Atenção: Radares de velocidade média já em funcionamento

94 Comentários

Os radares de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se os mesmos andaram mais depressa, entre dois pontos de um determinado trajeto. Saiba mais sobre estes radares e qual o valor das coimas.


Os radares de velocidade média têm, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42. Em Portugal estão instalados 12 os radares de velocidade média. A sua localização não é fixa, e podem ser alternada entre localizações.

Segundo refere a SIC Notícias, ao passar por um radar de velocidade média, são registadas a matrícula do veículo e a hora da passagem. Alguns quilómetros à frente, as mesmas informações são captadas por um segundo radar. Depois é calculado o tempo percorrido entre os dois pontos, assim como a velocidade média.

As coimas variam ente os 60 e os 2.500 euros.

Estes aparelhos vão estar instalados em quatro autoestradas (A1, A3, A25 e A42), três estradas nacionais (EN10, EN109 e EN211) e dois itinerários complementares (IC 2 e IC19).

Locais dos Radares de velocidade média

A1

  • Mealhada/Anadia (217,4 quilómetros)
  • Santarém (65,2 quilómetros)

A3

  • Braga (38,1 quilómetros)
  • Trofa (16,9 quilómetros)

A25

  • Águeda (42,5 quilómetros)

A42

  • Paços de Ferreira (9,1 quilómetros)

EN10

  • Montijo (75,7 quilómetros)
  • Vila Franca de Xira (110,7 quilómetros)

EN109

  • Figueira da Foz (100,7 quilómetros)

EN 211

  • Marco de Canaveses (1,4 quilómetros)

IC2

  • Loures (9,8 quilómetros)

IC19

  • Sintra (8,2 quilómetros)

Segundo a ANSR, só ano passado, foram registadas mais de 1,2 milhões de multas, quase o dobro do registado em 2021.

Comentários

94

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    O IC19 tem 16 km, vão por radar móvel em cerca de metade (8,2 km).
    Quando a velocidade for de 1 caracol por minuto oferecem algum coisa?
    O problema do IC19 é da velocidade ou do congestionamento? Quando não houver congestionamento, qual é a velocidade média? 10 caracóis por minuto?
    Já agora, o Google Maps chama A37 ao IC19, que foi uma numeração que ficou reservada caso viesse a ser autoestrada. Numa autoestrada é suposto haver uma entrada/saída a cada 15 km. O IC19 tem 17 entre o início e o fim!
    O IC19 tem três vias (a da direita em muitos troços serve só para entradas e saídas). Nas outras duas lá se vai andando a velocidades diferentes. Com isto da velocidade média fica igual nas duas vias – o que vai congestionar o trânsito às horas em que não se andava a passo de caracol.

    1. Avatar de ilmari
      ilmari

      Aquilo entre () são os pontos quilométricos de referência onde estão situados e não a quantidade de kms usada para a média.

      1. Avatar de Alves
        Alves

        O IC19 entre o início e o fim tem 16 km e 17 entrada e saídas. Os 8,2 km há de ser entre o Algueirão e Queluz ou Amadora. O que vai dar carros a duas velocidades – os que passam nos dois pontos e vão aperreados para cumprir a velocidade média e os que só passam num (ou nenhum) e querem lá saber disso. Tem todas as condições para correr mal.

      2. Avatar de Aves
        Aves

        Creio que tens razão.
        Confirmei que na A1, no sentido Norte-Sul, na Mealhada, no km 217 já há um radar de velocidade instantânea. Passaria a ser um radar de velocidade instantânea + ponto de controlo velocidade média.
        Falta(m) outro(s) ponto(s). Pela listagem do post para a A1, seria ao km 65, que de facto é em Santarém. Os dois pontos distam 152 km e há estações de serviço.
        Será assim? Em todo o caso, o que está entre parênteses não será 217,4 e 65,2 quilómetros, deveria ser km 217,4 e km 65,2.
        Sendo assim, no IC19 não sei onde começa e acaba o controlo da velocidade média. Não sei onde fica o km 8,2, mas confirmei há volta do km 8 situa-se um dos pontos negros do IC19.
        Por isso, esqueçam o que escrevi sobre o IC19.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          O sinal está lá : começa após a saída de Tercena no sentido Lisboa-Sintra e depois termina na saída seguinte, são apenas 800 metros de velocidade controlada.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Não é verdade. O local do IC19 d com radar de velocidade média tem apenas uma extensão de 800 metros e está entre a saída de Tercena/Massamá e a reta do Cacém.

