Estamos perto de recuperar a camada de ozono e resolver um dos nossos maiores problemas

28 Comentários

Estamos quase a recuperar totalmente a camada de ozono, resolvendo aquele que foi, durante muito tempo, um dos maiores problemas da humanidade.

Camada de ozono

Num mundo sobrelotado, as alterações climáticas não são o único desafio que a humanidade enfrenta. Aliás, antes, nas últimas décadas do século XX, a protagonista era outra: a camada de ozono.

Apesar de já não ser tema de manchete, o problema associado à camada de ozono foi identificado em meados da década de 1980. Na altura, uma série de estudos revelou que a utilização de um certo número de compostos químicos – nomeadamente os clorofluorocarbonos (CFC), gases incluídos em aerossóis – chegava à atmosfera e decompunha o ozono.

Sendo o ozono essencial à nossa sobrevivência, por ser responsável pela absorção de grande parte dos raios ultravioleta que chegam à Terra vindos do Sol, a destruição da sua camada foi, desde logo, identificada como um problema a resolver, urgentemente.

A comunidade internacional reagiu ao problema e, em 1987, entrou em vigor o Protocolo de Montreal, que pôs fim à emissão de CFC. Os resultados não foram imediatos, mas a situação do buraco da camada de ozono foi sendo atenuada: primeiro, foi travada a sua expansão e, mais tarde, foi iniciada a sua recuperação.

 

Estamos a conseguir recuperar a camada de ozono

Mudanças desta envergadura demoram o seu tempo a reverter, e, depois de muitos anos a lidar com o problema, a Organização das Nações Unidas aponta 2040 como o ano que ditará o início do fim do buraco da camada de ozono.

Camada de ozono

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) constataram que a restauração desta camada está num caminho favorável. As duas entidades estimam que a recuperação nas diferentes zonas do mundo dar-se-á entre 2040 e 2066.

A previsão aponta que a Antártida seja o “last man standing”. De acordo com o último relatório de avaliação quadrienal do Painel de Avaliação Científica do Protocolo de Montreal, a camada de ozono atingirá os níveis de 1980, em 2066. Isto colocar-nos-á a meio do processo de recuperação.

Camada de ozono

Apesar desta previsão, é possível que outras áreas se recuperem bem mais cedo, como o buraco do Ártico, que é mais recente e mais pequeno.

Fora das regiões polares, a recuperação da camada de ozono poderá ocorrer em menos de duas décadas, por volta de 2040.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lol
    lol

    A camada de ozónio hoje é um gota no oceano comparado a todos os outros problemas que temos que causam alterações climáticas.

    1. Avatar de Security
      Security

      É agora… mas não o foi há uns tempos. Estas alterações demoram décadas. As alterações climáticas têm de ser mitigadas e começar-se a resolver alguns problemas. A questão da camada do ozono não resolve o problema mas ajuda por si só a combater um pouco o aumento de temperatura média do planeta. Agora concordo consigo que atualmente é o menor dos nossos problemas.

    2. Avatar de Tone
      Tone

      Quais são esses problemas?

  2. Avatar de Rui
    Rui

    É a prova que as normas funcionam se não se tivesse tomado a decisão da redução nos CFC provavelmente hj o prognostico era outro

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Não prova coisa alguma, Basta ver a redução espectacular do buraco em 2019 para depois aumento espectacular em 2020 na Antártida para ver que pouco se sabe.

      Além disso o Ozono que é um poluente sério – claro que isto não se diz- e está aumentar muito ao nível da baixa atmosfera. Mas sobre isso também não se fala. Se não há CFC porque está aumentar?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Os CFC destroem as moléculas de ozono isso é um facto absoluta de não tens CFC a camada tem tendência a fechar não é preciso ser engenheiro

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Mais uma vez não respondem à interpelação. O que fez a redução espectacular do buraco em 2019 para depois aumento espectacular em 2020?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Então vamos lá fazer um desenho, o buraco do ozono cresce e diminui todos os anos facilmente este ano já esteve maior que o mais pequeno do ano passado em 2020 registou se uma das maiores áreas mas não quer dizer que a média tenha sido maior em termos de media todos os anos tem havido uma diminuição, em 2020 o máximo foi maior mas a média foi mais pequena em relação a anos anteriores

      2. Avatar de Nuno José Almeida
        Nuno José Almeida

        Tanta estupidez num só comentário!

