YouTube melhora o seu leitor HTML5

23 Comentários

Depois do virar de página, em relação ao Flash, a Google deu um passo em frente e decidiu melhorar substancialmente a sua versão HTML5 do leitor e vídeo do YouTube. Esta passagem tem vindo a acontecer e já há algum tempo que a Google trabalha numa versão beta em HTML5 que dispensa por completo Flash quando são apresentados os vídeos nos sites.

O leitor HTML5 suporta actualmente legendas e anotações para vídeos que já as tenham e disponibiliza opções de definição em 480p e 1080p para o codec de vídeo webm e suporte nativo para ecrã inteiro no caso de usar o Firefox nightly ou o canal dev do Chrome.


Além disso, o botão direito sobre o player HTML5 oferece, como pode ver na imagem em baixo, a opção para copiar a URL do vídeo, copiar a URL do vídeo com a hora actual, copiar o HTML incorporado, entre outras opções. Estes recursos estão a ficar cada vez mais perfeitos e afinados o que pode demonstrar uma clara vontade da Google em lançar para breve este leitor para uma versão final.

Mas o processo não é de todo simples e transversal, isto porque se os vídeos tiverem publicidade… então é Flash que estará por trás, mesmo que esteja a usar um browser dos que está recomendado, a publicidade força-o a carregar a versão Flash para que a publicidade seja também carregada.

Seja como for, é já um sinal de mudança, é uma vitória sobre o pesado Flash e mesmo que leve o seu tempo, a Google está no bom caminho e tem isso em consideração quando está em causa a qualidade das ferramentas que serve aos seus utilizadores. Claro que isso força os browsers, força os “outros browsers” e isso também interessa à Google.

Existe, contudo, um plugin disponibilizado pela Google que faz a conversão entre o Flash e o HTML5, como demos a conhecer aqui e tudo parece ser mais simples na hora da migração e até a velocidade com que tudo está a fluir é de realçar, é espantoso como de repente as vontades foram alinhadas e tudo está a convergir a uma velocidade digna de registo.

Claro que o grande motivo é o intenso e crescente segmento mobile que tem sido o propulsor de um mercado tecnológico que depende cada vez mais deste balão de oxigénio, e quem for anticorpo será excluído, nesta altura ninguém quererá ser esse anticorpo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    OffTopic: Alguem sabe alguma coisa acerca disto?
    http://www.avaaz.org/po/save_the_internet/?vl

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      por acaso ja tinha ouvido falar nisso. bem tudo bem que queiram tornar a net mais segura mas o youtube? o maior site de videos ser fechado? mm nao sei se e boa ideia mas bem…

    2. Avatar de Ricardo Nunes
      Ricardo Nunes

      Isso é treta… A internet não pertence a ninguém, não a podem censurar… Claro que podem bloquear o acesso a sites, tal como se faz em certos paises, mas seria de pouca dura…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        A ideia seria bloquear alguns domínios que fossem considerados “ilegais” ou que contivessem “conteúdos ilegais” aravés de DNS. No entanto, apenas o poderiam fazer nos E.U.A., por isso não precisas de assinar nada! =) Nem lá nem cá vão fazer isso porque, como o dono de uma empresa (OpenDNS) disse: “We can reincorporate as a Cayman Islands company and offer the same great service and not be a U.S. company anymore(…)”, por isso… no worries for any1!! =D Grande Abraço!

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Isso é um pouco a ler do menor esforço. A pensar assim, começando nos States, facilmente cercavam o resto do Mundo.

          Acho que todos devem agir, este problema já foi levantado no passado, e agora está a ser discutido novamente nos States. Se não agirmos agora depois pode ser tarde.

          Pode ter toda a razao do Mundo, mas faça algo…just in case 🙂

        2. Avatar de Tito
          Tito

          Nao te esquecas que a maioria dos host providers estao nos EUA. Neste momento os EUA estao a pedir a extradicao de varios administradores de sites de torrents no reino unido para os EUA. E neste momento ha’ uma batalha legar a correr nos tribunais exactamente por causa disso. O mesmo pode acontecer com qualquer um de nos. Um conselho: le um bocado antes espanhar visoes simplistas!

