Arranca hoje a campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19

33 Comentários

Esta sexta-feira arranca a campanha de vacinação contra a gripe e COVID-19. O objetivo para este ano passa por vacinar 2,5 milhões de pessoas. Pela primeira vez as farmácias vão poder vacinar contra a COVID-19.

Vacina

 


Campanha de vacinação contra a COVID-19 e gripe em 3500 pontos do país

Nesta grande campanha de vacinação em 3500 pontos do país, estarão envolvidos 1000 centros de saúde e 2.500 farmácias. Pela primeira vez, as farmácias vão poder vacinar contra a COVID-19, e revela a Ordem dos Farmacêuticos que há perto de 6.000 farmacêuticos habilitados para o fazer.

Segundo a Direção Executiva do SNS…

Cerca de 2 milhões de pessoas, todos os que têm 60 anos de idade ou mais, poderão dirigir-se livremente às farmácias comunitárias. Os restantes utentes, com indicação para vacinação, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), serão convocados pelos respetivos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) onde estão inscritos

Arranca hoje a campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19

Fernando Araújo, diretor executivo do SNS, referiu que “a população elegível poderá, este ano, vacinar-se num local ainda mais próximo de casa, em horários alargados, num ambiente seguro e de confiança” e que “todo o processo proporciona aos cidadãos maior comodidade, acessibilidade e conveniência”.

É possível agendar a vacinação diretamente na farmácia ou online, através da plataforma de agendamento, sem custos para a população elegível.

A campanha de vacinação contra a gripe e COVID-19 vai decorrer nas próximas oito a dez semanas, de acordo com a chegada progressiva das vacinas a Portugal. Os vírus que circulam esta época são diferentes dos anteriores e as vacinas já contemplam essa proteção, pelo que a recomendação clínica é de coadministração das duas vacinas para uma maior proteção das pessoas.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    Um luxo, vacina com hora marcada … onde há farmácias aderentes.
    Há poucos dias tinham aderido 2300 farmácias num total habilitado de 6000.
    Recebem 2,5 € por vacina, esperando-se um gasto total de 35 milhões de euros.
    Mais alguma coisa que se aproveite para comprar nessa farmácia, não parece ser mau negócio.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Neo-liberalismo a funcionar, o Estado tem uma obrigação a cumprir, como não pode contratar mais funcionários públicos (porque aumenta a despesa pública) subcontrata o serviço a privados.
      Ps: também serão, distribuídas nos centros de saúde.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        A vacinação COVID e/ou gripe é sazonal (campanha Outono-Inverno 20223) vai durar cerca de dois meses. Contratava mais funcionários para esta tarefa neste período, para fazer o quê a seguir?
        Não tenho nada contra a contratação de serviços a privados, salvaguardando o preço.

  2. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    Os adoradores da seringa.

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Tem juízo!!!! É melhor ter doenças e os hospitais a abarrotar de doentes… Só pode!!!

      1. Avatar de Godlike
        Godlike

        Porquê, por acaso a vacina previne a doença?

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Previne os casos graves e as mortes, que é o que mais interessa.
          Deixou de haver epidemia, as pessoas em geral já desenvolveram anticorpos, estão a circular estirpes menos agressivas – mas a vacina continua a ser fortemente recomendada para idosos e pessoas com morbilidades.

          1. Avatar de jorman
            jorman

            penso que o godlike estava-se a referir a esta vacina, antes que comecem-me a bater só queria dizer que a maioria das pessoas que não querem ser vacinadas com esta vacina não são contra as vacinas até porque estão vacinadas com outras vacinas.

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Também me referi a esta vacina.

      2. Avatar de jorman
        jorman

        mas os hospitais não estão a abarrotar até porque estão fechados não têm médicos….

        1. Avatar de TiagoC
          TiagoC

          E não estão porque as vacinas estão a fazer o seu papel. Senão teríamos problemas como o sarampo, poliomielite, difteria, tuberculose, Hepatite A e Hepatite B.

          1. Avatar de jorman
            jorman

            Tem toda a razão, essas vacinas contribuíram para isso salvando muitas pessoas e esta vacina também contribuiu paras isso mas de outra forma é só ver o que aconteceu em final de janeiro de 2021 após o inicio da vacinação https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-a_total

    2. Avatar de Zé

      Já fui vacinado com a nova variante da Covid e com a Gripe Sazonal… Continuo aqui fresco e fofo.. .Não morri, e o meu sangue continua a ser vermelho, Também não ganhei magnetismo nem poderes telepáticos. Um Abraço

      1. Avatar de jorman
        jorman

        Tem a certeza que não morreu? estava tentado a perguntar qual a melhor operadora de internet no alem e quais os preços. 🙂

  3. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Não vão voltar a criar um portal com a listagem de infetados por distrito?

