Primeiras impressões do Android Ice Cream Sandwich

58 Comentários

Por Francisco Franco para o PPLWARE.COM

A expectativa em relação à mais recente actualização do sistema operativo da Google, o Android 4.0, tem sido mais que muita. Como o único telemóvel a vir com o ICS é o Galaxy Nexus só nos resta esperar que algum developer compile uma rom a partir do source code disponibilizado pela Google, para cada um dos nossos dispositivos. Tenho a sorte de poder experimentar o Android 4.0 quase sem bugs, e, como tal, vou partilhar convosco as minhas primeiras impressões.

ics_000

O que nos salta logo à vista é a interface gráfica completamente renovada, a começar pelo ecrã de boot que é extremamente apelativo. Já dentro do sistema a primeira coisa que se nota é o Launcher, que foi completamente remodelado. Devo dizer-vos que é extremamente fluído e “responsivo”, o que para mim foi uma alegre surpresa. Passando ao app drawer tem um tab só para os widgets facilitando a tarefa de povoar os nossos home screens com esses pequenos aplicativos.

A aplicação das mensagens foi muito melhorada e é muito agradável de usar. O layout das conversas tem um ar de “web messenger” sendo muito mais fácil seguir uma conversa. O novo teclado para além do seu novo aspecto, tem uma sensibilidade ao toque fenomenal, e é uma das principais melhorias em toda a versão 4.0 que me fazem ficar de pé atrás só da ideia de voltar para o Gingerbread!

Outra das novidades que me despertou mais atenção e felicidade foi o Browser. A experiência de visualização de sites está fantástica, rápida, fluida…atrevo-me a dizer que é o melhor Browser de todas as plataformas móveis.

Para além do que descrevi há muitos mais pormenores que fazem deste novo Ice Cream Sandwich uma delícia, tais como um painel de definições renovado e muito bem polido, muito ao estilo do Honeycomb, mas melhor e mais robusto, a utilização do rendering 2D por hardware nas aplicações, a rapidez e fluidez com que se abre, fecha e troca de aplicações, a nova interface do Gmail, a nova aplicação para gerir os contactos, a maior potência do sinal GSM, a nova aplicação da câmara com possibilidade de tirar fotografias em modo panorâmico (funcionalidade fantástica), contador de tráfego 3G/4G, e muitas outras pequenas coisas.

Galeria de imagens do ICS













anterior próxima
Espero que este pequeno preview vos deixe água na boca para o que vai ser, na minha opinião, um concorrente forte e muito bem preparado para fazer frente aos outros dois sistemas operativos móveis principais, o iOS e o Windows Mobile 7,5.

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Cardoso
    Tiago Cardoso

    Boas,

    Duas questões:
    – Nome/versão da ROM?
    – Versão do teu kernel?

    Cumps

    1. Avatar de Kombo
      Kombo

      About phone qual é a dúvida ?

    2. Avatar de Pedro Antunes
      Pedro Antunes

      Está na 1ª imagem.

      1. Avatar de Tiago Cardoso
        Tiago Cardoso

        Refiro me as versões de release:
        ROM: koush alpha 9?
        kernel: 23 Novembro?

        Cumps

        1. Avatar de Francisco Franco
          Francisco Franco

          Na altura que tirei as screens era a alpha 2, mas estou a escrever isto com a alpha 9 e a kernel de 23 de Novembro.

        2. Avatar de Kombo
          Kombo

          O que tu queres é o changelog da Rom certo?

    3. Avatar de R. Campachi

      Está lá na primeira imagem.

    4. Avatar de Pasin
      Pasin

      O seu browser não visualiza imagens? Deve estar usando o Links não? Há uns mais modernos, tipo Chrome e Firefox que já conseguem visualizar imagens. Boa sorte!

      1. Avatar de Tiago Cardoso
        Tiago Cardoso

        @Pasin Não vou discutir a sua inteligência, porque caso tivesse estaria a usá-la para somar 2+2.

        @Francisco Franco: Obrigado, era essa info que queria obter.

        @Kombo: Obrigado, o Francisco Franco respondeu à minha pergunta.
        Cumps

  2. Avatar de Luís
    Luís

    Para quem tem como eu o SGS2, espero ansiosamente pelo CM9 uma vez que estou desde há muito (HTC HD2) agarrado à filosofia CyanogenMod!

