Em Singapura, ter carro é coisa de rico… só a licença para o ter custa 100 mil euros

35 Comentários

Apesar de “a galinha da vizinha ser sempre melhor que a minha”, vejamos se, hoje, é esse o caso: para ter um carro, em Singapura, é preciso assegurar uma licença, cujo custo já ultrapassa os 100 mil euros.

Singapura

Em Portugal, sabemo-lo bem. A propriedade privada no que a carros diz respeito enrijeceu, nos últimos anos. Além do aumento dos preços dos próprios automóveis, os impostos que lhe estão associados são também um peso maior na carteira dos consumidores: manutenção das estradas traduzida em portagens, taxas para emissões, taxas para circulação, entre outros.

Apesar de os preços dos carros afastarem uma grande parte dos consumidores, as marcas continuam a procurar formas incentivar a sua compra. Em Singapura, contudo, o cenário acabou de ficar curioso.

 

Em Singapura, um carro custa no mínimo 100 mil euros…

Neste momento, em Singapura, um Toyota Yaris Cross não está a acessível a todos os bolsos. Pelo contrário, é “coisa de rico”. Afinal, apesar de o preço do carro ser ligeiramente superior a 20 mil euros, são necessários 121 mil euros, no total.

Além disso, pelas contas do Xataka e adaptado à taxa de câmbio atual, são precisos mais de 128 mil euros para comprar um Volkswagen Golf, e mais de 122 mil euros para um Citroën C4 elétrico.

Toyota Yaris Cross

Por lá, para um cidadão comprar um carro, é necessária uma licença que lhe dê o direito de possuir um carro. Chama-se Certificate of Entitlement (COE), é válido por 10 anos, e o seu valor não é fixo. Por sua vez, é determinado pelo mercado, por via de um leilão.

O objetivo deste COE é que o número total de veículos nunca ultrapasse os 950.000.

Se durante a pandemia o preço do COE caiu para 20.767 euros, agora, o seu valor impede muitos cidadãos de terem um carro próprio. De acordo com a Reuters, a enorme procura de automóveis resultou num aumento do COE para 100 mil euros – para os automóveis com mais de 1600 centímetros cúbicos de motor ou uma potência superior a 97 kW (130 cv).

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de A
    A

    ….se os salários forem altos comparativamente com Portugal , se calhar pagamos mais cá ….esta mania de pensar que os outros são tão miseráveis como nós . Isto é o país do Costa e do Marcelo…um dia ainda seremos os mais pobres da Europa , falta pouco…

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Mais pobres da Europa é pouco, com os políticos que o povinho põe no poleiro, eu digo “mais pobres do mundo”

      1. Avatar de Pitoco
        Pitoco

        Os que estâo no poleiro não prestam.
        Os que estão à porta muito menos.
        Estamos tramados.

    2. Avatar de DV
      DV

      Tens pinta de quem defende um pais rico de cofres cheios e o povo na pobreza, é a tua definição de país rico, fazer a média e se existir ricos suficientes dá a sensação de ser pais rico, concentração de riqueza em alguns.

    3. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Mesmo com salários altos em Singapura trabalhares numa cadeia de Fast food ganhas mais ou menos 2500€ , o próprio governo não quer que os habitantes tenham carro.
      Tenho uma amigo inspetor tributário residente e natural de Singapura e visitei o país no ano passado e posso dizer que ter carro é um luxo em Singapura, tens portagens em ruas normais, pagas estacionamento mesmo à porta de casa, as motas igual e as matriculas são sorteadas pelo governo , não é como aqui, lá tens umas pouca matriculas disponíveis por ano e há anos que nem sequer há novas matriculas.
      Estamos a falar de um país pequeno os transportes públicos funcionam super bem, para pagar é que pode ser um pouco complicado, cada passageiro necessita de um cartão visa, se eu quiser pagar a viagem a alguém só se tiver dois cartões, como tens de +assar o cartão na paragem de entrada e voltares a passar o cartão na paragem de saída, só podes pagar um bilhete por cartão
      Assim como a habitação lá é um problema devido ao super elevado valor, é normal vária gerações de família viverem na mesma casa.
      Quem poder visitar Singapura aproveite é um país super limpo e seguro, mas um pouco caro para as nossas carteiras mas recomendo

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        é exemplo mundial em transportes publicos, o proprio governo investe milhões em sistemas complementares de transportes precisamente para ninguém precisar de carro.
        um gajo de IT lá tira uns 10k mês, nada de especial mas dá para viver bem QB, condominio fechado com piscina e comer fora todos os dias

        1. Avatar de Tó

          Singapura é 4 vezes mais pequeno que a Área Metropolitana de Lisboa, só para teres uma noção.

