Maioria diz que o Estado Português deveria adotar apenas veículos elétricos

61 Comentários

Muito se tem falado sobre os carros elétricos e estes são cada vez mais uma presença frequente nas estradas. Contudo, neste campo ainda muito mais pode ser feito, especialmente pelos governos dos vários países. Nesse sentido, na nossa última questão quisemos saber se deveria o Estado Português adotar apenas veículos elétricos. E mesmo que pouco expressiva, a maioria dos leitores consideram que sim. Vamos então conhecer todos os resultados.


Deveria o Estado Português adotar apenas veículos elétricos?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 1.165 respostas obtidas.

De acordo com os resultados, verifica-se que a opinião dos leitores não é de todo unânime e anda dividida entre as duas respostas possíveis. No entanto, a ligeira maioria, com 51% dos votos, consideram que SIM, que o Estado Português deveria adotar apenas veículos elétricos (596 votos). Por sua vez, os restantes 49% participantes responderam que NÃO (569 votos).

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados atuais desta questão.

Nos comentários deixados no artigo onde colocámos esta questão, alguns leitores consideram que sim e outros que não. Mas alguns também são da opinião de que este não deve ser um processo radical, mas sim que aconteça na altura certa assim que as condições sejam favoráveis a esta migração de forma gradual. Outros dizem que o Estado deve optar por comprar o veículo que melhor se adeque a determinada função e finalidade.

Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos agora se deveria o Estado Português adotar apenas veículos elétricos.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Poderão sistemas inteligentes como o ChatGPT substituir os programadores?

  • Apenas nalgumas situações. (57%)
  • Sim, em praticamente todos os casos. (22%)
  • Não, nunca. (21%)

Total Votos: 1.316

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

 

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Isso só contribuía para o maior centralismo da capital!
    Se tomarem tal decisão, só se deslocam até locais que permitam o regresso com a mesma carga! Andariam ali à volta de Lisboa, Setúbal, Santarém e pouco mais 🙂

    1. Avatar de David
      David

      Com 500km de autonomia, menor custo de manutenção… e o tempo que levam nos cafés e arredores, etc… podem sempre carregar enquanto descansam do descanso!

      Pode ser feito muita coisa… desde redução de custos de electricidade com painéis solares em todos os prédios do estado, entre outras coisas… mas como não são eles que pagam mas todos nós… deixa andar!

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Quantos km fazem em média sem parar? São permitidos utilizar qualquer posto?

      E actualmente onde é que abastecem os veículos. Só podem utilizar um posto de abastecimento fixo/ específico ou podem abastecer em qualquer posto?

  2. Avatar de Alves
    Alves

    Nas situações onde financeiramente seja mais viável força com isso.

  3. Avatar de Jose
    Jose

    O estado devia era financiar com incentivos a transicao pos eletricos. A maioria dos portugueses so compra carros ate 35k. Basta um incentivo de 7000 que ja muda tudo para tesla

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Fundo Ambiental?

    2. Avatar de Monk
      Monk

      Incentivo = subsidio para os subsidiodependentes?

  4. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    Uma Bicicleta serve perfeitamente

  5. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Há pessoas que pelos vistos não tem noção das consequências a curto e a longo prazo.
    Se já gritam por causa da Comida que esta cara, imaginem agora essa comida ser transportada por Carros elétricos. Isto é malta doente sem noção da realidade. O problema é que a culpa não é deles e de quem continua a propagar o sonho verde que nunca vai ser atingível

    1. Avatar de JL
      JL

      Qual é o problema ? toda a comida que tenho em casa é transportada por carro eléctrico, e nunca passei fome.

      Não vai ? porque você não quer ?

  6. Avatar de Joao M
    Joao M

    A Maior parte dos veiculos do Estado estão ao nivel municipal. Nesse sentido, a meu ver, faz todo o sentido apostarem mais em carros eletricos.
    até para viagens mais longas de figuras de estado, Um carro com autonomia de 500km chega bem para as representações que fazem. Claro que deixa de ser suficiente se forem como o “cabrita” a viajar.
    Não vejo a razão para funcionários de camaras e emrpesas municipais não andarem de carro eletrico – que depois fica a carregar durante a noite. Um investimento maior na entrada mas, dado que fazem bastantes quilometros, uma poupança maior no que toca a combustivel e manutenção. Do ponto de vista de ROI, é o que faz sentido.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Muitos municípios já migraram para os carros eléctricos. Aliás há fundos para isso mesmo

    2. Avatar de aaa
      aaa

      boa sorte com esses 500 km de autonomia anunciados

      1. Avatar de Joao M
        Joao M

        Tenho EV e tenho tido muita sorte então ^_^ .