    Alias estou um pouco desiludido com o facto de a Samsung se ter borrifado, para já, para o seu highend phone, privilegiando o Nexus, não lançando em sintonia com o lançamento do ICS!

    Pena também, mas um pobre não se pode queixar da esmola, que a equipe CM tenha interrompido as suas nightly´s, já desde o dia 16 que não fazem um update à base CM7, compreendo que se estejam a focalizar na plataforma CM9… há que ter paciência e aguardar!

    Já agora alguém já testou a nova rom que faz furor? GALNET ICS BUILDS? http://galnetmiui.co.uk/landing/ics-builds/

    1. Avatar de jocapoga
      jocapoga

      prefiro a versão em Português
      http://www.miui-pt.com/

  3. Avatar de R. Campachi

    Eu tenho um galaxy tab 8.9 e sou muito satisfeito com android honeycomb. Eu nunca tive outro aparelho com android.

    Tenho boas espectativas para o android 4, penso em adquirir o galaxy nexus pelos specs e por ser o dispositivo oficial do google com android, isso significa mais atualização do android por mais tempo.

  4. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Parece-me bem mas não estará a ficar com um estilo do “bada” da samsung?

  5. Avatar de Pablo Macedo
    Pablo Macedo

    Gostei, Gostava era de saber quando sai assim uma ROM parecida para o meu Samsung Galaxy Ace!

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    Tudo o que sinto falta no meu telefone parece que foi adicionado no ICS. Alguém sabe quando está previsto sair para o Nexus S o upgrade?

  7. Avatar de serva
    serva

    Ainda bem , esses eram os aspectos em que eu esperava que o SO melhorasse e pelos vistos deu um salto muito qualitativo , resta agora percebermos o que vai acontecer aos milhões de telemóveis com Android que também gostariam de poder beneficiar deste magnifico SO , esperemos que a Google não se esqueça de todos os utilizadores de Android que têm contribuído com o seu suporte para que este magnifico SO tenha chegado ao ponto que chegou .

    Excelentes noticias

    Os meus cumprimentos

    Serva

  8. Avatar de Simões
    Simões

    Independentemente do gosto de cada um, parece-me que esta versão atingiu um nível de maturidade elevado.
    Isto é benéfico para todos.

  9. Avatar de David Graça
    David Graça

    E para Galaxy Gio será que vai sair um actualização oficial?

    1. Avatar de ToVentura
      ToVentura

      Era bem era… Também tenho um mas, acho-o um pouco fraquinho para levar um Android destes, espero que eu esteja enganado.

    2. Avatar de Francisco Franco

      Não contes com isso, o Gio é low end, a Samsung está se um bocado a borrifar, e na minha opinião muito bem, para esses modelos obsoletos e que tem hardware antigo.

      1. Avatar de Zé Jesus
        Zé Jesus

        A borrifar para os Low-end??Eu creio que a Samsung borrifa-se para qualquer telefone seja low-end ou high-end..Vejam a preocupação que eles têm em lançar actualizações. Por exemplo, normalmente a apple garante actualizações durante 3 anos para o mesmo aparelho. Os Samsung creio que 1 ano é pedir muito.
        Enfim, este é também um desafabo de quem tem um Ace (que é o mesmo que um gio, mas com o aspecto de um iphone..mas prendas não se discutem) e sente que a única salvação para os androids são a comunidade XDA e Cyanogen.
        Cumprimentos a todos

  10. Avatar de The STK
    The STK

    Grande Francisco, o meu X5 adora o teu kernel 🙂 Tou em pulgas para ter o ICS a bombar no meu X5

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Digo exactamente o mesmo. 🙂

    2. Avatar de pedgsilva
      pedgsilva

      Stk podias dizer o site onde seguiste os passo para fazer isso ao X5 tenho um, mas já vi tantos sites diferentes que já tou baralhado. obg

  11. Avatar de Rik
    Rik

    isto era bom se viesse para todos os telemóveis agora fico com o telemóvel em 2.3.7

  12. Avatar de Outro
    Outro

    Pedro, obrigado pela partilha.

