Para a China, a proibição da exportação de chips dos EUA é uma “ótima notícia”

24 Comentários

Os Estados Unidos da América (EUA) não perdem uma oportunidade para abrandar a China. Contudo, desta vez, uma executiva chinesa disse que a proibição imposta pelo governo americano à exportação de determinados chips avançados é uma “ótima notícia”.

Chips China

Conforme vimos aqui, o Departamento de Comércio dos EUA deverá impedir a venda de alguns chips avançados de Inteligência Artificial (IA) para a China, devido a preocupações de que possam ser usados para fins de desenvolvimento militar. Segundo as autoridades, a medida restringirá a exportação dos chips A800 e H800 da Nvidia, por exemplo.

Já o chip H100 da fabricante, utilizado por empresas americanas de IA, viu as suas vendas proibidas por restrições governamentais anteriores.

Chips EUA

Agora, Chloe Wang, sócia e vice-presidente do Fundo Yang Cheng, com sede em Guangzhou, descreveu esta medida dos EUA como uma “ótima notícia”, na medida em que estimulará o ecossistema doméstico.

Recebemos ótimas notícias esta manhã e não fiquei surpresa com facto de os EUA continuarem a proibir as exportações dos H100 e o 800 para a China.

A vice-presidente explicou que o fundo de investimento em semicondutores do qual é sócia investe em empresas de semicondutores, incluindo aquelas nos setores de treino de IA e de veículos autónomos.

Acreditamos que esse tipo de fabricante de chips upstream conduzirá ou desempenhará um papel de liderança na China, e criará o seu próprio ecossistema.

Ainda me sinto bastante confiante em relação aos empresários chineses, bem como ao mercado de base de consumo.

De acordo com informações, um plano de vários ministérios chineses anunciado em outubro revelou que a China quer aumentar o seu poder computacional em 50% até 2025. Isto, por forma a desenvolver a IA no país.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    O que a senhora Wang queria dizer era: não faz mal, nós conseguimos por espionagem industrial e copiamos tudo de qualquer maneira…

    1. Avatar de Boi das Astúrias
      Boi das Astúrias

      Copiam pois. E afinam até terem um produto melhor que os americanos e poderem fazer-lhes um grandessíssimo pirete.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Ah que fixe, roubar tecnologia ocidental que demorou anos a ser implementada, com milhões e milhões gastos para depois vir um fdp ditador roubar a tecnologia e “afinar” como tu dizes.. tu mereces eu sei o que é

  2. Avatar de José
    José

    Pois, tanta “esperteza” e não conseguem mudar de regime político!

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Porque razão os chineses quererão mudar de regime político quando, actualmente, a vasta maioria do povo está satisfeito com este?

      1. Avatar de Fred
        Fred

        É só para o José ficar contente! Ele acha que é o dono da festa.

      2. Avatar de Togas Pacho
        Togas Pacho

        Então não está? lol
        As oportunidades para ver se estão então são tantas, mas tantas…. que nem a porcaria de uma VPN podem ter no telemóvel…

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Sim, estão. O governo tem uma taxa de confiança de 90%, mais alta que qualquer outro país do ocidente.

          1. Avatar de Keyboardcat
            Keyboardcat

            Sim, também sem casos de Covid, desemprego jovem, sem-abrigo e prostituição. Isto claro, de acordo com os números do governo Chinês, famosos pela sua transparência.

            Emigra para lá camarada. Convém é levares uma parceira contigo, visto ser algo difícil de encontrar por lá.

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Não, não são apenas dados da China.
            https://www.statista.com/statistics/1116013/china-trust-in-government-2020/
            Ou Statista é uma empresa maliciosa controlada pela RPC?

            Quando não há argumentos, lá vem o velho tropo, emigra para lá. No entanto, eu já estive lá em trabalho por um longo período de tempo e não tive qualquer problema, bem como não é difícil encontrar parceiras.

          3. Avatar de Togas Pacho
            Togas Pacho

            Nuno V, é como o russo, o Putin tem 80% nas sondagens…. claro que em sondagens super transparentes como é apanágio na Rússia.
            Na koreia do norte então são 100%, a nação perfeita, faltas lá tu…

          4. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Afinal o Statista não é uma empresa chinesa, mas sim chinesa e russa… Bem como existe a diferença entre confiança em Putin e confiança no governo, que no caso da Rússia anda nos 55%. A confiança que o povo russo têm em Putin não é 80%, mas sim 75%, no entanto este às vezes baixa para entre 50% e 60%.

            Conseguiste encontrar qualquer estatística da taxa de aprovação do governo norte coreano? Eu não.

            Eu tenho sérias dúvidas que alguma vez tenhas sequer conversado com um único habitante dos países que mencionas, bem como alguma vez tenhas posto lá o traseiro. No entanto falas de cor sem qualquer conhecimento.

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Togas, sim, a grande preocupação dos chineses é não poderem ter VPN no telemóvel.

          1. Avatar de Togas Pacho
            Togas Pacho

            é apenas um indicador…. eu ficaria preocupado

        3. Avatar de Boi das Astúrias
          Boi das Astúrias

          típico comentário oco de quem não faz a mínima ideia do que está a dizer.

    2. Avatar de silverio
      silverio

      Imagine a China com um regime europeu, onde cada um faz o que quer…seriamos dissolvidos
      em meses.Que interessa ter a chamada democracia só para alguns, se nem economia temos sem a ajuda do Banco Europeu.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Silvério, já disse aqui várias vezes que a China com um sistema como o nosso entrava em guerra civil numa questão de meses.
        O que os mantém unidos é um poder central forte.

    3. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      José, mudar de regime político.
      Porquê e para qual seria a mudança?
      Se é para ter um Costa ou um Martelo, estão melhor servidos com o que têm.
      Seria melhor mudarmos nós o nosso, que tão bons resultados tem trazido…

  3. Avatar de Santos
    Santos

    Daqui a 3/5 anos, a China vai estar bem à frente dos EUA nesta questão dos semicondutores.

    1. Avatar de mikado
      mikado

      Acho quem nem é preciso 3 anos.

    2. Avatar de Nhecos
      Nhecos

      Boa sorte com isso

  4. Avatar de Chico Fininho
    Chico Fininho

    Não comprem nada a estes, é o nosso legado que está em jogo.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Fininho, o nosso legado está a ser bem preparado pelo PS.
      Não se preocupe com os chineses.
      O nosso problema está entre portas.
      Qualquer dia é ver Lisboa cheia de tendas, tipo Los Angeles…

  5. Avatar de Sandro Morato
    Sandro Morato

    Estados Unidos e a sua esperteza saloia … Estão mesmo a empurrar a China para a invasão de Taiwan … Só por acaso e o líder mundial na produção de chips e processadores .