciclo BEV!

  9. Avatar de Mario
    Mario

    Motor elétrico, rendimento superior a 75-80%
    Motor térmico 30-35% puxado pelas orelhas. E o combustível está caro…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Mas…..a diferença de preço entre um modelo a gasolina e outro eletrico dá para fazer muiiiiiitos milhares de km a gasolina, mesmo sendo esta cara……

      1. Avatar de Traveller
        Traveller

        Depende e muito, se for empresa podem comprar um carro a gasolina de 35.001€ e no fim do ano custou + ou – 40.000€, comprar um VE de 40.000€ e no fim do ano custou 32.500€ á empresa.
        Ou seja comprou um carro 5.000€ mais barato e paga mais 7.500€ sem falar em diferenças de estacionamento, manutenção, combustível vs carregamentos.
        Estuda tributação autónoma, imposto valor acrescentado, Imposto único de Circulação, etc.

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          Yá, para empresas é um farrobadó. É aproveitar enquanto der.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Ainda não é um farrobodó suficiente. Se vier o montenegro, os desejos dos capitalistas são ordens para ele.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Que interessa isso @Mario?
      Saiba que a electricidade que carrega ja doi transformada numa qualquer central a fazer de motor a combustão e com as mesma perdas devido a dispersão de calor . Mais uma falácia que lhe meteram nessa cabecinha e acredita como tantos outros..
      A verdade verdadinha é que os elektros transportam uma quantidade ridícula por unidade de massa.

      1. Avatar de JL
        JL

        Outra vez a mentira do costume.

        Dispersão de calor têm os motores a combustão, tanto que os seus sistemas de arrefecimento são monstruosos.

        Falácia é a sua, que tenta desacreditar as pessoas que um reles motor a combustão num carro é mais eficiente que uma central cheia de soluções para aproveitar o rendimento.

        Quantidade ridicula ? de energia ? sim, por isso serem muito eficientes, já os a combustão transportam energia que dava para aquecer uma casa durante meses, para simplesmente fazer 100 kms.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Repare bem:
          25 kgs=1300 kgs
          500 kgs=300 kms
          Custa muito a perceber??

          Novamente na mesmo nas melhores centrais perde 50% na produção de electricidade, depois perde mais 10% na distribuição e transformação, depois perde mais até 30% a carregar o carro.
          Sem dúvida que esta cena dos elektros é o supra-sumo da eficiência loolooloool

          1. Avatar de JL
            JL

            25 kgs 27 litros, faz parte 1300 kms com 27 litros?

            500 kgs mas que raio de bateria é essa que só faz isso em wltp?

            Aquilo que interessa porque ninguém paga estes tipos de energia ao kilo:

            25 + 45 = 70 transportam. 50 + 10 = 500 kwh para fazer 1300 kms a consumir 3.84 litros aos 100 ou 38.4 kwh /100 kms

            Um ev gasta 15 kwh para fazer o mesmo.

            Errado, perde 35 a 40 % na central, 5 a 7 % no transporte e média de 12 % no carregamento, isto são peanuts quando comparado com as perdas nos combustiveis, porque eles não nascem na bomba.

            Sim são o supra sumo, não existe sistema mais eficiente, lamento é que não pesque nada do assunto e ainda aldraba números como já é costume.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “peanuts” ? Não serão penears? eheh
            1- transporte e distribuição: 9,1%. De acordo com estudos da EDP Distribuição, as perdas técnicas em Portugal distribuem-se da seguinte forma: -Transporte da energia: 4,4%, Linhas de distribuição: 1,4%, Conexões elétricas: 0,7%, Medidores eléctricos:0,5% e Perdas nos capacitores: 2,1%
            Isto com tudo a correr bem. Por ex

