Honda adiciona o controlo do portão da garagem ao Apple CarPlay e ao Android Auto

18 Comentários

Os automatismos que os carros incorporam vão além do que a própria viatura faz enquanto se conduz ou é conduzida. Já podem interagir com o mundo, através dos sistemas ligados, que são de apoio remoto à viatura, assim como sistemas do tipo Apple CarPlay e Android Auto, para “levar” o smartphone até ao veículo. De tal forma que a Honda desenvolveu um serviço que agora permite abrir as portas das garagens com um simples clicar no ícone.

Imagem Honda com Apple CarPlay com abertura da garagem


Em breve, poderá utilizar o Apple CarPlay ou o Android Auto no seu Honda ou Acura para abrir e fechar a porta da sua garagem. É um novo recurso possível graças a uma parceria com o serviço myQ Connected Garage do Chamberlain Group.

Este serviço, que ainda só está disponível nos EUA, saltará fronteiras e levará um pouco por todo o mundo estas pequenas novas funcionalidades.

Apple CarPlay pode abrir a garagem? Como funciona?

A Honda diz que todos os seus veículos dos anos 2023 e 2024 serão compatíveis com esta nova tecnologia, mas também diz que “milhões de modelos Honda e Acura mais antigos que suportam Apple CarPlay e Android Auto também são compatíveis”. Isso é uma excelente notícia, pois não se limitará apenas a modelos novos.

Quanto à forma como funciona, o sistema é bastante simples. Pode definir uma delimitação geográfica que lhe enviará automaticamente uma notificação do sistema quando se aproximar de uma determinada distância da sua garagem. Siga as instruções no ecrã para abrir e a porta da garagem fará o que lhe for ordenado. O mesmo pode ser feito para fechar a porta da garagem.

Para que esta tecnologia funcione, a Honda afirma que é necessário um sistema de abertura de portas de garagem compatível. No entanto, a tecnologia myQ é compatível com a maioria dos sistemas de abertura atualmente existentes no mercado americano.

A Honda quer alargar esta funcionalidade e, caso o utilizador não tenha o seu sistema de garagem compatível com a tecnologia myQ, a Honda oferece um dispositivo gratuito se subscreverem a sua demonstração de 30 dias do serviço. Claro, a subscrição de utilização do sistema myQ vai custar, após os 30 dias de teste gratuito, 129 dólares (cerca de 122 euros) para 3 anos. Se optar por uma subscrição para 5 anos, a Honda irá cobrar 179 dólares (cerca de 170 euros).

Imagem do serviço myQ da Honda e Acusa no Apple CarPlay

Mais funcionalidades para os sistemas Apple e Google

Além de todo o interesse no serviço disponibilizado nos EUA, é a capacidade dos sistemas CarPlay e Android Auto de receberem mais funcionalidades que possam ser adaptadas para automatizar ações do dia a dia. Mais do que puro entretenimento, tira partido de um mundo conectado por realmente beneficiar a segurança e o conforto do condutor e passageiros.

Este sistema agora apresentado, tem apenas a verdadeira vantagem de poder abrir e fechar a porta da garagem a partir de qualquer lugar, e não apenas dentro do raio de ação do seu botão de abertura ou do botão ligado ao automóvel. É claro que o myQ tem uma aplicação para telemóvel que faz o mesmo, mas isto permite-lhe fazer a tarefa diretamente através da interface do automóvel sem ter de puxar do seu iPhone.

Agora, isto mostra que as marcas e programadores terceiros podem fazer mais com um sistema muito completo, como é, por exemplo, o HomeKit da Apple (onde se integra o CarPlay).

Muito provavelmente a Honda irá alargar estes recursos ao resto do mundo. Para já está focada no mercado americano.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Mas eu já faço isso sem esse sistema da Honda.
    Só com o que já existe.
    Assistente da google mais um Shelly e abro os portões, o Android auto até permite criar um botão para isso.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Como é que adicionas o botão do shelly no android auto?

      Eu para usar tive que integrar com o Google Home, mas para usar no carro tenho que chamar o Google Assistant o que por vezes é chato porque tenho gente a falar no carro.

      1. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        Fazes adicionar um atalho ao launcher.

        1. Avatar de TwingoFan
          TwingoFan

          Do android auto?

        2. Avatar de TwingoFan
          TwingoFan

          Encontrei, fica aqui para quem necessitar:

          Android Auto / Personalize o Launcher / +Adicionar Atalho ao Launcher / Uma ação do Assistente / “Escrever o Comando de Voz” e um nome para o atalho / + Criar Atalho.

          E pronto ficam com um botão para o assistente em que basta carregar para ativarem o automatismo!

          😀

          Obrigado pela dica!

          1. Avatar de Rui Silva
            Rui Silva

            Sempre ás ordens assim é mais fácil.

  2. Avatar de ZERTO
    ZERTO

    Eu basta estar de frente para o portão que ele detecta o carro identifica e abre o portão não precisa de informar o mundo inteiro que cheguei a casa ou sai de casa

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Mas para estares à frente de casa para ele abrir significa que tens de estar parado na mesma à frente do portão à espera que ele abra… Assim, usar reconhecimento de imagens ou usar o comando é igual porque tens que ficar na porta à espera.

      Outra coisa é ele começar a abrir uns segundos antes e não teres que esperar que o portão abra. O que é útil, no meu, caso porque o meu portão fica numa curva com pouca visibilidade e assim consigo abrir o mesmo estando ainda a 200metros, ou do outro ponto do mundo, para deixar entrar alguém por exemplo.

  3. Avatar de Boajh
    Boajh

    Eu faco isso com um simples comando sem fios . é so carregar no botao . Nem é preciso internet para nada . Tecnologia com mais de 50 anos , que nunca falhou !!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      tens de andar com o comando atrás

      1. Avatar de Boajh
        Boajh

        Errado . o comando esta sempre no carro , fixo com velcro num local pratico junto a consola central

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Isso não é andar com o comando atrás? E quando estás com outro carro? E quando estás de bicicleta?
          Lol
          Percebo que não precises de mais, mas menosprezar o conforto de não estar agarrado a um dispositivo inútil só pode ser interpretado como inveja.
          Todos os meus carros têm opção de programar 8 sinais de automatismos, já há mais de uma década que tenho carros com essa função integrada o no entanto reconheço a mais-valia de ter tudo no telm, eu por exemplo já não uso chave para entrar em casa nem chave para abrir o carro, mas claro, isso para ti é tech com 200 anos

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Se o telemóvel pifar…como abres o portão?
            A tecnologia é linda…quando há energia e net.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      É um risco deixar chaves ou comandos de portões no carro

  4. Avatar de Jota Ribas
    Jota Ribas

    Até dá para rir…logo a Honda a ser mencionada que não faz atualizações nem as permite aos carros anteriores a 2018 !!! Por essa e outras após 3 Hondas fui !!!!

    1. Avatar de Atoj Sabir
      Atoj Sabir

      Logo a Honda, que basta ter um, que já dá para o resto da vida!

  5. Avatar de JL
    JL

    A tesla já tem isso há 11 anos.

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu comprei um dispositivo zigbee que tenho ligado a uma das portas de isqueiro. Abro o portão quando ligo a ignição e quando o carro se aproxima. Por enquanto não uso para fechar o portão automaticamente dado que o mesmo não tem células fotoelétricas.