Maioria consideram que o tempo médio para se trocar de smartphone são 4 anos

35 Comentários

Com tantos modelos de smartphones a serem lançados no mercado a uma velocidade surpreendente, é tentador querer trocar o nosso equipamento por um mais moderno. Nesse sentido, questionámos os nossos leitores sobre qual seria o tempo médio para se trocar de smartphone e a maioria das respostas aponta para 4 anos.



Qual o tempo médio para se trocar de smartphone?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 3.477 respostas obtidas.

De acordo com os resultados, a maioria dos leitores, com 28% dos votos, considerma que 4 anos é o tempo médio adequado para se trocar de smartphone (957 votos). Já 26% dos leitores votaram em 3 anos (900 votos), enquanto que 20% escolheram a opção de 5 anos (701 votos). Por sua vez, a resposta de 7 anos ou mais foi escolhida por 11% dos participantes (383 votos) e 2 anos foi a escolha de 9% (322 votos). Finalmente 5% consideram que o tempo médio para se trocar de smartphone são 6 anos (165 votos) e os restantes 1% escolheram a opção de 1 ano (49 votos).

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados atuais desta questão.

Nos comentários deixados no artigo onde colocámos esta questão, muitos leitores dão justificações para a escolha que fizeram na votação, embora muitos também salientem que tudo depende do smartphone que se tem e ainda das possibilidades económicas.

Se não respondeu à nossa questão, diga-nos agora qual é para si o tempo médio para se trocar de smartphone.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Qual a sua opinião sobre os novos iPhone 15?

  • Nada de muito novo, muito do que já se estava à espera. (54%)
  • Não gostei, não é nada de especial e a marca tem vindo a desapontar. (38%)
  • Um espetáculo de smartphone, a Apple continua a surpreender com fantásticos equipamentos inovadores. (8%)

Total Votos: 1.449

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

 

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jedi
    jedi

    lol.
    a não ser que comprem smartphones de abaixo de 200€.
    A cima disso obviamente tem de durar muito mais.

    As mesma coisa com PC ou portatis ou até mesmo qualquer mais meio de transporte. 😉

      1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        O meu foi abaixo dos 150, por isso vai ter de durar mais de 8 anos. Enquanto der para fazer/receber chamadas/menssagens, ir à net e consultar o email, para que é que vou mudar?

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Há muito tonto que muda de iPhone a cada 6 meses.

  2. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Comprei o meu há 8 anos, Oneplus 2, e continua a rolar

    1. Avatar de JP
      JP

      Para mim, a questão mais importante (Segurança) vai muito mais além da capacidade de rolar.

      1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        A primeira linha de segurança/proteção parte da parte do utilizador 😛

        1. Avatar de JP
          JP

          epá….mas estás a ensinar o a missa ao Padre?
          é claro, mas todos sabemos que não chega.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Telemóveis completamente novos e acabadinhos de sair já foram comprometidos. Inclusivamente nos dados bancários. Portanto não vás por aí. Noticias dessas são mais uma táctica de venda do que outra coisa qq.
        Aqui o V30 (2017) da minha cara metade nc foi atacado e ela não tem cuidado nenhum. Abre tudo o que lhe aparece à frente.
        Estou farto da avisar mas ela não faz caso. Acho que ando a fazer figura de urso looolooolool

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Qual a sua opinião sobre os novos iPhone 15?

    Nada de muito novo, muito do que já se estava à espera. (52%)
    Não gostei, não é nada de especial e a marca tem vindo a desapontar. (36%)
    Um espetáculo de smartphone, a Apple continua a surpreender com fantásticos equipamentos inovadores. (12%)
    Total Votos: 160.” Que ripeirada que o iPhone e a Apple estão a levar. Kkk… 🙂

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Sandokan, a Apple não vai dormir a pensar nesta votação. Kkk…

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O meu telefone faz 8 anos em Novembro, se nada de anormal acontecer até lá!
    É um Windows Phone. Já trocou 1 vez a bateria e em breve terá que levar outra!

  5. Avatar de Simão
    Simão

    Bem, eu tenho um Lumia 930 com WM10 desde 2013 salvo erro.
    Em 12/2019 comprei um P30 PRO por causa de algumas funcionalidades e APPS que deixaram de funcionar no Lumia.

    Ainda hoje os tenho e não faço questão de comprar outro durante um bom tempo a não ser que tenha algum “azar” .