            2-Perdas no carregamento por dissipação ou resistência
            https://insideevs.uol.com.br/news/610533/carros-eletricos-recarga-tomada-domestica/#:~:text=Carro%20el%C3%A9trico%20tem%20perda%20de%20at%C3%A9%2030%25%20durante,Por%3A%20Dr.%20Stefan%20Leichsenring%20Traduzido%20por%3A%20Julio%20Cesar
            Carro elétrico tem perda de até 30% durante a recarga em tomada residencial

            3-Melhor eficiencia numa central de ciclo combinado: 50%
            https://www.colecoesfundacaoedp.edp.pt/Nyron/Library/Catalog/winlibimg.aspx?skey=67F0A4BD1B9C4E8B966B384E048B7712&doc=166311&img=167624&save=true
            Sempre a gamar o @JL
            Ou seja 50+30+9,1= 89,1% de perdas.
            Ou seja a eficiência do sistema elektro é muito menor do que que a eficiência de um carro a combustão eheh
            São “peanuts” ? Eu acho que são penears ó @JL, são penears!!!

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “25 kgs 27 litros, faz parte 1300 kms com 27 litros?”
            Nossa senhora…
            Começa com 50 kgs e acaba com 0 kgs. A média dá 25 kgs , duhhhh
            Já a bateria , full ou empty pesa sempre aqueles horrorosos 500 kgs= ~10 sacas de batatas de 50 kgs cada dass…de fugir lool

          4. Avatar de JL
            JL

            Não foi você que disse isto?

            “Repare bem:
            25 kgs=1300 kgs”

            Média ? então chega a ter o deposito vazio ?

            Então e o resto do peso ? motor não tem ali horrorosos 200 kilos de peso morto que só serve para gastar óleo, filtros, entre muitos outros ?

          5. Avatar de JL
            JL

            Então soma perdas de geração com perdas de transporte ? LOOOOOOOOL

            Centrais combinadas, velhas, 55 a 60%.

            Até 30% depois mostra resultados do zoe, com 24.2%, no entanto numa wallbox faz 9.2%

            Perda nos condensadores já está incluído nisto, já que é o carro que tem os condensadores e não o carregador.

            As perdas no transporte foi buscar como argumento redes de 110 volts, looool, como sempre usa os piores cenários para combater cenários que não existem nos a combustão, se fizesse a conta ao rendimento global do poço à roda, nem a 5 % chega.

            Quem transporta a energia é a REN, e não a EDP. perdas de 1.51 %.

            https://www.ren.pt/media/h0hldmqo/brochura-sustentabilidade-2018.pdf

            Errado, qualquer sistema eléctrico tem muito menos perdas, por isso é que se tenta eletrificar tudo desde a revolução industrial, imagine que até querem produzir combustíveis com eletricidade.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá está vc a confundir o c* com as calças.
            Bateria está para o tanque de combustível e não para o motor de um carro a combustão.
            Os carros eléctricos tb têm um motor e tb tem um peso, pesa cerca de 70 kgs. Aqui pode dar vivas ao elektro.

          7. Avatar de JL
            JL

            Errado, não se pode comparar uma coisa com outra.

            Os carros eléctricos não têm outros equipamentos como linhas de escapes, admissão, etc,etc, que não pode comparar, portanto ou soma o peso todo do conjunto, ou apenas está a comparar alhos com bugalhos.

    3. Avatar de ZéManel
      ZéManel

      Claro e os 65 a 70% do combustível vão fora pelo escape

  10. Avatar de Vasco
    Vasco

    Os veículos elétricos a baterias não são solução para as alterações climáticas nem amigas de governos portugueses.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então quais são ?

  11. Avatar de Vasco
    Vasco

    Ao pé de minha casa destruíram dezenas de hectares de floresta para plantar kiwis e receber fundos comunitários. Isto não se passa só ao pé da minha casa, mas em todo o país. Alguma vez o Ministério do Ambiente ou outra entidade europeia/nacional se opôs a isso? Ainda vêm com a treta das alterações climáticas e impingir-me veículos elétricos? Vão gozar outro!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Aqui na minha zona cortaram pinheiros pequenos numa area grande para por paneis solares ….

