Apple anuncia MacBook Pro M3 de 14 e 16 polegadas

34 Comentários

A Apple apresentou no evento “Scary Fast” os novos modelos do seu computador portátil MacBook Pro de 14 e 16 polegadas. O trunfo está na atualização do seu processador: a empresa equipou-os com os novos Apple M3.


Novos MacBook Pro com Apple M3

A Apple anunciou hoje a nova linha de MacBook Pro com chips M3 Pro e M3 Max, que oferecem incrementos significativos de desempenho de CPU e GPU.

A linha agora começa com um modelo MacBook Pro mais barato de 14 polegadas equipado com o chip M3 do modelo básico. Existem também as habituais configurações topo de linha com M3 Pro e M3 Max, disponíveis nos tamanhos de 14 e 16 polegadas.

A nova GPU da série M3 inclui recursos como cache dinâmico, ray-tracing e muito mais, para oferecer o maior salto em desempenho gráfico até agora.

A Apple diz que o M3 Pro é até 20% mais rápido que o equivalente M2 da geração anterior. Enquanto isso, o M3 Max é até 2x mais rápido que o M2 Max.

Com o M3 Max, o MacBook Pro pode agora suportar até 128 GB de RAM. A autonomia da bateria é avaliada em até 22 horas e a Apple afirma que os computadores portáteis oferecem o mesmo desempenho ligados à corrente ou à bateria.

Visualmente, o chassis e o design externo dos computadores portáteis parecem ser os mesmos. O foco aqui está no aumento das especificações de M2 para M3. No entanto, o ecrã interno Liquid Retina XDR foi melhorado com um brilho adicional. E para se destacar da multidão, a Apple tem uma nova cor, Space Black, que parece simplesmente deslumbrante.

Preço e disponibilidade

O novo MacBook Pro M3 pode ser encomendado hoje, e os modelos MacBook Pro M3 Pro e M3 Max de 14 e 16 polegadas estarão disponíveis na próxima semana.

O modelo topo de gama com chip M3 custa a partir de 2049 €, um novo preço inicial mais barato para o MacBook Pro de 14 polegadas. Para o de 16 polegadas, o preço começa nos 3099,00 €.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Pro com 8GB de ram em 2024…
    Porque Apple?

    1. Avatar de Vítor M.

      Porque chega. Basicamente porque o M3 faz o trabalho pesado e a RAM é um “ponto de passagem”.

      1. Avatar de ZOrd_Z
        ZOrd_Z

        Ya, como os 3000€ que passaram e depois não consigo fazer um render em OpenScad….

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Tudo bem, se não fosse 2000

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            2049€ com 512G de disco e 2279 com 1 Tera é o preço no site da Apple Portugal.

          2. Avatar de Vítor M.

            Tens muitas opções. Na compra é importante percebermos o que precisamos. Eu vejo sempre os 512 GB de armazenamento como pouco, mas isso é uma escolha de cada pessoa. Eu quando comprei há 3 meses um Mac mini com M2 escolhi uma gama intermédia com mais espaço de armazenamento. 512 para mim é pouco.

        1. Avatar de Apple
          Apple

          Um pro com 8GB chega, lol, mete o android studio ou mesmo o xcode a correr e a ter de compilar várias vezes uma app de tamanho considerável e depois vais ver se 8GB é suficiente!

          1. Avatar de Vítor M.

            És engraçado. Máquinas de entrada de gama têm uma função, por isso podes depois colocar mais RAM, se necess´rio (mesmo para o que dizes, esta máquina carece sim é de processamento e isso tem para dar e vender). Mas mesmo que esta RAM não chegue, podes comprar mais. Agora, pensa numa coisa, quem faz isso que referiste? Quase ninguém. E a Apple faz máquinas que servem todos os segmentos de utilizadores.

            Por vezes tens de ter noção do que dizes. Para 99% dos utilizadores convencionais, esta máquina chega e sobra. Este novo chip, o mais poderoso do mercado, vem trazer para as mesmas aplicações, muito mais performance e menos consumo de energia, metade do que consumia o M2 e 1/4 do que consume o da concorrência.

            Se precisares de mais RAM, custa um pouco mais e ficas com 16GB, isto por apenas 230 euros. 🙂 e tens um computador para 10 anos com uma performance sempre muito interessante (já para não falar em muitos anos com atualizações do seu sistema operativo).

