Preço do gasóleo vai disparar na próxima semana! Saiba quanto…

59 Comentários

Todas as sextas-feiras passou a ser previsto o preço dos combustíveis para a semana seguinte. Para a próxima semana há boas e más notícias. Conheça já o que vai acontecer com os preços da gasolina e gasóleo.

Combustíveis


Combustíveis: Gasóleo deverá subir 5 cêntimos

É caso para dizer…”não há carteira que aguente”! A partir de segunda-feira há mais uma forte subida no gasóleo. A gasolina deverá manter-se. Ao que a SIC pode apurar, junto de fonte do setor e com base nos dados atuais dos mercados, o gasóleo deverá ficar cinco cêntimos mais caro.

Este novo aumento do preço do gasóleo está a ser justificado pelas mexidas nos mercados de produtos refinados e também devido ao valor a que está a ser negociado o petróleo. O barril de brent tem registado uma subida de preço e está neste momento a ser comercializado a 94 dólares (88 euros), refere o canal.

Ainda assim, é importante salientar que os valores podem variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Para saber onde encontrar os preços mais baixos na região onde precisa de abastecer, veja aqui.

O Governo decidiu manter inalterados, neste mês de setembro, os descontos no imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) em 13,1 cêntimos por litro no gasóleo e 15,3 na gasolina. Suspendeu ainda a atualização da taxa de carbono, tal como anunciado.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    O gasóleo move o parque automóvel de alta cilindrada da classe alta/elite/burguesia exploradora, que pode pagar o aumento. Muito pior era se fosse na gasolina dos pequenos utilitários dos assalariados de classe média e baixa.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A classe alta não anda a gasóleo xD Os plebes andam de 420d, os ricos andam de m4…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        420d?
        Hoje é em dia é mais i4 de preferência m50!

    2. Avatar de MPaiva
      MPaiva

      Sempre a conversa da burguesia, etc etc. Quem ganha mais, paga mais impostos e tem muito menos direitos. Além disso as empresas são quase todas movidas a gasóleo.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        É precisamente o contrário, mas vale para atirar areia aos olhos dos outros, não é? Um litro de gasolina paga mais quase 20 cêntimos de imposto fixo que um de gasóleo. E as empresas não são pessoas, não são gente, gente são os capitalistas que as controlam. E o tal “carro da empresa” é exactamente como os dos assalariados, só que maior, muito mais caro e mais luxuoso. Serve para transportar o capitalista ao casino, ao iate ou ao campo de golfe.

        1. Avatar de nuno a
          nuno a

          juntx camarada, o comunismo nunca funcionou mas pode ser que na proxima tentativa funcione, so temos de tentar mais uma x, avante nós e os amigues do bloque juntx sempre para um Portugal mais juste

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Nuno a…. avante camarada, rumo aos prados verdejantes dos amanhãs que cantam. Hehehe

        2. Avatar de MPaiva
          MPaiva

          Só quer atenção, não é?

    3. Avatar de PN
      PN

      Já vi comentários absurdos por aqui, mas este excedeu os limites. E então aqueles que conpraram carros a gasóleo, porque vivem no interior e têm que andar dezenas de quilómetros para irem trabalhar ou até irem às compras, porque não têm outra alternativa, são burgueses, é isso? Não deu para pensar que até há pouco tempo, o gasóleo era mais barato por litro que a gasolina, e que isso influenciou muito no momento da compra do carro?
      Ou foi apenas um comentário atirado ao calhas para aqui, sem critério nem pensamento, apenas para falar mal de alguma coisa só porque sim?

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Já vi comentários raivosos, mas este excedeu os limites. E então os que vivem no interior e têm de fazer as mesmas dezenas de kms para trabalhar e têm carro a gasolina, são o quê, animais de carga? E alguma vez o Estado assinou contrato com quem optou por carro a gasóleo a garantir-lhe um bónus subsidiado pelos consumidores de gasolina?