      1. Avatar de Alves
        Alves

        Isso não pode ser.

      2. Avatar de Aves
        Aves

        Sabes se por aí fica o km 8,2? O pessoal aí “abre” um bocado e tem curvas. Mas um controlo de velocidade média de 800m ?!

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          É como te digo, amigo. Até porque depois disso tens a primeira saída do Cacém.

          1. Avatar de Alves
            Alves

            OK. O post dizer 8,2 quilómetro confundiu-me, quando é km 8,2 (só pode).
            Uma condição é que no “troço cronometrado” não haja entradas e saídas, que é coisa que não falta no IC19.

  2. Avatar de Someone
    Someone

    que adianta?
    Podes ir a 160km/h e parar numa estação de serviço por 1h….lá se vai as médias….

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Melhor forma, é o que vou passar a fazer. Antes do último radar, paro uns minutos na bomba para esticar as pernas.

      Não é pelo tempo que ando rápido, é mais porque 120 km/h não se justifica nos dias de hoje e porque conduzir a essas velocidades dá-me ansiedade.

      E antes que venham criticar, dentro das cidades e em estradas nacionais ando sempre à velocidade legal, principalmente nas cidades. E mesmo nas nacionais é raro ultrapassar, mas confesso que nas autoestradas, onde vejo que é seguro, acabo por acelerar um pouco mais. Mas é um sítio seguro; se tiver um acidente, ao menos sou só eu e não prejudico a vida de ninguém. (Quando vou acompanhado, também não abuso da velocidade.)

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Fusian, então és da queles que vão na faixa da esquerda a fazer sinais de luz para ultrapassar quem vai a respeitar os limites?

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Nunca fiz sinais de luzes, quem está a pastelar na direita ultrapasso pela esquerda (com segurança claro)

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Eu sou

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @B@rão Vermelho, estás no gozo loolool

        4. Avatar de Jose Gomes
          Jose Gomes

          Se queres respeitar limites circula na faixa da direita

      2. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        O que me dá ansiedade é numa autoestrada com o movimento da A1 (entre vila franca e lisboa) ir a 120 a fazer uma ultrapassagem e estar sempre a levar com sinais de luzes, é ir a 120 e ver pessoal a velocidades absurdas com o transito intenso, é ver carros a velocidade muito acima doa 150 colados uns aos outros, etc..
        Isso é que me dá ansiedade

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Pressa

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Quem tem pressa vai andando!
            Depois “ai coitadinho, era tão boa pessoa, ele não merecia isto”.

        2. Avatar de hackerpower
          hackerpower

          Quem tem medo compra um cão e quem tem ansiedade não devia sequer conduzir, cada um é livre de ir à velocidade que quer, o que você e os outros devem fazer é respeitar esses condutores se também querem ser respeitados.

          Ridículo é condutores que vão na esquerda a 120km/h ou menos e acham que são da GNR BT a bloquear o trânsito isso é que é ridículo e causa ultrapassagens desnecessárias pela direita e também manobras perigosas, por causa de “pessoas” invejosas e frustradas que se vão afirmar e realizar para a estrada, isso é que me causa ansiedade.

          Viva e deixe viver, eu ando rápido e sempre gostei de andar rápido, mesmo que vá a 180km/h ou mais sempre que há espaço livre encosto-me o mais à direita possível, pode sempre haver alguém que quer andar mais rápido e sempre a verificar os espelhos de x em x segundos.

          O que mais falta na estrada é educação e civismo, coisa que esses condutorzinhos que andam a pastelar , aos S’s nas faixas, que nunca usam piscas (ou fazem pisca já quando estão a virar) ou os espelhos e passam o dia a brincar com o telemovel não têm.
          Se não tem atenção ao que está a fazer na estrada isso significa que se está a “cagar” para os outros, não apenas para o que pode acontecer a si.

          A realidade é que a maior parte das pessoas que anda na estrada, tem carta mas não sabe conduzir, e dessa parte, a grande maioria conduz cheia de medo, sempre com medo de tudo e todos, sempre a travar desnecessariamente e sem qualquer razão, o que causa travagens desnecessárias, paragens e engarrafamentos, essa é que é a realidade.

