SEM: o novo sistema híbrido para a produção de eletricidade

29 Comentários

A aposta parece estar no aproveitamento do sol, do vento e da água. A humanidade tem de extrair energia destes elementos para ter um planeta sustentável. Pelo menos é a regra que está a ser orientada. Como tal, vemos crescer a oferta de sistemas de produção “off-grid”… (fora da rede). Estes sistemas, menos populares, estão a ganhar o seu espaço. O projeto SEM traz um incremento a uma ideia que poderá ser uma solução para a sua casa!


Embora não sejam tão numerosos como os sistemas ligados à rede, os “off-grid” ganharam quota de mercado nos últimos anos. Estas soluções são ideais para situações de emergência, vida ao ar livre, zonas rurais, agricultura e torres de telecomunicações.

Nesta tendência, surgiu o SEM (Super Energy Mobile), um inovador sistema híbrido de energia eólica e solar sobre rodas. Este projeto é da autoria da Deagle, uma empresa de engenharia italiana.

Após anos de testes, o SEM chegou às plataformas de crowdfunding com a intenção de financiar a produção de três modelos comerciais que serão destinados tanto à venda como ao aluguer.

Uma nova abordagem à energia renovável

Ciro Illibato, Diretor Executivo da Deagle, está convencido da versatilidade e do potencial do SEM. Salienta que este sistema não só é fácil de utilizar, como também pode responder a situações de emergência e ser útil para determinados grupos específicos.

Para além disso, o sistema SEM tem uma função social evidente: fornecer energia àqueles que dela carecem por diferentes razões. O produto também promove o uso responsável e eficiente da energia, incentivando a adoção de fontes alternativas.

Em termos de funcionamento, o sistema híbrido eólico-fotovoltaico da Deagle é bastante engenhoso. Patenteado desde 2015, inclui módulos fotovoltaicos destacáveis e um pequeno gerador eólico com uma torre telescópica, tudo montado num reboque móvel.

O aerogerador, que na sua versão mais pequena produz entre 2 e 6 kW, possui um sistema hidráulico que regula automaticamente a sua altura em função da velocidade do vento, podendo atingir os 11 metros.

Por outro lado, os painéis solares, com uma capacidade de 1,6 kW, estão integrados num sistema retrátil. A eletricidade produzida é armazenada num sistema de baterias personalizável. E, claro, a SEM está equipada com inversores e um controlador híbrido para energia eólica e solar.

Portugal é um país com muito sol e vento. Quem sabe se este tipo de produtos, que exploram estes elementos para gerar energia, não serão uma boa aposta nalgumas zonas do país.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Interessante. Qual a viabilidade económica para os utilizadores?

  2. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Este sistema ou é muito caro ou tem pouca autonomia / capacidade. Se produz 6 kW e tiver autonomia adequada será substituto para grande parte dos pequenos consumidores de electricidade em baixa tensão.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Este sistema custa tanto como comprares outro carro, só para teres mais autonomia…

      E ainda por cima mais um apêndice ao carro,

      1. Avatar de Warhammer
        Warhammer

        Uma anedota… para acabar bem o fim de semana…

  3. Avatar de André
    André

    Sim pois, eu não ando de avião. Eu agarro no meu cabelo, e saio a voar….

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ah,ah,ah. 🙂

    2. Avatar de JL
      JL

      Não é para funcionar desse modo, o sistema é estacionário.

  4. Avatar de Jeronimo
    Jeronimo

    Muito bonito na fotografia mas a mesma mostra que necessita de ser trabalhado. Andar a circular com um mastro da hélice aumenta o atrito no deslocamento e com isso exponencialmente o consumo , os painéis terão de estar numa base rotativa para podermos m ser orientados no sentido do sol , como estão um dos conjuntos não apanha raios solares diretamente . O peso do conjunto provavelmente torna o sistema menos eficaz pois irá consumir bastante energia no seu deslocamento , e onde estão as baterias ?