        1. Avatar de nuno a
          nuno a

          issso camarada a escolha pessoal de quem compra nao interesa eu podia comprar a gasoleo mas escolhi comprar a gasolina porque quero ajudar os mês amigues, juntx na luta

        2. Avatar de PN
          PN

          Gasolina ou gasóleo, cada qual escolhe o que mais lhe convém, mas qualquer coisa é desculpa de burgueses para aqui, imperialistas para ali, e nem sequer é o assunto da notícia. Avante camarada, o tio putinas está contigo, essa retórica na ruzzia ou na sede do pzp teria mais resultado que num site de notícias tecnológicas. A retórica já é velha e cansada, mas mesmo assim a quinta coluna não desiste de a usar onde quer que ponha os olhos. Sinceramente desejo as melhoras, ninguém merece esse sofrimento.

    4. Avatar de GM
      GM

      A minha viatura FIAT tem motor 1250cm³ e é a gasóleo. E não sou burguês. Se calhar até sou, porque o carro é a gasóleo….

      1. Avatar de Chico Fininho
        Chico Fininho

        Correção 1248cm³.

        1. Avatar de GM
          GM

          Com precisão, sim. Apesar do mesmo motor noutra marca a capacidade seja diferente nuns cm3.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Os motores 1248 cm3 da FIAT já estão todos na sucata. São do tempo em que algumas marcas tentaram atrair consumidores da classe média e baixa para o diesel com motores que eram um verdadeiro logro.

        1. Avatar de GM
          GM

          Obrigado pelo esclarecimento. Tenho um logro com 12,5 anos e 127000km, e não sabia.
          E era um logro tão grande que a OPEL e a SUZUKI, pelo menos estas, usaram em alguns modelos.

          1. Avatar de Vilna
            Vilna

            12 anos já dá para a sucata? Se calhar tem de ser como os telemóveis da xiaomi, a cada 6 meses sai 1 novo :o)

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Haverá muitos iguais a esse, mas são todos imaginários.

          3. Avatar de GM
            GM

            O meu é bem real, não é imaginário.
            Para a sucata?? Não, tem de durar mais uns bons anos. Pelo menos 5 a 6.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O CO2 é a desculpa para a transicção elektra.
            Com o argumento do aquecimento global.
            Td tretas.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Os carros a gasóleo de pequena cilindrada perderam o interesse para os fabricantes por volta de 2015

          Mais uma trolitada da UE a “bem do ambiente” quando se decidiu pela norma de de emissões Euro 6 que em 2015 tornou inviável em termos de custos continuar a fabricar carros a gasóleo com motores pequenos devido ao custo das tecnologias necessárias às redução de NOx e partículas .
          Para cumprir as normas Euro 6, os fabricantes de carros a gasóleo tiveram que investir grandes somas de dinheiro o que que representa um valor significativo por cada carro não comportável para os pequenos modelos a gasóleo existentes no mercado que se pretendiam económicos.
          Como resultado os fabricantes de carros económicos desistiram de os continuar a fabricar. Por exemplo, a Volkswagen, a Peugeot, a Citroen e a Renault já deixaram há muito de produzir carros a gasóleo com motores de menos de 1,4cc foram todos à vida. Eram carros pequenos, económicos e pouco poluentes. O Luppo (1.0L) devia ser dos carros que emitia menos CO2 (consumia menos de 3l/100). Certamente poluía muito menos que um eleKtro nos dias de hoje a consumir electricidade de rede. Mas os mentecaptos da UE acharam que esse é que era o caminho certo. Agora temos que levar com o ódio de estimação do @Grunho loooloooloool

          1. Avatar de Vitrac
            Vitrac

            Mete mais tabaco nisso….e já agora deixa de desinformar.

            1) os motores Euro 6 são muito limpos (comparativamente) e eu tenho na família vários pre-euro 6 que deitam fumo e especialmente cheiro nauseabundo, imagina os contaminantes que não se vêem … o meu que é Euro 6 e já tem mesmo muitos km, incomparavelmente superior.

            2) antes de normas mais apertadas, alguns países / fabricantes apostaram em motores mais pequenos como medida rápida (muitos com menos 1 cilindro) para enganar o povo e em especial a fiscalidade! Mas estudos independentes rápido demonstraram que só tinham inconvenientes e até se estragavam mais rápido (gasolina e diésel)

            3) acho engraçado estarem sempre do contra, mas formar um partido ou meterem-se num destes e ganhar para mudar o país para melhor… nada. É sempre a mesma solução, dizer mal e dizer que as esquerdas é que são boas. Curioso que nos países onde estão, aquilo vai de mal a pior…

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Vitrac, o famoso manco *afinal é 1.2cc, emitia apenas 81 g/km de CO2.
            Hoje os mais eficazes a gasóleo emitem aprox 120 g/km de CO2.