  4. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Mais umas centenas de milhões de euros para o lixo… Enquanto isso, contínuo à espera de médico de família há mais de 7 anos.

    1. Avatar de Alves
      Alves

      Ora nem mais uma verdade da situação lastimável que está o nosso SNS.

      Tem que inventar outra porque o pessoal já não quer saber do COVID para nada…

    2. Avatar de jorman
      jorman

      deviam acabar com os médicos de família e passar a ter médicos a atender todos o utentes em horário alargado com ficha clinica informatizada ,como nos hospitais os doentes são acompanhados por vários médicos.

  5. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Toca a vacinar os mais idosos, gracas a isso ja recebi 2 herancas antecipadas

    1. Avatar de Zé

      Bem bom… Deixa os velhos irem =)

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Pena não te terem deixado também alguma inteligência.

  6. Avatar de Alves
    Alves

    Gostava de saber os números oficiais dos que tomam, porque conhecidos e família ninguém quer a vacina do covid, acho que 90% vão para o lixo.

    1. Avatar de Zé

      Eu já tomei, compreendo quem não a queira tomar. Vivemos em democracia e isso é bom. Agora quem não toma, assume esse risco tal como quem a deseja tomar assume esse risco. Pelo menos esta é opcional e não obrigatoria.

      1. Avatar de jorman
        jorman

        “Pelo menos esta é opcional e não obrigatoria”, sim as outras também nao eram obrigatórias (supostamente) depois havia as exceções e a pressão social, e apareciam os “Zés” que agora dizem que nao é obrigatória a chamar de assassinos a quem nao queria…viva a liberdade…

  7. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    E as farmácias aderentes tem enfermeiros habilitados para darem as vacinas ?

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Não são enfermeiros, são farmacêuticos. A associação ou ordem dos enfermeiros refilou por causa disso.
      A injeção é intramuscular com uma agulha fininha e curta. Devem ter tirado um curso rápido a espetar braços de silicone. Parece-me maior a questão: “E se, no recobro, houver uma reação, sabem o que hão de fazer?” Bem, pelo menos medicamentos não lhes falta.
      As farmácias têm sempre um(a) diretor(a)-técnic(a) (a Drª), deve ser ela a supervisionar

  8. Avatar de Infinity
    Infinity

    Deve ser para um amigo ganhar dinheiro. depois não há dinheiro para contractar medicos

    1. Avatar de Zé

      Não há mesmo, o Governo propôs 950 Euros de Aumento e a resposta da delegada sindical dos médicos foi : ISSO É UMA AFRONTA…. Aqui o Zé, que trabalha a FULL TIME não leva isso para casa, e tenho formação superior.

  9. Avatar de jorman
    jorman

    só espero que nao venha a acontecer o mesmo que aconteceu em final de janeiro de 2021 apos um mês do inicio da vacinação conforme gráfico https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-a_total

  10. Avatar de Profeta
    Profeta

    As pessoas foram enganadas com o covid e ainda para mais com esta vacina. Eu apanhei covid mas nao tomei vacina. Afinal nao iamos todos morrer se nao tomassemos a vacina ? Pelos vistos nao e a maior parte foi enganada por isso. Agora que o covid ja nao tem importancia para as populacoes em geral (tirando aqueles maluquinhos que nao conseguiram-se libertar disso) ja ninguem fala nem quer admitir o erro de que foram enganados com isto tudo e toda esta histeria que fez muitos de nos virar maluquinhos e histericos qb como se fosse o apocalipse anunciado. Outras coisas estao a acontecer nos bastidores e muitos de voces nem se apercebem. Por outras palavras (sem querer ofender ninguem) deixem de ser burros de uma vez por todas. Nao caiam nestas crises inventadas pelos DDT que ja comecam a ser muito basicos nas suas accoes. Criatividade nao e com eles. Comeca a estabelecer-se um padrao a vista de todos.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não, não íamos todos morrer, nem de perto nem de longe. Nada te enganou, és só ignorante mas ainda vais a tempo de estudar e ter algum bom senso.