SpaceX já passou a marca dos 5000 satélites Starlink lançados na órbita da Terra

17 Comentários

O projeto inicial de Elon Musk era colocar na órbita baixa da Terra 12 mil satélites Starlink e tem autorização para tal. Mais tarde, o CEO da SpaceX passou este objetivo para 30 mil, número que não agrada ao regulador. Para já, a meta segue forte e estão já no espaço 5 mil.

SpaceX já passou a marca dos 5000 satélites Starlink lançados na órbita da Terra


Starlink oferece um serviço de internet que será o mais relevante

A constelação de satélites da empresa americana SpaceX conta com 5 mil unidade a orbitar a Terra e a levar a internet por satélite “barata” a muitos países do planeta.

Cada satélite Starlink pesa aproximadamente 260 kg e possui um design de painel plano que possui múltiplas antenas de alto rendimento e um único painel solar.

No passado sábado, dia 26 de agosto, um foguetão da SpaceX entregou uma carga de 22 satélites Starlink. Com esta última remessa, a rede totaliza já 5.005 unidades.

Segundo informações, o conjunto de satélites, conhecido como Grupo Starlink 6-11, foi lançado a bordo de um foguete Falcon 9 modelo B1080-3.

O lançamento ocorreu no Complexo de Lançamento Espacial 40 (SLC-40) da Estação da Força Espacial dos EUA, localizada em Cabo Canaveral, na Flórida.

Conforme podemos ver no vídeo a seguir, 8,5 minutos após a descolagem, o primeiro estágio do Falcon 9 voltou à Terra com um pouso bem-sucedido, aterrando no drone-navio “Just Read the Instructions” da SpaceX, estrategicamente posicionado no Oceano Atlântico.

Segundo informações partilhadas pela SpaceX, este foi o terceiro lançamento e pouso do mesmo propulsor. Além disso, marcou o 60.º lançamento da SpaceX em 2023, o 140.º a partir da plataforma SLC-40 e o 250.º recorrendo a um foguete Falcon 9 no total.

Também foi realçado que esta missão fica marcada por ser a 100.ª dedicada exclusivamente à Starlink.

Podemos ver também que o estágio superior do foguetão continuou a sua jornada até atingir uma altitude de 530 km acima da superfície terrestre. A seguir colocou no espaço os 22 satélites, num processo que demorou cerca de 65 minutos após o lançamento.

Serviço mais barato em Portugal

Foi notado igualmente que desde há alguns dias houve uma descida no hardware (antena, router e alimentador) do serviço. Agora, o preço do equipamento passou dos 450 euros para os 199 euros. A mensalidade está ainda nos 65 €/mês.

A vantagem deste serviço é permitir ao utilizador ativar e desativar a ligação à rede sem qualquer custo associado. Com os preços a baixar e com as velocidades a aumentar, visto que atualmente já atinge velocidades até 350Mbps, mais dia menos dia será uma opção a ter em conta.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Fantástico. Em atingindo valores abaixo dos 50 euros é caso mesmo a pensar a sério

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sem dúvida com os preços das operadores hj em dia é mesmo caso para pôr em cima da mesa

    2. Avatar de Vítor M.

      Não estará longe esse dia 😉

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Para as cidade ainda é caro embora já se esteja a aproximar de valores praticados pelas operadoras que subiram bastante nos ultimos anos, para quem mora longe das cidades é de longe a melhor opção

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois. Quando comprei o hardware e ativei o serviço, paguei 99 euros. Hoje custa 65 euros. Não me admirava que até ao final do ano o valor viesse para os 50 euros… eu até menos.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Acho difícil até ao final do ano baixar mais 15€ mas vamos ver, se chegar aos 50€ começa seriamente a ameaçar as operadores tradicionais quem ganha somos nós mais competição os preços baixam logo

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        talvez final de 2025, mas depois duvido que desça muito mais.
        pessoalmente não me aquece nem arrefece a mensalidade, uso num monte no alentejo e vale cada centimo

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois, para quem não tem outro serviço, este é excelente, até porque não depende de nenhuma fidelização.

    2. Avatar de Terabita
      Terabita

      Já tinha-mos pouca radiação… Vai chegar ao ponto que vamos estar na floresta e fazemos concorrência ao pirilampo, mas felizes por ter rede…

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Eu se fosse a si estaria preocupado com a radiação ionizante e com o aumento da refração do albedo e aumento da radiação solar devido á perda constante anual de massa verde pela desflorestação e incêndios . Há radiações e Radiações…

        1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
          NegacionistaPorqueDáJeito

          +1

  3. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    As conferences call Team ou Zoom não sofrem com os delays de transmissão?

    1. Avatar de Berto
      Berto

      Não, tenho delay em torno de 25ms, até pra jogar FPS é top

  4. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Mais lixo espacial. Já não bastava os outros 5000 satélites que andam à volta do nosso planeta e os outros 4000 desativos.

    1. Avatar de Berto
      Berto

      Falas assim porque tens fibra, eu na minha zona tenho 3G e se estiver sol.

    2. Avatar de Artur
      Artur

      O mundo tem que evoluir e eu diria que isto é muito melhor que andar abrir rossos para passar fios cada vez que há uma tecnologia nova. Os starlinks nunca irão ficar a fazer de lixo quando chegarem ao fim da sua vida reentram na atmosfera e ardem completamente.

    3. Avatar de Terabita
      Terabita

      Depois um gajo é que polui…. E nos culpam pelas coisas que fazem…