Não ande com o carro na reserva! Saiba quais os problemas…

19 Comentários

Quando se fala em manutenção de veículos, o que não faltam por aí são mitos. Relativamente ao combustível, há muitas informações que às vezes adquirimos sem qualquer tipo de validade. Será que faz mal andar com o carro na reserva? Saiba o que dizem os entendidos na matéria.


Quando damos por ela é normal que o nível de combustíveis esteja em limites mínimos. A luz indicadora acende e somos informados que temos autonomia para mais X quilómetros. Quando a luz acende, há quem tente encontrar de imediato um posto de abastecimento. Há outros condutores que deixam andar até ao limite dos limites. Mas, será que faz mal andar com o carro na reserva?

Segundo o ACP, a reserva é um depósito extra e depende da idade do carro. Nos veículos mais antigos, pode haver um depósito de combustível secundário que armazena o combustível extra quando o automóvel entra na reserva. Atualmente, este “depósito extra” deixou de existir, ou pelo menos de forma separada, e encontra-se incorporado no depósito principal de combustível. A reserva corresponde a 10% ou 15% da capacidade total do depósito de combustível.

 

Andar na reserva faz mal ao carro?

De acordo com ACP não deve andar com o carro na reserva. Se esta situação acontecer esporadicamente, não há problema, mas se adia frequentemente o abastecimento e circula quase sempre na reserva, pode estar a danificar o seu automóvel. São duas as razões principais que originam problemas: resíduos e impurezas e esforço da bomba de combustível. Neste último caso, sempre que se anda na reserva, a bomba de combustível é obrigada a fazer um maior esforço. Especialmente em subidas, descidas ou curvas, pois o combustível acaba por abanar no depósito. Ao trabalhar mais forçadamente, a bomba está em sobreaquecimento, e pode haver maior desgaste.

Evite também deixar esgotar o combustível da reserva pois porque pode estar a contribuir para vários danos no catalisador.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Filtro do combustível…..

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Durante anos todos os anos que usei quase diariamente o mesmo carro que ainda tenho coloquei apenas uns 10 litros de gasolina, exceptuando viagens maiores em que enchia o depósito. Com os carros anteriores o procedimento foi o mesmo. Nunca tive o menor problema.

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Quem não tem que fazer tem de se entreter com alguma coisa…

  3. Avatar de André R.
    André R.

    Eu acho engraçada a teoria: ah e tal na reserva estás a puxar os detritos…
    Ora, um carro em movimento, tem o combustível aos tombos no interior do depósito, nomeadamente nos arranques e travagens, logo essa teoria dos detritos no fundo cai por terra… e quando se enche um depósito, também se está a agitar os detritos…
    Por isso não deixem o depósito na reserva senão na bomba a conta é mais dolorosa…

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Acresce ainda o transporte constante e desnecessário de dezenas de Kgs extra, que aumentam o consumo. Também facilita a vida aos ladrões de carros, que encontram o depósito bem abastecido. É só vantagens, andar com o depósito atestado!

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Mas ir todos os dias a bomba, haja pachorra para tal, detesto ir as bombas como tal quanto menos lá for melhor por isso atesto sempre o carro

        1. Avatar de Vasco
          Vasco

          Esse é no meu entender o único inconveniente real: o tempo que se perde se a bomba implicar desvios do caminho habitual ou for demasiado movimentada. Quanto a detritos, pela minha experiência pessoal – que não invalida a de ninguém, claro -, nunca tive o menor problema.

    2. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Andar com o depósito na reserva pode fazer com que a boia do nível se encrave.

  4. Avatar de Ptko
    Ptko

    Atestem sempre, o ideal e andar sempre cheio.

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    (de quem não percebe grande coisa de mecânica) mas o ponto onde a “gota” é chupada anda a boiar no depósito ou é um ponto fixo? Se é fixo não deve puxar mais detrito….
    E quanto ao esforço da bomba de combustível… não é suposto a bomba chupar a quantidade de combustível necessária e “constante” (mediante o acelerador)?

  6. Avatar de Frustrado
    Frustrado

    eu não percebo muito de mecânica mas não é suposto a bomba puxar o combustível a partir do fundo do depósito ?
    Se assim for a questão dos detritos não se põe pois eles vão pelos filtros de qualquer maneira depósito cheio ou não

  7. Avatar de Infinity
    Infinity

    O melhor é mesmo andar a pé

  8. Avatar de PJA
    PJA

    Completo disparate do ACP.

    1. Avatar de luis bastos
      luis bastos

      Mesmo,,,,tenho um saxo com mais de vinte anos perdi a conta ás vezes que ele anda na reserva.

      1. Avatar de cK
        cK

        Até passou a ser regra: atestar até à reserva…

        1. Avatar de Realista
          Realista

          É o chamado “O preço do combustível não sobe porque meto sempre €20”

      2. Avatar de P38a
        P38a

        Não tem bomba elétrica de caudal no deposito.

  9. Avatar de P38a
    P38a

    Só existe problema se o carro tiver bomba elétrica no deposito. O problema do sobre aquecimento deriva da bomba ser arrefecida pelo combustível e como é colocada vertical, andando na reserva não arrefece o suficiente. De resto a questão dos detritos não se põe pois eles estão sempre no fundo.

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Não sei se faz bem ou mal, mas sp que acende vou abastecer na 1ª oportunidade. Mais pq não gosto de andar na dúvida se tenho ou deixo de ter combustível para chegar ao destino ou para fazer face a qq imprevisto que surja.