Bombeiros de Oliveira do Hospital compram ambulâncias elétricas

62 Comentários

A mobilidade elétrica está a chegar a todos os segmentos da sociedade. Recentemente os Bombeiros de Oliveira do Hospital adquiriram ambulâncias elétricas com o objetivo de poupar nos combustíveis e também na manutenção.


Ambulâncias elétricas custaram 170 mil euros…

Revela o canal CentroTV que os Bombeiros de Oliveira do Hospital já tem operacionais três ambulâncias elétricas e também painéis solares que permitem grande diminuição dos custos com combustíveis e da fatura de energia elétrica.

Esta Associação humanitária foi umas das primeiras do país a adquirir este tipo de viaturas, que serão usadas especialmente para o transporte de doentes.

De acordo com a Direção dos Bombeiros de Oliveira do Hospital, o valor de aquisição das viaturas rondou os 170 mil euros. Com a instalação de painéis elétricos, foi possível reduzir a fatura dos 800 euros mensais para “apenas” 300 euros mensais.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    170 mil euros? Não há problema! Os contribuintes pagam os gastos excessivos do governo!

    1. Avatar de Victor von Frankenstein
      Victor von Frankenstein

      Vai poupar dinheiro a médio e longo prazo…

      1. Avatar de Zé

        Tão médio e tão longo que deixa de estar ao activo antes de aparecer a dita poupança. enfim…

      2. Avatar de Castro
        Castro

        o dinheiro que é poupado nos gastos mensais não cobre a diferença nos custos iniciais face a outras alternativas.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          @Castro, tem a certeza? Quando tiverem que substituir catalisadores, filtros de particulas, adblues da vida e afins, só nessas 3 componentes gastam o equivalente a uns 2 anos de energia.

          1. Avatar de Rd'S
            Rd’S

            Homem, você não sabe que a manutenção de um carro elétrico é extremamente elevada? Você comprou a balela que não é preciso nada? Tente lá pesquisar o que é um carro elétrico e a sua manutenção.

          2. Avatar de JL
            JL

            É elevada como ?

            Que manutenção elevada faz no seu ?

    2. Avatar de Castro
      Castro

      os bombeiros voluntários não fazem parte de nenhuma estrutura do Estado, são estruturas locais independentes, por isso isto não tem nada a ver com o governo. O problema é que

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        E não recebem nada do orçamento de Estado ? Andas distraído…

        1. Avatar de Castro
          Castro

          Recebem tal como milhares de outras entidades privadas ou sem fins lucrativos que prestam serviços ao estado e/ou à população! Isso não torna essas entidades parte do estado, nem é o estado que decide as compras dessas entidades.
          Por exemplo, numa situação destas o estado/governo irá apenas pagar por cada transporte de doentes segundo uma tabela pré-definida pelo estado. De modo que o governo não deve gastar nem mais nem menos dinheiro só porque os bombeiros compraram estes veículos.
          No máximo a autarquia local poderá financiar parte do investimento da compra, mas isso não tem nada a ver com o governo ou as suas políticas orçamentais. Os bombeiros voluntários têm normalmente várias fontes de financiamento.

          1. Avatar de Hola
            Hola

            Os bombeiros recebem apoio do estado conforme a área ardida, portanto quantos mais fogos melhor, até já foram apanhados uns bombeiros malandrecos.

    3. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      Falam de um custo de 170 mil euros, mas não dizem quantas unidades foram adquiridas cim esse montante.

      1. Avatar de JL
        JL

        Dizem, foram 3 mais painéis solares, nestes é que não se sabe quantos foram.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Para reduzir em 500 euros mês ainda foi considerável a quantidade, 170k por tudo isso até me perece barato honestamente…

    4. Avatar de Mario
      Mario

      Tem ideia de quanto gasta uma viatura destas por mes em litros de gasóleo? Se calhar não… é só especialistas de teclado.

    5. Avatar de Mario
      Mario

      @EEQTR911 se calhar preferes que as ambulâncias comecem a ser pagas como na América, e onde pagas 8000€ dia para estar no hospital.
      Mas se calhar mais valia… oxalá quando precisares apareça uma ambulancia.
      Tenho um amigo bombeiro, e o patrão repreendeu-o por estar sempre a sair ao serviço dos bombeiros… até ao dia… em que diz então voce não sai, vá lá que é o meu filho que teve um acidente… quando toca ás pessoas as pessoas mudam.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Ambulâncias de transporte de doentes, não são de emergência médica, faz toda a diferença esse pormenor

  3. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    170000 / 500 = 340 meses
    / 12 = +- 28 anos !
    Acredito que haja outras poupanças a nível de manutenção e reparações, pois o argumento da poupança em combustível parece enviesado.
    Mas isto são contas feitas à data de hoje, ninguém sabe como o preço dos combustíveis e da eletricidade vão evoluir.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Contas erradas. A amortização do custo da ambulância não são os 170 mil, mas sim a diferença entre eles e o custo da ambulância equivalente a gasóleo. Que também não é à borla, longe disso.