        1. Avatar de FranProdigy
          FranProdigy

          500 kms em auto estrada e às velocidades que os carros do estado andam para chegar rápido aos sítios, escoltados e tudo? Vai sonhando… Ou tens um Lucid? Lol.

          1. Avatar de JL
            JL

            Só anda na AE ?

          2. Avatar de JL
            JL

            Deve gastar mais em portagens que em energia.

          3. Avatar de Joao M
            Joao M

            Talvez fosse forma de se ter menos “cabritas” nas estradas a atropelar malta.
            No entanto, e como já foi dito, a maior parte, senão a grande parte, da frota do estado é para deslocações locais (incluo municipios). Além disso, não faz mal nenhum à malta parar uns 20min para carregar antes de seguir viagem ^^

          4. Avatar de Ped
            Ped

            Sem fosse a 120 não atropelava?
            O que estava a fazer uma pessoa ali?
            O empregador via companhia de seguros de acidentes de trabalho vai chegar à frente para pagar a indeminização, primeiro vão alegar negligência grosseira do trabalhador e do ministro depois o faso vai a tribunal e 7 anos depois a Seguradora é obrigada a pagar à familia.
            Infelizmente será assim:
            – O trabalhador devia estar ali? Não.
            -O ministro ia em excesso de velocidade? Sim.
            – Se o ministro fosse a 120 não existia acidente? Inconclusivo.
            – se o ministro fosse a 300 mas o trabalhador não estivesse ali havia acidente? Não.
            -Conclusão: o acidente então não se deu devido ao excesso de velocidade, mascda presença do trabalhador em local não autorizado.

            Qual é a duvida?

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “Um carro com autonomia de 500km chega bem para as representações que fazem”
      Á velocidade q eles andam entre representações, se der para 50kms já é uma sorte.

      1. Avatar de JL
        JL

        Ena; andam depressa. Loooool

        Mostre lá qual o ve que tem 10% à velocidade máxima ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Olhe este que até é dos que se autoproclama como tendo das maiores autonomias.
          A uma média de 150 apenas alcança 154 kms. A 200 tadito, nem dava para chegar ao choco frito para almoçar loolool
          https://observador.pt/2022/12/19/bmw-i4-m50-percorre-apenas-153-km-com-uma-carga-de-bateria-a-150-km-h/
          Vc é muito esquecido!

          1. Avatar de JL
            JL

            Não foi a 150 kmh,
            Isso é falso, talvez tenha dado uma média de 153 kmh.

            Mas são desses que querem dar aos serviços públicos ?

            Eu comprava algo bem mais barato que faz bem mais kms nessas condições.

  7. Avatar de AJ
    AJ

    O unico EV que já vi em serviço do governo foi por a Marta Temido, utilizando um Zoe em serviço, mas se o resto do governo seguir o mesmo caminho, de certeza não vai ser com um Zoe, o presidente “do povo” só utiliza Mercedes, pessoalmente e em serviço, e resto também vão so com marcas de luxo, o povinho pagará a fatura. Para isso existe sempre dinheiro.

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu vi outro, o Costa num Nissan Leaf.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Para a fotografia.
        Para coisas a sério usa um Mercedes raramente abaixo dos 200 kms/h.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então é o “chofer” dele ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Apanhado pela CM ? Ora bolas. Lol

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Veja outras fontes com outros personagens. Testemunhos de SIC, TVI , não é dos jornalistas da CMTV que não vejo onde está o mal e ainda por cima está filmado
            https://jornaleconomico.pt/noticias/carro-de-antonio-costa-fez-300-kms-da-a1-em-menos-de-duas-horas-763766/
            É pratica recorrente, não me acredito que nunca tenha ouvido falar.
            E seguem dessa forma quer vão para eventos quer vão para ver a novela. Pouco importa. É pé na tábua.

