Eficiência energética: Apoio de 2 mil euros para janelas! Termina hoje…

27 Comentários

O novo programa de apoio à eficiência energética de residências de habitação permanente abriu no passado dia 16 de agosto e termina hoje (31 de outubro). Este apoio financia 85% da substituição de janelas, instalação de painéis fotovoltaicos e isolamentos de base natural. Ainda vai a tempo!

Eficiência energética: Candidaturas ao apoio terminam hoje


Eficiência energética: Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023…

O novo Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 tem uma dotação total de 100 milhões de euros, sendo que este primeiro aviso vai mobilizar 30 milhões de euros, para candidaturas a submeter entre dia 16 de agosto e 31 de outubro.

O Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios e para as referidas metas. Em concreto, pretende -se que as medidas a apoiar possam conduzir, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados.

Eficiência energética: Candidaturas ao apoio terminam hoje

Ver mais valores aqui.

São elegíveis as pessoas singulares proprietárias que residam permanentemente na habitação.

São elegíveis pessoas singulares que comprovem a qualidade de titular de qualquer direito que lhe confira a faculdade de realizar as intervenções nos imóveis referidos nos pontos 2 e 5, incluindo os seus proprietários e coproprietários ou titular de cabeça de casal de herança indivisa ou outro herdeiro desde que autorizado pelo respetivo titular da herança, ou usufrutuários e os arrendatários.

Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Estou à espera do instalador para a colocação das minhas, mas parece que vem aí outro programa já em janeiro.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Quem aqui já recebeu a guita??
      Isto é a pergunta importante, dos painéis solares pagos. 85%

      Agora é as janelas……

      É fácil dizer que se dá apoios de 85% que tem um budget de 1mil milhões.
      Mas no fim do ano só gastaram 20mil euros em ajudas.

      Quer dizer ninguém tem janelas nem sitio para por os painéis???

      Ou é só tudo tanga e só os amigos benefíciam disto???

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Janelas…Bombas de calor, Sistemas solares térmicos, Caldeiras, etc

    1. Avatar de ifm
      ifm

      Eu não quero que o estado me de nadaaaaa.
      Se eles querem incentivar a eficiencia energetica era só não taxar, não é dar nada,é não tirar.

      E não era preciso os 85% e os 2000€, e os 3000€….

      Ex: Qualquer compra a nivel particular de janelas com efiviencia X ou superior, podes pedir a devolução do IVA, ate ao maximo de 2000€

      Ex2: Qualquer paneis solares, inversores de paines comprados por particulares, podes pedir a devolução do IVA ate ao tecto maximo de 5000€

      Isto tudo sem mimimis, criteios simples que incetivam a adopção de materiais mais eficentes e amigos do ambinte.

      Agora candidaturas para receber X, mas com 50000mil criteios, que tens de te candidatar, que tens de te projecto, que tens de ter o diabo as 4, que tens….

      Como disse eu não quero que o estado me de nada, se querem incentivar bastava deixarem de taxar esses produtos, ou podesses pedir isenção do IVA no fim do ano, sem espinhas.

      Mas não eles assim sabem que havia muita gente a aproveitar, eles não estão preocupados em modernizar e tornar as coisas mais eficentes eles querem é propaganda dos mil milhoes que no fim do anos ninguem teve direito, so os amigos e alguns sortudos.

      1. Avatar de Traveller
        Traveller

        Mas para isso não era necessário criar instituições para meter os amigos, assim há uma instituição para validar o processo com muita burocracia que é o que se quer.

  3. Avatar de Carlos Lima
    Carlos Lima

    Vamos trocar apenas os vidros de menor qualidade e com ripinhas por vidros lisos sem ripinhas. O original, com 25 anos, era 4, 3, 12 com quadrícula e o actual é 4, 4, 14 sem quadrícula. A alteração foi feita por um profissional com a minha ajuda. Claro que tiveram que ser substituídas todas as borrachas para garantir a fixação dos vidros bem como o aumento da vedação.
    Resultado imediato, melhor visibilidade, luz eléctrica a acender mais tarde, melhor isolamento, temperatura mais suportável mais horas.
    Não foram alteradas todas as janelas porque as notas não esticam.
    Pergunta:- A câmara municipal tem que ser avisada dessa alteração? Então dão por um lado e vêm tirar por outro? É isto que vai acontecer com estes programas, o governo dá e as câmaras aproveitam?
    Como não acredito em nada oferecido, muito menos pelo estado, fiz tudo à minha conta. Agora, passados alguns anos, vem a câmara dizer que alterei as janelas e prepara-se para cobrar.
    Vale a pena?

