Starlink da SpaceX “atingiu o ponto de equilíbrio do fluxo de caixa”, afirma Musk

11 Comentários

A Starlink da SpaceX “atingiu o ponto de equilíbrio do fluxo de caixa”, disse o CEO Elon Musk na quinta-feira, um marco importante para a unidade de negócios de internet via satélite da empresa de foguetes.


 

Musk anunciou a notícia numa publicação no X, a plataforma de redes sociais de que também é proprietário.

Starlink é agora também a maioria de todos os satélites ativos e terá lançado a maioria de todos os satélites cumulativamente a partir da Terra até ao próximo ano.

Acrescentou ainda.

Não é claro se o marco de equilíbrio é para o trimestre ou para um período de tempo específico. Independentemente disso, o feito deixa em aberto a questão de saber se a SpaceX pode estar a aproximar-se da abertura do capital da Starlink através da IPO – uma medida que Musk disse que a empresa executaria assim que o fluxo de caixa se tornasse previsível.

Equilíbrio do fluxo de caixa

Equilíbrio do fluxo de caixa (do inglês “breakeven cash flow”) refere-se ao ponto em que uma empresa ou projeto atinge o equilíbrio financeiro, ou seja, onde a receita total gerada é igual às despesas totais incorridas, resultando num fluxo de caixa neutro.

Por outras palavras, é o momento em que uma empresa não está a gerar lucro nem prejuízo, mas cobre todos os seus custos e despesas com a receita que está a gerar.

A presidente e diretora de operações da SpaceX, Gwynne Shotwell, deu uma dica de que a economia estava a tornar-se mais previsível no início deste ano, quando disse que a Starlink já havia alcançado um trimestre positivo de fluxo de caixa em 2022.

A mega-constelação da Starlink tem atualmente cerca de 5 mil satélites, todos eles lançados por foguetões da SpaceX. Essa integração vertical tem sido fundamental para a empresa expandir a rede Starlink a taxas tão agressivas.

Mais recentemente, a Starlink foi notícia pelo seu papel em conflitos internacionais – incluindo a guerra na Ucrânia e, mais recentemente, a guerra entre Israel e Hamas. A SpaceX criou recentemente uma versão da Starlink orientada para a defesa, denominada Starshield, um sinal do interesse do Pentágono em adquirir capacidades de Internet por satélite.

A SpaceX está avaliada em cerca de 150 mil milhões de dólares. No ano passado, a empresa registou receitas de 1,4 mil milhões de dólares.

 

Leia também…

Elon Musk quer tornar o X num banco e deu 1 ano aos seus funcionários para isso acontecer

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Este tipo merece uma estátua por tudo o que tem conseguido.

    Pensa ele vou criar a maior plataforma de pagamentos online
    – pessoal no sofá a teclar ( Ele não consegue ) E pronto criou a PayPal e vendeu para conseguir outros sonhos..

    Agora vou criar a maior marca de eléctricos que vai revolucionar o mercado.
    Pessoal no sofá a teclar ( este tipo é maluco sabe lá ele o queé o setor automóvel e ainda para mais já tentaram no passado e não conseguiram.) E pronto criou a Tesla a empresa do ramo automóvel mais valiosa do mundo.

    Agora vou revolucionar a tecnologia aeroespacial fazendo com que seja possível o mesmo foguetão chegue ao espaço e volte novamente e aterre em segurança.
    Pessoal no sofá a teclar ( A NASA e a Rússia não conseguiu e vais ser a empresa dele a conseguir isso, está doido.
    E pronto lá ele conseguiu com a SpaceX, e agora é contrato atrás de contrato de empresas que querem os foguetões dele para colocarem os seus satélites no espaço de forma barata.

    Já para não falar em tudo o que ele conseguiu e continua a apostar até a StarLink conseguiu e leva internet por satélite a todo o planeta e cada vez com mais velocidade e menor ping.
    Estou para ver o que vai acontecer com a Neuralink, pode surpreender todos novamente.

