Apple acaba de apresentar o novo iPhone 15! Conheça as novidades…

24 Comentários

Ao contrário de outros eventos da Apple, onde várias e impactantes novidades eram apresentadas, o novo iPhone 15 foi apresentado com algumas melhorias e com o destaque que o equipamento da Apple mantém o valor, ao contrário de outros smartphones. Mas afinal quais as novidades?


A Apple começou por destacar a Dynamic Island que passa a ter mais funcionalidades. O novo iPhone 15 está disponível em dois tamanhos: 6,1″ e 6,7″ no 15 Plus.

Tal como seria de esperar, o novo iPhone 15 segue a linha do iPhone 14, com algumas melhorias ao nível das câmaras, ao nível do material de construção e também passa a estar disponível em diferentes cores.

É verdade que o novo modelo do iPhone 15 traz algumas novidades ao nível do hardware, mas as grandes melhorias surgem ao nível do software, garantindo mais funcionalidades.

O novo smartphone da Apple vem equipado com o todo poderoso SoC A16 (que já equipa o iPhone 14 Pro) que garante melhor performance e também melhor qualidade ao nível dos gráficos. Ao nível da autonomia, a Apple refere que o seu novo smartphone tem bateria para todo o dia.

A câmara principal do novo iPhone oferece 48 MP. A outra câmara é de 24 MP. Usa píxeis intermédios de 12 MP para fazer zoom 2x e vídeo 4K. A Apple referiu também que os smartphones servem para fazer telefonemas e, nesse sentido, houve também melhorias ao nível da qualidade som que passa a ter machine learning para eliminar possíveis ruídos.

Como era de esperar, a interface de carregamento é USB-C. O SOS de emergência (já disponível em Portugal) e Find My via satélite agora está em 14 países e vai chegar a mais dois ainda este ano (Espanha e Suiça).

Em Resumo…

 

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alves
    Alves

    Mesmo cpu do iPhone 14 pro, não vi nada de novo.

    No 15 Pro, temos só 10% de aumento performance e 20% de GPU.

  2. Avatar de tiago
    tiago

    60hz em 2023 num telemóvel deste preço… Inacreditável

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Pois, nada de novo mas vão vender uns 70 milhões , até parece fácil, mas esta apple como tem um aparelho consolidado que até se vende sozinho, sem precisar de grande coisa…

  4. Avatar de Angelo
    Angelo

    USB 2.0 num telefone que começa nos quase 1000€, versão mais básica…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Há muitos telefones caros com USB 2.0, não é caso único. A maioria das pessoas não liga a isso, e o fabricante poupa uns trocos com o chip.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Dá me um andorid de 1000€ com usb 2.0 ? pois.
        O iphone consegue fazer filmagens em RAW em que muito facilmente um ficheiro passa dos 20gb passar isso por velocidade de 2.0 é inadmissível.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      USB 2.0 é considerado inovação em 2023.
      Ainda por cima saltaram uma versão. Foram logo USB 2.0 no primeiro modelo a incorporar esta nova tecnologia. Podiam ter optado por USB 1.0

  5. Avatar de iphone 15
    iphone 15

    mais interessante comprar o 14 pro que o 15 básico

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ainda ter o lightning se fores vender mais tarde será uma dor. Vai desvalorizar fortemente.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Mas as características restantes compensam.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estava entusiasmado pelo usb-c mas 2.0? a serio ? e ainda 60hz em 2023 para um telemóvel deste preço? vergonhoso

    1. Avatar de António
      António

      Já tinhas dito.

  7. Avatar de Jfcastro
    Jfcastro

    O Pplware a justificar a melhoria em relação a concorrência… ” manteve o preço ao contrário de outros smartphones” enfim…

    1. Avatar de Vítor M.

      Quando não se percebe a mensagem, ataca-se o mensageiro. 🙂 Não estás a perceber, mas se leres tudo vais entender. E quem o referiu foi a própria Apple 😉

      1. Avatar de Jfcastro
        Jfcastro

        Contra factos não existe argumentos… mostra lá no teu post onde errei. Aliás nem deviam de falar da concorrência. Mas ao compararem com a concorrência o preço só demonstra o desespero de não haver grandes novidades. Mais… relação qualidade/preço a iPhone está muito longe do pódio. Mas entendo o fanatismo….