      2. Avatar de Milhais
        Milhais

        Nao precisas de ter cartao visa, podes ter um cartao do MRT em que tu carregas com o teu saldo, e vai descontando.
        E concordo com a recomendacao, e um pais fantastico e quem poder tirar 3 ou 4 dias para visitar que o faca. Em termos de ser caro, tambem depende um bocado, em termos de comida, nos food court a comida e super acessivel.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Tens rasão alias eu comprei um que eles têm para 3 dias.
          Eu cheguei via Malásia, Malaca de autocarro e foi a loucura total, demorei bastante tempo a passar pela imigração e quando cheguei onde supostamente o autocarro esta a minha espera já tinha ido embora 🙂
          E para ir para o centro da cidade é que tive de utilizar o transporte público e ai sim tive de utilizar dois cartões diferentes.
          1º fiz contas a ficar 4 dias como estava a gostar bastante acabei por ficar mais 2, mas como só tinha reservado hotel para 4 dias, já não consegui ficar no mesmo, fui à procura no Booking reservei um hotel para mais dois dias, numa zona residencial de baixa volumetria, à noite quando cheguei ao hotel é que vi que tinha ficado no Red-light district lá da zona 🙂
          Eu quando fui deixar as malas no hotel ainda da parte da manhã, reparei que as máquinas de venda automática estavam cheias de artigos sexuais, achei estranho, depois à noite percebi o motivo das máquinas.
          O hotel era um hotel normal, estavam lá montes de famílias mas à volta era só casas de alterne 🙂 🙂 🙂

    4. Avatar de Theboice
      Theboice

      Não o somos já?

    5. Avatar de Tó

      bonita forma de relativizar

  2. Avatar de Jota
    Jota

    100.000 euros em Singapura corresponde a 12.000 euros em Portugal!

    1. Avatar de NjsS
      NjsS

      Quem é que roubou os 57 mil que aí faltam?

    2. Avatar de NjsS
      NjsS

      Li mal, pensei que era 100 mil SGD valiam 12 mil em Portugal, daí perguntar se alguém tinha roubado os 57 mil que aí faltam.
      Porque é que 1 euro em Singapura vale menos que 1 euro em Portugal? Humidade?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Quando se ganha mais o dinheiro tem muito menos valor.
        Se quanham quase 4x mais o “custo” de 1€ em Portugal é praticamente 4€ lá.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Posso dar um exemplo prático os morangos não são vendidos ao Kg, mas sim à unidade e cada morango custa 1 SGD, como digo não é um país barato para se visitar os alojamentos são caros a alimentação são aos preços de cá, mas se por exemplo visitarem 1º a Malásia e depois forem para Singapura como eu fiz no ano passado vão ter um choque com o valor das coisas se fizerem ao contrário vão ver que é mais animador, 1º Singapura e depois Malásia

    3. Avatar de Tó
  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    E fazem eles muito bem. No dia em que deixarem de cobrar pelas licenças deixam de poder respirar. Mas respirar é secundário para o lobby automóvel.

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    É um facto curioso mas apenas isso.
    Quem já lá esteve sabe que não precisa de transporte próprio para se deslocar. Aqui a “galinha da vizinha” é sobre qualidade de vida, rendimentos, transportes públicos (dos melhores que já andei). O aeroporto é também o melhor do mundo. Não é tudo perfeito, mas estamos a falar de uma cidade-estado…não se pode comparar com países maiores.

    1. Avatar de Um pouco mais...
      Um pouco mais…

      Concordo e acrescento, estamos a falar da 6ª cidade com melhor transporte publico segundo a revista TimeOut, numa cidade em que o PIB per capita é o triplo de Portugal e cerca de 128 vezes mais pequeno (em área).

