Na China, os cemitérios de carros elétricos não param de crescer…

55 Comentários

A sua existência já não é novidade, mas pasme-se com a expansão do fenómeno a acontecer na China. Aparentemente, os cemitérios de carros elétricos estão a aumentar de forma drástica e preocupante.

Carros elétricos abandonados

Falamos deste problema, há umas semanas, e mostrámos imagens insólitas daquilo que poderia ser um aterro de carros elétricos – aqueles modelos cuja utilização se prevê que seja massificada, em breve.

De acordo com a Bloomberg, os incentivos protagonizados pelo governo da China à venda ou produção de modelos amigos do ambiente potencializaram um desperdício desmedido, tanto económico como ambiental. Este, por sua vez, está a resultar na proliferação de aterros, onde dezenas de milhares de carros elétricos estão a ser descartados.

Carros elétricos abandonados

O governo chinês apoiou as vendas e a produção de carros elétricos, por forma a aumentar os modelos de primeira geração. Contudo, estes tornaram-se obsoletos, inesperadamente rápido, e, por conseguinte, desinteressantes para os consumidores.

A maioria dos carros elétricos a sucumbir nos cemitérios improvisados são modelos com apenas 100 a 150 quilómetros de autonomia e sem equipamentos tecnológicos relevantes.

Estes carros são uma representação impressionante do excesso e do desperdício que podem ocorrer quando o capital inunda uma indústria em expansão, e talvez também um raro monumento ao progresso sísmico do transporte elétrico nos últimos anos.

Escreveu a Bloomberg.

Carros elétricos abandonados

A mesma fonte partilhou que uma significante fatia dos veículos que os cemitérios de elétricos albergam é resultado da falência de empresas que tentaram a sua sorte no negócio da partilha de carros, como, aliás, já havíamos visto. Este, que procura, sobretudo, carros simples e económicos, não está a resistir à sobrecarga do mercado e boa parte das empresas que surgiram estão a desaparecer, com a mesma rapidez.

Este fenómeno de abandono, que deveria estar a perder força, está, por sua vez, a crescer e a minar pelo menos uma dúzia de cidades, na China…

Partilhar:
Tags:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ALC
    ALC

    Por acaso, o post anterior, sobre o mesmo assunto, foi baseado em fake news…
    É só Googlarem um pouco e, das centenas de carros, naquele “cemitério”, só 140 (+-) eram eléctricos…

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Não vale a pena “googlar”, podes ir dar ao mesmo.
      Vais lá e confirmas por nós por favor.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O que é estranho nestas fotos agora só há duas cores de carros, nas anteriores eram todos brancos.
    Sinais dos tempos, agora tudo vira lixo rapidamente

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Os EVs são veículos descartáveis. Completamente inúteis passados uns anos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Lá vem o secalharya e as suas baboseiras propagandistas.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Por esse prisma, todos os veículos são descartáveis e é por isso que já pouco vês nas ruas veículos de 1960, 1970, 1980, 1990 e cada vez menos veículos de 2000…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Eu às x’s até vejo de 1920.

  3. Avatar de tecn
    tecn

    Vou entrar em contacto com os chinas, e resolve-se isso, ao invés de largar encostado, manda para Portugal que cá nós usa até caírem as rodas, assim mais barato fica os carros EV…

  4. Avatar de NelsonR
    NelsonR

    Mas aí a culpa é totalmente estatal. Porque deveriam ter regulamentos para forçar a reciclagem. Daqui a uns anos será insustentavel manter sucatas para todos os veiculos, por isso o processo de reciclagem deveria estar mais acelerado. Por exemplo, hoje em dia, marcas como a Apple e a Samsung já usam muito material reciclado nos seu equipamentos. Nos carros deveria ser igual.

    1. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Nelson na China tens mais de 200 estações de reciclagem de baterias.
      Lá não faltam acredita mais cedo ou mais tarde esses carros sejam eles ice ou Bev vão ser reciclados.

      1. Avatar de José
        José

        Sim, sim, está-se a ver… Não se fala da poluição ao obter as matérias-primas, que na China é um pesadelo, e no custo para o ambiente que é ter tantos veículos a degradarem-se com impacto no ecossistema envolvente. Na antiga União soviética também não existia poluição! Até podermos ver a desgraçada que havia por detrás do muro que caiu!

        1. Avatar de JL
          JL

          Não se fala ou você não lê/ouve ?

          E também falam da poluição da obtenção de elementos para a alternativa , ou isso não interessa ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Isso da suposta regulação só funciona na Europa e EUA. Tudo pela Ásia é mesmo assim, tudo à grande.

