Fábrica de bioimpressão alimentar diz que “faz em 5 minutos o que um porco faz em 5 anos”

60 Comentários

A primeira fábrica de bioimpressão de alimentos vegetais à escala industrial do mundo está localizada em Espanha e alega “fazer em 5 minutos o que um porco demora 5 anos a fazer”.

Bacon assinado pelas empresas Foodys e Coccus, conseguido a partir de bioimpressão

Os alimentos de origem vegetal ou artificial reúnem um largo leque de céticos, que descredibilizam essas alternativas. Ainda assim, a tecnologia está a motivar a mudança e as opções não param de chegar.

Em Tudela, Espanha, abriu a primeira fábrica de bioimpressão de alimentos vegetais à escala industrial do mundo. O projeto é assinado pelas empresas Foodys (parte do Grupo ENHOL) e Coccus, que se uniram com o objetivo de encontrar alternativas à carne.

Acreditamos em abrir as portas e queremos seduzir o grande público com produtos ricos […] conseguimos fazer em 5 minutos o que um porco leva 5 anos para fazer.

Disse Lucas Irisarri, diretor de marketing da Foodys.

Parceria entre a Foodys (parte do Grupo ENHOL) e a Coccus
Parceria entre a Foodys (parte do Grupo ENHOL) e a Coccus

Com a bioimpressão 3D, as empresas pretendem colocar a tecnologia ao serviço da alimentação do futuro, considerando que, segundo Irisarri, “há mais bocas para alimentar do que vacas”.

O primeiro produto a resultar da bioimpressão será o bacon, que chegará ao mercado no próximo mês, através do Carrefour. A ele seguir-se-ão alternativas vegetais de camarão, salmão e atum.

Ao contrário da carne in vitro, que será produzida em San Sebastian, a unidade de produção de Tudela é 100% vegetal. A tecnologia utilizada baseia-se em materiais de origem vegetal ou matrizes vegetais, tais como micélio, biorreatores, proteína de ervilha, entre outras.

O nosso bacon tem apenas 10% de gordura.

Embora o desenvolvimento de um bacon com estas características exija o trabalho de engenheiros, matemáticos e técnicos alimentares, baseia-se em três ingredientes: proteína de ervilha, azeite e óleo de girassol.

A emulsão destes últimos dá origem à gordura do bacon, que se liga à proteína de ervilha (a “carne” magra) para formar um bloco. Este é depois cortado em fatias, embalado e distribuído. É definido como um produto com menos gordura do que o original, sem glúten e sem soja, mas com todo o sabor e textura do bacon que as pessoas conhecem.

 

Bioimpressão levará alternativas vegetais a todos

Não estamos prontos para comer comida de astronauta, precisamos de desfrutar de um momento de indulgência a comer bacon, a beber vinho, etc.

A cultura alimentar está profundamente enraizada na história deste país […] queremos oferecer produtos que possam dinamizar a ementa semanal de uma família e que, gradualmente, encontrem o seu lugar.

A Foodys é uma empresa alimentar que, desde 2008, procura responder aos desafios alimentares atuais, como a escassez de água e as alterações climáticas, através de projetos que assentam na sustentabilidade e na inovação.

Bacon assinado pelas empresas Foodys e Coccus, conseguido a partir de bioimpressão

A Cocuus, por sua vez, procura soluções industriais para a produção de análogos de proteínas animais, vegetais ou celulares por meio de impressão a laser 2D/3D, bioimpressão e mecatrónica. Além disso, precisava de uma injeção de capital para comercializar em massa e industrializar a sua tecnologia.

Para ambas, em parceria, é importante que os produtos sejam semelhantes aos originais, tendo em conta que os consumidores procuram alimentos saborosos, saudáveis e acessíveis.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Quando começar a nascer uma terceira perna a alguém, param com estas brincadeiras.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Os vegetarianos têm de se pôr a pau!

      «A tecnologia utilizada baseia-se em materiais de origem vegetal ou matrizes vegetais, tais como micélio, biorreatores, proteína de ervilha, entre outras.»