      1. Avatar de kendimen.c
        kendimen.c

        Sabe se estavam a pensar ambulâncias ou se compraram estas apenas para aproveitar apoios e/ou poupar em combustíveis?
        Eu fiz as contas com a informação que tenho como factual neste momento.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          @kendimen.c basta que ao fim de 4/5 anos as ambulancias tenham que levar toda a componente de antipoluição… adblues, filtros de particulas, catalisadores. Nisto gastam uns 4000€ por cada uma. Indo á marca e nao á oficina do ti mário da esquina que anula o sistema.
          Só aí poupam imenso.

          1. Avatar de kendimen.c
            kendimen.c

            Do que percebi do que escreveu, está basicamente a concordar com o que escrevi “Acredito que haja outras poupanças a nível de manutenção e reparações”.

    2. Avatar de Telmo
      Telmo

      O 500 é o quê? Valor mensal de gasóleo? Não me parece que três ambulâncias de transporte de doentes gastem apenas 500€ mensais.

      1. Avatar de kendimen.c
        kendimen.c

        “Com a instalação de painéis elétricos, foi possível reduzir a fatura dos 800 euros mensais para “apenas” 300 euros mensais”
        800 menos 300 = 500
        mas a eletricidade deve ter mais utilidade além de carregar as ambulâncias, e ainda bem!

        1. Avatar de Telmo
          Telmo

          Certo, mas o valor a ser dividido não deve ser o valor de aquisição das ambulâncias+painéis mas sim a diferença de valores entre ambulâncias a combustão+painéis e adquiridas.

          1. Avatar de kendimen.c
            kendimen.c

            No artigo diz “Ambulâncias elétricas custaram 170 mil euros”. Nem refere o custo dos painéis solares.
            E repito o que escrevi noutro comentário: sabe se estavam a pensar comprar ambulâncias ou se compraram estas apenas para aproveitar apoios e/ou poupar em combustíveis?
            Eu fiz as contas apenas com os dados deste artigo.

  4. Avatar de Lopes
    Lopes

    São basicamente taxis pagos pelos contribuintes.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então é melhor que pagam o transporte mais barato.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Podes sempre pagar o transporte ao custo real quando precisares.
      é preferivel daqui a uns anos gastarem 4000€ na manutenção dos motores a gasoleo (adblues e cenas afins).

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    Viva o luxo.

  6. Avatar de Timóteo
    Timóteo

    Daqui a pouco, já devem estar todas com as baterias nas lonas. Nessa altura e quando receberem a fatura de substituição das baterias é que vão perceber a asneira… Se pensavam que iam economizar, vão sentir na realidade o contrário. Boa Sorte!

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, tanta previsão, quando isso acontecer já pouparam dinheiro que chega para 3.

      1. Avatar de EEQTR911
        EEQTR911

        Nunca vão poupar. EVs são um buraco s€m fundo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Isso é nos seus pesadelos, ou então diga-nos qual teve e que aconteceu.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Vê-se mesmo que nunca andaste nem tens, nem nunca leste nada de elétricos. é preferivel falar á toa.
      Se as baterias durarem 10/12 anos, já pouparam qb para o banco de baterias.
      Eu tenho um a diesel e em ano e meio já levou quase 4000€ em manutenção. fora as manutenções anuais.
      Sim vou á marca e não ao manel, amigo do primo do tio do sobrinho que tem um amigo que anula o adblue.

      1. Avatar de Peter
        Peter

        Então foste enganado. Se queres vender a ideia que os EVS são bons, acho bem, mas ao menos não mintas, só te fica mal, e se foste enganado, só te fica pior.

  7. Avatar de PJA
    PJA

    Uma ambulância custa 60000.

    1. Avatar de Atento
      Atento

      60000? Dá mesmo vontade de rir. Mas não sabem fazer contas? Desde quando é que algum dia vão poupar? Quando tiverem as baterias com menos capacidade e tiverem de substituir, vão chorar!

      1. Avatar de JL
        JL

        Quando isso acontecer já deixaram de gastar o suficiente para 3 ou mais.

    2. Avatar de Nuno
      1. Avatar de JL
        JL

        E ainda faltam juntar os painéis e o resto do sistema.

  8. Avatar de Mario
    Mario

    Os ilustres comentadores aqui, é tudo boa gente… fala-se de elétricos ah tá mal, fala-se de diesel, ah poluem, fala-se de triciclos, ah não serve.
    Decidam-se.

