Ucrânia ataca petroleiro russo com drone marítimo

51 Comentários

Falar em drones não é apenas e só falar nos equipamentos que voam. Há vários tipos de drones, onde se incluem drones marítimos. A Ucrânia confirmou hoje a autoria de ataque com drone marítimo e revelou que foi bem sucedido.


Ataque com drone marítimo foi bem sucedido…

A Ucrânia atacou este sábado um petroleiro russo no Estreito de Kerch, disse à AFP uma fonte dos serviços de segurança ucranianos (SBU), um dia depois de um ataque contra um navio também da Rússia, mas no Mar Negro, segundo revela a SIC Noticias. Kiev já veio dizer que a operação especial foi bem sucedida e que atingiu um dos petroleiros mais poderosos de Moscovo.

Do que se sabe, o barco tinha 11 pessoas a bordo e vários membros da tripulação ficaram feridos por estilhaços de vidro durante o ataque, disse um funcionário nomeado pela Rússia na região ucraniana de Zaporijia, Vladimir Rogov, na plataforma de mensagens Telegram.

O ataque levou a que o tráfego na ponte que liga a Rússia à península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014, fosse suspenso por três horas antes de ser retomado no início da manhã de hoje, de acordo com o centro de informações rodoviárias.

Esta semana, as autoridades russas deram conta de várias tentativas de ataques a navios civis e navais na zona do Mar Negro, onde os ataques aumentaram desde que a Rússia decidiu retirar-se do acordo ucraniano de exportação de cereais, a 17 de julho, acusando a Ucrânia de incumprir a sua parte do plano, segundo revela a RTP.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É uma guerra do mundo inteiro contra um único país, não se podia esperar outra coisa, antes pelo contrário, ainda acho estranho que a Rússia não tenha sido derrotada, mas no final todos sabemos que se certas linhas forem ultrapassavas levaram a um ataque nuclear da Rússia.

    1. Avatar de Carlos Manuel
      Carlos Manuel

      Um único país de ditadura nazi nacional-imperialista, que invadiu outro país soberano, provocando – sem ser provocado – a destruição de infra-estruturas civis, escolas, creches, igrejas, residências, aterrorizando e assassinando civis indefesos de todas as idades, roubando, violando e torturando.

      1. Avatar de João Melo
        João Melo

        Acho que descreveste precisamente o motivo pela qual a Rússia invadiu a Ucrânia..

        Eu vou ser franco, se um país tentasse cometer genocídio contra o meu povo, e eu tivesse armas nucleares…nem sequer um soldado punha no campo de batalha…pura e simplesmente ia ser um churrasco.

        Os Ucranianos teem sorte que os Russos são brandos.

        1. Avatar de Jose Duarte
          Jose Duarte

          És um idiota chapado, pá! Achas que o lançamento de qualquer ogiva nuclear pela parte da Rússia iria deixar o resto do mundo calado e sem fazer o mesmo?
          Queres ir para os anjinhos antes de chegares a velho?
          Reflete primeiro e depois lança então as tuas postas de pescada.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Calados não ficavam, mas os imperialistas teriam que decidir se queriam engajar para mísseis intercontinentais. E pelo menos até agora não parecem interessados nessa escolha.

          2. Avatar de Julio Santos
            Julio Santos

            Este não nasceu foi inventado! Quem iniciar um ataque atómico vai ter com as virgens também aliás iremos todos até o que chama brando aos russos, se aquilo que fez e está fazendo é ser brando, então vou ali dar banho ao cão já venho!

        2. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          É caso para dizer que ainda bem que és um Zé ignorante, usar armas de destruição massiva no país ao lado é de uma inteligência fora de série

          1. Avatar de Masculino
            Masculino

            Esta aberr*ação mental gostaria que a Rússia cometesse auto suicido?!!! Acaso julgará este pertu*rbado mental que somente aquele assa*ssino terr*orista russo tem acesso a armas nucleares?? Não saberá que quando ele premir o botão, imediatamente uma resposta igualmente avassaladora é colocada no ar?!|!!… Caramba meu, há gente muito ves*ga de tanto fanatis*mo a lhe estragar o cérebro… Caramba mesmo!!!…

        3. Avatar de Masculino
          Masculino

          Masculino 26 de Dezembro de 2023 às 12:46
          Esta aberr*ação mental gostaria que a Rússia cometesse auto suicido?!!! Acaso julgará este pertu*rbado mental que somente aquele assa*ssino terr*orista russo tem acesso a armas nucleares?? Não saberá que quando ele premir o botão, imediatamente uma resposta igualmente avassaladora é colocada no ar?!|!!… Caramba meu, há gente muito ves*ga de tanto fanatis*mo a lhe estragar o cérebro… Caramba mesmo!!!…

        4. Avatar de Fernando Almeida
          Fernando Almeida

          Vai para lá, e concretiza o teu desejo! Analfabruto!