    2. Avatar de JL
      JL

      E se cortassem para plantar culturas de biocombustiveis ? ou paineis para efuels ? ou paineis para produzir hidrogénio ? já era bom não era ?

  12. Avatar de Jota
    Jota

    “mais difíceis de vender”…por causa do preço! Enquanto isso os Teslas vão preenchendo cada “buraco” deixado pelos outros, ficando assim cada vez mais difícil venderem! Quando acordarem estão na falência e já vai ser tarde!

  13. Avatar de zezinho
    zezinho

    Além das razões ja ditas, tb ha casos em que os modelos mais recentes pioram em relação a modelos de anos anteriores perdendo features ou qualidade de construção (por exemplo o ioniq5 de 2024 vs os anteriores)

  14. Avatar de PN
    PN

    Um assunto que é pouco falado é que as baterias perdem autonomia com o passar do tempo e com o passar dos anos, o carro anda menos quilómetros entre cargas. Em contrapartida, o depósito de combustível dos carros a combustáo mantém sempre a mesma capacidade e, com as revisões bem feitas e em dia, o carro mantém a mesma autonomia do dia que foi comprado.

    Podemos argumentar que as revisões entram no custo dos carro, que nos nos carros a combustão poderá ser algumas dezenas ou centenas de euros, o que concordemos que é caro, mas mais caro será dar milhares de euros para trocar as baterias de um elétrico. Isto se temos intenção de manter o mesmo carro durante alguns anos, o que ajudará a poupar o ambiente e evitar o envio de mais um carro para o abate.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Há artigos sobre a autonomia das baterias. Por exemplo na ACP:

      https://www.acp.pt/eletricos/tudo-sobre-eletricos/manutencao-de-um-eletrico/detalhe/quanto-dura-a-bateria-de-um-carro-eletrico

      «Um estudo da Geotab refere que as baterias perdem, em média, 2,3% da sua capacidade por cada ano de condução. Isto significa que se comprar um veículo com um alcance de 150 milhas (cerca de 241 km), perde, aproximadamente, 17 milhas (cerca de 27 km) de alcance após cinco anos de utilização.»

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      sim os BE perdem autonomia mas os ICE perdem potencia nos motores com os anos.
      Isso não põe em casa a autonomia mas sim indirectamente os consumos e agradabilidade de condução.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Pelo contrário. Se quiseres até ganha bastante potência.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ganha não, desperdiça ainda mais.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ás x’s ficam a gastar menos, com a repro certa.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim sim, vão ter com uma vidente e fazem magia. LOOOOOOOOL

          3. Avatar de JL
            JL

            Já agora, o que me impede de fazer isso num eléctrico ? até porque já se faz.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem a ver com ganhos de binário. Não precisa de puxar tanto por isso gasta menos .

            Quanto a elektro s fazerem o mesmo epá sejam felizes mas não vem ao caso. A (des) conversa era sobre os combustão perderem potência que é mais uma treta da malta elektra que anda aí a ver se pega.

          5. Avatar de JL
            JL

            What ? então é mesmo magia. LOOOOOOOOOOOOL

            Então o cerebro do motor pensa que tem mais força, logo julga que é mais potente e não precisa de fazer tanto esforço ?

            Eu pensava que o binário era obtido por queima de combustivel, afinal é por magia.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não tem que carregar tanto no acelerador, ligo injecta menos combustível.

          7. Avatar de JL
            JL

            Claro, como o “cerebro” do motor “pensa” que tem mais força, este esforça-se menos. Portanto nem é magia, é intelecto.

            LOOOOL

            Realmente os fabricantes não pescam nada de carros, só me pergunto porque não metem esses “hackers” a fabricar motores, já que sabem tanto e até desafiam as leis da fisica.

            Devem ser por isso que metem os teslas com 1000 cv, assim precisam de carregar menos no acelerador. LOOOOOOOOOOOOOOOOOL

            Quando poder faça o seguinte teste.