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        o problema é que ainda ha CFCs, ilegais, principalmente na Asia, mas há

      4. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Claramente não compreendes o que significa o buraco do ozono têm demonstrado tendência de este diminuir. Tendência de diminuir não significa que este, em todas as instâncias, tenha que diminuir. As coisas na natureza naturalmente oscilam. Em 2019 este foi particularmente pequeno, e em 2020 foi particularmente grande. Acho no entanto estranho que a fonte que leste se tenha esquecido de mencionar que em 2018 o buraco era basicamente do mesmo tamanho de 2020. Vamos também esquecer os anos anteriores que demonstram a tendência da área do buraco diminuir. Claro que ainda existe muita coisa que não sabemos sobre a evolução anual do buraco do ozono.

        O ozono troposférico não têm nada a ver com a camada de ozono. O ozono troposférico é causado pela poluição, como por exemplo, quando a luz solar interage com óxidos de nitrogénio.

  3. Avatar de r41m31
    r41m31

    Era necessário um programa semelhante para resolver os buracos na estrada que vão ficar muito para além de 2066 😀

  4. Avatar de Duarte
    Duarte

    Gostava que estivesse explicado como foi feita essa recuperação….

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Os CFC destroem as moléculas de ozono há alguns anos atras houve um esforço para reduzir as emissões de CFC daí agora se sentir o efeito, portanto se as moléculas de ozono não são destruídas mais ozono

  5. Avatar de Ptko
    Ptko

    E preciso proibir carros a combustao e consumo de carne em todo o mundo. Portugal espero que de o exemplo ja que e uma populacao pequena e submissa como mostram as escolhas politicas do pais

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      claro, agora é o CO2 e o metano que influenciam a camada de ozono..

    2. Avatar de Ana
      Ana

      Sim…
      A culpa de ter carne para comer é do Costa ou antes do Passos.
      Não quer comer carne não coma, ninguém obriga.

      Também pode deixar de usar o telemovel, faça um detox movel e carnivoro, ande a pé em vez de estar num ginasio a gastar energia e água e vai ver como se sente melhor

    3. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Sim, proibir o que quer que seja é a solução para tudo…oh santa paciência !!

  6. Avatar de FranProdigy
    FranProdigy

    Duma maneira ou doutra o planeta regenera-se sozinho…

  7. Avatar de Vendedor
    Vendedor

    Continuem a comer gelados com a testa e achar que temos alguma influência no que a Natureza faz… se calhar vou abrir um gelataria dessas, em Portugal não me vão faltar clientes

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Vendes banha da cobra?
      Curioso que houve mudanças na camada do ozono precisamente quando o CFC foi banido. Deve ser coincidência…

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Claro que é coincidência /s

  8. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    E se fabricarem menos carros elétricos a camada de ozono recupera mais rapidamente.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O que tem o cú a ver com as calças?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      tu queres ver que agora o litio liberta CFC’s ahah quando não se sabe do que se fala mais vale estar calado para não fazer figura de parvo ahah

  9. Avatar de PM
    PM

    Os humanos não resolveram probla nenhum, não colocaram uma única grama de ozono na atmosfera, a natureza sim fez o trabalho. Os humanos criaram um problema, um buraco, quando terminaram a agressão, a natureza tapou o buraco.

    1. Avatar de filipe
      filipe

      Voce contradiz-se… Os humanos resolveram o problema que criaram: se andavam a libertar cfc que danificavam o ozono, se se proibiu o uso disso resolveu-se o problema dos cfc…

  10. Avatar de Tone
    Tone

    Enquanto tivermos empresas e entidades que lucram com o clima manipulando o mesmo a seu belo prazer para depois justificar alterações climáticas que não existem, baseando isso nas suas alterações manipuladas ou por Eletromagnetismo ou aerossóis na atmosfera para canalizar massas de ar… As patentes estão disponíveis na NET…. E que tal responsabilizar todas essas empresas sempre que existir catástrofes?
    https://patents.google.com/patent/US5984239A/en