Só em 2027 um carro elétrico vai custar tanto como um carro com motor a combustão

81 Comentários

Uma das grandes queixas dos consumidores associadas aos carros elétricos é o seu elevado preço. As marcas têm lutado para combater este cenário, com resultados positivos, quer nas vendas, quer nos resultados financeiros. A boa notícia agora vem da Gartner e está associada ao equilíbrio de preços nos carros elétricos.

carros elétricos preços Gartner

Carros elétricos têm preços equilibrados em 2027

Com cada vez mais marcas a migrar para os carros elétricos, as tabelas de preços começam a acompanhar a disparidade que ainda existe para os carros de motor a combustão. Isto leva a que estes sejam mais caros e que os consumidores tenham assim de pagar mais.

Uma análise da conhecida Gartner veio agora fazer um pouco de futurologia e apontar para 2027 como o ano em que os preços vão ficar equiparados. Esta previsão segue em linha com o que as grandes marcas estão já a conseguir fazer, com os preços a baixar de forma recorrente.

Os analistas do Gartner esperam que, até 2027, o preço médio de um BEV atinja a paridade com os veículos ICE de tamanho e configuração semelhantes, o que acelerará a adoção global de VEs. No entanto, até 2030, a produção de energia e a capacidade da rede terão o potencial de atuar como fatores inibidores da implantação em massa de VE, independentemente do preço.

Produção de energia pode ser limitação

Há, no entanto, um pormenor importante nesta informação. É apontado que até 2030 a produção de energia e a capacidade da rede vão ser um fator que podem limitar o aumento das vendas de carros elétricos, sem que o preço possa ser um fator preponderante.

Além de alcançar a paridade nos preços, a Gartner revelou ainda que espera que mais de 50% dos modelos das fabricantes automóveis sejam carros elétricos até 2030. Essa mudança acontecerá ao longo do tempo devido às mudanças nas regulamentações sobre a venda de carros novos.

15 milhões de carros elétricos vendidos em 2023

  Remessas de 2022 Remessas de 2023 Remessas de 2024
Carros 11.128.805 14.975.296 17.855.428
Autocarros 198.731 202.733 207.845
Carrinhas 137.668 218.337 349.950
Camiões 22.595 30.162 39.349
Total 11.487.798 15.426.529 18.452.573

O mesmo relatório da Gartner foca-se também nas vendas de carros elétricos para o ano atual. A empresa de análise aponta que durante 2023 as vendas voltem a crescer, atingindo quase 15 milhões de carros elétricos e dando um novo salto em 2024.

Os desafios são ainda grandes para a indústria automóvel, em especial no campo dos carros elétricos. A adesão desta tecnologia cresce, mas deverá ser seguido um caminho de consolidação de preços para serem ainda mais atrativos.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Júlio Martins
    Júlio Martins

    tanto ou tão pouco ??? eis a questão …

  2. Avatar de l0avsxhd
    l0avsxhd

    O que me leva a recear é o estado de degradação da bateria quando acabar a garantia?

    1. Avatar de JL
      JL

      E não o preocupa o estado de degradação dos componentes de um veiculo a combustão quando acaba a garantia ?

      1. Avatar de EEQTR911
        EEQTR911

        Nem tem comparação. Um EV com 8 anos tem uma bateria com -25% capacidade ou pior.
        Um carro a combustão aguenta décadas sem dar problemas se for mantido minimamente.

        Elétricos não são o futuro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ao fim de 8 anos não tem 25 % de degradação, nem perto disso, no entanto há opções para bem mais em conta para o deixar novo.

          Um a combustao é sempre velho.

          1. Avatar de João
            João

            @JL tenho um diesel com 7 anos e 120 000 Km, e o único problema é o pseudo-sistema anti poluição que não vale um chavo. Anulando o sistema, o veiculo consome menos, polui menos, e anda mais.
            Mecanicamente, zero problemas!

          2. Avatar de Tromb
            Tromb

            E passado mais algum tempo é um clássico

          3. Avatar de JL
            JL

            Como compram carros para andar pouco, não admira.

            Se o anular além de não passar a inspeção, é exatamente o contrário. Ele polui mais, gasta mais, e dá mais problemas, mas você fica descansado porque ele lhe diz que gasta menos, o que não é verdade, depois na bomba é que tira a conclusão.

