TruCAM II: O radar de velocidade que multa a 1,2 km de distância

53 Comentários

Chama-se TruCAM II e tem a capacidade de detetar excesso de velocidade a uma distância de 1,2 km, no entanto, consegue ir até aos 1,5 km. Conheça melhor este tipo de radar de velocidade.


Espanha já tem 10 radares de velocidade TruCAM II

O radar de velocidade TruCAM II consegue superar o alcance dos helicópteros Pegasus (que é de apenas 1 km) e também dos tradicionais radares Velolaser (que têm um alcance de 50 m e que são muito usados em Espanha e também em Portugal).

Embora a distância ideal de operação do TruCAM II seja entre os 15 a 150 metros, é possível tirar fotografias em alta definição de veículos que viajam acima do limite de velocidade estabelecido, até 320 km/h, com uma margem de erro de 2 km/h. O sistema de amostragem a laser deste equipamento permite fazer até três medições de velocidade por segundo. Tem ainda uma interface de rede Ethernet e pode ligar-se a uma rede Wi-Fi.

Espanha já tem 10 radares de velocidade TruCAM II

Segundo a empresa que desenvolveu este radar, o TruCAM II tem uma autonomia entre 8 a 10 horas. O TruCAM II tem também um pequeno ecrã touch de 9,4 cm, que permite ver as fotografias tiradas. O radar pode operar a temperaturas entre – 10ºC e 60ºC.

De acordo com as informações, este tipo de radar ainda não existe em Portugal, mas já foi adotado na vizinha Espanha que tem 10 unidades.

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Não existe?!Creio que pelo menos a GNR de Albufeira tem 1 bem como a BT de Gomes Aires (A2).

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Existir até podem existir mas o uso dos mesmos é ilegal visto em Portugal não existir homologação para este modelo de equipamento devido ao seu método de controle de velocidade.

      Em portugal só os seguintes modelos estão ou estiveram homologados, sendo que muitos deles estão ao dia de hoje estão com certificação caducada :

      MARCA Jenoptik MODELO MultaRadar C-SD580
      MARCA Jenoptik MODELO MultaRadar C D/20
      MARCA Multanova MODELO MUVR-6FD
      MARCA Jenoptik MODELO MultaRadar C
      MARCA Polcam MODELO SmartEye ST-1
      MARCA Jenoptik MODELO TraffiStar SR390
      MARCA Vitronic MODELO Poliscan Speed M1 HP2

      caso de duvida estes dados são de consulta publica, e a primeira coisa que devem fazer se forem controlados em excesso de velocidade e se for presencialmente pedir ao agente autuante para verificar fisicamente o equipamento autuante e se o mesmo tem o CERTIFICADO
      DE VERIFICAÇÃO válido, caso seja notificado por CTT consultar o numero do equipamento e consultar o seu certificado online.
      olhando para a lista verificamos radares em funcionamento com CERTIFICADO
      DE VERIFICAÇÃO caducado a mais de 2 anos.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          se reparar esta reportagem é de 2021 e estes equipamentos foram testados mas não receberam homologação.

          Os radares assim como alcoômetros, etc primeiro tem de ser publicado o decreto lei onde consta o marca modelo numero de serie dos mesmos, além disso tem de estar publicado no site da ANSR para consulta publica os dados dos mesmos, inclusive no caso dos actualmente radares instalados nas viaturas da PSP os famosos PETARDS PROVIDA 2000 DVR tem de constar no certificado a marca da viatura assim como modelo numero do chassis e pneumáticos.

          1. Avatar de Castro
            Castro

            a reportagem diz que o equipamento foi autorizado pela ANSR, e aparece na Lista de equipamentos aprovados no site da ANSR.

          2. Avatar de Hjpc
            Hjpc

            Boa tarde, este radar específico, Trucam II, não é usado ainda em Portugal. O seu irmão mais velho, Trucam, já é usado que é o que está na reportagem da SIC.

