Coleciona as caixas dos seus smartphones e outros gadgets? Se ainda não, devia!

18 Comentários

Hoje em dia, as caixas são quase uma extensão dos próprios gadgets, havendo quem gosta de as manter e colecionar… para uma eventualidade. Já faz parte dessa comunidade?

Coleção de caixas de produtos da Apple | jalaube no Reddit

Se é utilizador da Apple, provavelmente, tem, por casa, alguma caixa da marca. Seja desta, ou de outra, saiba que não é o único e que, aparentemente, existem até comunidades de pessoas que se orgulham de as colecionar.

Uma das mais relevantes (se relevante for a palavra, para este contexto) é o subreddit r/Appleboxes, onde mais de 5000 utilizadores publicam imagens de todos os tipos, a mostrar caixas de vários produtos da Apple.

The tower of expensive mistakes
by u/DevonReddit1538 in Appleboxes

De facto, esta tendência motivou as fabricantes a esforçarem-se na hora de pensar na caixa do produto que, assim, se tornou uma parte consideravelmente valiosa. Se antes as caixas tinham o lixo como destino, agora, as empresas prestam-lhes mais atenção e são mais cuidadosas na sua conceção, nomeadamente, na escolha dos materiais.

Além da Apple, também a OnePlus, por exemplo, já demonstrou que valoriza a caixa dos seus produtos.

Mas não são só as caixas de smartphones que servem os colecionadores:

Hi, I want to share my GameCube collection here. I got every pal console box, some nice looking Japanese consoles, full game set, almost every cover variation and limited edition games. And offcourse a GameCube kiosk! 😊
by u/Nintendo4Life87 in gamecollecting

Se chegou até aqui e se está a perguntar sobre o motivo pelo qual as pessoas decidem acumular, ou colecionar, as caixas dos seus produtos tecnológicos, então, saiba que existem várias razões.

Primeiro, a possibilidade de revender o produto, no futuro, incluindo a caixa original – o que muitas vezes agrega valor e justifica um aumento do preço final. Depois, na mesma linha de pensamento, a possibilidade de vender as caixas, sem vender o produto. Afinal, hoje, há quem as procure vazias, por forma a agregar valor e aumentar o preço pelo qual está a vender um determinado artigo.

Terceiro, não deixam de fazer parte da história da tecnologia, pois foram concebidas e vendidas a par dos próprios gadgets e há quem lhes veja importância nesse sentido.

Por fim, o facto de o unboxing de produtos tecnológicos ser, como deve saber, um negócio em crescimento, entre os criadores de conteúdo. Ora, caixas visualmente agradáveis ajudam à construção positiva da perceção do produto como um todo.

Coleciona as caixas dos seus produtos tecnológicos? Se sim, por alguma razão?

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Vai tudo para o lixo

    1. Avatar de F M
      F M

      Lixo não, ecoponto! Então para que andam as marcas todas a eliminar o carregador do pacote em nome do ambiente?

      1. Avatar de Pirata
        Pirata

        O ecoponto é apartheid do lixo.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Às vezes é igual. Porque depois na triagem muita coisa segue para o lixo comum. As pessoas pensam que ao separar o lixo milagrosamente é tudo reciclado. No vidro e papel é uma grande porção, mas no plástico é menos de 10%, o resto vai para o aterro ou é queimado.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Normalmente vai tudo para o lixo logo depois de tirar o material da caixa. Mas também é verdade que raramente vendo gadgets usados.
    E sinceramente não ligo nadinha ao unboxing, desde que os produtos venham em condições, por mim está tudo.

  3. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Consumismo desenfreado.
    Não admira a Terra estar tão poluída.

  4. Avatar de Porquesiméresposta
    Porquesiméresposta

    Só pela devolução/reparação é que guardo as cx, depois vai esquecendo e chegam a estar 5 anos ou mais guardadas.

  5. Avatar de Carlos Manuel
    Carlos Manuel

    Não faço colecção das caixas mas guardo-as até final do tempo de garantia. Se tiver de enviar para RMA à empresa que me vendeu o artigo, vai melhor acondicionado. Ainda hoje saiu uma RMA para Espanha, de um Mibro Watch T1, na embalagem original e adquirido há menos de 3 meses e que deixou de carregar. Não há dúvida que os fabricantes estão a esmerar-se na aparência das caixas, algumas delas verdadeiras obras de arte, nomeadamente em equipamentos Android, em comparação com as que nos chegavam há uns anos atrás.

  6. Avatar de LG
    LG

    Depende do produto. Nomralmente guardo até a garantia expirar… Se a garantia expirou ainda considero se vou vendê-lo no mercado de usados.

    Agora por exemplo, caixa de um teclado… descarto no momento que verifico que funciona perfeitamente e veio sem defeitos…

  7. Avatar de lr
    lr

    Se tivesse espaço para isso pq nao? agr, num t2 de 100m2, n da para guardar caixas

  8. Avatar de iDroid
    iDroid

    Sim, guardo as caixas todas.

  9. Avatar de Filipe
    Filipe

    Guardo só as caixas dos produtos mais caros, numa perspetiva de ser mais fácil poder revender mais tarde se quiser, tudo o resto vai para o lixo.

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Guardo as caixas de produtos que eventualmente vou vender depois, porque é sempre mais fácil de vender se tiver a caixa original

  11. Avatar de A
    A

    Só agora é que reparei que realmente guardo as caixas e nem sei bem para quê ….

  12. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Tenho da trabalha toda que tenho da Apple, mas não faço coleção.

    Mas há quem venda no eBay caixas vazia…

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Quis dizer “ tralha “ e não “ trabalha “.

  13. Avatar de Alberico Amaral
    Alberico Amaral

    Eu tenho de um Nexus S,com o telemóvel e tudo.Guardei mas se houver alguém que queira entre em contato.

  14. Avatar de Alphie
    Alphie

    Vai tudo para o lixo assim que acaba os 15 dias e não sirva para guardar coisas dentro. Não dou aso a criadores de conteúdos aka parasitas da sociedade. A não ser que criem conteúdo com alguma utilidade, mas esses contam se pelos dedos da mão.