Deveria o Estado Português adotar apenas veículos elétricos?

34 Comentários

O tema dos EVs é um dos assuntos mais quentes e polémicos das notícias do mundo automóvel e do mundo tecnológico. A adoção destes automóveis é cada vez mais uma tendência evidente, embora ainda encontre muitas resistência. Mas… e qual é o papel do Estado nesta transição? Para tentarmos perceber a opinião dos leitores, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se o Estado Português deveria adotar apenas veículos elétricos. Participe!


Deveria o Estado Português adotar apenas veículos elétricos?

As alterações climáticas e a enorme emissão de carbono para a atmosfera deveria ser uma preocupação de todos nós. As catástrofes naturais constantes a que temos assistido nas notícias diárias são uma das muitas evidências deste fenómeno e todos deveremos batalhar no sentido de estagnar ou diminuir o impacto que estas mudanças terão no mundo, nas nossas vidas e até da nossa existência.

Desta forma, a transição para os automóveis elétricos tem sido um dos pontos centrais destas mudanças, sendo que cada vez é mais frequentes vermos estes veículos a circularem nas estradas juntamente com os tradicionais a combustão. Portanto, embora ainda haja muita resistência, a verdade é que há uma crescente tendência na compra de EVs e as últimas informações indicam que mais de 1/5 dos carros vendidos na União Europeia em agosto foram elétricos.

Elétricos

Mas este papel de agente de mudança não pode ser exigido apenas à população, sendo que os governos têm aqui um papel fundamental até para semearem a motivação e ensinarem as pessoas o caminho certo na busca de soluções alternativas e sustentáveis. Em Portugal, por exemplo, ainda não estamos a assitir a uma alteração evidente a nível dos veículos de serviço estatal, mas poderá ser uma questão de tempo.

Assim na nossa questão desta semana queremos que nos diga se deveria o Estado Português adotar apenas veículos elétricos. Pode votar a partir da sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Deveria o Estado Português adotar apenas veículos elétricos?

  • Sim. (51%)
  • Não. (49%)

Total Votos: 1.165

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AlexS
    AlexS

    Claro que não. Deve adoptar o que for melhor para a missão.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Onde estão os veiculos blindados de combate eletricos? os camiões pesados ou médios eletricos, os jipes eletricos, os veiculos dos bombeiros eletricos – e o desastre que seria combater um incêndio com baterias de litio e o fogo atingir o veiculo…

        E sem falar do preço.

        E para o final. Ninguém percebe o clima é demasiado complexo de entender e não há provas cientificas algumas que entendam. Enquanto não conseguirem explicar a variações climáticas passadas não conseguem explicar as presentes.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Obviamente…

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    A transição deve evolutiva e não revolucionária. É preciso fazer uma migração gradual, dar tempo que se crie naturalmente condições para que se faça sem sobressaltos. Acredito que no futuro teremos condições de gerar e transportar toda essa energia, mas não estamos nesse ponto agora. De forma simples, não vale a pena meter a carroça a frente dos bois.
    O estado deve dar o exemplo. Fazer uma transição sensata e serena.

  3. Avatar de GatoXico
    GatoXico

    Não. Devem manter os que já têm, que ainda estão muito actuais e em muito boas condições.

  4. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Claro que não. São mais caros, e quem paga são sempre os mesmos. E depois são elétricos, aquele mundo em que o homem está ao serviço do carro e não o contrário…

  5. Avatar de PoisPois
    PoisPois

    Acho que toda a classe política (Governo e Presidente) devia andar/ter/viajar de VE (pago pelo bolso deles), de comboio, bicicleta, etc…, ou seja, tudo o que gaste gasóleo e gasolina (Ex: avião) seria expressamente proibido de usarem.
    O exemplo vem de cima.

  6. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Falta aí a opção “deviam andar de transportes públicos”

    1. Avatar de PN
      PN

      Concordo, deviam dar o exemplo.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      É isto mesmo. Passe gratuito para todos, querem carro paguem que eu faço o mesmo.

    3. Avatar de pp24x7
      pp24x7

      Errado, acho que devem andar em carros particulares e com todas as comodidades e regalias que um cargo soberano de lidearança de uma nação lhes confere.
      Alias, ate acho que os politicos ganham pouco.
      Deveriam ganhar mto mais sabes pq? Porque os lideres competentes nao tem interesse em politica pois tem muito mais beneficios se trabalharem no setor privado, ou seja, os que ficam com a politica, sao em regra geral os menos competentes e os menos capazes pois os verdadeiramente bons não têm qualquer moticação para este folclore

      1. Avatar de GM
        GM

        Pensamento errado. Mesmo que os vencimentos dos políticos fossem o quíntuplo, seriam os mesmos a estarem na dança das cadeiras, pois para eles é a profissão deles. Vê o PM, há quantos anos é “político/governante”? Pois, mais do que deveria.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Deve ser por isso que o Pavilhão Meo Arena foi vendido ao genro do Cavaco por uma bagatela.