            Caso haja dúvidas se pode ou não ser utilizado fica aqui o site da proteção de dados em que estão lá mencionados os radares aprovados para uso:

            https://www.cnpd.pt/cidadaos/vigilancia-rodoviaria/equipamentos-notificados-pela-gnr/

      1. Avatar de Xixas
        Xixas

        Exatamente…. Já para não falar que identificar o carro por uma matrícula que pode ser feita em qualquer loja é outra estaca no coração da legalidade em identificação da viatura….

    2. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Existe aprovação de modelo e estão ao serviço.

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Não é preciso mais nada os radares de velocidade media tratam de tudo

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      como todos os outros radares eles vão tratar de tudo, na pratica não existe mão de obra para dar seguimento ao processo de contraordenação. é do conhecimento publico que são milhares de coimas por excesso de velocidade registadas nos radares que prescrevem por não ter sido dado seguimento ao processo de contraordenação em tempo util.
      Ao contrário das coimas das scuts que são processadas por agentes fiscalizadores e tratadas como infrações fiscais, as multas de excesso de velocidade tem de ser processadas por agentes de autoridade das divisões de transito.

    2. Avatar de Xixas
      Xixas

      Sempre posso ir ao WC e depois espetar a estaca de novo….

  3. Avatar de Pedro Fortuna Gomes
    Pedro Fortuna Gomes

    Não foi adotado porque o seu método de funcionamento viola a lei portuguesa.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Como assim?
      Podes explicar?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        se o radar fotografar de frente vai aparecer a cara da pessoa que vai a conduzir e ou a pessoa que vai do lado direito, logo esta em violação da constituição portuguesa que no n.º 1 do art.º 26º abrange, entre outros, o direito da pessoa não ser fotografada nem ver o seu retrato exposto em público sem seu consentimento.

        Logo por isso todos os radares de velocidade devidamente homologados funcionam sempre virados para a traseira dos veículos.

        1. Avatar de Castro
          Castro

          ????
          Isso não tem nada a ver com o radar em si mas com a pessoa que faz uso do radar… Se fossemos por aí quase nenhum radar poderia ser homologado porque qualquer um deles pode gravar caras de pessoas em carros que venham em sentido contrário.
          Para além disso o que a constituição defende é o direito à imagem, não defende que a pessoa não pode ser fotografada em nenhuma circunstância. Existem regras que definem como e quando é que isso pode ou não acontecer.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Aconselho a ler a legislação sobre proteção de dados e entender a diferença entre o que é um lugar público e um lugar de acesso ao público. faz toda a diferença.

            e não um radar montado seguindo as regras europeias não detta os carros que circula no sentido oposto, ele tem de ser regulado para a largura da via onde onde vai ser colocado.

            Por fim o direito a imagem só por si garante que se não existir permissão a captura de imagem é uma violação a constituição.
            Pela sua ordem de ideias qualquer um pode usar a sua propriedade pois a constituição defende o direito a propriedade e não ao uso exclusivo da sua propriedade por si.

          2. Avatar de Castro
            Castro

            Pedro, o que não faltam por aí são radares móveis mais do que radares fixos.
            Não, o direito à imagem não garante que a captura de imagem sem permissão é uma violação a constituição. O que a lei não permite é que a tua imagem seja visada directamente e divulgada publicamente sem a tua autorização. Se fizeres apenas parte do background duma foto ninguém tem que pedir a tua autorização, e se estiveres em público e cometeres um crime a tua imagem pode ser captada e será admissível em tribunal.

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            durante 6 anos vi centenas de casos onde o video foi descartado pelo tribunal por violação doa privacidade até do assaltante, e até existe um caso que o proprietário teve de pagar uma indemnização ao alegado ladrão. quanto ao aparecer numa foto em background lá está depende se está em espaço publico ou em espaço de acesso publico. ai está a diferença toda.

            e não garanto de fonte segura que actualmente existem mais radares fixos que moveis.

          4. Avatar de Castro
            Castro

            Pedro, vai ver o jurisprudência, o que não faltam são casos em que a captação de imagens foi aceite. Se fosse como disseste inicialmente nunca em qualquer circunstância seriam aceites. Da mesma maneira que podes encontrar ruas das cidades com videovigilância policial com autorização da comissão de proteção de dados.