      Enfim uma situação incomparável. Diria que não ter carro em Singapura é o mesmo que não ter um conjunto de skies no deserto, – podia ter piada, mas não é propriamente útil -.

      Fonte: https://www.timeout.com/travel/best-public-transport-in-the-world

  5. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Singapura é uma cidade com uma boa rede de transportes públicos. Carro é algo que não faz muita falta.

    E num espaço tão confinado a redução de veículos/ trânsito é positivo.

  6. Avatar de Awake
    Awake

    Vamos ignorar que Singapura tem um dos maiores poderes de compra a nivel mundial…

  7. Avatar de Oi
    Oi

    Salários em Singapura (por mês)

    Salário mínimo em Singapura= 2,470.0€
    Salário médio (retenções e impostos aplicados) Singapura= 4,221.53€
    Salário de um Contador Singapura= 5,673.36€
    Salário de um Arquiteto Singapura= 6,364.22€
    Salário de um Canguru Singapura= 2,146.14€
    Salário de um Garçom Singapura= 2,307.32€
    Salário de um Pedreiro Singapura= 3,466.39€
    Salário de um Dentista Singapura= 16,676.85€

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Os Cangurus recebem salários em Singapura? Que estranho!

      1. Avatar de Parlare
        Parlare

        Deve ser um trolha. Também não conheço contador (de histórias?), por cá é mais contabilista.

  8. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    “Canguru” ?
    Que profissão é essa?

    1. Avatar de A
      A

      Hehehe, também eu tinha visto essa tabela e fiquei a pensar , que raio os cangurus também ganham em Singapura ? Até porque há outras tabelas que dão o salário mínimo em Singapura muito mai alto

  9. Avatar de as
    as

    Lo Um pedaço de pão (250g) = 1.98€
    Uma dúzia de ovos= 2.74€
    Um quilo de asas de frango= 7.98€
    Ezoic
    1 kg de maçãs= 3.55€
    Um litro de leite= 2.41€
    Um quilo de queijo local= 19.56€
    Um quilograma de alface= 1.79€
    Um quilo de cebolas= 2.16€
    1 kg de batatas= 2.13€
    1 kg de tomate= 2.77€
    1 Kg de laranjas= 3.58€
    1 kg de bananas= 2.56

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Olhaaa os ovos estao mais baratos que cá, trás uma dúzia de ovos para mim sff

  10. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    Não deem ideias ao António Costa

    1. Avatar de Ze
  11. Avatar de Realista
    Realista

    Há um lapso no artigo: o que custa 100.000 USD é um “Certificado de Propriedade” para poder circular. Sem ele as pessoas não podem conduzir. E o mesmo é válido apenas por 10 anos, findos os quais, o mesmo tem de ser renovado.
    Um carro, por sua vez, cujo preço é de 100.000 USD nos EUA, custa o equivalente a 250.000 USD em Singapura. Na maioria são impostos.

    Esta medida é intencional para reduzir o número de carros a circular, reduzindo assim a poluição na cidade. Mesmo no pico da em hora de ponta, nunca há engarrafamentos.

    Isto só funciona porque o dinheiro arrecadado com estas medidas é aplicado exclusivamente na melhoria das zonas verdes, condições pedonais e nos transportes públicos. Isso porque, seja qual for o local que se esteja em Singapura, é garantido que ninguém tem de andar mais de 10 ou 15 minutos para apanhar um transporte público, que por sua vez funcionam extremamente bem.

  12. Avatar de JR56
    JR56

    🙂 Acabava-se logo com a poluição 🙂 🙂 🙂

  13. Avatar de Tute
    Tute

    Eu se acabar o ano sem ter enlouquecido….
    A ILHA DE SINGAPURA, quer limitar o número de carros em circulação, daí emitir uma licença que tem um custo de 100 mil€ para limitar as viaturas em circulação a 950 000 mil…
    Comparar a beira da estrada com a estrada da beira.!

  14. Avatar de WHAT_LORD_NO
    WHAT_LORD_NO

    F…. 133 720,70 Euro Custa o Model Y que eu comprei