  5. Avatar de Carlos Portugal
    Carlos Portugal

    Isto vai ser um problema global daqui a uns anos, ou seja o mercado dos usados não fará muito sentido em termos de carros eletricos, visto que o principal consumivel (baterias) será muito caro a sua substituição não só em termos de preço do componente, bem como mão-de-obra e finalmente existência da bateria certa para o determinado modelo em questão. Grande parte das pessoas não sabem mas nos carros a combustão os componentes tem um ciclo de vida gigantesco + de 20 anos. Para terem uma ideia há motores a combustão que sofrem apenas pequenas alterações em dezenas de anos, dai o mercado dos usados ser apetecivel bem como a aprendizagem dos mecanicos e todo o circuito logistico. Dai a aposta em carros eletricos ser arriscada e penso que se deveria apostar em combustiveis limpos que já existem principalmente para abranger os utilizadores com baixos recursos financeiros que são a maioria no planeta terra e que não podem estar a trocar de carro de 5 em 5 anos..

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Tens de deixar de ouvir os habituais que são apenas contra o uso de carros elétricos por desconhecimento total (como parece ser o teu caso) ou porque não tem para comprar um.

      Esta situação apenas aconteceu porque o governo chines tem por hábito tentar a todo o custo mostrar que está a frente dos outros, é uma questão de propaganda mesmo que interna, desta forma financiou não apenas a aquisição destes veículos como também quem os fabricava.
      Muitos desses veículos provavelmente foram apenas matriculados e pouco circularam, pois era assim que os vendedores recebiam os subsídios.

      Um dos meus elétricos é de 2014, um Model S, já conta com mais de 500 mil km percorridos e está aí para as curvas, teve a bateria substituída uma vez ainda dentro de garantia por um defeito de fabrico.
      Da mesma forma que num carro a combustão e tiveres um problema na bomba de água, não substituis o motor, num elétrico a bateria é similar, não precisas de trocar a bateria toda, trocas as células que estão danificadas e assim uma bateria pode ter uma durabilidade de 20+anos sem grandes problemas.

      O meu, como disse é de 2014 esta bateria já fez mais de 400 mil km e ainda está aí para as curvas.

      1. Avatar de tpmr
        tpmr

        Como se mudar uma célula de baterias fosse igual a mudar uma bomba de água ….
        Nos telemoveis ou portateis, ng repara uma bateria, vai logo comprar novo, e nos carros vai acontecer isso de certeza no futuro, ou ja está a acontecer

        1. Avatar de JL
          JL

          Troca módulo que fica mais barato que muitas reparações em um CI.

          Não reparam nos telemóveis ? O que não faltam são “casas” a mudar as baterias, mesmo as que são internas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá está, troca a bateria toda. Não troca módulos.

          2. Avatar de JL
            JL

            No telefone é, só tem uma célula, não há como trocar meia célula . Loooool

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Por acaso há baterias de smartphones com 3 módulos. Já vi trabalharem apenas com 2. É claro q esses 2 já estão com os pés pá cova, mais dia menos dia chapéu. Mais vale trocar tudo.

          1. Avatar de JL
            JL

            De smartphones duvido, de tablets sim, na maioria das vezes trabalham em paralelo.

    2. Avatar de JL
      JL

      Tal como se ganhou experiência nos a combustão, nestes vai acontecer o mesmo.

      Não entendo é a parte de apostar em combustiveis limpos, os convencionais não estão caros o suficiente ? e temos energia para todos eles ?

    3. Avatar de bat
      bat

      O mais irônico disto, é depois do que escreveste ser a dura realidade aparecer dois iluminados a dizer que não é assim, vê-se logo, que só sabem o que lhes convém saber, o resto, quando sofrerem na pele logo, pensam que afinal os outros é que tinham razão…

      1. Avatar de JL
        JL

        Não são iluminados, são pessoas que falam das suas experiências, você sim, parece ser um iluminado, já que não deve ter nenhum, já agora, não tenho nenhum veiculo destes com menos de 9 anos.

      2. Avatar de JL
        JL

        Oh sim, a petrolhada que não pesca nada do assunto, é que sabe.

  6. Avatar de Dani
    Dani

    Boatos… só boatos…

    Esses carros eram para fazer quartos móveis … tipos aquelas quartos que ha no japão … minusculos.

  7. Avatar de McGoms
    McGoms

    a solução mais ecológica é por uns pedais

  8. Avatar de AJ
    AJ

    É como o valore do câmbio chinês, artificial, vendas de eléctricos na china, artificial.

    1. Avatar de José
      José

      Ou o imobiliário! O PCC não irá permitir a criação de mais multimilionários, sobretudo com o Xi, pois o seu adorado Mao deve estar a rebolar no caixão!

  9. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    A farsa do carro elétrico está a acabar mais rápido do que se esperava. Ainda bem.