          5. Avatar de Xixas
            Xixas

            Tem tudo a ver… Já para não falar da legalidade das SCUTs….

      2. Avatar de EEQTR911
        EEQTR911

        Viola a carteira dos portugueses que andam a trabalhar 24/7 e a tentar levar este país para a frente.

  4. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Sou a favor do controlo de velocidade, contra limites estúpidos nalguns locais como cruzamento no meio do nada com limite de 50.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Até mesmo 40. Esse é o maior problema, limites ridiculamente baixos em muitos locais sem explicação. Quem decide isso e com que justificação?

      1. Avatar de Castro
        Castro

        se é um cruzamento convencional tem obviamente que ser no máximo 50km/h. É irrelevante se tem muito ou pouco movimento, o limite está lá para que os carros circulem a uma velocidade em que consigam travar atempadamente caso outro carro entre na estrada.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não falo de cruzamentos convencionais. Refiro-me a secundários. Mas nada melhor que reparar como é em Espanha ou França, que muito circulei, cujos limites de velocidade são mais lógicos, adequados e, por regra, superiores.
          Não é por aí que existem mais acidentes, antes pelo contrário, porque o principal é a atenção e prudência do condutor.

          1. Avatar de Castro
            Castro

            não sei o que consideras secundários. Se duas estradas se cruzam directamente uma na outra, sem faixas de aceleração e desaceleração, o limite é 50, em qualquer ponto do país. É uma das coisas mais básicas do código!

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Hã, isso n’é nada! E quando n’a põem o fim do limite de velocidade?!
      A mim contaram-me que um sujeito deu c’uma placa: “Reduza 50”.
      O home lá seguiu a 50 e ao fim d’uma hora chega a uma povoação com uma placa que diz: “Bem vindos a Reduza”
      Atão isto faz-se!?
      (Versão curta. Uma versãp longa também se arranja 🙂

      1. Avatar de Xixas
        Xixas

        O pior fui eu… Fui á Alemanha e durante horas na autoestrada tinha uma tabuleta a dizer ” Ausfahrt” … O tamanho daquela terriola é abismal… Mete o ALLGARBE no bolso. Ahahahahah

  5. Avatar de Carlos Braga
    Carlos Braga

    Não vai faltar muito tempo até que os Portugueses se organizem e começem a rebentar com os radares fixos e outras atitudes mais violentas sobre os operadores desta forma maliciosa de sacar dinheiro a quem tem que trabalha. Em Inglaterra já há varios grupos responsáveis pela remoção de centenas de radares. E esses grupos de cidadãos indignidados pela usura do estado, não se limitam a remover do local, levam os mesmos com eles para posterior destruição para que os mesmos não voltem a ser usados. Por favor não venham com tretas de segurança rodoviaria, permitam sim que o cidadão de classe média/baixa consiga comprar melhores carros.

    Se for o se

    1. Avatar de João Carlos
      João Carlos

      Atitudes violentas só no futebol. Os radares peçam por serem poucos.
      Todos os dias vejo e passo por malucos que vão a mão 100km que o permitido na estrada…

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Já passamos essa fase, se andarem dentro dos limites eles não sacam dinheiro nenhum a maioria dos radares esta com aviso e bem visível só é apanhado quem é parvo

    3. Avatar de Castro
      Castro

      é assim tão complicado olhar para o sinal que avisa para a presença do radar?

    4. Avatar de Contador
      Contador

      És daqueles que é muito mau na internet mas que está sempre à espera que os outros façam aquilo que pensas? Se queres fazer, faz-te um homem e age! Não estejas sempre à espera que alguém faça o trabalho por ti. Ou és apenas mais um gargantas?