      1. Avatar de Anabela Silva
        Anabela Silva

        O problema não é o que dizem que tem, o problema é o que NÃO dizem que tem…

        É demonizar o que a natureza nos dá de graça e vender uma solução industrializada.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Veremos o que tem ou que não tem.
          Não é questão de demonizar a natureza. A natureza não nos dá nada de graça pois também consome recursos.
          Se esta alternativa for de facto saudável pode ser uma forma de aliviar um pouco o consumo cada vez maior de proteína animal.

          1. Avatar de Anabela Silva
            Anabela Silva

            “Criar dificuldade para vender facilidade”

            Não caias nestes engodos…

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Eu percebo o teu ponto. Estás a tentar comparar isto com o que é feito nos alimentos ultraprocessados que também são um problema.
            Mas acho que a comparação não é justa. Veremos os próximos capítulos.
            O ideal mesmo é diversificarmos a alimentação e consumir o menos possível de proteína animal.

          3. Avatar de Anabela Silva
            Anabela Silva

            Não caias nesse engodo. Temos que consumir menos tudo, mas acabar não. E temos que retirar tudo que é processado/industrializado. O resto são histórias suportadas em narrativas e estudos patrocinados para dar a entender que o que é natural é mau.

            Aconselho-te a ler a verdadeira história sobre a criação da piramide alimentar.

  2. Avatar de El Dizzy
    El Dizzy

    E a nível de preços? É competitivo? Alguém faz ideia?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Pois, na realidade é o que interessa se for caro ninguem lhe pega

  3. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    Se faz em 5 min o que ele faz em 5 anos,…imagino o cheiro …:D.

  4. Avatar de Tó

    E os impactos na saúde vamos saber daqui a uns 20-30 anos.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Nas c@cinas alguém se lembrou disso??

  5. Avatar de Warhammer
    Warhammer

    Começou….

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    O lobby e a agenda a funcionar. A saúde logo se vê, daqui a uns 10/20 anos. E o pior é que vai haver pessoal a achar que isto é saudável…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Mas que dados é que tu tens para dizer já que não é saudável, pelo que é feito até parece mais saudável

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        E que dados é que ti tens para dizer que é? O “parece ser”? Comida natural não é saudável? Deixou de o ser passados milhares de anos?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Deves-te fartar de ingerir comida natural.

        2. Avatar de Pedro+Oliveira
          Pedro+Oliveira

          Já o bacon original e “natural” é muito saudável…
          As pessoas quando são tapadinhas e só querem ver o que confirma a sua mundividência – isto é, não estão disponíveis a actualizar a sua opinião baseada em factos/dados novos/concretos – caiem no extremismo típico dos parolos e inergúmenos da MAGA crowd.

          A verdade? Os factos? A ciência? O que é isso? Fake news!

          Já agora sê coerente e volta a viver numa caverna e a usar peles de animais. Estás disposta a isso? Não, não é? Só interessa o “natural” que convém, no nível que convém – o nível antivaxer é um deles.

    2. Avatar de Manel
      Manel

      Sim, porque a gordura da carne de porcos e vacas é só saude, só desinformados.

  7. Avatar de Gambito do Rei
    Gambito do Rei

    se tiver bom sabor,for saudável, barato e não prejudicar mais o ambiente , pode ser uma boa alternativa

    1. Avatar de Tozé
      Tozé

      Vi vi alternativas para outras coisas na sexshoop… Mas alternativa á comida chama -se dieta

    2. Avatar de Tim
      Tim

      Saudável! Ahahaha

      Uma mistela trabalhada em laboratório para parecer algo próximo da carne há-de ser muito saudável! As pessoas não usam a cabeça…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Pressuposto sem qualquer fundamento.

    3. Avatar de Tim
      Tim

      Imagina as porcarias que eles têm de misturar nas ervilhas para aquilo passar a saber algo parecido à carne! Não há milagres!
      Ou comes saudável e poluís, ou poluís menos um bocadinho e morres 30 anos mais cedo cheio de problemas de saúde. Escolhe!

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Imagina ingerires essas porcarias, e outras tantas que entretanto foram proibidas, há décadas. Não basta pensar, tem de se saber pensar.

        1. Avatar de Anabela Silva
          Anabela Silva

          Então só porque temos várias comidas que não prestam temos que aceitar mais uma? Se já existem outras que até foram proibidas, o que é mais uma…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Onde é que eu disse isso?

