Será que o futuro dos elétricos se joga dentro de 4 linhas? A smart diz que sim

13 Comentários

Aquilo que nos espera, em termos de mobilidade, ainda é uma incógnita. No entanto, as fabricantes acreditam nas potencialidades dos carros elétricos e têm apostado cartas nessa crença. Caso disso é a smart que, agora, diz que o futuro dos elétricos se joga dentro de 4 linhas. Entenda!

Carro elétrico Smart #1

Há os que não largam os carros com motor de combustão interna: apreciam o conceito, o barulho, o processo da condução – e desacreditam nas restantes alternativas da mobilidade.

Há também aqueles que não compreendem esse fascínio e pintam a imagem do futuro do transporte com as cores do hidrogénio.

Carro elétrico Smart #1

Depois, há os que têm uma crença desmedida na mudança que os elétricos vão motivar, quando as pessoas se deixarem conquistar por eles, independentemente da falta de barulho e dos problemas que são, hoje, levantados – preço, autonomia, sustentabilidade, entre outros.

De facto, os carros elétricos têm tomado conta da cena, fazendo parte de um ciclo (entre governos, fabricantes e consumidores) que os vê como um importante mecanismo de transformação. Se eles o serão, ou não, só o futuro dirá.

Ponto de carga para carro elétrico

Seja qual for a solução ideal que nos espera, conhecemos as vantagens e as desvantagens das várias alternativas, ainda que seja crucial explorá-las mais e dominá-las melhor.

No caso dos elétricos, sabemos que, no geral, são uma alternativa mais ambientalmente sustentável, com emissões nulas de CO₂, que o seu custo de utilização é reduzido, quer em termos de custo por quilómetro, quer em termos de custos de manutenção.

Por se acreditar neles e nas suas potencialidades, os elétricos carregam um conjunto de benefícios fiscais, tanto para particulares, como para empresas, e apoios à aquisição.

 

Smart acredita nos elétricos e diz que o futuro se joga dentro de 4 linhas

A par de outras fabricantes, a smart lançou-se no mundo dos elétricos, oferecendo uma alternativa aos “corajosos, aos criadores, aos aventureiros” e aos que querem descobrir novos caminhos.

Carro elétrico Smart #1

A fabricante já apresentou o seu mais recente smart #1, um carro elétrico desenhado para o presente e campo de jogo do futuro. Dentro deste, os consumidores podem escolher aquele que melhor se encaixar nas suas exigências, necessidades e visões:

  • Pro+, cujo cognome poderia ser O agradável;
  • Premium, cujo cognome poderia ser O elegante;
  • BRABUS,cujo cognome poderia ser O desportivo;
  • Edição Limitada, cujo cognome poderia ser O especial.

Seja qual for a preferência, também acredita que o futuro é dos elétricos?

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    @JL, tínhamos estado à conversa em um outro poste, por causa do custo do carregamento rápido, então posto ID: CSC-00015
    Valor fixo inicial, 0,261 s/iva e 0,321 c/iva e valor Variável 0,053 s/iva e 0,065 c/iva
    Já agora acrescentar que afinal tenho dois vizinhos com Toyota Mirai um azul e outro cinzento, hoje cruzei-me com o cinzento AI-56-JC

    1. Avatar de JL
      JL

      Esse posto esqueça, para carregar um dacia spring até aos 80% cobra 30 euros, tem preços absurdos.

      Sobre o toyota mirai, existem realmente 2 cá em Portugal, tanto pelo registo de carros como pelo registo de seguros. Pode ser esses, devem abastecer apenas metade no posto da câmara de Cascais, já que é um posto de 350 bar de pressão.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @JL, obrigado pela ajuda, foi só por curiosidade, é certo que antigamente faziam fila para carregar neste posto de carregamento e agora é raro lá ver um carro, já sei o porque mesmo ao lado na garagem do edifício também há carregadores e ai sempre há mais pessoal a carregar.

  2. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Aqui no Brasil muitas lojas que comercializam veículos usados ou seminovos não estão aceitando veículos Híbridos/Elétricos com mais de 3 anos de uso, muitos tiveram problemas com garantia das baterias, pois em muitos casos a capacidade de armazenamento de carga das mesmas já estava bastante comprometida, o que não é coberto pela garantia, pois não é considerado defeito, mas sim desgaste natural das baterias, aí os donos das lojas tiveram ou que devolver o dinheiro ou pegar o carro de volta ou arcar com os altos custos de substituição das baterias, aqui no Brasil o lojista é obrigado por lei a dar garantia de 03 meses nos veículos usados que eles comercializam. O mercado de usados vai simplesmente acabar com a eletrificação veicular. Vou é ficar quieto com meu veículo à combustão mesmo!

    1. Avatar de JL
      JL

      A garantia das baterias é 7 ou 8 anos e algumas já dão 10 anos. Portanto essa versão não me parece verdadeira.

      1. Avatar de Zé Gato
        Zé Gato

        Convém perceber em que circunstâncias as marcas se reservam a não acionar as garantias. Porque nestas situações tanto faz ter 3 anos como 10, se a marca descaracterizar o problema e não der garantia, vale bola.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Está claro que os Clientes compraram carros com até 71% de bateria o que para a generalidade das marcas está dentro dos parâmetros.

        1. Avatar de Bogas
          Bogas

          Hein ? parece que não leu o que o homem disse. LOOOOL

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Bogas Não?
            “pois em muitos casos a capacidade de armazenamento de carga das mesmas já estava bastante comprometida, o que não é coberto pela garantia”
            Cá é a mesma coisa! Acima de 70% está bom. lool
            E depois é atentar no coment do @Zé Gato. Mesmo abaixo de 70% pode não ser suficiente para te substituírem por uma nova mesmo que esteja no período de garantia. É só alegarem mau uso, entre outras artimanhas!

          2. Avatar de Bogas
            Bogas

            Não entendi isso, ele diz estar bastante comprometida e que não é suportada pela garantia, em 3 anos nao é possível ficar perto de 70%, a não ser um carro que tenha sido usado para transporte de aplicação como eles chamam, com muitas centenas de milhar de kms, nesse caso sim, não é suportado pela garantia, tal como cá.
            Nada tem a ver com os 70%, até porque era necessário saber qual a marca em questão, nem todas são iguais.

            Cheira apenas a falsa informação.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Bogas, eles até 3anos ainda aceitam os carros para vender. Pelos vistos esses casos surgiram com carros acima dessa idade.
            Abç

          4. Avatar de Bogas
            Bogas

            4 anos é mais de 3, continua a não fazer sentido, nem sem 7 ou 8 chegam a isso. Já existem bastantes dados sobre isso, não vale a pena andarem a contar histórias.

            Para mim foi uma opção desses stands por desconfiança e desconhecimento.

    2. Avatar de JL
      JL

      Já agora, por aqui em Portugal não é 3 meses, mas sim 6 meses, e pode ser negociado para mais tempo.