    5. Avatar de Xixas
      Xixas

      Exato…. Antes de radares, é tirar as tampas de saneamento do alcatrão e as lombas de vários cm de altura… Limpar as vias e tratar das mesmas .. depois sim tinham alguma razão em termos de matéria para o poder fazer…. Mas não…. só querem faturar…

    6. Avatar de Luis Sousa
      Luis Sousa

      Nãaa, somos um povo de mansos (no sentido mais pejorativo da palavra)

  6. Avatar de RUI COELHO
    RUI COELHO

    esperemos é que os radares com acesso sejam destruídos

  7. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O que é preciso é apostar em mais radares de velocidade… até porque a velocidade é a principal razão de tanto acidente! Ou… não será? Querem ver que os smartphones, as manobras perigosas, ultrapassagens mal calculadas é que afinal são a principal causa de tanto acidente e a velocidade é apenas a desculpa perfeita para se comprar mais radares e os Srs guardas continuarem com o rabinho sentado em vez de patrulharem as estradas?! Não deve ser por acaso que o número de radares aumentou e os acidentes também…

  8. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    É só embolsar…..o que estado português o que ganha com os automóveis|…chu…..oss

  9. Avatar de Aves
    Aves

    E os drones para caçar:
    – os que conduzem kms e kms a 120 ( a velocidade máxima legal, por isso ninguém os pode ultrapassar) na via do meio com a da direita livre?
    – os que vão na via da esquerda a 150 (pensam que vão a alta velocidade, mas vão a uma velocidade da caca) de Lisboa ao Algarve ou ao Porto?
    – e as manobras perigosas, como seja, saltar para a via da esquerda, atravessando-se à frente do carro quer os vais a ultrapassar – quando não precisam, porque vão ultrapassar o da frente daí a 1/4 de hora)? E outras manobras dos “vingadores e do combate ao excesso de velo0cidade”?
    Isto deu na fórmula mais simples – todo o perigo vem do excesso de velocidade, isso combate-se de forma simples com os radares e que ainda por cima dão dinheiro, para quê preocuparem-se com o resto.

    1. Avatar de Xixas
      Xixas

      Uma pá tipo limpa neves resolvia esses gajos da faixa do meio… Mas ao existe um culpado…. É a POLICIA que anda a dormir….

  10. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Se é para roubar o povo concerteza já deve estar nos planos da mafia em Portugal.

  11. Avatar de Ze do telhado
    Ze do telhado

    E radares para detectar politicos ,corruptos,manipuladores e traidores tambem têm disso, faz muita falta.

    1. Avatar de Xixas
      Xixas

      Já tivemos antes do Marcelo ( Verdade e transparência)… O povo não quis saber… Agora aguenta

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acho piada aos políticos que podem e costumam ir a muito mais do que os limites, muitas vezes acompanhados com polícia. Ora isto não se enquadra em lei nenhuma, visto não ser em marcha de emergência. Mas são imunes a essas regras de trânsito, é só para o povinho.

    Por outro lado, concordam com coimas de valor fixo? Um rico pouco quer saber, mas a população em geral isto pode custar o sustento. Há países onde as coimas têm valor de % de acordo com o património e/ou rendimento. Não seria isto assim realmente justo e pedagógico?

    1. Avatar de Xixas
      Xixas

      Tirar a matrícula deles e por 14 euros fazem uma igual…. Com sorte nem vis mandam parar porque dá logo no sistema carro diplomático… Ou “Estado”… Querem as coisas bem feitas façam matrículas como os suíços…

  13. Avatar de glorioso
    glorioso

    Já vi pelo menos três vezes, uma em Famalicão no centro a seguir a um semáforo as outras duas vezes vi na estrada nacional trofa sentido vila do conde zonas que passam de 70k hora para 50, onde chamo caça a multa.