          2. Avatar de Hugo Costa
            Hugo Costa

            16 GB por APENAS 230, eu sou engraçado mas és tu que fazes rir

          3. Avatar de Joao
            Joao

            Uma vez tive um problema num programa a compilar numa máquina linux de 16GB onde o programa estoirava por falta de memória e continuava a estoirar mesmo depois de aumentar a partição swap com uma quantidade estupida de memoria. A solução passou por reduzir o numero de threads da compilação, estava compilar com o máximo de threads do cpu.

      3. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Se chega porque é que os outros 3 modelos tem o dobro da RAM 16GB?
        Estamos a falar de mais 4€ ou 8€ para a Apple ou até menos não se justifica em 2024 ter 8 GB de RAM.

        1. Avatar de Vítor M.

          Para quem precisa de uma máquina mais poderosa, e não uma entrada de gama. Até tens os M3 Max… mas para quem quer uma máquina para o convencional, com edição de vídeo não profissional, aplicações triviais do dia a dia… este M3 mesmo com 8 GB tem já muito poder de processamento.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu não acho normal dar mais de 2000 paus por uma máquina e trazer para casa 8gb de ram. Mas cada um sabe de si. Se ao menos os preços fossem equivalentes aos dos estados unidos (seria “aceitável”) assim é só mesmo ridículo. Mas uma coisa é certa só compra quem quer (e haver se a minha empresa quer porque eu quero xD, mas com mais de 8gb senão não me serve de nada)

          2. Avatar de Vítor M.

            mas precisa de mais? Não achas normal porque não estás inteirado da capacidade destas máquinas. Se percebesses que não é a RAM que define o poder do portátil percebias que o conjunto de hardware oferece um desempenho muito interessante e que durante 10 anos, para quem precisa de uma máquina de entrada desta gama, tem um desempenho sempre muito equivalente.

            A e tal para mim não serve de nada. Conversa fiada 😉 porque na empresa provavelmente usas Windows e aí sim, 8 GB de RAM é muito pouco, o Windows é poderoso, mas uma sorvedouro de RAM, por isso é que tens essa ideia 😉 Mas, não tenhas dúvidas, um M3… é muito poderoso, ao ponto de teres o Parallels a correr Windows lado a lado com o Sonoma e nem dás conta que estás a usar uma máquina virtual 😉

            Para quem precisa, de mais… é só clicar no botão, tens até 24GB, neste modelo 😉

      4. Avatar de Nhecos
        Nhecos

        Não é assim tão linear. Dependendo do tipo de workload 8GB pode ser mesmo muito pouco.

        1. Avatar de Vítor M.

          E tens outras opções dentro dessa gama. Se o teu trabalho exigir mais, por mais 230 euros tens o dobro. Mas quem compra uma máquina destas, com um sistema operativo tão bem equilibrado, o importante é o conjunto. E faz toda a diferença estes processadores Apple Silicon. Passei de uma máquina Intel para um M2… que diferença.

          1. Avatar de Nhecos
            Nhecos

            8GB com um processador destes torna o conjunto completamente desequilibrado. E €230 por mais 8GB de RAM é quase ridículo. Eu também gosto de trabalhar com MacOS, mas vamos lá dar dar um passo atrás e tentar ver as coisas com um pouco mais de objetividade por favor.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não explicaste o porquê dessa tua opinião. Eu testei o modelo anterior com 8GB e não vi necessidade de mais para quem o usa para trabalhar com software convencional, office, adobe, mail, browser, etc etc etc o M2 é poderosíssimo… agora imagino o M3.

            Não chega? Mas então escolhe 16 ou 32… e ficas com mais poder. E tens uma máquina para fazer tudo o que poderás fazer num portátil.

            Pedes objetividade mas não dizes nada de objetivo. Mostra como não chega então.

          3. Avatar de Nhecos
            Nhecos

            O que não faltam são workloads que precisam de mais de 8GB de memória. Quem tem necessidade de ter várias aplicações a correr em simultâneo que já por si são exigentes em termos de memória compreende bem a que estou a referir-me. Quem trabalha em áreas como design 3D, CAD ou edição de vídeo, ou simplesmente trabalhe com um grande volume dados neste momento ficaria a puxar pelos cabelos. Com esse tipo de discurso parece-me é que o seu workflow actual dava para ser feito num Chromebook.

          4. Avatar de Vítor M.

            E quem trabalha com design 3D, CAD ou edição de vídeo compra uma máquina de entrada de gama desta linha? Não faz sentido o que dizes. E a razão de existirem os M3 Pro e M3 Max é mesmo para servir essa linha de trabalho. Olha esta máquina: M3 Pro: CPU 11‑core, GPU 14‑core, 18 GB de RAM, prelo preços de 2600 euros (com IVA)…. para quem quer poder de fogo, esta é das melhores soluções do mercado.