    3. Avatar de Tito
      Tito

      Neste momento ha’ serios riscos da internet ser censurada! Dou-vos um exemplo:
      ROJADIRECTA e’ um website de streams de desporto. Foi considerada legal em espanha e e’ uma empresa espanhola chamada Porto80. Os EUA tem outra opiniao e simplesmente apoderaram-se do dominio .COM do mesmo site. Isto tudo sem possibilidade de recurso. Agora pensa que todos os paises comecam a fazer isso … e agora imagina que nao interessa a’ paises da europa ter acesso a sites de jornais americanos ou vice versa … isso e’ uma enorme passo para a censura. O projecto SAPO basicamente vai dar a possibilidade de grupos privados (editoras e estudios de cinema) de confiscar dominios que nao sejam no seu interesse. Isto da’ que pensar!

  2. Avatar de Jonas
    Jonas

    Fico contente por não se esquecerem do html5.
    Depois de muitos problemas com o flash mudei uns tempos o youtube para usar html5 quando possivel. No entanto apesar de ser mais levee supostamente “melhor” que o flash, ainda é um bocado imaturo, pelo que acabei por voltar para o flash.

    Tenho que voltar a experimentar a ver se é desta

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu já assinei essa petição.

    1. Avatar de Bruno Lemos
      Bruno Lemos

      Não é por nada, mas acho que acabaste de meter o teu mail numa lista de Spam.

      Quanto à notícia, é bom ver que estão a evoluir na implementação do HTML5.

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Não é por nada, mas se estiver informado este problema já se pos antes, e convém agir sim para não restarem duvidas da posição dos internautas.
        Esta não é uma base de dados de SPAM, essa será a ultima das preocupações neste caso especifico.

      2. Avatar de Tito
        Tito

        Nao digas asneiras Bruno!

  4. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    É bem. Não vejo hora de isto tudo mudar para HTML5. Já estou um pouco farto de ouvir falar nele.

  5. Avatar de ADS
    ADS

    Publicidade obriga-o a utilizar o flash?!

    Mas que publicidade?!

    Usem o AdBlock para firefox e esqueçam a publicidade.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas é chamado na mesma forma o leitor em flash.

      1. Avatar de Ric
        Ric

        Vitor,

        Deixo aqui uma sugestao: um artigo em condicoes sobre a censura na internet. Especialmente a legislacao (chamada SOPA e tambem IP PROTECT) que querem ver aprovada no EUA que pode interferir com a propria existentia da INTERNET e ao contrario do que mt gente pensa tem influencia DIRECTA em Portugal.

  6. Avatar de clica aqui =D

    Já não falta muito para o Flash morrer 😮 hehehe

    estou ansioso por usar HTML5 no meu smartphone :p

  7. Avatar de serva
    serva

    Bom dia ,

    Não estou preocupado se coloquei ou não o meu email numa de lista de Spam , estou a muito tempo preocupado com a censura cada vez mais apertada que os governos de Países que pensávamos serem democracias solidas querem de uma forma ou de outra copiarem o que se passa em Países cujos direitos humanos e a palavra democracia não existem nesse vocabulário .

    Quando era mais novo , cheguei a assistir a filmes de orçamentos baixos e que a qualidade era no mínimo sofrível para não dizer abertamente má , mas alguns desses cenários de uma maneira ou de outra concretizaram-se , espero que os filmes de terceira categoria que assistimos hoje não sejam tão visionários como aqueles que assisti quando era adolescente .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  8. Avatar de sérgio
    sérgio

    eu tenho o firefox nightly e a dev canary do chrome e continua a dizer flash. é necessário desinstalar o flash?

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Clica no link “HTML5 do leitor e vídeo do YouTube” no texto e adere.

  9. Avatar de Abílio
    Abílio

    OFF_Topic

    Se querem ter o novo Design do youtube já:

    -Abrir o youtube no vosso navegador
    -No vosso navegador abram o menu da page inspection
    Firefox: Cmd + Shift + K (Mac), Ctrl + Shift + k (Windows)
    Chrome: Cmd + Alt + J (Mac), Ctrl + Shift + J (Windows)
    -Adicionem o código

    “document.cookie=”VISITOR_INFO1_LIVE=ST1Ti53r4fU”;” sem aspas

    -Fechem o menu da page inspection
    -Recarreguem a página

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      O mal de ler o PPlWARE de trás para a frente e não vi que já tinham publicado a dica
      Peço desculpa