          3. Avatar de JL
            JL

            Loool, enfim, sensacionalismos bem há tuga.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Bolas que vc nem perante as evidências… Xiça!
            1-CMTV
            O gajo que passou o vermelho era um agricultor lá do sítio mais o seu tractor.
            https://youtu.be/8Ed9txYv0PQ?si=y5NMj4pe4GHvLvaL

            2-SIC
            os disparates que a malta diz depois de um almoço bem regado.
            https://sicnoticias.pt/pais/2021-11-01-Equipa-da-SIC-seguiu-viaturas-do-Governo-para-perceber-a-que-velocidade-circulam-3ff7aeb5
            Aqui o Matos Fernandes estava com uma ganda moca, não sabia o que dizia. Confessar que anda a 160 na EN e a 200 na AE? isso é lá possível…

            3-SIC
            Aqui foi de certeza o Zé do boné a caminho da Vasco!
            MP não investiga excesso de velocidade no acidente com juiz Mário Mendes – SIC Notícias
            https://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/pais/2010-01-15-mp-nao-investiga-excesso-de-velocidade-no-acidente-com-juiz-mario-mendes

            Portanto já sabe. A próxima vez que lhe perguntarem a q velocidades se deslocam os governantes de PT já sabe:
            Cidade 120
            Nacional 160
            AE 200
            Tem aqui testemunhos dos próprios na 1⁰ pessoa.
            Vermelhos como pode ver e ler são verde-tinto, é sempre a arregaçar.
            O caso que se passou comigo que relatei acima (não sei quem era)
            nem se desviou. Não fora eu a travar e a desviar in-extremis e o cenário final podia ser semelhante àquele do Mario Mendes na Av. da Liberdade.

          5. Avatar de JL
            JL

            Então se foi investigado, porque afirmam que ia a 120 kmh ?

            Estas conclusões mirabolantes são sempre para rir um pouco.

          6. Avatar de JL
            JL

            Aliás: se não foi investigado…

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Investigado foi. Não abriram foi inquérito apesar dos vários crines investigados e comprovados.

          8. Avatar de JL
            JL

            Primeiro diz que não foi investigado, mostra noticias a confirmar, agora já foi investigado ? você decida-se.,

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A investigação concluiu que o motorista…,”
            https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/portugal/amp/motorista-de-super-policia-acusado-de-conducao-perigosa-1612656.html
            Como disse investigação houve
            e conclusões tb: -4 vermelhos e 120km/h .
            Acontece que não foi passada para o MP como deveria ter sido dado que houveram vários crimes. Por outras palavras, a situação foi abafada e se alguém ficou queimado foi a raia miúda que apenas cumpria ordens.

          10. Avatar de JL
            JL

            Primeiro não foi, depois já foi, agora até já foi constituído arguido e agora diz que foi abafado ? LOL

            Portanto os juízes também comem do mesmo prato. LOL

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quer continuar na ignorância que os políticos cumprem as leis na estrada? Força!

          12. Avatar de JL
            JL

            Eu disse que cumprem ? Onde ?

            Se nem você as cumpre, quer que eles as cumprem?

            Ah, é um pouco ao contrário, porque quem mete o governo no parlamento é o povo, portanto o exemplo deve começar debaixo e não de cima.

            Eles podem dizer é muito bem: “se quem me meteu aqui não cumpre, para que vou eu cumprir ? Ainda mais quando mais de metade deles nem sequer vota”

            Só temos o que escolhemos….

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Até parece que nc os viu a passar. Um dia na rotunda do aeroporto iam-me levando a frente à frente, passe o pleonasmo. loolool
          Isto depois de passarem um vermelho.
          Deve pensar que são uns santinhos para se sujeitarem a andar a 90 a ver se a bateria chega ao destino, deve ser, deve. Eheh

          1. Avatar de FranProdigy
            FranProdigy

            Esse user JL vê as coisas precisamente ao contrário, o exemplo deve vir de cima e não de baixo. O Parlamento deve legislar e cumprir essas mesmas leis mas todos sabemos que o bicho só costuma pegar a raia miúda e depois o povo anda indignado, por vezes… Só temos o que merecemos? Se calhar é provável e devia haver muito menos abstenção e mais diversidade de partidos na assembleia, não é quase sempre votar nos dois maiores partidos que levaram este país até onde está neste momento. No entanto, a corrupção que por lá predomina e nas câmaras e juntas… Mas claro, o povo é que tem sempre a culpa de tudo lol e sim, os juízes também estão incluídos nesta vergonha. O user Yamahia ainda tem paciência para aturar este JL? Lol, só rir.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não acho, o exemplo deve ser debaixo, quem os meteu lá fomos nós, nós é que os escolhemos, para nos governar. É por isso que temos corrupção, porque afinal não somos melhores que eles.