    Muito consumismo…….

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      É isso @Simão. No meu caso para as coisas/app que o WM vai perdendo e não tinha (HOME principalmente) fui buscar um tab s7 em fins de 2020 por metade do valor de um telefone da mesma gama.
      Tb há-de andar por cá até não dar mais, com a vantagem acrescida de na maior parte das saídas me poupar o PC. Comprei-lhe um rato BT da MS a um valor qs oferecido+uma capa teclado na Amazon usados por menos de 1/4 do valor q estava nova, apenas a embalagem estava aberta e siga.
      Não sinto falta de nada!

  6. Avatar de JS
    JS

    O meu tem 8 anos
    Depois falam no ambiente
    É telemóveis, portáteis etc
    Deveriam durar anos e as aplicações serem compatíveis para correr em todos os aparelhos.
    Se querem preservar o ambiente comessem por aqui0

    1. Avatar de SL
      SL

      As aplicações correr correm até certo ponto, tal como noutros ecossistemas, o problema é que as coisas evoluem e não dão para sustentar durante anos, acabam sempre por ficar limitadas ou pelo hardware já não estar capaz ou exigência do software ser maior que o smartphone pode dar, não há milagres.

      Isto de preservar o ambiente tem muitos snãos que os políticos não vêm ou melhor não querem ver e os gigantes tecnológicos arranjam sempre maneira de dar a volta pois estes estão nisto para ganhar dinheiro e não inverso.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Há tb aquela situação em q queres instalar uma app e não consegues porque ela não está actualizada para rodar na nova versão Android.

  7. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    O meu iPhone XR faz 5 anos. ainda perfeito e tão rápido como à 5 anos atrás. Bateria original com 81%.
    Não sei como é que Apple quer que as pessoas troquem de iPhone, com aparelhos tão bons assim…

    1. Avatar de JP
      JP

      Este comentário é 5*.
      Só me faz lembrar o rapaz deste video: <>

      1. Avatar de JP
        JP

        e pronto, links do youtube não entram. O video é uma entrevista da superbock.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não entram?

  8. Avatar de Grunho
    Grunho

    Muito mal, meus amigos. Troquem todos os meses. Ou até todos os dias. “Tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar”…

  9. Avatar de LR
    LR

    Trocar de 4 em 4 anos…a uma média de 250€ por tlm, supondo 40 anos (4 anos * 10) dá uma quantia de….10000€! Dá que pensar

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Lol
        Ve-se que ele ou ela usa o telemovel em demasia.

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tudo se resume a uma questão de bom senso, na questão da compra.
    Em relação a venda, é importante as marcas darem suporte a compra de spare parts originais, a preços decentes, e não cobrarem 200€ por um ecrã de um telemóvel que custou 250 ou 300€.

  11. Avatar de Marko
    Marko

    Eu vendi o meu P30 Pro New Edition com 3 anos e comprei hoje um Pixel 7… Não tinha atualizações de segurança desde Fevereiro e o Android Auto não funciona no meu carro, problema no telemóvel pois os outros da família dão todos o P30 Pro deu, ouve atualizações do Android Auto pronto… nunca mais, e dá jeito aliás é o GPS, Spotify etc … Comprei o Pixel 7 530€ numa perspectiva de ficar com ele pelo menos 4/5 anos se houver atualizações de segurança para mais tempo é até derreter!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O que ganhas no Android Auto q não tenhas no próprio telefone?

  12. Avatar de Marko
    Marko

    Ganho muito mais praticidade em tudo, muito mais fácil interagir e responder a chamadas, sms, email tudo por voz, gps maior para ver os trajetos e melhor colocado ah… isto tudo durante a condução… A resposta é simples, e contra pergunta o que fazes com o BT do carro que não fazes com o telefone? É tudo uma questão de praticidade nada mais, e quem usa ou usou sabe… Com o BT do carro não levas multa, se fores em voz alta ou ao telefone levas 😉 !
    Espero ter ajudado

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Portanto não fazes nem mais nas fazes menos 🙂
      Mas tens um ecrã maior para o q fazes eheh. Era o q eu pensava.

      1. Avatar de Marko
        Marko

        Ya é isso mesmo

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Eu troco de 6 em 6 anos, é quando o IOS já não atualiza para a nova versão.

    1. Avatar de Vítor M.

      É uma política consciente, sim, senhor.