Receita da Apple volta a cair mesmo com vendas recordes do iPhone e dos serviços

32 Comentários

Com o iPhone 15 no mercado, o interesse nos resultados financeiros da Apple era grande. A gigante de Cupertino teve um abrandamento nos lucros no trimestre passado e a ideia geral era ver se este continuava. A realidade chegou agora e mostra que a receita da Apple volta a cair mesmo com vendas recordes do iPhone e dos serviços.

Apple iPhone receita serviços

Receita da Apple volta a cair

Foi há pouco que a Apple voltou a revelar ao mundo os seus resultados fiscais, agora referentes ao 3.º trimestre de 2023. Mais uma vez estão em causa valores muito elevados, mas desta vez a Apple não bateu recordes e chegou até a cair nos seus resultados.

Com um resultado misto no global das suas divisões, a Apple apresentou agora uma receita de 89,5 mil milhões de dólares para este trimestre. Este resultado representa o quarto trimestre consecutivo de declínio global nas receitas e uma quebra de 1% face ao período homólogo.

Apple iPhone receita serviços

iPhone e serviços garantem resultados

Os grandes trunfos do trimestre estão em 2 áreas distintas. A primeira é o iPhone, que teve as vendas iniciais do novo modelo neste período. As receitas deste produto estabeleceram um novo recorde para um trimestre, com 43,81 mil milhões de dólares.

Outra área em destaque nestes momentos é a dos serviços da Apple. Neste período temos um aumento de 16%, levando o valor das receitas a ascender aos 22,31 mil milhões de dólares. Este valor superou as expetativas que os analistas haviam definido e marca mais um valor recorde.

Apple iPhone receita serviços

iPad e Mac tiveram quebras acentuadas

No campo oposto temos alguns produtos da Apple que já foram bem mais lucrativos. Falamos do iPad, cuja receita caiu 10% neste trimestre. Da mesma forma, a divisão dos Mac teve o mesmo desempenho. Aqui as quebras foram ainda maiores, atingindo os 34%. A receita de wearables caiu consideravelmente menos e chegou aos 3%.

A Apple espera que muito deste cenário negativo seja alterado no final do ano. Este é um período que é sempre favorável às vendas, com a marca a ter agora alguns produtos novos, alimentados pelo SoC M3. Há ainda que contar com as vendas do iPhone 15, onde a maioria vai constar e assim elevar ainda mais estes resultados financeiros esperados.

Apple apresentou 3 novos SoCs! Sejam bem vindos os M3, M3 Pro e M3 Max

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Este ano está a ser mau, em todas as vertentes. É dos piores anos que me lembro, este ano de 2023. Esperamos que o próximo ano de 2024 seja muito diferente, para melhor.

    1. Avatar de Stanley
      Stanley

      A propaganda natalina em 2023 foi antecipada para outubro. Parece ser uma estratégia global para aumentar vendas.

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Obvio a malta anda a abrir a pestana. É vê que inovação tem zero.. E que o que diz que é novo já existe na concorrência a mais de 10 anos.
    Nem deviam era vender nada… Com produtos cheios de defeitos com subrancelhas de 2015.? A sério Apple?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      que parte de “vendas recordes de iphones” não conseguiste ler?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Vendas é diferente de receita.
        As unidades vendidas baixaram substancialmente a comparar com o mesmo período do ano transacto.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Onde é que viste tal coisa?
          O volume de vendas de smartphones subiu muito no q3 de 2023 em relação ao q2 2022. Praticamente todas as marcas subiram incluindo a Apple.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            https://bgr.com/tech/apples-q3-iphone-shipments-dropped-11-but-the-overall-market-was-down-19/

            Não sei onde estás a ver crescimento com o 15.

            Na China tb caiu.

            Explica aí inde cresceu que sinceramente não rstou a ver.
            Abç

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Há dados recentes que indicam que as vendas em número também aumentaram. A ver como fica no final do ano.
            https://telecoms.com/524669/the-global-smartphone-market-may-have-bottomed-out/

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      O que é uma subrancelha?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        É uma sobrancelha em forma de U.

    3. Avatar de Grammar-Nazi
      Grammar-Nazi

      Hugo, pelo menos os produtos Apple têm corretores ortográficos…

  3. Avatar de O impostor
    O impostor

    E vai continuar a cair, cada vez mais só reciclam produtos e soluções. Com o M1 fizeram grandes produtos, desde aí já não sabem o que fazer …

  4. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    que aumentem o preco dos telele apple,… os brilhantes clientes apple cool pagam so para terem o telele apple na mesa.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      nunca soube de onde veio essa ideia, até porque a grande maioria do pessoal que vejo com telemoveis de qualquer marca usa capas, maioria das vezes nem sabes se é um iphone ou outra coisa qualquer.
      eu nunca usei capas na vida, se se partir compra-se novo

      1. Avatar de Mike
        Mike

        A capa não é para evitar que se parta, nem nunca o foi…a ISERVICE que o diga!
        É mesmo pela boa aderência/grip que pode oferecer e tb personalizar um pouco mais o smartphone!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          balelas de pobres que não têm dinheiro para pagar um ecra

  5. Avatar de Blockd
    Blockd

    Engraçado é se vierem queixar-se… Não têm prejuízo. Têm é menos lucro. O pior é que nem assim as grandes empresas se satisfazem. “Tivemos menos lucro que no ano passado? Vão rolar cabeças!” É só ridicula a ganância total

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Os lucros aumentaram 10,8%

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          CUPERTINO, CALIFORNIA Apple today announced financial results for its fiscal 2023 fourth quarter ended September 30, 2023. The Company posted quarterly revenue of $89.5 billion, down 1 percent year over year, and quarterly earnings per diluted share of $1.46, up 13 percent year over year.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não é bem assim, para uma empresa como a apple o volume é mais importante que o lucro e decrescimo de volume pode vir a significar maior decrescimento de lucro continuando a linha descendente

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Isso vê-se nas perspectivas para o trimestre seguinte. Resultados do trimestre:
          Lucros + 11%
          Lucros distribuídos por ação (APS) + 13%

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A desvalorização nas acções, 3%, equivale praticamente a toda a recita gerada no trimestre. 80mil milhões.
        Parece-me dramático.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Últimos 5 dias: valorização de 4,43%. Dramático mesmo 😉

    1. Avatar de Blockd
      Blockd

      Lá está, mas vem o choradinho ou a tática manhosa para puxar pelos fans!

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Onde é que viste o choradinho?

  6. Avatar de Angelo
    Angelo

    Com epidemia seguida de guerras, com o custo de vida a aumentar muito mais a crise habitacional, só espero que não se queixem de estarem a ganhar alguns biliões a menos do esperado…

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Mau, mas querem ver que tenho que comprar um Aifone para ajudar a Apple?
    Naahhh….

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Não é melhor ajudar a Samsung que teve uma quebra no lucro operacional de 77,6% em relação ao ano passado?
      O da Apple melhorou 8,3%.
      Há muitas tech que publicaram os resultados do trimestre que terminou em Setembro. É só ir comparando,

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quem falou em Samsung?
        Mais respeito sff sem samsung não há iphones. Ainda tinham q ir comprar o vidro à Covina ou à Carglass.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Pareceu-me que estavas com vontade de ajudar quem necessita …

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Aves, próximo telefone será Huawei topo de gama.
    Talvez o P70, que será lançado em breve, ou o Mate 60, se sair por cá.
    Não gosto de Samsung e Aifones então nem quero falar disso.