            Entre numa piscina e tente sair de lá pegando apenas em si….. Assim fica a saber dessa magia.

  15. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    O tal problema que aguns dizem não ser problema … Enfim …

    Basta não se ganhar o suficiente para a Casa, Comida, Saúde, Educação, Cultura, … Enfim …

    Mas pronto … e assim acontece …

  16. Avatar de Oi
    Oi

    Pudera, 40k para cima saem como pãezinhos frios.

    1. Avatar de Traveller
      Traveller

      YAP, De acordo com dados da JATO Dynamics, o Tesla Model Y foi o carro mais vendido do mundo no primeiro trimestre de 2023.

  17. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    Ninguém quer elétricos. São caros, poluem mais se contarmos o seu fabrico e passados uns alguns anos a bateria, que vale 50% do carro, poderá ir à vida. Existem muitos casos em que a bateria dura menos de 10 anos.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Para isso existem as garantias dadas pelos fabricantes para a bateria, e geralmente é bem superior à garantia dos motores dos ICE.
      Os electricos tem dificuldades em se vender por causa do preço do carro (ainda superior a um ICE equivalente), à dificuldade de carregamento para quem não tem possibilidade de o fazer usando a sua rede eletrica de casa (quem mora em apartamento), à ainda pouco números de posto de carregamento rápida (postos de carregamento acima de 150KW ainda não são norma ) e à fraca rede de carregamento em si (ver no interior onde muitas localidades não tem postos de carregamento rápidos).

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        “Para isso existem as garantias dadas pelos fabricantes para a bateria, e geralmente é bem superior à garantia dos motores dos ICE.”
        Não é nada.

        1. Avatar de JL
          JL

          É, muito superior até.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Outra vez?!
            ICE=kms ilimitados
            BEV=100, 190 mil kms max. Ou seja carros descartáveis.

          2. Avatar de JL
            JL

            Hyundai apenas, e apenas para particulares. Mostre lá as garantias da toyota.

            Sim, os a combustão são descartáveis, todos os anos descartam qualquer coisa.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já lhe mostrei KIA e BMW, alem da Hyundai.
            Alfa e Audi tb dão. E não fica por aqui. Quer mais exemplos?
            Muito Esclarecedor é a marca q dá kms ilimitados no ICE,não tem o mesmo nível de confiança nos seus próprios elektros limitando a garantia do modelo elektro a entre os 100 e os 160 mil kms.
            Esta postura para mim é suficiente. Consideram os próprios elektros carros descartáveis.

          4. Avatar de JL
            JL

            Tanto que não dão que têm lá asteriscos, ou não lhe convém ler e admitir ?

          5. Avatar de JL
            JL

            BMW

            https://www.bmw.pt/pt/topics/offers-and-services/service-workshop/Garantias.html

            Possibilidade de extensão da garantia até ao máximo de 5 anos após a data do primeiro registo (máx. 200.000 km).

            Garantia até 8 anos e/ou 160.000 km nas baterias de Alta tensão de viaturas totalmente elétricas (BMW i3, 94Ah e 120 Ah) e até 6 anos e/ou 100.000 km no caso das viaturas híbridas Plug In (versão-ECE Gen3).

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Arranje um elektro que dê kms ilimitados e voltamos a conversar.

            Uma, digo, várias marcas que disponibilizam as duas tecnologias, para os seus combustão dão kms ilimitados, para os seus elektros dão apenas no max. 160 mil kms.
            Ora, daqui se conclui q são as próprias marcas q consideram a linha elektra carros descartáveis. De usar e deitar fora.

          7. Avatar de JL
            JL

            Já não tem eléctricos e muito menos a combustão, já que oferecem kms ilimitados em menos de 6 dúzia de anos, o meu carro tinha kms ilimitados durante 8 anos.

            Como viu nenhum dá kms ilimitados para os a combustão, é preciso repetir novamente os posts ?