            O que está a levantar toda esta polémica e consequentemente argumento para a transicção? Exactamente é o CO2!!!
            O que ganhámos com este estrangulamento? Exacto, um aumento de 50%nas emissões de CO2 por carro de pequena cc a diesel que não é vendido e eram muitos.

            Já agora se s norma EURVII entrar, será a vez dos carros pequenos a gasolina deixarem de compensar para as fabricantes.
            Restando apenas carros de 40 mil para cima.
            Consequência que estou a antecipar… esmifrar os existentes ao máximo.
            A UE será a nova Cuba do Globo.

          3. Avatar de Vitrac
            Vitrac

            @Yamahia, vê-se que não te informaste, as normas Euro desde ao tempo estão preocupadas com os NOx e partículas finas.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Vitrac andas distraído. Isso está referido e foi exactamente por isso que os pequenos motores foram descontinuados pois ng iria pagar um balúrdio por um carro de entrada.

            Falando de decisões injustas e sem nexo:
            -Em relação às partículas, um mastodonte elektro de 2 tons emite mais por via do desgaste de pneu e alcatrão a comparar com um utilitário leve com um pequeno motor diesel.
            -O combustível que alimenta esses elektros emite maiores quantidades de NOx e partículas finas e grossas por 100 kms pois a sua transformação não dispõe de filtros nem adblue para os conter. Nem sequer há a mínima preocupação com isso.
            Mas continuem que vão no bom caminho. Os resultados estão à vista. O CO2 aumenta ano após ano!

          5. Avatar de gFan
            gFan

            @Yamahia ninguém está preocupado com o CO2. As preocupações da esquerda em relação ao CO2 é apenas para cobrar taxas e tachinhas como por exemplo a taxa do carbono.

            Em termos científicos o CO2, é apenas, e só 0,04% da atmosfera!
            Só para teres uma percepção, se não houvesse CO2 na atmosfera os seres vivos morriam, por exemplo, se a percentagem de CO2 na atmosfera baixar para 0,02% os seres vivos começam a morrer.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O CO2 é a desculpa para a transicção elektra.
            Com o argumento do aquecimento global.
            Td tretas.

          7. Avatar de JL
            JL

            E se o CO2 aumentar para 0.08 que acontece ?

      3. Avatar de AP
        AP

        E o meu Ibiza de 2006 com 1400cm3
        Com 240.000 tem sido um relógio. Mas só mostra esta qualidade e fiabilidade porque é carro de burguês, claro.

    5. Avatar de nuno a
      nuno a

      o pessoal do PCP e do Bloco aprovam essa mensagem, juntx camarada

    6. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Os plebs coitados, mal podem pagar a gasolina dos seus GTRs e M4s, a burguesia dos diesel 2.5 é está bem. #satira

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Nesse tal “valor significativo por cada carro não comportável para os pequenos modelos a gasóleo” está a prova de que o motor diesel é intrinsecamente muito mais sujo e mais pestilencial que o motor a gasolina. E se é assim, então não se percebe como a direita reacionária insiste em favorecer quem o utiliza à custa de quem utiliza gasolina.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Está descansado que com a entrada do EUR VII, a próximas vitimas vão ser os pequenos motores a gasolina.
          Finalmente vamos ter carros só ao alcance da classe imperialista e exploradora looolooolool

    7. Avatar de Filos
      Filos

      “É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida” (M. Switzer)

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Ai sim? Então porque é que falaste?

        1. Avatar de Filos
          Filos

          “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta” (A. Einstein)

    8. Avatar de Tó

      ui, essa cassete está forte

  2. Avatar de Alves
    Alves

    Estás a brincar correcto?
    Aí quem tem carros a gasóleo é a burguesia?

    Deves viver noutro planeta!

  3. Avatar de Jakim Zé
    Jakim Zé

    Já diz a musica: “Vamos à la España, oh, oh, oh , oh”.

