Alterações ao IUC custam 40 milhões aos municípios

27 Comentários

O IUC continua a ser um tema em destaque e ainda hoje milhares de pessoas circularam protestando contra o aumento. A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) critica mudanças propostas pelo Governo e revela que tais alterações custam 40 milhões aos municípios.

Alterações ao IUC custam 40 milhões aos municípios


Em declarações ao ACP, Luísa Salgueiro, presidente da ANMP e autarca de Matosinhos, explica que as críticas da associação não se referem “ao valor do IUC, mas sim à verba que é disponibilizada para os municípios”, existindo dois fatores a influenciar a receita retida.

O primeiro diz respeito à receita do IUC relativa à cilindrada dos veículos de categoria A (automóveis ligeiros de passageiros com matrícula entre 1981 e 2007). Se até agora esta remetia totalmente para os municípios, a partir de 2024 o Governo propõe que 30% seja para o Estado, o que, segundo a ANMP, vai representar uma perda de 40 milhões de euros para os municípios.

Já o segundo fator diz respeito ao teto de variação máxima anual do IUC, estabelecido em 25 euros. De acordo com Luísa Salgueiro, “quando esse teto é aplicado os municípios apenas têm direito a receber o equivalente ao que receberam em 2023, «congelando» assim a receita municipal”, ou seja, apesar do aumento do IUC proposto, a verba que exceder o montante que os municípios receberam em 2023 vai para o Estado.

Alterações ao IUC custam 40 milhões aos municípios

O IUC é partilhado entre os municípios, as regiões autónomas e o Estado. Os primeiros recebem 100% da receita proveniente dos veículos das categorias A, E, F e G e ainda 70% da componente relativa à cilindrada dos veículos de categoria B.

Já o valor correspondente à componente do CO2 dos veículos da categoria B, a única tributada em função do CO2, reverte na totalidade para o Estado e as regiões autónomas, segundo revela o ACP.

A entrar em vigor a medida do Governo, o IUC não só vai aumentar em todas as categorias de acordo com a inflação como vai subir 25 euros para os cerca de 3,5 milhões de veículos das categorias A e E.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís bitoque
    Luís bitoque

    Quer dizer que nos Municípios de Gaia e Espinho vamos para de ver Autarcas nós tribunais e prisão e vamos ter finalmente os buracos e estradas dentro dasnormas europeias? Não percebi a notícia…

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Errado, ainda vão ter menos verba do IUC.

      Basicamente a malta paga mais ” para manter as estradas”, mas a Camera municipal recebe menos, para as manter.

      É a 3 mão do Costa, 30% vai para o Costa.

      Tudo pelo bem do ambiente.
      Tal como os buracos na estrada, assim os municípios não metem alcatrão um sub produto do petróleo que é tão mau para o ambiente.

      Tu como condutor desviado te ou anda a pé

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        O Costa é tipo App Store, 30% de tudo vai para o governo só por existir e governar 😀

      2. Avatar de Rui anacleto
        Rui anacleto

        É isso que faço… Vendi o carro e ando a pé e comboio… Quem quiser que page impostos…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          eu pagava AINDA MAIS impostos para andar sozinho na estrada

  2. Avatar de FoX
    FoX

    = UIC = nao fala de carros electricios

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Uma vergonha esse aumento deste desgoverno socialista.

    1. Avatar de Entusiasta
      Entusiasta

      Principalmente o descrito na parte final da notícia: aumento também segue a inflação! Como se o estado já não tivesse excedente (e de que maneira!) relativamente ao previsto no orçamento, durante estes últimos 2 anos! Andamos a pagar muito mais do que devíamos por causa de eventos alheios no resto do mundo e o dito “socialismo” afinal é só no nome do partido, porque na verdade taxam ainda mais e o “devolvem” é sempre menos. Acham que o povo é burro e que metem a cenoura à frente e que as pessoas correm atrás dela? Qualquer dia (já esteve mais longe) há revolta popular no continente, porque aquilo que este governo faz com a cumplicidade do nosso PR é quase crime (incluindo TAPs EFACECs e demais)

    2. Avatar de joao
      joao

      uma vergonha o povo futil que vota nele! e a pensar que o socialismo tras bonanca!

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Isto nada tem a haver ser de direita ou de esquerda, então o Brutal aumento de impostos Foi o Vitor Gaspar ministro de governo de PSD, já se esqueceram?
        O Moedas na CML já criou 62 novas taxas também é de esquerda?
        O estado não produz riqueza, supostamente só a distribui

        1. Avatar de Ifm
          Ifm

          Como não tem nada haver se é de esquerda ou direita???

          As banca rotas foram todas causadas pelo PS.