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mostre lá então kms ilimitados para elektros.

          9. Avatar de JL
            JL

            Tesla teve, e toyota é como se fosse, 100 mil por ano.

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Então colocar tenta, ir buscar petróleo a 1000m de profundidade, transporta-o até Sines, transforma-o em gasolina, transporta-o até à bomba e vai até à bomba. Depois podes respirar os químicos que saem do cano de escape.
      Sem contar com o óleo que tens mudar todos os anos…
      Os outros também podem avariar antes dos 10 anos… depende da quantidade de kms que andas.
      Transmissão, motor de arranque, o próprio motor, travões, cano de escape, embraiagem…

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        E a electricidade? Vais buscar onde?

        1. Avatar de JL
          JL

          Uma grande parte é renovável, escusa de continuar a insistir que não é, porque é mentira. E sim, pode vir toda de renovável, tanto que você até defende soluções QUE SÓ PODEM DEPENDER DELA.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vá sonhando. A fóssil está a aumentar. Deve ser mágica.

          2. Avatar de JL
            JL

            Looool, está sempre tudo ao contrário para si, raio.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Infelizmente é a realidade com a Alemanha a arrasar florestas milenares e a deitar abaixo parques eólicos bem como arrasar aldeias habitadas em busca do carvão. Não deveria acontecer mas é a triste realidade.

          4. Avatar de JL
            JL

            E onde disseram que era por causa disso ? Ou a guerra não lhes cortou o fornecimento de gás ?

            Você é mesmo vidrado na negação.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que raio de logica…Fóssil na mesma. Nao tem nada a ver com renováveis que vc apregoa que há prai a pontapé.

          6. Avatar de JL
            JL

            É fóssil na mesma, mais barato e muito menos poluente, ou só interessa o jogo de palavras para os petrolheads ficarem felizes? Ou agora aos petrolambientalist as já não interessa a poluição?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então mas é renovável ou não? Não misture as coisas.
            Gás e fóssil e fim de conversa.
            Comó outro que agora que tem um elektro passou a fazer mais do dobro dos kms pq agora já não polui. Cada abrunho…

          8. Avatar de JL
            JL

            A maior parte é renovável, qual a duvida ?

            Quem disse isso ? você é que faz essas comparações absurdas.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só se for na produção e mesmo assim só às vezes.
            O consumo é
            uma coisa diferente, infelizmente tem q importar e o mix de consumo em PT no último trimestre lá voltou a ultrapassar os 70% fóssil.

          10. Avatar de JL
            JL

            Se não tem produção não tem consumo, além disso na importação acontece o mesmo, maior parte é renovável.

            Errado, enganou-se outra vez, 70% renovável.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Novamente
            https://www.edp.pt/origem-energia/
            72,31% do que consumimos é fóssil.

          12. Avatar de JL
            JL

            Então e esta vem de onde ?

            https://www.edp.pt/origem-energia/?sector=17025&year=2023&trimester=3

            https://www.edp.pt/origem-energia/?sector=17027&year=2023&trimester=3

            E esta ? ao menos usava a global, mas nem isso…

            https://www.edp.pt/origem-energia/?sector=17028&year=2023&trimester=3

            Já agora, existem mais 4 dezenas de fornecedores de electricidade, a EDP é apenas 1…

    3. Avatar de JL
      JL

      Olha o secalharya.

      Existem ? então mostre lá quantos muitos casos foram ?

