Telemóvel em voz alta enquanto conduz… será que pode?

23 Comentários

Todos nós sabemos que o uso de telemóvel é proibido durante a condução. No entanto, há situações, em que os condutores usam o equipamento de forma “alternativa” e consideram que seja legal. Mas será mesmo?

Telemóvel em voz aula enquanto conduz... será que pode?


Não pode manusear de forma continuada um telemóvel…

Quem conduz é comum ver condutores com o telemóvel na mão para realizar comunicações. É verdade que o uso do telemóvel é proibido durante a condução, mas há exceções. Saiba o que diz o Código da Estrada.

De acordo com o Artigo 84.º – Proibição de utilização de certos aparelhos, do Código da Estrada.

  1. É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos;
  2. Excetuam-se do número anterior:
    1. Os aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
    2. Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respetivo exame, nos termos fixados em regulamento.
  3. É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações.

Tendo como base a lei, os condutores podem usar o telemóvel em alta voz, mas não podem manusear o equipamento de forma continuada.

Telemóvel em voz aula enquanto conduz... será que pode?

Multas e Contraordenações

Ainda segundo o Artigo 84.º,

  • Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 250 a € 600.
  • Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de € 500 a € 2500 e com perda dos objetos, devendo o agente de fiscalização proceder à sua imediata remoção e apreensão ou, não sendo ela possível, apreender o documento de identificação do veículo até à efetiva remoção e apreensão daqueles objetos, sendo, neste caso, aplicável o disposto no n.º 5 do artigo 161.º

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Apesar de ser perigoso o manuseamento de telemóvel durante a condução, esta legislação já está obsoleta, ultrapassada e antiquada, como chamar de “aparelho”.. e não ter em conta os inúmeros dispositivos “touch” e de controle hoje presentes nos veiculos modernos como todos o equipamentos de infotainment, regulação (Ecra, AC, telefone, regulação de bancos, etc, etc)

    1. Avatar de Castro
      Castro

      ?
      já olhaste para o dicionário? Dispositivo = aparelho construído com determinado fim

      E a lei diz “qualquer tipo de EQUIPAMENTO ou aparelho”
      por isso abrange todos os casos que mencionas.

      1. Avatar de Tozé
        Tozé

        Então não podem vender tablets com rodas…

        1. Avatar de Castro
          Castro

          ?? Estamos a falar do código da Estrada (regras para os condutores quando conduzem) não de regulamentos sobre veículos.

  2. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    vejo muita gente com o telemovel em alta voz em frente a boca, assim nao deve dar multa

    1. Avatar de none
      none

      Até na rua… parecem idiotas que já nem sabem segurar um telemovel…

      1. Avatar de Joaquim Afonso
        Joaquim Afonso

        Há uma explicação plausível:
        o altifalante de alta-voz emite um volume superior e, logicamente, se estiver nesse modo não vai encostá-lo ao ouvido!
        Por outro lado, muitos smartphones quando em alta-voz, a qualidade da entrada de áudio (microfone) é afetada, fazendo com que do outro lado não se perceba muito bem o que está a ser dito!

  3. Avatar de André R.
    André R.

    E podemos ir num Tesla a mexer no ecrã para ativar alguma função, como o AC por exemplo?
    Não deixa de ser um telemóvel grande …

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      De facto nunca percebi pq é que a lei vê o ecrã dos Tesla (e outros VE) de forma diferente dos telemóveis touch, a distração é a mesma a mexer num ou outro…

      1. Avatar de Castro
        Castro

        a lei aplica-se a qualquer equipamento que o condutor use ao conduzir – isso inclui equipamentos do carro. Como é óbvio, é mais fácil fiscalizar o uso de telemóvel já que é mais fácil ver se uma pessoa tem o telemóvel na mão.

  4. Avatar de Tino
    Tino

    Eu não posso utilizar o telemóvel em alta voz, mas se tiver dinheiro pra comprar um carro com bluetooth, já posso, mais uma lei feita a pressão de ricos prós ricos, quem ganha o ordenado mínimo que se f*da, Paga b*i

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Acho que interpretou mal a lei.

      1. Avatar de Tino
        Tino

        Porque? Eu se tiver o telemóvel em alta voz, mesmo que pousado, levo multa, se estiver ligado ao carro ta tudo bem, já não me distrai

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não tens dinheiro para comprar um suporte para o telemóvel?

  5. Avatar de Luis M S
    Luis M S

    Basicamente, não se pode segurar o telemóvel nas mãos enquanto se conduz, para nenhum efeito.
    Se estiver num apoio/suporte já não haverá problema.

  6. Avatar de VF
    VF

    E se for um walkie-talkie, usado de forma não continuada?
    Será permitido ou também proibido?

  7. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    viram algum telemóvel? Eu não vi…

  8. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Custa muito ligar de volta quando já não se estiver a conduzir? Se a outra pessoa tiver uma urgência, liga para o 112.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Sim, claro
      Vou numa emergência e preciso comunicar com a Central, chapéu então…

  9. Avatar de Carla
    Carla

    Só vou dar uma perspectiva mais alargada. Só a quantidade de radios e ecras tacteis, sao nocivos o pessoal distrai-se a colocar musicas, a olhar para o ecra e ver os videoclips. O telemovel distrai na condução porquê? Se for pela conversa, é igualmente distrativo se falarmos com alguém ao lado ou atras e muitas vezes enervamo-nos ate com os miúdos. Se for por conduzir só com uma mão, gostaria de saber porque podem conduzir pessoas só com uma mão por deficiência de nascença ou acidental. Afinal é proibido por causa do barulho? Ou distracao de olhar? Pois há imensos cartazes de publicidade espalhados que nos fazem distrair mais pois é impossivel nao olhar devido à grandeza dos mesmos e que até escondem a sinalética que está por trás.

    1. Avatar de Tino
      Tino

      Moça, concordo com tudo que disseste, só queria acrescentar mais uma coisa, as gajas boas, a mostrar as pernas ou o decote, essas é que vão ser a minha perdição um dia.

  10. Avatar de santos
    santos

    Mas fumar pode… cenas…

    1. Avatar de Tino
      Tino

      Agora já nem isso…