          4. Avatar de Jn
            Jn

            @jl tenho um exemplo perfeito do que estás a dizer e mentira
            Tenho um carro que anulei o filtro de partículas anda e bem
            Bebe e pouco e passa na inspeção

          5. Avatar de JL
            JL

            Se bebe pouco é porque já o fazia.

            Se passa na inspeção, é até quando começarem a verificar com rigor, porque a lei já existe, não é mentira nenhuma, é um facto.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O meu gasosas não passa enquanto o motor não aquece. Portanto o rigor existe.
            Na próxima vou dar um volta a Alverca e depois é que vou ao centro.

          7. Avatar de JL
            JL

            O seu e todos os mais antigos, basta ir a inspeção e ver quanto tempo estão lá os mais velhotes a trabalhar para ver se passam. Bem me lembro disso.

            Mas pronto, são aqueles que emitem 100 gramas por kms. Looooool

          8. Avatar de Mascarenhas
            Mascarenhas

            Bom natal tonho do Sarronco!!!!
            É natal, é natal, é natal!!!!!

          9. Avatar de JL
            JL

            Bom Natal Sr Hugo.

      2. Avatar de verdadenuaecrua
        verdadenuaecrua

        Se não consegue perceber o que ele disse, já disse tudo, enfim mais um que não tem que fazer…

        1. Avatar de JL
      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O depósito de energia dos automóveis a combustão não avariam.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, as bombas de combustível duram toda a vida. LOOOL

          Tem muito mais para avariar, o motor eléctrico também não avaria.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não não avaria. Só o Tesla que está no “museu da fiabilidade” da marca levou 3 motores…looolooolool

          2. Avatar de JL
            JL

            Não foi o motor que avariou, foi o controlador, e nem sequer avaria, dá sim falha de isolamento devido a uma falha de um retentor, limpa motor, mete retentor e rolamentos e tá feito, o que não faltam são diy de como o fazer, mas em garantia substituem por recondicionados.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Conte-me “estórias” lol

          4. Avatar de JL
            JL

            Histórias ? Não entendi. Se não pesca nada do assunto não desvalorize.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Cá em Portugal significa apenas que vão elevar os preços dos automóveis a combustão.
    Afinal de contas, as viagens inúteis dos nossos inúteis políticos não ficam baratas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Estes têm estado a descer de preço.

      1. Avatar de EEQTR911
        EEQTR911

        50.000€, baratucho.

        1. Avatar de JL
          JL

          Até tem a 2 milhões. Esse nao é o mais barato como sabe.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Exacto. Mais depressa acredito q a paridade sera conseguida à custa do aumento do preço dos carros a combustão.
      Então se o EuroVII for avante, isso é mais q certo

      1. Avatar de JL
        JL

        Aumento de uns e queda de outros, tal como o artigo diz e tal como tem acontecido.

  4. Avatar de El Andy
    El Andy

    Basta olhar para o mercado dos usados, e é muito fácil encontrar carros com muito poucos km’s à venda por menos de metade do preço de novo. Por exemplo teslas em que novos custam 100.000 euros, à venda por 50.000 euros e com relativamente poucos km’s.

    1. Avatar de JL
      JL

      Quais teslas custaram 100 000 euros novos ?

      1. Avatar de JLinho
        JLinho

        Basta ir ao site da tesla e procurar, não custa muito. Mas como eu sei que gosta de dar palpites de super conhecedor de carros, eu dou uma dica, alguns S, e outros X.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mas esse tesla na altura que foi comprado custou o mesmo que os de agora ? Óbvio que não.

          Porque não mete aqui o link do carro, e eu digo-lhe quanto ele custou nessa altura.

      2. Avatar de Lavishack
        Lavishack

        A desvalorização de um eletrico é 5x maior que a de um a combustão. Carros da mesma gama, um carro eletrico com 3 ou 4 anos, chega a desvalorizar o mesmo que um a combustão com 10 anos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah sim, então prove lá isso ?

          1. Avatar de verdadenuaecrua
            verdadenuaecrua

            Provas, então não sabes tudo, precisas de provas para quê troll???