    Eu também acho que o tipo as vezes não bate bem, mas também diziam o mesmo de grandes nomes que conseguiram grandes feitos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      criou o paypal? criou a tesla? melhor ires rever essas fontes

      spacex foi criada em 2002 para vender estufa de plantas, o resto foi possivel graças a fundos governamentais, NASA style.
      starlink foi aproveitamento da spacex para mais um vector de negocio tipicamente caro que aqui conseguem reduzir os custos em muito.

      neuralink é interessante, vai ver quantos macacos já morreram e dá vontade de o mandar experimentar na familia dele.

      elon musk não passa de um charlatão, vendedor da banha da cobra que enganou toda a gente para ter uma fatia da paypal e enfiou esse dinheiro em sitios que devido a muitos lobbys green acabou por dar frutos.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        O tipo de sofá aparece novamente para reescrever a história. 🙂

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        criou o X que depois se tornou no paypal, a tesla já estava criada mas foi ele que a meteu no mercado quando ele entrou andavam a brincar aos lotos, na spacex foi possivel porque começou a reutilizar foguetões sem a nasa tinham outros milhares de clientes como têm hj em dia a grande questão é como seria nasa sem eles essa é que é a questão ainda deviam andar a pagar aos russos do dinheiro dos contribuintes

    2. Avatar de naodigo
      naodigo

      Ele criou a X.com o paypal foi criado por Peter Thiel e Max Levchin, apos a fusao os donos da paypal meteram o Musk a andar por Incompetencia!!
      A Tesla foi criada por Eberhard and Tarpenning, o Musk diz que foi fundado por ele mas na pratica ele conseguiu enganar os criadores e ficou como CEO.
      Spacex vive as custas do dinheiro do governo.
      Starlink nao dá lucros nem pode, devido ao custo de dos satelites, custo para os colocar no espaço, e duracao de vida dos mesmos.
      neuralink nao inventou nada, contrataram o assistente do DR que inventou o que a neuralink esta a usar (pratica roubou o desenvolvimento)
      solarcity – fiasco, foi salva com dinheiro da spacex que por sua vez veio do governo (ilegalidade)
      solartiles – fiasco, era produzidos na china por outra empresa e rebrand pela empresa.
      boring company – nao ficou mais barato nem mais rapido a escavacao de tuneis, como os tijolos nunca foram vendidos.
      tunel com veiculos autonomos, nunca aconteceu, tem condutores dentro dos automoveis.
      hyperloop – roubou a ideia com mais de 200 anos, que é impossivel cientificamente.
      tweeter – comprou por mais do dobro do preço, com dinheiro emprestado e usou as accoes da tesla para o fazer (ja que nao as pode vernder)
      conducao autonoma, a Mercedes ja os passou, e papeis internos comprovam que esta longe de o conseguir.
      Fora todas as mentiras que ele diz ano apos ano.

    3. Avatar de Cláudia Santos
      Cláudia Santos

      O Rodrigo, mesmo que incerto, diz algo verdadeiro: pessoal no sofá.
      Isto é um mundo de pessoal de sofás a papar o canal parlamento, trabalho, casa, férias curtas e mentalidade de peixe. Ganham uns trocos no final do mês e siga comprar TV grande para ver os jogos de futebol (que é o que realmente lhes dá dinheiro no final do mês).
      A maior parte apenas está neste mundo para sobreviver e dar bitaites, fazer algo constructivo é impossível porque lhes está no sangue serem uns meros carneiros governados e desgovernados.

  2. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    Pessoalmente Musk tem vindo a deteriorar-se, deitando por terra toda a credibilidade nos últimos ano, ano e meio. Veja-se o incitamento à extrema direita na Alemanha, a compra do Twitter pelo preço que foi, incapacidade da Tesla em pôr cá fora em tempo útil um caro de entrada de gama que venda milhões e arrase toda a concorrência, não vai conseguir e ainda como ele diz irresponsavelmente: o Cybertruck vai ser o prego no caixão da tesla. Felizmente todas as empresas criadas por ele têm CEO’s que irão fazer a diferença, assim se espera.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ele conseguiu somente criar uma empresa como a mais valiosa de todo sector numa década, sim é pouco. 🙂

  3. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    O Equilíbrio do fluxo de caixa não é quando os custos igualam os proveitos. Fluxo de caixa são movimentos financeiros e não económicos. O Fluxo de caixa serve para perceber alterações na Posição Financeira. Equlibrio de Fluxo de Caixa quer dizer que a Starlink anda a pagar o mesmo que recebe. Isto até é um mau sinal pois quer dizer que não está a pagar. A Starlink tem uma margem bruta extremamente negativa.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Por outras palavras, é o momento em que uma empresa não está a gerar lucro nem prejuízo, mas cobre todos os seus custos e despesas com a receita que está a gerar.” Tão simples quanto isto. Às vezes é preciso um testamento pra aí de um quilómetro para se dizer uma coisa tão simples quanto esta. 🙂

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Não. Fluxos de caixa é sobre movimentos financeiros não sobre custos e receitas. Em contabilidade são coisas completamente diferentes.