Já viu Oppenheimer? Há uma animação que também precisa de ver

12 Comentários

Escrito e produzido por Christopher Nolan, o filme sobre Robert Oppenheimer está a ser um verdadeiro sucesso. Se já teve oportunidade de ir ver, saiba que há uma animação que importa adicionar ao seu catálogo: Barefoot Gen.

Bomba atómica

A Segunda Guerra Mundial terminou há quase 80 anos, mas os eventos que aterrorizaram as pessoas, naquela altura, continuam a alimentar filmes, séries e animações.

Exemplo disso é a mais recente obra de Christopher Nolan: Oppenheimer. O filme acompanha a trajetória do físico americano que lhe dá nome e que, pela sua conquista, ficou conhecido como “o pai da bomba atómica”.

Oppenheimer (2023) de Christopher Nolan

Durante o filme, o espetador é transportado para a década de 1940, e convidado a acompanhar o progresso do Projeto Manhattan, que resultou no desenvolvimento da primeira bomba atómica.

Contudo, o filme de Christopher Nolan apresenta a perspetiva de um cidadão americano, ilustrando o peso na consciência de Oppenheimer, por ter criado a arma mais letal alguma vez desenvolvida pela humanidade, até então, e por ter sido responsável, ainda que indiretamente, por um grande número de mortes.

Para a perspetiva do Japão, país no qual as bombas foram utilizadas, existe outro filme, mais antigo, chamado Barefoot Gen (originalmente, Hadashi no Gen e, em português, Gen Pés Descalços). Os corajosos descrevem a animação, lançada em 1983, como uma das produções audiovisuais mais difíceis de se ver.

A história acompanha a recuperação de Gen Nakaoka, bem como da sua mãe e irmã, numa Hiroshima destruída e radioativa, depois da explosão da bomba, que vitimou o seu pai e dois irmãos.

Gen Pés Descalços (Barefoot Gen)

A animação Barefoot Gen baseia-se na história real de Keiji Nakazawa, de 6 anos, um verdadeiro sobrevivente da bomba atómica lançada sobre Hiroshima, no Japão. Após ser dada a conhecer de várias formas, a história recebeu a animação, em 1983.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Entretanto um atrasado mental na união soviética ( como ele quer outra vez) ameaça o mundo inteiro com holocausto nuclear. Novamente. Filme a não perder, aliás, como todos os filmes do Nolan.

    1. Avatar de Mr. X
      Mr. X

      E o outro da Coreia do Norte!

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        E outros ainda dos USA. Não se pode entrar em guerra contra uma potência nuclear, mesmo que se trate de uma guerra por procuração com um fantoche pelo meio, e depois ficar à espera de aniquilar a potência nuclear só com armas convencionais e que não se usem as outras. Isso não existe.

        1. Avatar de GM
          GM

          Ouviste alguma ameaça explícita vinda dos EUA? Neste últimos meses, ouve-se o Kim e o Medvedev, que por acaso, ou não, não são americanos.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Sim, do secretário da defesa deles: “se vocês usam nucleares táticas toda a NATO entra no conflito para vos aniquilar completamente num dia ou dois. Mas vai ser uma resposta convencional, que é para vocês não poderem responder com nuclear”. Como se fosse possível serem eles a estabelecer as regras de uma guerra com a Rússia. Simplesmente anedótico.

        2. Avatar de J. C. Lopes
          J. C. Lopes

          Se a guerra é por procuração, quem é o procurador?

          1. Avatar de R
            R

            Acho que o seu primo. A Cristina Ferreira é capaz de o ajudar..

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Vi o trailer e tinha grandes expectativas sobre o filme, mas foi uma tremenda ilusão. Perderam uma boa oportunidade para fazer um filme histórico, e foram 3h de pura seca. Embora não tenha visto, talvez o filme Barbie seja melhorzinho.

    1. Avatar de lb
      lb

      É um filme historico e uma obra de arte. Como todos os do Nolan.
      Mas se calhar a barbie ‘e melhor. Bora brincar com bonecas.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        o interstellar foi a unica masterpiece que ele fez, o resto foram filmes bons, mas não passaram disso, tirando os batmans que não passam de blockbusters pipoca com produção acima da média, deves pensar que masterpieces andam por aí aos trambolhões, com muita sorte um excelente realizador fará uma unica masterpiece ao longo de toda a sua carreira, o nolan teve a dele, duvido que consiga outra até porque está cada vez mais mainstream.
        deves ser daqueles que ficam malucos com os mementos e inceptions da vida, anda disso por aí aos montes há decadas, só que tipicamente é non-hollywood, coisa que o tipico tuga não consome.

    2. Avatar de joao
      joao

      Pronto, e melhor ficares mesmo pela Barbie…