    1. Avatar de PeterOak
  4. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    O socialismo funciona e faz falta a Portugal!

    Alguém diga ao Costa para aumentar o imposto sobre combustíveis! Portugal precisa.

    1. Avatar de OJL
      OJL

      A sério? Só pode ser sarcasmo.

    2. Avatar de Vitrac
      Vitrac

      Lol também me parece que o “pequenino” cada vez precisa de mais ajuda; melhor, eu acho que devíamos espremer mais a classe média (eu por exemplo), deixar a classe média só com dinheiro para um VW Lupo e uma cervejinha e dar tudo “ao pequenino”, que afinal a pastelaria “do rendimento mínimo” apesar de estar completamente cheia a todas as horas do dia (mas se afinal deviam estar a trabalhar… como estão sempre no café a toda a hora?! Não entendo, até parece que lhes dão dinheiro para não fazer nada… deve ser da cabeça ou dos de costas que não podem trabalhar… devem estar de baixa o ano todo…), sempre o dono que anda de SUV BMW (da empresa, ele é pobre e quase não tem rendimentos) dava-lhe jeito ampliar a pastelaria.

  5. Avatar de Mike
    Mike

    O que vale é que hoje começa mais uma jornada de futebol e a malta esquece deste aumento de preços.

    1. Avatar de Vitrac
      Vitrac

      +1

      Já várias gerações diziam que o tuga precisa de fado e cerveja; actualmente futebol/novelas…

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Que culpa tem o futebol do aumento dos preços dos combustíveis?

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Aqui é só umbiguismo. Todos olham para o que lhes sai do bolso no momento de atestar o depósito e acusam de burguesia aqueles que têm carro a gasóleo (mesmo que seja um carro já com 15 anos!).

    Coitados de todos nós que dependemos de viaturas pesadas (movidas a gasóleo) para poder-mos ter comida no prato! O aumento do gasóleo influencia o preço da mercadoria no nosso prato, desde a fertilização até à distribuição. E por cada passo da cadeia, o custo aumenta devido ao preço do gasóleo!

    Se o custo dos combustíveis fosse apenas para nos movimentarmos nos nossos carros de burguês com 15 anos (sim, a idade média do parque automóvel é de 15 anos!) estaríamos todos muito bem.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Já começam a aparecer camiões eléctricos. E vai ser preciso acelerar a transição da camionagem para o eléctrico. E utilitários com 15 anos a gasolina é que não são de burguês de certeza, a gasóleo sim.

      1. Avatar de GM
        GM

        BMW 530 a gasolina é o quê, carro do povo?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Esse não sei mas um AstonMartin de certeza que é!

  7. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Paga zé povinho!

  8. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    hehehe,… I stand with Ukrain & LGBrandon 10% cut!

  9. Avatar de gFan
    gFan

    Bem… isto de certeza que não vai ajudar a baixar a inflação!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Que já segue uma linha ascendente. Coicidências eheh

  10. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Quanto ao número de empresas detidos por magnatas portugueses: cfr. in https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0009800&contexto=bd&selTab=tab2&xlang=pt
    Período de referência dos dados: 2021
    Localização geográfica: Portugal
    Dimensão:
    Total: 1 342 116
    Pequenas e médias empresas (PME): 1 340 801
    Micro: 1 288 702
    Pequenas: 44 692
    Médias: 7 407
    Grandes: 1 315

    Quanto aos Veículos rodoviários motorizados em circulação: total e por tipo de combustível (ano de referência 2021): https://www.pordata.pt/portugal/veiculos+rodoviarios+motorizados+em+circulacao+total+e+por+tipo+de+combustivel-3101-262494
    Gasóleo: 4.621.937
    Gasolina: 2.230.882
    GPL: 62.237
    Outros: 175.833

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Fui à margem sul a um dia de semana eram cerca das 13.30.
    Não passei do Aqueduto.
    Há muito dinheiro.
    Combustíveis a 3 euros já.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Fosses pela Vasco ou por Vila Franca ou por Porto de Muge ou ainda por Santarém. Opções não faltam looolooolool

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Yamahia, se soubesse teria ido pela Vasco, sem dúvida.
        Mesmo ficando mais longe é sempre a andar.