      2. Avatar de GM
        GM

        … e provocando uma massa de refugiados de 1/4 da população.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Não tem vergonha de tantas mentiras? Quais armas nucleares? As que a Ucrãnia ofereceu à rússia em troca de segurança?

      Quantos soldados da NATO morreram até agora? Portugal está a combater na Ucrãnia? Não sabia, desde quando?

      Fogo para cima da rússia, até à derrota total!
      Não merecem qualquer clemência!

      O ricardo faz bem, alista-se com os criminosos russos e vai combater, talvez até receba mais rublos do que a teclar!

    3. Avatar de Manuel Araújo
      Manuel Araújo

      O Ricardo é humano ou humanóide? Se acha que a Rússia está cheia de razão, porque não emigra para lá?

    4. Avatar de Sed
      Sed

      vc digita isso pq nao sabe as verdadeiras consequencias, os EUA lixo como sempre, querendo por uma base da OTAN q eles comandam e mandam na janela do kremlin.
      Os outros paises como a alemanha que deveria ter sido devastada e toda raça branca estirpada da face da terra, entra nisso pq os eua mandam nela, e eles tem raiva da epoca de duas alemanhas q os russos deixaram eles a mingua como eles mereciam.
      Outros paises como a França ta decadente e so sabe oferecer misseis, mas mesmo assim nao tem mais euro no caixa, e os EU:A q ta uma drogaiada danada pagando para eles produzirem misseis.

      Os eua tinham de tomar uma ferrada, mas o grande fator q eu acredito é q os eua vai se acabar com o proprio povo deles la.

      Quero q a russia saia vitoriosa, por ucrania no devido lugar, e os outros paises q ajudaram ela, vendo o exercito russo ganhando e usando os brinquedos dela, e se tudo fosse possivel, a Russia, indo regaçar a Alemanha, e falar venham EUA, venham….

      1. Avatar de foff
        foff

        parece que temos anormais pro rússia aqui por perto. que eu saiba a rússia é tao mentirosa que até dão nomes as suas invasões se realmente tem um exército assim tão bom porque que ainda não tiveram vitória e precisam de terceiros para combater. informa-te

    5. Avatar de fernando mauricio
      fernando mauricio

      O putin está à espera dos teus conselhos. Embarca depressa para lá!

  2. Avatar de Miguel Jex
    Miguel Jex

    É acabar com toda essa escumalha russa!

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Nenhum povo, seja russo, ucraniano ou outra nacionalidade pode conviver com pessoas que expressam os seus sentimentos agressivos desta forma.

  3. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    Só lamento que não tenham morrido todos e o navio não tenha ido ao fundo 🙂

  4. Avatar de Rui
    Rui

    É lamentável vermos ainda muitos tristes apoiarem os criminosos dos russos que invadem um país soberano!
    Não sei se recebem em rublos, dólares ou euros, mas a coluna vertebral (falta dela) pelos vistos tem um preço!

    Já que tantos ignorantes falam de armas nucleares, como se a rússia (minúsculas propositadas), 1/3 das actuais ogivas nucleares russas eram da Ucrãnia!!!!!! E foram cedidas aos russos em troca de estes nunca entrarem em guerra!!!! E também não sei se sabem, mas o Reino Unido e os EUA prometeram proteger a Ucrãnia em caso de ataque!!!!!

    Os russos não estão bem enquanto não roubarem território dos seus vizinhos!!!! Que o digam os chineses (quem mais perdeu território para a rússia), Geórgia, Moldova, Ucrãnia, Finlãndia……….

    Na 2ª Guerra Mundial os russos eram aliados de Hitler e invadiram vários países do leste como a Finlãndia, Ucrãnia, Polónia (a Polónia foi repartida entre a Alemanha e a rússia em 1939, mas convenientemente tentam esquecer o episódio. Até à Operação Barbarossa em 1941, os assassinos russos eram aliados de Hitler)!

    Vão estudar!

    Qualquer país invadido tem todo o direito de se defender por todos os meios, seja o inimigo quem for!

    Ou gostavam que agora Espanha invadisse Portugal (como já tentou fazer várias vezes na História), com a desculpa de que meia-dúzia de espanhóis foram agredidos ou pior!?

    Ou o Brasil perder toda a Amazónia porque a desflorestação dá cabo do pulmão do mundo? Gostava de saber o que pensaria o molusco, presidente do Brasil, o que pensa se por exemplo a França roubasse a Amazónia porque os brasileiros não sabem cuidar da floresta!?!?!?!

    É tudo muito bonito, mas eu que sou do norte, quem invadir o meu território/terreno, leva com bala em cima! Não espero pelas autoridades.