          2. Avatar de JL
            JL

            Por não saber tudo é que faço perguntas…

            Troll é você, ninguém lhe perguntou nada.

        2. Avatar de JL
          JL

          Já agora se é 5x mais mais então ao fim de 2 anos já desvalorizou tanto como o a combustão em 10 anos. Pois é, não pode ser.

        3. Avatar de Hugo Sousa
          Hugo Sousa

          Só para informação… mesmo uma bateria abaixo dos 70% … limite da garantia … com por exemplo 30kwh vale no mercado actual para baterias estacionária 400€ por kWh … Ora uma carro eléctrico no fim de vida ainda vale 16000€ só pela bateria …

          E uma nova no fabricante já se encontra a 15000€ por uma a 60kWh … da Tesla ….

          Eu diria … se calhar as coisas são diferentes…

          1. Avatar de JL
            JL

            Ou até menos, a tesla recondiciona baterias para os 85, 90 e 100 kwh a partir de 9400 euros.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            12 000€????
            Não pode ser. Por esse valor o @JL compra uma nova com 100 kWh.

          3. Avatar de João
            João

            Por 9400€ ainda compro um bom carro para andar.
            O pessoal fala nestes valores de baterias, como se fosse barato! Para mim não é mais que um roubo!
            Se me dissessem, por 2000€ ficas com uma bateria nova…ainda vá que não vá. Agora pedir o dinheiro de um carro por uma bateria é para rir.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ninguém falou em nova, 12 mil custa uma nova para um model 3.

            9400 gasta você em manutenções para fazer 80 mil kms num carro que entretanto está a arrebentar pelas costuras.

          5. Avatar de JL
            JL

            Na tesla até compro por menos, aqui tem o orçamento que foi dado para o meu e depois foi reparada por menos de 1/10 disso:

            https://ibb.co/dpMMKw6

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então @JL, o @Hugo Sousa anda iludido
            com os 400€ o kWh a pagar por baterias usadas looolooolool
            Já agora pq não corrigiu o rapaz? Não se deve deixar que as pessoas andem iludidas. 😛

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “9400 gasta você em manutenções para fazer 80 mil kms num carro que entretanto está a arrebentar pelas costuras.”
            Acha? looolooolool
            300€ long life 2 anos ou 30000 kms. Faça lá bem as contas. Nem a 900€ eheh
            Quase isso gastou o boneco dos carrosEV na 2ª revisão ao 2⁰ ano no seu EV looolooolool
            Mais um video para vc mandar apagar looolooolool

          8. Avatar de JL
            JL

            Como posso corrigir, não sei onde eles as compra. Não vê que até você conseguem carros a consumir 3.7 litros aos 100, e agora até conseguem fazer 30000 mil com 300 euros.

            Portanto ele até pode ter exagerado nos números, mas você abusa mesmo. Looool

          9. Avatar de JL
            JL

            Então mas agora vai inventar o quê? No fim de ver o orçamento onde tem de comer e calar, vai desviar a conversa como ?

          10. Avatar de JL
            JL

            Aqui está conta:

            900 / 1.75 = 514 litros

            Portanto para fazer 30 000 kms o carro tem de gastar

            514 / 30000 = 1.71 litros aos 100.

            Parece me viável, já sabíamos que para efeito de poluição gastam todos 3.7, agora para serem comparados aos ve, até gastam uma fração disso.

            Muito bom, afinal dizem que o combustão tá caro, tá caro é porque querem, comprem carros destes que nem 2 litros gastam por cada 100 kms.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Aqui está conta:

            900 / 1.75 = 514 litros”
            @JL isso é o q vc chama manutenção?!looolooolool

          12. Avatar de JL
            JL

            Manutenções e combustível meu caro, pensava que isso era bastante evidente.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL já fiz essas contas. Não vale a pena investir num BEV para fazer 15000kms (não significa que os faça)ao ano. Isto para carros da mesma gama.
            Menos se justifica se o potencial comprador já tiver um carro capaz de o levar do ponto A ao ponto B. Ainda por cima com maior versatilidade que um elektro.

          14. Avatar de JL
            JL

            Para carros pequenos talvez, para maiores não.