          2. Avatar de Anabela Silva
            Anabela Silva

            Pela linha de pensamentops dos teus comentários a este post parece que sim. Se não foi explica lá este teu comentário!?

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            O tim partiu da premissa, imaginando, que estas comidas terão mais “porcarias”.
            Eu apenas referi que as comidas atualmente têm bastantes “porcarias”, embora já tenham tido mais, supostamente.
            Ele até pode vir a acertar no que diz mas dar esse salto não faz sentido a menos que tenha alguma informação que não saibamos.
            Ele até sabe que morreremos 30 anos mais cedo lol

          4. Avatar de Pedro+Oliveira
            Pedro+Oliveira

            Já o bacon original e “natural” é muito saudável…
            As pessoas quando são tapadinhas e só querem ver o que confirma a sua mundividência – isto é, não estão disponíveis a actualizar a sua opinião baseada em factos/dados novos/concretos – caiem no extremismo típico dos parolos e inergúmenos da MAGA crowd.

            A verdade? Os factos? A ciência? O que é isso? Fake news!

            Já agora sê coerente e volta a viver numa caverna e a usar peles de animais. Estás disposta a isso? Não, não é? Só interessa o “natural” que convém, no nível que convém – o nível antivaxer é um deles.

  8. Avatar de Anung
    Anung

    Ainda na ultima lua matei dois javalis. Carne bio, saborosa e muita…..

    E acima de tudo, barata.

    1. Avatar de Júlio Martins
      Júlio Martins

      o comentário do verdadeiro “macho” tugão … ao moço, isto é sobre tecnologia não sobre um caçada (pelo comentário, ilegal) … bota pró lado e vai-te embora daqui 😛

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Ser caçador é sinónimo de machão? E se for caçadoras?
        Acto cinegético é ilegal?

        Deixe lá isso urbanopassarola 🙂

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Só há dois tipos de produtos baratos: os ilegais e os que existem em tanta abundância que se não forem vendidos aos desbarato são simplesmente descartados.
          Se criares um porco NUNCA o venderás a 20€. Se o caçares é quase 100% lucro, no entanto se toda a gente que come carne caçasse não haveria caça há muito tempo
          Quem caça fá-lo porque a sociedade foi obrigada a evoluir.
          Não acho que seja um crime, até porque não é, mas gabarem-se disso é só estúpido pois a única razão de o fazerem é somente porque a maioria não o faz (e não o faz porque não é sustentável).

  9. Avatar de Warhammer
    Warhammer

    Na reportagem o Sr de bata branca parece o médico famoso “Theodor Morell”

  10. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Eu prefiro porco que se lixe o ambiente e vou continuar a usar o meu toyota a diesel por mtos anos e sem catalisador. Ah pois e tentem la parar me, ainda como mais carne. Ja como uns 7kg por semana

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Podes estar a brincar mas eu como cerca de 8-9kg de proteina animal por semana 🙂

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Que orgulho LOLOL

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Pois então passas a comer 14 kg por semana, para ver se o enfarte vem mais rápido. E é melhor que fulmine logo, senão ficas acamado a sofrer e a dar trabalho.

  11. Avatar de Miguel Felicio
    Miguel Felicio

    Continuem a achar normal este tipo de ideologias… que um dia a verdadeira alimentação vai ser substituída pela geneticamente modificada ou pela criada em laboratório…. Agenda 2030 NÃOOOOO

  12. Avatar de Alves
    Alves

    Eu sou a favor destas inovações, no entanto sou contra aqueles que acham que devem mandar naquilo que eu como.

    Por exemplo se existe quem só goste de “erva” força com isso não me aquece nem arrefece, agora quando essas pessoas têm uma agenda que obriga a todos a comerem erva ou tretas de laboratório aí já me chateio!

    Resumindo já me deu fome e vai uns ovinhos mexidos e 2 fatias de bacon, até já…

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Eu também sou a favor, assim como do veganismo. Sou a favor disto tudo para os outros, quanto menos competição melhor.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Se consideras os teus hábitos alimentares uma competição devias procurar ajuda.
        Para além disso concorrência sempre foi bom para o consumidor. Absolutamente nada do que dizes tem ponta por onde se pegue.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Estás a falar de quê? Qual agenda? Quem te obrigou a comero que?
      Ahh…estás só a falar à toa.