    4. Avatar de Sérgio silvestre
      Sérgio silvestre

      Eu gostava de saber se tivesse um pinhal a deixar um rendimento curto e a cortar de 10 em 10 anos para facturar seria melhor que ter uma renda mais alta na exploração de energia ou, imagine-se que tinha detectado crude para explorar em grande escala e iria ficar multimilionario nos próximos 5 anos, o que faria, isto a pensar nos pinheirinhos. As árvores são muitíssimo importantes mas a cota de ocupação de infra-estruturas para energias limpas em Portugal são ainda inferiores a 1%, e têm que ser instaladas em algum lado. Se a opção fosse fazer uma barragem já ninguém estranhava e ocupava milhares e milhares de kms quadrados. A deslocação de aldeias e a devastação de árvores e terrenos agrícolas e o desvio do habitat de várias espécies animais penso que é muito mais devastador. Sol temos todos os dias, mais ou menos, sendo Portugal rico em sol (zero crude e gás), já água temos anos de seca e seguindo os especialistas as secas vai persistir. Portanto menos apostas em barragens e mais apostas em eólica, solar e das ondas impõe-se urgente, para podermos ser auto-suficientes e com energias limpas.

    5. Avatar de Sérgio silvestre
      Sérgio silvestre

      Qual o país onde reside? Em Portugal por exemplo, não somos um país rico e por essa razão quem precisa de um carro para trabalhar e fazer muitos kms dia tipo 250, faz contas e vai para eléctrico desde que tenhas as condições para carregar em casa ou na empresa. Poupo para já muito dinheiro e enquanto poupar estou convencido e não quero conduzir a combustão e olhe que tenho cá em casa 3 carros a diesel e prefiro que fiquem parados…

    6. Avatar de Grunho
      Grunho

      Se forem as LFP que saem hoje da fábrica, fazem 3 a 5 mil ciclos de carga. Se em cada ciclo o carro rodar 250 ou mesmo 200 kms, o que é pouquíssimo, estamos a falar de 600 mil a 1,25 milhões de kms. É evidente que primeiro é preciso pagá-las, mas apesar disso já custam muito menos que as tais que foram à vida com menos de 10 anos.

  18. Avatar de Anti-tudo
    Anti-tudo

    Baixem o preço que eu compro..

  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    -Não ter Sitio (garagem, maioria população mora em apartamentos sem garagem) é um problema gigantesco.
    – mesmo quem tem , faz uma viagem, muitas vezes , depois nao tem sitio para carregar e ou fica muito á espera para o que o carro carregue…
    as marcas deveriam inventar um sistema de meter uma bateria universal carregada pela ´vazia´ algo por baixo do carro, onde hoje fica deposito gasolina , ficava bateria amovível, o carro seria levantado como uma oficina faz , e ser trocado bateria , como quem tira um pneu, desaparafusar , tirar , meter e aparafusar a bateria carregada com energia. seria rápido, e ganhava-se uns postos de trabalho. gasolineiras fariam isso na boa nessa transição energética
    ainda vai demorar muito anos ate esta transição ficar concluída , mesmo com as baterias de nova geração , uns 20 anos…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Essa sistema de troca de bateria foi implementado há uns anos atrás (Renault e Tesla nos primordios) mas não pegou junto dos consumidores.
      Neste momento só a NIO é que ainda oferece essa possibilidade mas é um serviço pago à parte.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        A NIO, pelas notícias que se leem por aí, é uma casa a arder.

  20. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    o português come fora vai passear compra luxos mas não tem 25 mil euros para comprar carro prioridades …

    1. Avatar de Tromp
      Tromp

      Ora aí está.
      Chama-se viver e não ficar com a vida atrofiada por emprestimos

  21. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Que sejam capitalistas, baixem os preços.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Depende. Se forem os capitalistas portugueses, quando perdem metade da clientela esfolam a dobrar a metade que sobra, na mira de manter o mesmo nível de proveitos.

  22. Avatar de Traveller
    Traveller

    “mas os elétricos estão a tornar-se mais difíceis de vender…”
    ou as marcas “antigas” que andaram a dormir não conseguem vender eléctricos é que as vendas Tesla crescem exponencialmente. e não há stock.

    1. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Quando se parte do zero, qualquer crescimento é exponencial…

      1. Avatar de Traveller
        Traveller

        Sabes ler? “mas os eléctricos estão a tornar-se mais difíceis de vender” quer dizer que vendiam X e agora estão a vender Y e Y é menor que X e X é maior 0.