            Quem trabalha com grandes volumes de dados poderá nem precisar mais do que a entrada de gama do M3 Pro.

            O meu workflow exige esta máquina: https://bit.ly/47g26lx não se brinca em serviço. E não falo “porque ouvi dizer” 😉

          5. Avatar de Nhecos
            Nhecos

            “E quem trabalha com design 3D, CAD ou edição de vídeo compra uma máquina de entrada de gama desta linha?” – É um mito que quem trabalha nestas áreas compre apenas equipamentos topos de gama. A verdade é que dependendo do workflow, compram simplesmente o que acham adequado (no que toca a certificações nesse caso não à volta a dar) . O M3 é um bom processador que numa boa configuração seria adequado em workflows destas áreas. No entanto com apenas 8GB não é uma boa configuração, muito menos “equilibrada”.

          6. Avatar de Vítor M.

            E por isso é que podes ter 16GB 😉 a Apple tem essas opções por isso mesmo. Não se trata de mito, trata-se do que precisas, até porque as aplicações nesta arquitetura funcionam muito bem, mas consomem menos recursos. Por isso é que para 99% das pessoas com serviços convencionais, o MacBook M3 com 8GB de RAM é suficiente para uma década.

        2. Avatar de Euclides Machado
          Euclides Machado

          Se usares virtualização, por exemplo. Umas duas ou três VMs já ocupam bastante memória.

          1. Avatar de Vítor M.

            Certo. Quem faz isso precisa de mais, mas é residual quem faz isso e para esses, a Apple permite mesmo uma máquina até 24GB. Por isso se chama modular. Mas 99% das pessoas, usam isso? Não.

            Agora uma coisa, se usares o Parallels, vais ver que 8GB chegam perfeitamente. Claro, não vais carregar no Windows uma edição de vídeo, mas se usares para teres software de gestão, por exemplo, nem dás conta que só tem 8GB.

            Lá está, tudo depende do que precisares fazer, por 230 euros tens 16GB.

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      Eu não compraria com menos de 16GB. Já pensando 5 anos a frente.

  2. Avatar de Ygor
    Ygor

    Será? Não me parece que chegue… Parece-me mais uma manobra de marketing, em que inovação e qualidade cada vez pior e preço cada vez maior.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas num portátil, além de ter o processador mais poderoso do mercado (fabricado em litografia de 3 nm), ser o sistema operativo mais estável, um design que se mantém moderno, duas portas Thunderbolt/USB 4, porta HDMI, ranhura para cartões SDXC, saída para auscultadores, porta MagSafe 3… ray tracing acelerado por hardware… e uma mão cheia de outras tecnologias de ponta… permitindo já um nível gaming que a Apple nunca teve… o que achas que poderia trazer mais?

      Aaa não esquecer que consome menos 1/4 da energia dos Intel e ainda consegue uma autonomia de 22 horas de vídeo…. 😀

      1. Avatar de N1ldo
        N1ldo

        Seus argumentos arteriores são válidos, porém por esse valor inicial que já é caro devia vir com no mínimo 16gb não acha? mas é a maçã sendo maçã. tudo normal.

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso é outro assunto. Não é barato, isso não. Mas isso remete-nos para a qualidade do produto. Ao que o ecossistema oferece, ao próprio hardware que no seu conjunto é de topo. Mas concordo que o aumento da entrada de gama ser agora mais 400 euros… é um incremento grande.

          Também é verdade que cada vez vemos mais Macs nas mãos das pessoas. Isso é sinal de durabilidade e de um investimento para a sua vida académica ou profissional. E por isso é que a Apple continua a vender bem este produto.

  3. Avatar de O impostor
    O impostor

    Que valente tiro na inovação (ou falta dela), metem um chip novo e toma lá mais um modelo… que desgraça…

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estamos a chegar a uma altura em que a evolução anual já não é tão grande como 10 ou 20 anos atrás. As grandes empresas como Apple, Samsung, GoPro, DJI,… vão começar a lançar produtos com (grandes) novidades em intervalos cada vez maiores. No entanto, enquanto houver quem compre os produtos deles, lançados anulamente e com pouca ou nenhuma evolução significativa, estas empresas irão continuar a produzir.

    Resumindo o paragráfo acima: Lei de Moore

  5. Avatar de trolha
    trolha

    Melhor opção será comprar um M2 pro com 16GB de RAM (modelo anterior) em vez do M3 com 8 GB de RAM. Os preços com certeza devem descer durante as proximas semanas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Também é uma boa opção sim senhor.