    1. Avatar de JL
      JL

      Não e para andar a circular, o sistema é estacionário.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não é para andar a circular permanentemente.
      É para ter em casa e se te apetecer leva-lo a reboque com facilidade para a casa de férias ou de fds.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Lei o artigo e perceberá qual o propósito, não o seja ignorante…

  5. Avatar de Cavlis
    Cavlis

    Só pode ser anedota
    Entretanto vai ao centro comercial fazer umas comprinhas, vai estacionar no parque subterraneo e zás, lá se foi o aerogerador!!

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Claro, isso é mesmo para ser um produto de massas para atrelar a todos os veículos, enfim!

    2. Avatar de JL
      JL

      E porque havia de levar o aerogerador para o supermercado quando o trabalho dele é em casa ?

  6. Avatar de Mário
    Mário

    Adoro ler estes comentários! Como se essas pessoas que andam à anos a desenvolver o produto não pensassem nessas questões. Gostaria era de vos ver a tentar sequer pensar numa solução, quanto mais criar um produto. Enfim, em vez de criticar aquilo que os outros tentam criar, saiam do sofá e façam alguma coisa.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Amigo, o pessoal tem razão, esta solução é boa para quando estás parqueado no nenhures, em andamento, não é viável em lado nenhum, além de que é mais uma coisa para andar a pesar no carro, logo mais consumo, sendo que não é isso que se pretende.

      1. Avatar de Fred
        Fred

        Se tivesses lido o texto tinhas percebido que o aparelho é de funcionamento estacionário e é deslocável de um lugar para outro e que para isso pode ser usado um veículo motorizado. Não foi concebido para produzir energia em andamento. É como o Mário diz: vontade de criticar só porque sim.

      2. Avatar de Art
        Art

        No outro dia também fui ao ikea comprar uns móveis desmontados e trouxe para casa no meu carro. No entanto como gostei do aspecto das caixas no carro ainda lá permanecem, já lá vão 6 meses. Este sistema é igual

  7. Avatar de Alphie
    Alphie

    Para quem não leu o artigo e só viu as imagens este sistema não é para funcionar com o carro em andamento. O carro é só para transportar o sistema de um lado para o outro, assim basta um sistema destes e quando se for de viagem para algum lugar remoto é só levar de lugar para lugar. Claro que durante a viagem se for preciso parar numa estação de serviço ou num supermercado ou um sítio qualquer vai ser bem complicado. Se isto chega às massas lá vamos ver os lugares todos ocupados com o carro e seu atrelado gerador. Durante a viagem, não sei qual a altura do mastro fechado, mas não sei se passa debaixo das pontes na autoestrada. Uma ideia bastante boa mas na prática leva a um grande planeamento sempre que se quiser deslocar com isto agarrado ao carro.

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Energia ilimitada… é desta, só que não.

    1. Avatar de JL
      JL

      Porque não ? O Sol é uma energia ilimitada na escala humana.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Porque as baterias se estragam.

        Porque tudo hoje em dia é feito para durar o mínimo possível, por vezes mudam componentes para serem piores e não substituíveis.

        1. Avatar de JL
          JL

          Que eu saiba tudo tem uma duração, isso não tem nada a ver com a fonte de energia.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Até o sol tem duração

          2. Avatar de JL
            JL

            Tem, mas não na escala humana.

            Antes de ele desaparecer já nós desaparecemos há muito tempo.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      É desta, só que primeiro é preciso pagar o brinquedo. Depois, se correr tudo bem, 30, 40 ou 50 anos mais tarde o investimento esteja recuperado.

  9. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Há tópicos no pplware que ler os comentários parece que entrámos na twilight zone, este foi um deles.
    Os meus parabéns aos professores de português deste país que nos presentearam com tamanhas pérolas.

  10. Avatar de CadaUma
    CadaUma

    Impressionante a quantidade de malta que viu o thumbnail/anúncio/sugestão e entrou no artigo só para comentar m/&%$a sem se dar ao trabalho de ler o quer que seja. Só pode ser doença

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      É mais importante escrever qualquer coisa, do que se instruir ou ganhar conhecimento.