    1. Avatar de Peter
      Peter

      Não se decidem porque falam do que está lá em casa , isto é só ego a falar. Ninguém quer ouvir os argumentos de cada lado da barricada, e depois existem pessoas como esse JL (que honestamente tenho lido o que diz, e tenho de comentar pq não gosto de pessoas assim, tudo o que for EV e ele estiver lá a medir anatomias, eu comentarei), que é só um menino com um brinquedo eléctrico que quer mostrar a toda a gente, para se validar, e depois há outros que não aceitam que os veículos a combustão poluem mais. É simples. No final do dia, em Portugal principalmente cada um compra até onde a carteira estica.

      1. Avatar de JL
        JL

        Diga antes assim, “não gosto dele porque refutou todos os meus argumentos.”

        Looool

        Tem boa solução, não gosta, mete na borda do prato.

  9. Avatar de Mendes
    Mendes

    Os eletricistas já chegaram aqui ao fórum. Só não sabem mesmo é fazer contas!

    1. Avatar de JL
      JL

      Os mecânicos já chegaram aqui ao forum, e como sempre só sabem fazer contas de sumir. Loool

  10. Avatar de Pedro Correia
    Pedro Correia

    Creio que adquiriram as ambulâncias por que precisavam delas.
    Então devem ter feito contas à diferença de preço da aquisição entre versão a diesel e versão EV.
    Feitas essas contas da diferença (vamos imaginar 10.000€ a mais por cada uma, acrescentando o investimento nos painéis solares, dando um total de 40.000€, só para efeitos de exemplo), então partiram para o cálculo da diferença entre o gasto mensal ao consumo de diesel face à electricidade (por exemplo por cada 1.000Km gastariam x de Diesel ou y de energia eléctrica).
    Imagino que no cálculo do custo mensal y de electricidade, descontaram os KWh vindos dos painéis.
    Quando finalmente têm o cálculo da diferença de gastos mensais em energia (diesel versus electricidade), esse cálculo mensal é comparado com o investimento de aquisição (40K€, como exemplo) a mais que terão de fazer na opção eléctrica face à opção diesel.
    Deverá ser somada à poupança a disponibilização de energia eventualmente sobrante dos painéis ao resto do consumo do quartel (iluminação, motores eléctricos, aquecimentos, computadores, máquinas, etc).

    Posto isto, não creio ser fácil dizer logo de caras que foi uma má opção.
    Realmente só vendo as contas… Mas assim de “cheiro”, e muito ao de leve, parece ter feito sentido essa opção eléctrica.

  11. Avatar de nuno a
    nuno a

    SR. Manuel Pedimos desculpa mas vai ter de alterar o exame que está á espera de realizar á mais de um ano para amanha pois a viatura nao tem bateria para o transportar hoje.

    atentamente
    Bombeiros Oliveira do Hospital

    1. Avatar de JL
      JL

      Então perdeu-a pelo caminho ? Ou fizeram aquilo que fazem aos a combustão, retiram para proveito próprio ?

      Loooooool

      1. Avatar de We R all DOOM
        We R all DOOM

        “peço que aguarde umas horinhas a sua emergência, estamos só carregar a bateria.
        Como temos de ser poupados, não pode ser carregamento rápido e temos sempre deixar a bateria descarregar até cerca de 25% e voltar a carregar totalmente para não gastar os ciclos de bateria, caso contrário o tempo útil de vida da bateria dura menos anos.”

        1. Avatar de JL
          JL

          E porque havia de aguardar horas ? não podem fazer o carregamento de noite quando não há transporte de doentes ?

          1. Avatar de We R all DOOM
            We R all DOOM

            sim, porque não há emergências durante a noite! tROL

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde é que viu que é emergências ? nos seus sonhos ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Dura onde ? nos seus sonhos, não viu o artigo aqui há uns dias a confirmar que não tem qualquer impacto ?

          Gastar mais ciclos de bateria ? que é isso que inventou agora ? onde posso ver isso ? nas suas invenções ?

          1. Avatar de We R all DOOM
            We R all DOOM

            quem fala em ciclos fala em durabilidade de vida…. ou na sua opinião uma bateria tem carga eterna!!?

          2. Avatar de JL
            JL

            Não tem carga eterna, mas não é assim que funciona, pode carregar a bateria nem que seja 10x para chegar a 100%, que é o mesmo que carregar uma vez até 100%. As condições de durabilidade é igual a todo o resto, ou um motor a combustão também só dura uns X arranques ?

  12. Avatar de We R all DOOM
    We R all DOOM

    Clap, clap, clap… (palminhas) para o dinheiro bem gasto

    1. Avatar de JL
      JL

      Por acaso foi, assim deixam de dar dinheiro aos que já não sabem o que fazer com ele, mas é estranho continuarem a defender isto.

  13. Avatar de mamba
    mamba

    Pago com dinheiro privado, right??..

    RIGHT???

    1. Avatar de JL
      JL

      Pago com o dinheiro deles, o mesmo que paga as ambulâncias a combustão e o gasóleo.