          Já viu alguma corrida de automóveis com engarrafamentos? Eu nunca vi e andam sempre a abrir e são resmas deles.

          Depois ainda há os que nem deveriam ter carro porque não o conseguem sustentar e andam a morrer por causa do preço do combustivel e cheios de medo de bater por causa do seguro ou ausência dele.

          Enfim, o automóvel é um meio para um fim, ou seja chegar do ponto A ao ponto B, se vai para o automóvel para relaxar ou passear por favor conduza sempre o mais à direita possível e respeite quem mais anda na estrada consigo, sem julgamentos, não sabe nem conhece a realidade de quem vai nos outros veículos.

          Ou melhor estacione o carro e ande com as pernas isso sim é passear e se quer estar a brincar com o telemovel estacione o carro, o carro é um meio de transporte e não uma sala de estar onde está a ouvir musica e a brincar com o telemovel.

          Grande parte dos acidentes acontece em pequenos trajetos dentros das cidades e arredores e a velocidades baixas e não a alta velocidade em autoestradas.

          Depois existem as pessoas que jogam no totoloto, no euromilhões e na lotaria a que eu chamo estatística para burros.

          Continuem a jogar a Santa Casa agradece…

          1. Avatar de Tomahawk
            Tomahawk

            Concordo

          2. Avatar de ANTÓNIO Silva
            ANTÓNIO Silva

            Ora aqui está um comentário com pés e cabeça!
            Concordo inteiramente.

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        Acham que eles são otários ao ponto de meter um radar de section control com um ponto de paragem pelo meio?

    2. Avatar de ilmari
      ilmari

      Era bom…
      Os pontos de fotografia para contar a velocidade média distam apenas um par de kms na maioria dos casos onde não há zonas de descanso. Por isso essa lógica é inválida!

      1. Avatar de Zagalote
        Zagalote

        Quem fiscaliza essas máquinas que fazem as contas…?? Estão inscritas na ordem dos contabilistas ou proteção de dados?

        1. Avatar de Júlio Martins
          Júlio Martins

          quem certifica as medidas obtidas por estes equipamento é o instituto português da qualidade (ipq)

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Nesse caso é cumprir as regras, mas chato na mesma…

        Mas atenção não sou contra, existe aí muito grunho na estrada, mas confia que a maior causa de acidentes nunca foi nem será a velocidade, mas sim os azeiteiros a conduzir..

    3. Avatar de Semogj
      Semogj

      Teorias… Os radares estão a ser colocados em locais que não tens forma de sair nem de parar.

      1. Avatar de Zagalote
        Zagalote

        A culpa é de quem os vê plantados e os deixa crescer… Há tantas máquinas de bricolage que não gostam deles…

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          E câmaras para filmar os amantes do bricolage.

      2. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        Obviamente que sim, mas grave mesmo é criticarem os radares e não criticarem quem faz comentários a dizer que anda a 160.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Ainda hoje andei a 160 no IC19, odeio aquela estrada, sempre que a faço é a fugir para não levar um tiro

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Qual é o problema dw andar a 160?

    4. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      1º Muitas das vezes não existe uma area de serviço no meio
      2º Daqui ao algarve vais parar em todas as áreas de serviço fica chato 8 horas para chegar ao algarve

      1. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        Mais vale ir mais devagar

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Prefiro fazer em 8 horas do que fazer 4 a 120

        Seja como for geralmente para a cada duas áreas de serviço para esticar as pernas

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Eu só páro para ir regar as ervas. ES não são a minha praia.

        2. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          1º De lisboa a albufeira são 2h 21 dentro dos limites de velocidade
          2º Ganda paciência parar de 2 em 2

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Quando faço viagens grandes não tenho grande pressa, mas gosto de ir a velocidades normais, e não a lentidao dos 120

      3. Avatar de Pobrezinha
        Pobrezinha

        Quem é que ainda vai ao Algarve … que demodê

    5. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      Se o segundo radar estiver antes da estação de serviço serve de pouco.