    1. Avatar de Xixas
      Xixas

      Quando meteram SCUTs… Foram aos semáforos das estradas Nacionais alternativas e duplicaram o tempo do vermelho nas vias principais… Eu sou um gajo atento e ao longo da minha vida conclui que nada é para segurança mas para caçar o guito ao pessoal

  14. Avatar de Xixas
    Xixas

    Bem… Em 2003 fui a Tenerife e comprei um anti-radar cobra de 6 canais… Já com sistema anti “VG2” e vejam bem o que já existe em 2023… É ilegal? Até pode ser, mas esconder radares também o é… Na selva quem manda é o Animal com carácter…

  15. Avatar de Luis Sousa
    Luis Sousa

    nos primeiros 5 meses do ano, e à semelhança dos anos anteriores, o estado já tinha arrecadado mais 26% de receitas em coimas rodoviárias (sobretudo por excesso de velocidade) do que nos anos anteriores, tudo em nome da suposta segurança rodoviária. Este argumento, hipócrita (como em tudo o que o governo faz) é um atentado À inteligência de quem tem um mínimo de capacidade de raciocínio. NOs últimos anos o número de vitimas de acidentes rodoviários não reduziu na mesma proporção, nem sequer lá perto, com que as receitas das coimas aumentou, prova de que a estratégia está completamente errada, e de que o governo não tem o mínimo interesse em reduzir a sinistralidade, apenas os move a cobrança de receitas indirectas. E não pensem que é exclusivo nosso, em França começam a ser retirados radares de velocidade média por não serem rentáveis. Esta decisão foi tomada por base numa razão puramente financeira, nem se preocuparam em averiguar se a sinistralidade diminuiu nos troços em questão.
    Tudo isto não passa de pura hipocrisia e areia para os olhos da manada, sim, porque para quem manda, nós e os nossos filhos não passamos de um rebanho de ovelhas prontos a ser mortos para o banquete das elites……Não comecem a pensar por vossas cabeças e vosso futuro ( e dos vossos filhos) será muito sombrio

    1. Avatar de Hjpc
      Hjpc

      Mas a culpa é nossa, o governo só arrecada esse dinheiro todo porque nós não temos consciência e continuamos a acelerar como se não houvesse amanhã. E conta mim falo que já contribui com algumas, mas desde a terceira ou quarta que levei deixei de contribuir, comecei a andar mais devagar e agora tento cumprir os limites. Sofri alguns constrangimentos, sim sofri, como os resolvi, comecei a planear as minhas viagens para a velocidade permitida e não ao tempo de viagem.

      Nós aqui em Portugal ainda não estamos muito mal quanto a radares, quando começar a acontecer o que já acontece noutros países aí sim vamos guinchar, Espanha tem controle de radar por helicóptero e radares em cascata, quando se começar cá a fazer isso vai ser lindo vai.

      Mas deixo aqui um link do que se faz em França, que cá em Portugal ainda nem sonhamos com isso:

      https: //www.razaoautomovel.com/noticias/carros-radar-franca/

      Portanto nós por cá não estamos muito mal.

      1. Avatar de Xixas
        Xixas

        Estamos em Portugal, não temos culpa se os Franceses e espanhóis o permitem… Por vezes não é o ir devagar… É mesmo colocar o radar em locais que se podia ir a 120 e tem 50 como já vi em Lisboa penso que no IC19 e a descer… Pode andar rápido na mesma e em segurança se tiver formação necessária para não por os outros utentes em risco…

        1. Avatar de Hjpc
          Hjpc

          Os franceses e espanhóis permitem…. Vais o senhor para a rua destruir os radares, ou apenas incita por trás do teclado?

          Os franceses que fazem dias e dias de manifestações por tudo e por nada, param o país, e permitem serem controlados imensamente por radares….

          Os portugueses não são capazes de se manifestar contra o roubo site são os preços dos combustíveis e vão para a rua por causa dos radares….

          Acho que deveria descer à terra e deixar de andar tanto nas nuvens…

          1. Avatar de Xixas
            Xixas

            Eu? Como disse anteriormente…já desde 2003 tenho sistemas anti-radar, voto em partidos que são contra muitas medidas e foi o PS que os comprou ( não votei neles) Atrás do teclado é o meu trabalho diário mas quando vou para a estrada não gosto de ser roubado… Mas faço isso em tudo… ” mobilidade, energia, impostos… A minha forma de protesto é votar e garantir que eu ( eu) não sou apanhado na caça á multa. O meu trabalho está feito