        A Tesla não vendia zero o ano passado e o crescimento foi exponencial para este ano.

        “O pior cego é aquele que não quer ver” há com cada jumento.

    2. Avatar de yamahia
      yamahia

      A Tesla baixou produção como os outros.

      1. Avatar de JL
        JL

        Cortou por falta de baterias.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Essa desculpa ainda nao tinha ouvido.
          Cada uma…lool

          1. Avatar de JL
          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pouco importa se pesquiso ou não. Este caso nem me dou ao trabalho de ir conferir. Se foi dito é mais uma treta.
            Já foi a desculpa da adaptação das fábricas, agora é da falta de baterias lool só rir essa empresa.

          3. Avatar de JL
            JL

            É mais uma treta ? então só as suas tretas é que são validas ?

  23. Avatar de Joe
    Joe

    Estou com receio em comprar um novo veículo, apesar de ter já pensado nisso. Não sei porquê, mas tenho a intuição que esta não será a tecnologia para ficar! Os automóveis estão estupidamente caros e a qualidade decresceu nas gamas mais baratas de forma assustadora. Depois vejo que há investigações com outros meios que podem de um momento para o outro, criar aqui, uma disrupção neste sistema. Como se tem visto, também não é de modo algum uma forma de locomoção favorável ao ambiente.

  24. Avatar de O impostor
    O impostor

    Aqui é só génios a favor do ICE, mas seja como for o elétrico veio para ficar por muito que se esforcem na outra direção. O único contra é as marcas europeias ainda não conseguirem competir de jeito…

  25. Avatar de Traveller
    Traveller

    Como eu adoro da maquina de escrever, faz aquele lindo barulho em relação ao silencio do teclado do portátil.
    Como eu adoro a maquina de escrever, posso escrever mesmo sem luz ou bateria.
    Como eu adoro a maquina de escrever, aquele cheiro do papel.
    Como eu adoro a maquina de escrever que custa metade de um PC.
    Como eu adoro a maquina de escrever que não necessita de trocar de bateria ao fim de 10 anos.
    Como eu adoro a maquina de escrever que tem uma pegada ecológica muito mais baixa na produção só mata depois mais árvores.
    Como eu adoro a maquina de escrever que arranca mais de vagar ao inicio mas um texto não é só o inicio.
    Por tanto te adorar está ai na estante e escrevo aqui do portátil ligado ao meu Veiculo Eletrico.
    Assinado
    João Pedro Rodrigues

    1. Avatar de yamahia
      yamahia

      “Como eu adoro a maquina de escrever que custa metade de um PC.”
      Tenho dúvidas…

  26. Avatar de Francisco Lopes
    Francisco Lopes

    Vão agora ter de enfrentar a dificuldade de massificar as vendas, pois os ricos já compraram, os outros estão á espera de propostas com relação preço/qualidade/desempenho igual ou maior aos veículos com motores a combustão. Aumentaram a produção sem contar com as crises que assolam o mundo.

  27. Avatar de Grunho
    Grunho

    Em 2022 venderam-se aqui 156 mil carros. Ou seja, só 1,5% da população comprou carro novo. Os de cima, claro, assumindo que nenhum comprou mais que um carro, o que não deve ter acontecido. E só esses têm gravete para comprar eléctricos. Portanto, quando o mercado dos eléctricos para os tais 1,5% de cima saturar, as marcas têm mesmo de fazer preços, e é se querem vender alguns aos 98,5% de baixo. Porque o limite de preço para a classe média assalariada são 20 mi euros. Daí para cima só para a burguesia exploradora.

  28. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Um elétrico ainda é bastante caro e deoois só compensa se tiver um lugar ou garagem para o carregar (ou o carregarem no emprego). Em prédios mesmo que não muito antigos é ainda impraticável. Na via pública faltam ainda os carregadores.