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    O objejtivo é só um: aumentar a receita que só no primeiro semestre de 2023 já rendeu 47 milhões de euros. A velocidade não mata, a velocidade rende. E depois acenam com a bandeira da redução da sinistralidade quando nos últimos 3 anos a mesma só aumentou, tal como disse a Secretária de Estado na TV. O problema vou a gostar de ser enganado…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Só rende por causa dos estúpidos, vocês dizem isso como se andassem a multar toda a gente não eles só multam quem anda acima do limite e isto são radares sinalizados portanto não queira convencer do contrário só é apanhado quem é parvo. E não a sinistralidade não tem aumentado mas também não tem diminuído e o problema disso imagina só continua a ser dos estúpidos porque 90% dos acidentes mortais têm 2 razões ou álcool ou velocidade

      1. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        90% dos acidentes mortais têm 2 razões ou álcool ou velocidade, mas muitos deles têm as duas coisas.

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Gostava de ver se esses dados se verificam nas autoestradas. As mortes dos outros por álcool e velocidade não me afligem, cada um tem que ser consciente do que faz.. o meu problema é os outros que não têm culpa.. mas como te digo, nas autoestradas matares outros acontece pouco

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Exatamente a mim também não me afligem o problema é quando levam famílias inocentes com eles

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Em AE morreram 34 pastelōes q nao souberam adequar a velocidade aos restantes utentes da via.
          Em arruamentos morreram quase 500 pq os radares estão onde não é preciso.

      3. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Meu caro, se o s sucessivos governos se preocupassem mais com a educação em geral, com a educação em particular do ensino da condição e com a formação cívica do cidadão, de certeza que não terias tantas preocupações em “investir” em meios destinados única e simplesmente a sancionar e reprimir para obter receita extra e de certeza que terias dinheiro investido em coisas mais uteis para todos e não só para os que andam de pópó.

      4. Avatar de Pobrezinha Não bebe
        Pobrezinha Não bebe

        Metam a mer## do vinho, cerveja entre outra a 25% vão ver que acaba a sinistralidade

        1. Avatar de Rui
          Rui

          O vinho e a cerveja não tapa os buracos das estradas…

  4. Avatar de Paulogt
    Paulogt

    O Clima do MEDO… Povo com medo é manso….

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Ser manso é realmente andar dentro dos limites sem por ninguem em perigo? Parecem os putos da escola primária querem é ser rebeldes vamos andar a 200 para ter um acidente e matar uma família inteira não como esses gajos mansos que andam em segurança.
      Que mentalidade podre

      1. Avatar de Paulogt
        Paulogt

        O manso é comer e calar… Sim… Dou o que o carro dá e não é só 200… Ainda falta a sexta velocidade… Mas quando tenho a estrada livre… Não sou burro

    2. Avatar de Contador
      Contador

      Então tu estás manso, estou a ver.

      1. Avatar de Paulogt
        Paulogt

        Digamos “Stealth” já desde 2002 que tenho sistema cobra de 6 canais proteção 360 com anti -VG2… Estamos em que ano…. Veja como anda a nanar neste planeta….

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O que eu acho uma tremenda filha da puti… é na AE onde se pode circular a 120Km e de repente radar e o limite passa para os 100Km, para mim pessoalmente não me afeta a minha velocidade em AE raramente passo dos 100Km, de mota é mais complicado não é que tenha por habito circular a grandes velocidades mas é muito mais fácil ultrapassa-los de mota, e ai sim concordo com quem diz que é caça a multa nesta situação concreta, acho que 120Km é velocidade mais que suficiente para se circular nas AE

  6. Avatar de Zagalote
    Zagalote

    França que vive de multas… Deixou os radares de velocidade média porquê? É descobrir…

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      “A razão oficial para a substituição destes radares de velocidade média em França é de que há necessidade de optar por aparelhos que sejam mais económicos. Para além dos custos de aquisição e instalação do sistema, é agora necessário realizar um forte investimento na manutenção dos radares e substituição das dispendiosas lentes de alta resolução das câmaras.”

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Em França tem autoestradas com radares a cada quilómetro, se a ideia fosse realmente ganhar dinheiro, faziam o mesmo na A2, onde ninguém anda a 120. Só quem não tem ar condicionado e tem que fazer a viagem com as janelas abertas.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Não é ganhar dinheiro ? Já leste os orçamentos do Estado e do município onde é colocado o radar ? Claro que não leste, “isso é coisa de políticos e não me interessam nada … “

  7. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Seria interessante saber qual é a margem de tolerância destes radares…

    1. Avatar de João Câmara
      João Câmara

      A margem de erro é praticamente nula, mas a tolerância deve 10% como os outros e isso tem como objetivo evitar recursos em tribunal.
      Por outras palavras na autoestrada, multas só a partir dos 132.