  4. Avatar de Alexx
    Alexx

    Prepara-te para uma plataforma super simpática, bem construída, simples de utilizar e que encoraja, de facto, a participação … ou talvez não.
    Nota séria: Aconselho a ver quais os docs pedidos antes de efetuar qualquer alteração.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Desisti com tanta simplicidade e facilidade. Nada funciona… Incrível como é possível fazer uma coisa tão má (e que muito provavelmente custou uma fortuna).

      1. Avatar de Alexx
        Alexx

        +1
        Concordo em absoluto, com aplauso e unanimidade 😀

      2. Avatar de Há Cada Gajo
        Há Cada Gajo

        Porque é que achas que dificultam o processo ? Ninguém é sério neste pais de brincar.

  5. Avatar de Mike
    Mike

    Não percebi bem a frase “Ainda vai a tempo!” se o prazo acaba hoje… vai haver alargamento do prazo? E como se pode candidatar a esses apoios, para casos em que os proprietários são idosos e não percebem muito do assunto?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      antes de mais precisam de saber ler

  6. Avatar de Joka
    Joka

    Adiantamos o dinheiro, depois há sempre um problema, ou atraso, ou acabou o apoio. E lá fizemos o investimento por nossa conta

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E o estado já recebeu mais 23% em IVA, mais os impostos que a empresa da janelas vai pagar pelo lucro que teve.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      as datas do apoio eram claras

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    é só regras e imposições praticamente impossíveis de conciliar… mais um encantamento de incautos vindo deste governo

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Propaganda política, nada mais.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O que é que é impossível de conciliar?

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Há uns anos consegui apoio para a instalação de paineis solares.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Tenho 2 colegas de trabalho que também conseguiram apoio dos painéis.
        Um deles já deu como causa perdida, o outro ainda está convencido que vai receber o dinheiro.

        Adorei quando eles se estavam a candidatar, ” o estado vai pagar 85% da instalação, ainda vamos poupar na luz”, andavam todos encantados, a fazer publicidade.
        Era uma alegria a cara deles a falar daquilo, quase que chamavam Bu#&4, aos outros.

        Vai lá perguntar a eles agora.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Mas isso foram eles que não souberam ler, o apoio existe mas não é garantido a todos porque ha um limite de orçamento.
          Primeiro pagas e instalas.. depois logo vês se te dão os 85 % lol
          Não há o porquê de criar tanta expectativa xD

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          eu consegui apoio, e aqui também vou conseguir para uma habitação que sou senhorio. é tudo uma questão de saber fazer as coisas direitinho para mandam os regulamentos e escolher as empresas certas que cumpram todos os requisitos, não tem grande ciência, mas dá trabalho.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    A plataforma e burocracia é só horrivel, é quase a obrigar pedir ao zé da esquina, da decisões e soluções, para ser ele a preencher e garantir o apoio.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      decisões e soluções é uma imobiliaria e até os tenho em boa conta e nunca conheci nenhum zé

  9. Avatar de José
    José

    Estou á meio ano para receber uma trocos de um veículo de mobilidade pessoal de duas rodas…. Aldrabices estou eu farto… Sinto vergonha até do IVA que pago

  10. Avatar de Tal e qual
    Tal e qual

    Tudo o que tem a ver com incentivos, apoios e receber dinheiro do estado é só para os “amigos” e conhecidos deles e para quem está dentro dos esquemas. Quem não estiver a par de tudo não tem hipótese nenhuma, é perda de tempo.

  11. Avatar de Vergonha
    Vergonha

    Tudo uma grande farsa! Vá, estendam a mão ao costa! Ele depois, vão tirar pelo IUC e outras taxas e taxinhas!