            Portanto quando atingirem a paridade, já não há esse problema.

            Versatilidade é uma questão particular, para mim são mais versáteis.

        4. Avatar de Maria
          Maria

          Lol
          Tenho um diesel VW com 460000km cestá impecavel. Não fale um chavo mas para mim vale muito.
          Quando comprar um eletrico mas daqui a alguns anos, (agora é para early adopters e carros de cempresa de serviço) será um VW.

      3. Avatar de EEQTR911
  5. Avatar de José Gonçalves
    José Gonçalves

    A questão será que o preço será o mesmo pela subida dos preços dos carros a combustão ou pela descida de preços dos carros elétricos.

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    Vai mesmo ser a primeira hipótese, em carros as descidas de preço não existem.

  7. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Então não era 2023? Estão sempre a adiar! Em 2027 dizem que é em 2035..

    O carro elétrico não é o futuro. A farsa está a desmoronar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Por acaso diziam que era em 2025, mas como o mundo sofre de crises e pandemias, algumas alteram as previsões.

    2. Avatar de JL
      JL

      Farsa é aquilo que você repete vezes sem conta secalharya.

      1. Avatar de verdadenuaecrua
        verdadenuaecrua

        a maior farsa continas a ser tu troll a andar aqui… ainda não percebeste que ninguém se rala com o que tu dizes…

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas acha mesmo que andar a perseguir, mudando de nicks todos os dias , resulta em alguma coisa ?

          1. Avatar de 0101010101
            0101010101

            na verdade o amigo @JL é que muda de nicks várias vezes para continuar a batalha dos electricos, começou com @Ricardo Gomes com direito a foto e tudo , depois mudou para @RC e agora @JL. a vontade de andar a defender aqui os electricos, para este senhor, é qualquer coisa…rsrsrsr

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, sempre fui o RC, e expliquei muito bem quando mudei é porque mudei. Não precisa de ser perseguidor.

            Já mudou outra vez de nick Hugo ?

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Este mercado é o típico empurrar com a barriga. Melhor q eles só os políticos cá do burgo.

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      O carro não é o futuro. Mas de entre os carros, o elétrico sempre vai durar bastantes mais anos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Vai? Como?

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Simples: electricidade vai haver sempre, postos de combustível não.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pq não? É começar a produzir o biocombustível e os sintéticos em maior escala. Só com as ervas daninhas que são desperdiçadas todos o anos arranjavam-se umas boas toneladas de bio.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mas ainda há pouco não havia energia verde e agora já para estragar em motores a combustão ?

            Isto é melhor que ir ao cinema.

            Para electricidade só fala em carvão, mas se se for electricidade para queimar dentro de cilindros já não precisa de carvão para nada.

            Porque não produz você? Alugue uns terrenos e toca a produzir.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É capaz de ser mais vantajoso do q andar a fabricar baterias e a minerar os elementos necessários para elas. Ambos os cenários consomem energia como se não houvesse amanhã.

          4. Avatar de JL
            JL

            Se é mais vantajoso estão à espera de quê?

            Sabe quantos kWh precisa para produzir um litro ?

  8. Avatar de Andre
    Andre

    Cuidado com o vendedor de EVs! Ele anda aqui a dar “falsas informações”…

  9. Avatar de João
    João

    É caso para dizer que a Tesla já está em 2027.

  10. Avatar de Jn
    Jn

    Esperem que vou mesmo dar 20k por um carro novo e pagar mais de 500 € de selo
    Andam e a sonhar MT alto

    1. Avatar de JL
      JL

      Que carro é esse que custa 20k e paga 500 € de selo ou IUC ?

      1. Avatar de Jn
        Jn

        Qualquer carro hoje em dia paga no mínimo 300 paus de selo

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas em que pais ? em Portugal já nem existe selo.

  11. Avatar de Hernani
    Hernani

    Um eletrodoméstico? Já cá tenho os necessários em casa. E tenho ainda telemóveis com baterias viciadas para troca.

  12. Avatar de João
    João

    Deve ser porque os carros de combustão vão subir . Não acredito que hajam baixas de preços nos elétricos …

  13. Avatar de PTO
    PTO

    Em 2027? Não me parece, vão continuar mais caros.