  13. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “faz em 5 minutos o que um porco faz em 5 anos”:
    – e as ervilhas, eclodem instantaneamente?
    – e as azeitonas também? ainda lhe juntem os lagares de azeite…
    – e os óleos usados também eclodem instantaneamente?
    Não, (nem) obrigado!
    Anung, chuta aí a tua morada!!! 😀 😀

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Eu sou caçador, mas se vieres a Portalegre em dia de montarias facilmente compras um porco por menos de 20 euros. Já os vi a saírem por 5 euros!

      Tens é de os arranjar, ou então pagas para te arrajarem o bicho.

  14. Avatar de DOMINGOS RIBEIRO VELOSO
    DOMINGOS RIBEIRO VELOSO

    A alimentação que se fazia no século XIX e XX já acabou. Hoje é tudo processado. Até as farinhas já são misturas de outras substâncias… O problema está no número de pessoas que não pára de crescer e é preciso alimentar. A ciência vai fazendo o que pode até um dia… Cumprimentos.

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Se o esforço físico e a alimentação que hoje se faz, maioritariamente nos países ditos desenvolvidos, fosse proporcional ao que nesses países se fazia nos séculos anteriores , possivelmente a saúde e a falta de alimentos para o crescimento(?) da população fosse posta como um problema, de uma forma diferente.

  15. Avatar de Júlio Martins
    Júlio Martins

    o que não escrevem é que isto é “comida” para os pobres visto os ricos continuarem (como acontece com os veículos eléctricos) a comer a proteína animal que bem lhes apetece … e assim vai este mundo 🙁

  16. Avatar de Awake
    Awake

    Mais processados…mas com a agravante de serem completamente produzidos em laboratório.
    Boa sorte a quem optar por comida artificial..

  17. Avatar de com o escroto marchar, marchar !! ...
    com o escroto marchar, marchar !! …

    Bem, quando se vê tudo e todos na loucura ditatorial do artificial entre outros ” als ” não se pode estranhar … , aliás de estranhar sim, é o natural , o real que parecem quererem esquecer ou aniquilar …

    Exemplo na realidade por cá é impossível alugar casa com um salário-mínimo … ou mesmo com um acima desse …

    A tal insustentabilidade ou a dita violência económica a que também poderá ser chamada de escravidão …

    Enfim …

  18. Avatar de Afonso Rocha
    Afonso Rocha

    Ok. Vou já grelhar um bife ancho, de 3 cm de altura, acompanhado com brócolis e couve flor.
    Isto sim, comida de verdade. E um bom vinho Malbec. O resto são tretas, como tudo o que e trans. Ainda por cima essa espécie de bacon, leva óleo de girassol. Me poupem.

  19. Avatar de ZERTO
    ZERTO

    Mais uma quebra no ciclo natural da natureza, depois vão por a culpa nos com usfiveis fósseis. Existe uma ordem natural da coisa. A vaca come erva da leite e o homem come a vaca. Agora se o homem come a erva a vaca morre de fome e não vai haver leite. Assim como não vai haver ovos etc etc. É o ciclo natural foi quebrado.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ciclo natural? LOLOL Era importante estudares um pouco.

  20. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Se a comida hoje em dia já provoca tantos cancros e afins. Imaginem esta…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O problema de muita gente é imaginar demasiado e falar à toa só porque sim.

      1. Avatar de Cliente
        Cliente

        Deves estar a brincar ou deves ser astronauta… de outra galáxia…
        O teu avatar diz tudo…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Lá estás tu a imaginar coisas…tal como eu disse. Acabas de me dar razão lol

  21. Avatar de Heitor Areosa Cleto
    Heitor Areosa Cleto

    Nesta tendência, sim, precisamos de comer como os astronautas, que a Terra nem precisa de terra… também queimada como está…
    Quem sabe, talvez se consiga reciclar o plastico em proteína….
    A brincar a brincar, mas seria uma solução excelente!

    1. Avatar de Toto
      Toto

      Já comes arroz made in China…. Depois vais a caminhar tombas e acordas ao lado do Elvis, etc…