    1. Avatar de JL
      JL

      Pois, mas não, estamos na Europa.

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já aqui anda o vendedor de eletrodomésticos. Já viram o fenómeno dos incêndios nos carros elétricos?

    1. Avatar de JL
      JL

      Olha o vendedor de fogões também chegou.

      Quais incêndios ? Nos fogões?

    2. Avatar de João
      João

      Nos ultimos dias vi 3 carros a arder em auto estradas e nenhum era elétrico.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Eu nc vi nenhum. Nem elektro nem a combustão
        Só vejo na TV qd há incêndios principalmente florestais ou actos de vandalismo.

        1. Avatar de JL
          JL

          É porque anda pouco pela rua, na sexta feira estava um na a10 ainda a deitar fumo.’

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por acaso já tenho bem para cima de 1 milhão de kms. O facto de agora andar poucas x’s. (Sinda assim não confundir com poucos kms) e felizmente nc me deparei com um caso desses.
            Alias, houve um tempo em q muita gente andava com extintor. Hoje em dia não conheço ng q se preocupe com esse acessório.

    3. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Um carro ice tem 80 vezes mais probabilidade de pegar fogo do que um BEv.
      O Bev pega fogo se a bateria tiver um problema como as dendrites internas e até chegam a perfurar de dentro para fora a bateria causa curto circuito e aumento exponencial de temperatura que leva o carro a pegar fogo. Com bateria LFP isso não acontece é quase impossível de pegar fogo.

  11. Avatar de André
    André

    De facto os incêndios deixam-me apreensivo.

    https://www.sapo.pt/jornais/nacional/4089/2023-08-22

    1. Avatar de yamahia
      yamahia

      Então e o resto do artigo?

    2. Avatar de JL
      JL

      Incêndios ? Nos a combustão ? Sim, São aos montes.

      1. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        Fogo nos ices ??? São tão comuns que já ninguém.liga ou quer saber, afinal é 80 vezes mais provável de incendiar um ice do que um BEv.
        São os benefícios do sumo de dinossauro;) dás de beber ao carro de Legos e ainda tens o benefício de fazer um churrasco e tudo, pagas 100 paus ao monhe por cada vez que vais encher a garrafa de sumo, ainda tens febras no carro e tudo e a chamada situação Win Win 🙂

  12. Avatar de Pedro Fortuna Gomes
    Pedro Fortuna Gomes

    Não sei onde está a novidade será assim no mundo todo daqui a 10 anos. Quando o mundo entender que está actualmente a gastar no presente aquilo que devia gastar ao longo dos anos faseadamente

    1. Avatar de JL
      JL

      Será ? Então? Na Europa também financiam este método ? Ou não leu o artigo ?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        ai está o problema a falta de financiamento para se reciclar, é muito mais barato selar contentores de chumbo e caírem de barcos em alto mar .

        1. Avatar de JL
          JL

          Não têm de financiar, só têm de criar normas para isso, tal como criaram na Europa.

          Selam ? onde estão esse contentores ?

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            No fundo do mar logicamente, é so consultar quantos contentores caem acidentalmente de porta contentores diariamente em alto mar e ninguém os vai resgatar logicamente.

            a profundidade que eles ficam ninguém vai lá confirmar o conteudo.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde estão? Provavelmente a fazer companhia aos q foram despejados com resíduos nucleares looolooolool

          3. Avatar de JL
            JL

            Caiem ? Então meta aqui a informação.

          4. Avatar de JL
            JL

            @Yamahia foram ? Onde ? Mostre lá isso também .

          5. Avatar de Pedro
            Pedro

            para os mais preguiçosos em fazer uma simples pesquisa no google mas rapidos a atirar criticas a factos aqui fica

            https://www.jornaldaeconomiadomar.com/perdem-se-anualmente-1-582-contentores-no-mar/

            e mais não vou perder tempo o tempo vai mostrar que seguir em carneiradas nunca dá bom resultado

          6. Avatar de JL
            JL

            Pois, não vale a perder, até porque demonstra bem os argumentos que a carneirada usa para justificar outro argumento. Looooooool

  13. Avatar de Chato
    Chato

    Irra que o tipo é chato! Não deve trabalhar, está explicado ou então é vendedor em algum stand de EV’s, só pode. Agora vai responder, em 3, 2, 1…

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    A obsolescência programada bastante evidente, porque a economia assim o exige. E depois apelam a atitudes amigas do ambiente.

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, pelo menos nos a combustão, onde todos os anos é preciso mudar líquidos e peças sem o minimo de atenção se estão a precisar de ser mudadas ou não.

      Leia novamente, estes cemitérios não tem nada a ver com isso.