    1. Avatar de António Fonseca
      António Fonseca

      Os Russos nunca foram aliados dos Nazis, tinham um acordo de não agressão o que é bem diferente. E tinham-nos exatamente porque se temiam, não porque se aliavam. A Rússia tinha saído de uma guerra civil e não tinha condições para fazer frente aos Nazis. Escolheu o mal menor.
      Mas quem realmente se aliou aos Nazis durante a operação Barbarossa foram mesmo os Ucranianos. Porque acha que só agora a Ucrânia anunciou reconhecer o tribunal internacional?

      1. Avatar de José Luís O. Vieira
        José Luís O. Vieira

        Os Ucranianos aliaram-se aos nazis??? Há já sei como , como a Polonia, a França, a Checoslováquia, a Austria, o Luxemburgo ??? Queres mais países que se “aliaram” aos nazis?? Enfim… não te cuides não , qualquer dia és internado .

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    O que se joga na Ucrânia é o reforço do poderio da NATO e dos imperialistas. Aliás, a NATO é os imperialistas, o resto é lacaios. Todos apostados em instalar ali uma testa de ponte para, a prazo, atacar a Rússia e apoderar-se dos fabulosos recursos naturais dela. A Rússia não tem escolha, se quer sobreviver, e a China também não pode permitir-se deixar os imperialistas levar a melhor.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      O camarada esse deve de ser a história que ouves desde pequenino, mas agora já es crecidote, já podes pensar pela tua própria cabeça, se é assim tão fantástico o comunismo as nossas fronteiras estão abertas e temos um dos passaportes mais seguros e aceites do mundo junta-te aos teus, no fantástico mundo do comunismo onde pensar pela própria cabeça é crime e perigoso

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Sim, sim, o que falta é fronteira de países da NATO com a Rússia. Ainda agora aumentou com a adesão da Finlândia e a aprovação da adesão da Suécia.
      Nem vale a pena comentar os teus disparates. Só dizer que imperialismos há três: EUA, China e Rússia, embora a Rússia seja mais uma potência regional. Se conseguisse anexar a Ucrânia – e foi esse o motivo da invasão – tornar-se-ia de facto uma superpotência, económica e militar.

    3. Avatar de João Melo
      João Melo

      Pois, é verdade,
      A Rússia podia ter resolvido o problema em 2014, mas foi a única que apostou nos acordos de Minsk 1/2, todos os outros prepararam-se para a Guerra..isto já foi confirmado pela Merkel e pelo Holande.

      O problema da Rússia são 2, por um lado o genocídio de Russos, por outro lado a NATO que quer usar a Ucrânia para atacar a Rússia..
      Como se isso não bastasse grupos Americanos como blackrock, e outros compraram a maioria dos terrenos aráveis na Ucrânia, incluindo o donbass, por isso é que o conflito não acabou ainda.. o Zelinsky vendeu aquilo que não possui.

      Era uma questão de tempo, a Rússia andou a tentar escapar a este problema por 8 anos seguidos, mas era inevitável.
      Desde napoleão, as guerras mundiais, a Rússia sempre foi invadida pela Ucrânia, sendo que da ultima vez, foram 39 milhões de inocentes..a Rússia não pode ignorar o problema, é impossível.
      E a próxima vai ser a China, com os EUA a desestabilizar Taiwan, eles sabem que estão a perder poder económico a um ritmo acelerado.

      Até os EUA perderem a sua relevância, o mundo vai ser um caos, e este processo, tem que ser lento, porque se for abrupto, em choque, eles vão avançar para bombas atómicas.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Qual genocídio o que os russos estão a fazer aos civis da Ucrânia?
        Eu se quiser ser Espanhol, vou para Espanha, ou se quiser ser Alemão vou para a Alemanha, se querem ser russos vão para o outro lado da fronteira

        1. Avatar de João Melo
          João Melo

          Santa Ignorância..
          Pelo menos informa-se antes de comentar..

          Os Russos Ucranianos estão na terra deles, que antes era Rússia, e esse territorio foi passado de forma ilegal para formar aquilo que é agora Ucrânia, por um ditador da União Soviética.

          Por outras palavras, a Ucrânia se queria aqueles territórios deveria ter tratado os Russos com respeito, mas eles andam a mata-los..
          O problema de língua,cultura e religião, já é motivo suficiente para serem regiões autónomas, quando se avança para genocídio…é um caso de não retorno.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            “Os Russos Ucranianos estão na terra deles, que antes era Rússia, e esse territorio foi passado de forma ilegal para formar aquilo que é agora Ucrânia, por um ditador da União Soviética.”
            Lol, passado de forma ilegal, foi traficado durante a noite?
            Mas reconhecido por todo o mundo inclusive a Rússia até a chegado do ditador Pui IN.
            O meu avô vendeu uma terras à uns anos atrás vou agora reclamar a propriedade das mesma, visto terem sido vendidas de forma ilegal porque eu ainda não era nascido e não concordo com a venda das mesmas.