          Concordo apertar o cinto quando tem de ser preciso, mas há que evita apertar o cinto não é atirar dinheiro porta fora em coisas ridículas as vacas gordas.

          Quando tens muito tempo de vacas gordas, sabes oqnue vem a seguir..

          O PS é perito a deitar dinheiro fora, depois olhaaa

          1. Avatar de João
            João

            nunca houve bancarrota em portugal…
            Tivemos lá perto, mas nunca entrámos em incumprimento.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Pha, os carros já pagam impostos que até dói, é impressionante os impostos agregados aos automóveis em Portugal, um roubo em massa, e ainda mais IUC ??! .
    mas já não se pagou ISV na compra do carro que chegue….IVA e ainda + IUC ?!? Dasse… Este PS só chula…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Vai lá ver de que partido é a Luisa Salgueiro antes de dizeres essas patacoadas

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        se a Luisa é PS , a que patacoada te referes ?, não estas ca em Portugal pois não ???
        depois , independente de partido e isso é maneira retrograda de pensar o assunto, os impostos sao de mais.

  5. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    A tugaria vai ter que comer e calar…ou mesmo que falem já sabemos como funciona, eles é que mandam e não o povo. Dificilmente muda alguma coisa pois sempre que aparecer alguém que não seja do circulo de amigos para comer o tacho o povo é bombardeado com “Populismo” , “Racismo” ….. Faz lembrar a propaganda nazi mas neste caso é chamada de “democracia”. Carros elétricos que custam os olhos da cara e isto encaminha-se para a maioria voltar a deslocar-se de burro.

  6. Avatar de é isso
    é isso

    Deviam acabar com o imposto.
    Pagamos imposto sobre imposto quando o carro é comprado, o que é ilegal.

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Se fosse o PSD, o CHEGA, ou a IL a fazer isto andava tudo caladinho… porque afinal era o mercado a funcionar.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Carga de impostos é o mercado a funcionar???

      Tu andas a misturar tudoooo

      Como é possível uma pessoa fazer uma comparação tão sem noção.
      É o mercado que cria impostos???

      Esquece… Nem vale a pena gastar palavras com uma pessoa sem noção.

      Se falares da inflação, sim é o mercado a funcionar.
      Mas isso também é culpa dos governos, de injectar demasiado dinheiro no mercado, neste caso de imprimir moeda.

      1. Avatar de João
        João

        Mas os liberais nem iam criar impostos nem nada…
        são uns inocentes…
        Era logo, bora trabalhar 80h por dia para pagar os nossos BMWs. Ah e se voces pagarem para trabalhar, nós reclamamos na mesma.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      lol.. o teu mercado é diferente do mercado dos restantes.. quando for grande quero viver na tua bolha

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Quem acham que é que vai pagar e sustentar o ” mercado ” do CO2 ?

    O ar ?

    HAHAHAHA !!!

    😉

    Que medo !

  9. Avatar de Philleas
    Philleas

    Os autarcas a fazer contas são um espetáculo.
    Antes num selo de 40€ ganhavam 40€
    Depois num selo de 40€, com 25€ de aumento no 1 ano é igual a 65€ x 70% = 45,50€
    14% de aumento só para os municípios, para não falar nos anos seguintes.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Acho que essas contas estão mal feitas. A receita de 70% aplica-se a todo o IUC e não só aos pré-2007. Mas posso estar enganado…

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Óbvio que as contas estão mal feitas…

        São contas a Costa, fácil, teve na mesma escola.

        10€ de selo +25€ =35€

        35×70% = 24.5€ olhaaaaa grande negócio para as cameras.

        Hora vamos fazer o inverso.

        200€ +25€ =225€
        225×70% = 157.5€ olhaaa agora estão a perder.

        As câmeras fazem as contas totais, daí a dizerem que perdem verbas nos primeiros anos.

        Logo tu pagas mais de impostos e tens menos verbas disponíveis para manutenção das estradas. Pontoooo

  10. Avatar de JR56
    JR56

    Há uns bons anos atrás houve por cá uns curtidos que foram apelidados na época de “anarcas” com umas boas bocas que faziam rir o pessoal 🙂 Uma das máximas era que “o voto é a arma do povo…se votas estás f…” Portanto…se não gostais dos governos e dos correspondentes políticos só há uma opção: Não votes ! Talvez um dia com uma abstenção de 90% os “políticos” fiquem em choque e se dediquem a estudar a razão 🙂 Ou talvez não e quem tiver mais de 1% de votos considere uma grande vitória 🙂 🙂 o que, com os políticos que por cá existem, não me admiraria nada 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Que lógica mais absurda. Aconselho-te a leres o Ensaio sobre Lucidez. Aí talvez possa ser um caminho.