        2. Avatar de Pp24x7
          Pp24x7

          E porquê? Porque o universos de interessados em serem bons politicos é reduzido. Os bons profissionais estão no privado a liderar grandes empresas e com salarios muito mais atrativos.

          1. Avatar de GM
            GM

            O problema está em ver a função de político/governante, não como profissão, mas sim como missão. Temporária. Faz um mandato e vai à sua vida, e vem outro com o mesmo lema. Mas não é o que se tem visto desde há quase 50 anos.

  7. Avatar de GM
    GM

    Concordo com o comentário do AlexS. Devria ser adoptados o que for mais conveniente para a situação. Viaturas eléctricas dentro das cidades, veículos a combustão fora.
    Deveria o Governo, sim, e uma vez que espetou tantos impostos numa empresa como a EFACEC, pedir o retorno na forma de desenvolvimento de tecnologias nacionais no que respeita a baterias para VE’s, e refiro-me a VE’s e não automóveis, uma vez que temos uma boa reserva de matéria prima para baterias, sobretudo lítio, e aproveitando também o know-how que a empresa já tem em matéria de carregadores e outras tecnologias. Mas não, este Governo não tem esse rasgo de inteligência. Há quem se queira livrar da EFACE a todo o custo, eu creio que uma vez que se enterrou o montante já dispendido, e que se continua alegadamente a subsidiar, há que obter o retorno, e incentivar à criação deste “cluster”, com o envolvimento também do CEIIA e outras empresas do sector automóvel.

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Votei sim que é para saberem o que custa a vida.
    Isto de andarem a 200 nas AE tem q acabar. De elektros tinham que andar pianinho como os outros e fazer uns pic-nic’s pelo caminho e é se não querem andar a pé.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      És tu que os pagas e os EV deles , não são eles. E podem bem andar a mais de 200, o alcance é que não será grande coisa para muitos deles.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Um i4 ainda faz 114 kms a uma media de 150 kms/h. A 200 kms hora ainda deve dar para 50 kms. Pelo menos para ir comer a um choco frito a Setúbal deve dar. Depois regressam no dia seguinte.

    2. Avatar de Segna
      Segna

      Não penses que eles fossem adquirir Nissan leaf’s… deviam era de andar de transportes públicos ou de veículos próprios às suas custas para assim serem respeitados mas nem isso eles são capazes de fazer.

  9. Avatar de O casebre feudal
    O casebre feudal

    O governo português devia era parar de tomar banho de sol e jantaradas e travar um plano que não seja só dar de comer aos acionistas da EDP e TAP.

    Isto significa conseguir produção de VE e componentes como baterias, chips, etc em Portugal, assim como painéis solares. Trazer riqueza ao país, não pobreza como é costume…

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Sim, todos os novos veículos devem ser eléctricos ou, em alternativa, andarem de transportes públicos – se não é o Governo a dar o exemplo, é normal que a maioria coloque as medidas em causa.

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      E agora com os passes de 10 anos, era um mimo!

  11. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Eu pensei de imediato nas viaturas de representação para deslocação de governantes, logo sim. Até porque em determinadas gamas altas já começa a haver uma certa paridade de preços. Quanto menos ICE nas estradas melhor!

  12. Avatar de gFan
    gFan

    O estado deveria de andar em transportes públicos.

      1. Avatar de João Oliveira
        João Oliveira

        Nem mais.

  13. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    alterações climaticas a farsa e a manipulação como enganar os povos.

  14. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Para mim a resposta é simples e nada tem a ver com a questão ideológica de ser a favor ou contra eléctricos (nunca conduzi um sequer).

    É apenas uma questão de princípio, que muito falta aos sucessivos governos (maioritariamente) socialistas que ficam sempre presos no politicamente correcto e no populismo bacoco.

    Se for mais barato ao Estado comprar e manter VEs, incluindo o custo de compra de energia, e a compra de veículos em maior número a distribuir por todo o país para que os funcionários se possam deslocar sem ter de pernoitar e perder dias de trabalho, então força. Caso contrário não.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Obviamente, mas o pessoal ainda não entendeu que uma tecnologia não tem de se adequar a tudo…

  15. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Sim. O estado tem que dar o exemplo.