    O multitasking é real, a la N9, ou ficamos pela mesma chatice do android habitual?

    Por outras palavras: se sair de uma aplicação, esta fica activa ou congelada (entendo que poderá depender da aplicação)? Temos controlo total sobre as aplicações abertas ou é uma questão de “sorte”, em que a lista de aplicações ficando a carregar no “home” mostra as as aplicações recentemente abertas?

    Esta questão é a que vira a mesa para android no meu caso. O multitasking em android e ios é horrivel/inexistente.

    1. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      @Outro: o multitasking é real, mas também o era nas versões anteriores do android; este SO tem a capacidade de executar tarefas em segundo plano, mesmo que as aplicações não estejam em primeiro plano. No entanto isto depende muito de como a aplicação está implementada e quais as preocupações que o programador teve com a mesma. Para aplicações onde apenas a execução em primeiro plano está implementada, o SO utiliza um sistema em fila para escolher quais as aplicações que deve terminar quando são necessários mais recursos para outras aplicações que o utilizador solicitou a execução.

      Resumindo, o android dispõe de multi-tasking, mas a implementação não é igual à utilizada nos sistemas operativos de PCs convencionais – não existe uma swap ou um ficheiro de paginação para criar espaços de memória virtual em outros suportes quando a memória fisica disponível escasseia.

  13. Avatar de clica aqui =D

    Tanto paleio e eu ainda com o gingerbread 🙁 quero o 4.0 já! :p felizmente a SE já está tratando do assunto :p

  14. Avatar de eu mesmo

    o que eu queria saber era quando sai em Portugal, já li que a Vodafone vai disponibilizar, mas quando? :\

    tive a pensar em mandar vir pela amazon.uk mas depois dos problemas já reportados com o volume, prefiro comprar numa loja

  15. Avatar de m6
    m6

    alguém já testou no nexus s como está o browser e ice cream sandwich?

    1. Avatar de Francisco Franco

      É exactamente esse modelo que usei para esta preview… Crespo = Nexus S.

  16. Avatar de serva
    serva

    Vamos ter esperança , que quase todos os modelos possam ter o Ice cream .

    Serva

  17. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    continuo a achar o aspecto horrivel.
    Quantas às novas funcionalidades, só testando. Mas, obviamente ,acredito que tenham sido um passo em frente.
    Mas só de olhar para aqueles icons… ou para aqueles teclados…

  18. Avatar de Valente
    Valente

    Francisco

    O Koush utiliza um Nexus S i9020 com ecrã AMOLED e o teu é o que há cá o i9023 (vi no 1º ecrã) com ecrã não AMOLED. Pelos vistos não há problema nestes testes desde que a gráfica seja a mesma como é o caso, não é verdade?

    1. Avatar de Francisco Franco

      Não sei bem se entendi a tua pergunta, mas a unica diferença entre o i9020 e o i9023 é a nível de ecrã, SAMOLED e Super Clear LCD, respectivamente. O resto é igual 😉

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Era isso que queria saber “o resto é igual”.

        Obrigado

  19. Avatar de Maraduxo
    Maraduxo

    Bom post 🙂

    Parabéns

  20. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Este tema da para o Sony ericsson X8?

  21. Avatar de joão medes
    joão medes

    boa noite pessoal podem me dizer onde fazer o download desta rom por favor e outra coisa essa rom funciona no galaxy s

  22. Avatar de joão medes kp
    joão medes kp

    boa noite pessoal podem me dizer onde fazer o download desta rom por favor e outra coisa essa rom funciona no galaxy s

      1. Avatar de Valente
        Valente

        E para Acesso Root + Recovery recomendadas para o Nexus S?

          1. Avatar de Valente
            Valente

            Obrigado Tiago

            O Root em 1º lugar não é?

            Cumps

          2. Avatar de Valente
            Valente

            Não. É seguir o guia do Koush!!!

          3. Avatar de Valente
            Valente

            Root para ICS deve ser o indicado aqui:

            http://androidsu.com/superuser/

            Funciona, testei.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Para SGS2 ainda não há uma rom 4.0 funcional! O melhor que arranjas é a rom que postei em cima nos primeiros post´s…

  23. Avatar de serva
    serva

    Joao , espera mais algum tempo , o código só foi libertado no dia 16 ainda é muito cedo para as Roms estarem 100 % , de qualquer das formas a Samsung vai disponibilizar a sua própria Rom para os Galaxy e para os Tablets .