      1. Avatar de Zé

        Não existe tolerância.
        Nos radares de velocidade instantânea existe uma margem de erro máxima de 5% com um mínimo de 5km/h. Essa margem de erro máxima é deduzida à velocidade registada. O que quer dizer, em teoria, que podes ir a 100 e o radar registar 105 (a margem de erro dos equipamentos é menor, mas a lei acautela até 5%) fazendo com que a velocidade “oficial” seja 100.
        Isso não tem nada a ver com tolerâncias. FIAT e não corras (devagar) 😀

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Diria que deve ser parecido, se fores a 130 não vais ter problemas

  8. Avatar de Luis santos
    Luis santos

    Tudo em nome da segurança claro! Como se os radares fossem instalados para apanhar os gajos que vão a 200! Se fosse assim não valia a pena o investimento. Povo manso e burro nunca tal vi

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Então é para o que ? Para ganhar dinheiro ? Só ganham dinheiro com os burros.
      Portanto ser manso e burro é andar em segurança sem pôr os outros em perigo está certo, realmente cheio de gente burra está este pais que continua a dar dinheiro com multas.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se na França os vão retirar pela cara manutenção, imagino por cá, nem chega a 1 mês de utilização

    1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Cá vão ser um sucesso. Acredita. Não confundas os tuguitas com os Franceses.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Quando as multas começarem a ser anuladas falamos

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Anuladas porque?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Porque há lacunas

    2. Avatar de Rui
      Rui

      No meio da europa as pessoas normalmente respeitam os limites não é como cá que tens uns quantos burros que ainda são apanhados por radares

      1. Avatar de Pobrezinha Não bebe
        Pobrezinha Não bebe

        Não digas asneiras, França são péssimos a guiar, estás numa passadeira ou não estares e para eles igual (não te vêem) rotundas não te dão prioridade para entrares, aceleram desalmadamente dentro das vilas. HOLANDA a mesma cena mas com mais requinte, Alemanha pior, Os daqui do Lado são piores que nós….

        1. Avatar de Burroconsentido
          Burroconsentido

          Quando se vai para outro país, temos que fazer a lei da camuflagem…. Ser igual a eles para não sermos stressados por respeitar o próximo! Em terra de burro como um burro agiremos mesmo não o sendo…

  10. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Já existe forma de anular as multas destes radares, e é mais simples do que nos de velocidade instantânea, o escritório de advogados de um amigo já tem o template de exposição feito, 500€ por consulta.
    Uma coisa garanto, quem souber como se faz é garantido anulação destas multas

    1. Avatar de Paulogt
      Paulogt

      500 euros… Era para levar o estado ao tribunal europeu pelos buracos… Agora pelos radares? Certamente existe bué de falhas na coisa. . Como em tudo que se faz por aqui…

  11. Avatar de Zé Povinho
    Zé Povinho

    Isto por aqui é só cumpridores da Lei, outros que acham que os outros são todos inconscientes, porque eles não são, pois sempre conduzem como se fossem avozinhos que não passam dos limites, porque já não veem, não ouvem, nem mexem bem os braços e as pernas! São normalmente estes avozinhos que encontram na contra-mão nas auto-estradas, mas devagar claro! São os que emperram o caminho a quem trabalha, porque não têm pressa, até já são reformados!
    Depois há os defensores dos agentes da Lei, cujo sonho são aqueles filmes sado-masoquistas… e mais não digo!
    Querem resolver o problema da sinistralidade? Era fazer a malta todos os anos ter que passar umas aulas em simulador, de maneira a todos ter uma noção dos seus limites e pela experiência melhorarem como condutores.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Dou-te um só exemplo do que bem conheço: em 25 anos de uso diário, no local no IC 19 onde agora colocaram o radar, o registo de acidentes é minimo e na curva do Palácio de Queluz, onde estão dois radares em ambos os sentidos, há acidentes quase todos os dias. Como explicas isto, se o motivo indicado para a instalação de radares é a redução da sinistralidade ?

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Empatar o caminho a quem trabalha ? Se o limite é 90 é para ir a 90, vai com pressa saia mais cedo de casa que é o que eu faço! Agora como vejo transportadoras que em local de 50 vao a 120, isso é ser seguro… sem dúvida.