          3. Avatar de JL
            JL

            Se não tem paciência, temos pena, todos temos direito a uma opinião, é isso foi conseguido pelo povo.

  8. Avatar de Test User
    Test User

    Onde estão Incentivos para restantes?
    1- Subsidio ao abate de carros deveria ter já avançado no primeiro semestre de 2023 .
    Até agora nada
    2- Governo vai acabar com incentivos à compra de carros elétricos,
    3- Veículos elétricos continuam caros

    Inventaram taxa de carbono e afins, para onde vai dinheiro?

    1. Avatar de JL
      JL

      1- já houve durante uns bons anos, não chegou ?
      2-Vai ? ainda dizem isso, já que não está decidido em lado nenhum, falam que vai passar para o financiamento dos carregamentos, que pelo menos, chega a todos
      3-Cada vez mais baratos, e quando comparados com os a combustão, então ficam bem mais apetecíveis.
      4-O dinheiro vai para pagar os créditos que compramos, entre multas e outros.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Se frota esta ficar cada mais velha , 26% com mais de 20 anos e 63% com mais de 10 anos de idade. Achas que chegou?
        Já varios anos que subsidio abate não existe. Na Madeira existe, Continente deve ser diferente das ilhas.

        Mais razão dás, dinheiro não vai para melhorar ambiente.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas ele existe, só que de outra forma.

          Vai; porque é assim que é financiado o fundo ambiental.

      2. Avatar de Tony
        Tony

        Granda vendedor pá! Onde fica o teu stand, para te fazer uma visita.

        1. Avatar de JL
          JL

          Já mudou de nick outra vez.

          Se fosse vendedor passava o tempo a vender e nao a aturar cromos.

          1. Avatar de FranProdigy
            FranProdigy

            Fala o maior cromo de todos. Somos iguais a eles? Cada um fala por si e já vi que consigo nem vale perder tempo porque é um demagogo a armar-se aos cágados…

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas oh Hugo já mudou de nick outra vez ?

            Quem veio com
            Demagogia foi você, isso, siga o caminho do rebanho. Lol

          3. Avatar de FranProdigy
            FranProdigy

            As melhoras, a sério

          4. Avatar de JL
            JL

            Igualmente, vá curar a azia.

            Fica aqui algo que dizem ser eficaz:

            https://www.farmaciaarade.pt/produto/alka-seltzer-20-comprimidos-efervescentes/

  9. Avatar de Gervásio
    Gervásio

    Grande Substituição vitimismo censura fake news como esta noticia tudo faz parte do novo mundo aonde entram es esquerdas para dar um fortissimo empurrao

  10. Avatar de Warhammer
    Warhammer

    A citroen e a marca do leão manco, tem uns de entrada de gama bons…. Só cabe uma pessoa e um piriquito sem penas, mas para o estado do país esses são a cara deles…

  11. Avatar de com o escroto marchar, marchar !! ...
    com o escroto marchar, marchar !! …

    Ora bem , Portugal tem recebido bastante em subsídios … as empresas também …

    Por outro lado a grande fatia da sua população tem vindo a notar varias falhas em tudo … ( decadas … )

    Então deduz-se que tem recebido esses mesmos subsídios não só para abater indústria etc, etc , mas também a própria população … ou sobreviver por cá não fosse tão insustentável …

    A electricidade vai ficar muito mais cara e isso é certinho…

    Sempre ouvi dizer que não se deve guardar tudo no mesmo sitio … logo diversificar talvez seja o melhor …

    1. Avatar de JL
      JL

      Os combustíveis também vão ficar muito mais caros.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Isso já sabemos. Sou dos que me importo de pagar mais desde que veja que há um equilibrio entre os custos ao consumidor das várias fontes de energia.
        Apenas abro um parêntesis para salvaguardar o transporte de bens de 1ª necessidade e produção no sector primário apenas na área da agropecuária. O restante, incluindo bolos podem e devem comer pela medida grande. Mesmo nos transportes Não há cá desculpas
        Agora andarem uns a pagar a mais para entregar a outros que nada pagam é que não me parece muito justo nem próprio de uma democracia!

        1. Avatar de JL
          JL

          Pois, pelo menos aqueles que usam carros a gasolina e pagam mais impostos que aqueles que usam diesel para andar a passear, também concordo.