    Cumprimentos

    Serva

  24. Avatar de Barbio

    Estou expectante já que sou um super fan de Apple e IOS, mas também da Google. 🙂

  25. Avatar de Tiago Cardoso
    Tiago Cardoso

    Albuém conseguiu pôr as MMS a funcionar?

    koush Alpha 11 + franco.Kernel 26/11

    Cumprimentos

  26. Avatar de Valente
    Valente

    O código foi libertado há 3 semanas e as ROM’s ICS para o Nexus S já aparecem umas atrás das outras.
    Esta comunidade XDA não pára.
    Já instalei a CyanogenMod 9 com todas as minhas aplicações, já vi alguns bugs que ainda tem (ainda é uma alfa 11) mas gostei. Para a utilização do dia a dia já serve. Telefone, fotos, 3g wifi, fotos, navegação na internet e mais… já substitui o phone anterior.
    E uma pessoa entusiasma-se e já foram mais 4. Instalo o Franco Kernel para ver e rolar. Já tenho 5 backups de ROM’s ICS 4.0.1
    Gastei alguns € nesta máquina mas já me divirto á brava. Bom investimento.

    (E o guia do Koush para os drivers/unlock/recovery/root é optimo).

    1. Avatar de Valente
      Valente

      (…guia do Kursk…)

  27. Avatar de Valente
    Valente

    I scream, you scream, we all scream for ICE CREAM!

  28. Avatar de Valente
    Valente

    Estou a gostar do Ice Creem Sandwich. O 2.3.7 do Ideos X5 já está quase… quase posto de lado. Até que haja ICS para ele. Até no Galaxy Tab 7″ já se está a caminho uma ICS!!! A Comunidade XDA está a trabalhar bem (mesmo os Kangs).

  29. Avatar de Valente
    Valente

    Para quando as Segundas Impressões do Ice Creem Sandwich?

    Após 20 e tal ROM’s no Nexus S, de algumas no Nexus, do Transformer Prime com o ICS via OTA, já deve haver muito mais a dizer do ICS. Não é verdade?

    Agora no Transformer TF101 instalei uma a que eu chamo protótipo pois o XDA-Developer diz que é “(WIP) ICS Port”. Tem algumas coisas que não funcionam mas no essencial as coisas do dia a dia até funcionam muito bem. Por exempo o novo Chrome Beta até é impecável nela. Agora até não quero mais Honeycomb, esperando novos updates da ICS com correções. É mesmo o 4.0.3 e já tem uma fluidez impecável.

    Gostava de saber o significado daquele WIP…
    Obrigado

    Valente

  30. Avatar de Valente
    Valente

    Atenção possuidores dum Nexus S.

    Aqui uma ICS ROM Android 4.0.4, mais rápida, com o Apex Launcher excelente. Para mim é a melhor das que tenho testado. Experimentem esta versão 2.2.0:

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1416451

  31. Avatar de Valente
    Valente

    17/02/2012 Actuais impressões do ICS. Nexus S.

    Até á data instalei e testei 21 Rom’s ICS nas suas mais variadas versões e releases. Em 4.0.1, o 4.0.3 e agora o 4.0.4.
    Destas gosto de 6, são as que uso agora. Há mais 4 que estão assim assim. Das outras desisto embora respeite o trabalho do DEV que estão a ocupar o seu tempo neste trabalho excelente.
    Das 6 há uma Android 4.0.4 que me parece ser mais rápida e melhor que as outras (duma do Nexus S4G adaptada ao 3G, penso eu).

    E agora estou com uma ICS 4.0.3 no Galaxy Tab 7″ P1000 que, por já rolar tão bem, para mim já é definitiva.
    Outra mas ainda WIP (ainda não tem o nome de rom) é no Asus Transformer. Apesar de não estar tão boa como a do Tab 7″ já serve para uso diário.
    Gosto de acompanhar o trabalho dos DEV e como tenho tempo…

    Isto faz com que já não sinta interesse nas actualizações OTA dos fabricantes que não me divertem grande coisa (além dos seus inconvenientes).