  12. Avatar de Zé

    Eu continuo a achar bem.
    Os condutores serão multados por velocidades acima das permitidas, logo estão todos com medo do quê?

    1. Avatar de Paulogt
      Paulogt

      Das ilegalidade dessas mesmas provas…

    2. Avatar de Pobrezinha Não bebe
      Pobrezinha Não bebe

      Eu tb já levei 5 multas nunca as paguei … os radares não são homologados.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Dizes tu…
        Estão as homologações todas no site da ANSR.
        Mas como os advogados deste país são tudo menos sérios… estão em sintonia com o governo.

        1. Avatar de Doimasé
          Doimasé

          A assembleia é formada na maioria por advogados… Todas as leis que fazem tem maneiras de serem contornadas… É o regime da lei só comércio que todos seguem no mundo inteiro… Nós somos um só número á nascença deram um número de batismo, do BI e mais tarde NIF se pegar -mos no número da cédula de nascimento e formos a uma certa entidade sabemos o nosso valor real no mercado… Somos carga e para o governo estamos mortos á nascença como seres vivos pois para ir a tribunal até precisamos de ser representados por um advogado inscrito na ordem porque não temos direito como “mortos” de falar perante as Leis marítimas…

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Na rede SINCRO estão todos homologados, radares móveis é diferente.
        Mesmo assim há lacunas na lei

    3. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Pelo principio subjacente. O principio é a receita não a prevenção do que quer que seja. E só não vê quem não quer ver.

  13. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Os governantes já estão a €sfr€gar as mãos.

  14. Avatar de Paulo Seichinha
    Paulo Seichinha

    Em nome da segurança rodoviária… uma merda. Querem acabar com os excessos de velocidade? Imponham limites nos próprios carros e assim já ninguém anda depressa demais.
    Querem combater o consumo de tabaco. Simples: proibam. Não convém não é verdade. Onde iriam buscar mais essas receitas fiscais?
    Esta nova medida dos radares, que é em prol da segurança do povinho, é na verdade mais uma receita para o estado que ainda este ano espera chegar aos 150 milhões de euros em multas, quando na última década, as multas renderam 870 milhões.
    O que o estado deveria estar a investir era na redução das esperas nas urgências nos hospitais, contratar mais pessoal médico, assegurar um médico a todas as famílias, limitar o crescimento absurdo do custos de compra ou arrendamento na habitação, criar condições para que a justiça em Portugal funcione em tempo útil. Estas são das primeiras e principais necessidades do povo português. Não são mais dezenas de radares que nada vão alternar a sinistralidade nas estradas portuguesas.

    1. Avatar de Alves
      Alves

      E qual era o limite que se impunha? Por exemplo em autoestrada: 120, 128, 150, 200?
      Quando limite legal é de 120, não multam até aos 128 km/h por razões técnicas e até aos 150 km/h também não costumam multar, é uma infração leve (os que vão a 120 km/h na via do meio kms e kms com a via da direita livre é que acham que é um crime – quando o que vão a fazer é que é uma infração muito grave.
      Os carros precisam de uma margem de aceleração, para se livrar de sarilhos em caso de necessidade, atingindo uma velocidade superior à legal. Põe-se o limitador nos 150 km/h? Os “justiceiros da estrada dos 120” tinham um chilique.

  15. Avatar de David R.
    David R.

    Era interessante, em relação aos radares de velocidade média, saber as localizações dos pontos inicial e final, ou então o local de início e a extensão entre os dois radares.
    Nas notícias que vão surgindo apenas é mencionada a localização de um dos pontos (presumivelmente será o ponto inicial)…

  16. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    Só digo isto:

    Lembrem-se: nenhum radar de velocidade fotografa o número do quadro do carro.

    Matrículas iguais ou falsificadas é possível .
    Ou seja só o número do quadro do veículo assegura que aquele carro pertence áquela matrícula e só devem “pagar” multas de velocidade em caso de flagrante delito

  17. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    Ja agora já alguém avistou recentemente onde realmente estão concretamente os inícios e fim de zona controlada?

    E em que sentido?
    Lisboa Sintra ou
    Sintra Lisboa?

  18. Avatar de SMA
    SMA

    Passei no domingo dia 3/9 na A1, sentido norte-sul, vim sempre com atenção, por via das dúvidas, desde a serra de aires e candeeiros e não vi qualquer indicação de radar de velocidade média.