        1. Avatar de Vítor M.

          Desespero? Tu tens morado onde jovem? Então são o smartphone premium que mais vende no mundo, podendo bater mesmo a marca do smartphone em geral mais vendido em 2023 e tu, no alto da tua douta sapiência achas que estão em desespero? São o equipamento preferido dos jovens na Coreia do Sul (tendo conquistado uma margem de mercado à própria Samsung, são a marca dos que mais vendem no mercado chinês e o que mais vende nos EUA… e tu achas que estão desesperados? Hehehe… és daqueles que vai em contramão na autoestrada e dizes para ti baixinho “que porra, tantos doidos a conduzir ao contrário!”.

          Até podes entender o fanatismo, porque estás a usar do mesmo (a experiência é nata). O que não se percebe é a tua falta de visão, dado que atualmente o que não faltam são informações sobre este mercado. Continua nesse caminho… 😉

      2. Avatar de LG
        LG

        A própria Apple referiu que mantéve os preços rem relação à concorrência? Deixa me já fazer pipocas!!

        1. Avatar de Vítor M.

          A sério que estás a dizer isso? Tinha-te como mais informado. Qual concorrência? Será que não percebes que a Apple não faz os seus preços a contar com a concorrência? Até porque os preços ao longo dos anos não têm sofrido grandes aumentos na procedência. Aliás, já mostrei isso num artigo aqui há uns tempos. Depois, cada país, tem a sua tabela de impostos. Por isso é que o iPhone é mais barato nuns países e caro noutros. Mas a empresa gere os preços com base nos seus cálculos de lucro. Em causa estão os números de vendas, o encaixe financeiro da empresa e os lucros dos investidores.

          De tal forma que mesmo gerindo os seus preços, a empresa tem conquistado mercado a outras marcas Android, como, por exemplo, à Samsung (isto nos premium, claro). Depois, como também já referi, o mercado Apple tem 3 vidas, os dispositivos novos, os dispositivos usados e os recondicionados. E esses 3 mercados são uma influência poderosa nos preços dos produtos que hoje estão nas mãos dos utilizadores.

          Aliás, a Samsung também não tem interesse em se comparar a outras marcas, porque tem os smartphones mais caros do mercado. E mesmo em segmentos ainda que lhe dão “prejuízos”, como é o caso dos dobráveis!

          Como exemplo disto que falei, da gestão vidrara para dentro, estão os preços dos novos equipamentos. Estão mãos baratos. O que ninguém tem feito isso.

          Mas não será porque o mercado está a encolher?

          Pode ser, mas o mercado a encolher pode encolher mais para as outras marcas, porque t~em dependências no software e hardware maiores do que tem a Apple. Um desses casos é a própria Google, que tem uma oferta pequena e ainda muito frágil. Também vemos o mercado dos gadgets chineses a encolher, mas porque as empresas perceberam que com coisas baratas não ganham dinheiro e começaram a lançar smartphones na casa dos 800 a 1200 euros. E quem os vai comprar?

          Por isso é que vamos ver uns números interessantes para o ano de 2023 😉

          1. Avatar de LG
            LG

            Eu pelos vistos ando muito mal informado porque leio aqui muita estranheza… eu comentei a tua resposta minimamente duvidosa que deste ao Jfcastro… Quem ficou perplexo com que leu fui e isto vindo de ti…

            Pelos vistos tentou-se “ajustar” o wording desse disparate porque uma pesquisa no Google comprova rapidamente o contrário…

          2. Avatar de Vítor M.

            Lá estás tu. O que lês aqui são apenas factos. O resto que lê por outros lados… isso já é contigo. Aqui aprendes. Pelo menos isso. E não és ignorado, também é importante. Mais do resto, já te vi com um discurso bem mais elaborado. Quando comentas nada trazes… não eras assim. Mesmo que não concordes, em vez de um ataque a quem partilhou factos contigo, pelo menos argumenta. Se não esse teu argumentário torna-se infantil.

            Estávamos a falar de preços e mercado. Deixa de lado essa “loucura”.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    imagina meter usb -c e meter-lhe velocidade de usb2.0, que foi lançado em 2000.

    e o usb3 que foi lançado em 2008… lol

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Incrível, em 2023 por 1500 euros têm um zoom 5x óptico.