          2. Avatar de João Melo
            João Melo

            Pode-se dizer que foi traficado sim, porque violou a constituição Russa.
            Agora durante muito tempo esse povo teve acesso aos seus direitos fundamentais, mas desde 2014 que são perseguidos, e isso levou a criação dos acordos de Minsk, que a Ucrânia não cumpriu, e apostou forte na matança…correu mal.

            No entanto vocês parecem dissociados da realidade. antes de comentar devem-se informar, para não dizer asneiras.

            Se não sabem nada sobre um tema, podem perguntar, mas quando começam a afirmar barbaridades…credo.

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Tu vives mesmo num mundo paralelo, numa outra dimensão!
        Todos os factos históricos relatados por ti são totalmente diferentes e opostos dos reais documentados por todos os países do mundo.
        Até parece a história mundial contada pela Coreia do Norte em que eles são os maiores e os vencedores de todas as batalhas e guerras, e o seu líder é o deus dominador de toda a sabedoria humana.
        A Rússia não pode usar as suas armas nucleares porque simplesmente nem devem funcionar as que restaram, depois de terem vendido a maioria do material pelos governantes corruptos e oligarcas. Aquele material passou vários anos sem qualquer manutenção, mesmo ainda durante o tempo da URSS. Vê-se pelos vários acidentes que tiveram em navios, submarinos e aviões, sem qualquer acção do exterior. Antes pelo contrário, foram os países seus inimigos que lhes prestaram auxílio sempre que necessário e eles muitas vezes recusaram ou demoraram a aceitar.

      3. Avatar de G.
        G.

        1º Onde foste buscar a ideia da a Nato quer atacar a Rússia?
        2º A Rússia já atacou Chechénia, Moldávia, Geórgia e Ucrânia (Sempre com o mesmo pretexto).
        3º Se um dos países do Sul da Rússia pensasse em aderir á Nato também seria atacado.
        4º Seguindo a logica da Nato invadir a Rússia agora está melhor podendo ser invadida pela Polónia (Bielorrússia já é Rússia eles é que não sabem), Finlândia, Suécia.
        5º Quanto ao uso das Armas nucleares, o Medvedev que se deixe de merdas e passe a ação assim isto acabava mais rápido.

  6. Avatar de GM
    GM

    @Grunho 6 de Agosto de 2023 às 00:54
    Por acaso os imperialistas, nomeadamente o Dmitri Medvedev, já referiu diversas vezes a utilização de armas nucleares: https://www.dn.pt/internacional/se-ofensiva-ucraniana-tivesse-exito-teriamos-de-usar-armas-nucleares-16779597.html

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não percebo porque estão a celebrar um ataque por parte da ucrânia a um navio Civil, note-se civil e não militar.
    Apesar de ter bandeira russa pois a empresa é russa, pode ter pessoas de outras nacionalidades a trabalhar nesse navio.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      E as escolas, hospitais, bases navais, teatros casas ou cidades inteiras arrasadas pela Rússia, era tudo milita?

      1. Avatar de Masculino
        Masculino

        …aí já essa gente pró russos estão cegos de mente e olhos, não lhes interessa reconhecer toda essa barbárie que o terrorista (mesmo, mesmo , mesmo) putinKremlim descarrega sobre uma nação soberana e que estava totalmente sem qualquer intenção de invadir fosse quem fosse.

      2. Avatar de Masculino
        Masculino

        …aí já essa gente pró russos estão cegos de mente e olhos, não lhes interessa reconhecer toda essa barbárie que o terrorista (mesmo, mesmo , mesmo) putinKremlim descarrega sobre uma nação soberana e que estava totalmente sem qualquer intenção de invadir fosse quem fosse.

    2. Avatar de João Melo
      João Melo

      @Paulo,

      Para pessoas normais, a tua indignação é uma coisa boa, significa que ainda tens valores..
      O problema é que a nossa sociedade está completamente podre e sem valores…
      Quando vez pessoas a celebrar ataques terroristas, o que pensas?

    3. Avatar de G.
      G.

      Verifica as imagens satélites nos portos Russos e vais achar estranho navios (Civis) a transportar carros de combate. Sendo um petroleiro é um ataque á logística, da mesma maneira que o ataque aos portos de cereais serve para impedir que a Ucrânia adquira financiamento pela venda dos mesmos.

  8. Avatar de gav
    gav

    Foi a Ucrânia não há desastre ambiental.

    1. Avatar de G.
      G.

      O petroleiro estava vazio

  9. Avatar de gav
    gav

    A Ucrânia está se a habilitar..

  10. Avatar de felicidade
    felicidade

    porque vossas excelências estão provocando uns aos outros, pelo que me apercebo ,ninguém tem a noção de que
    é uma guerra ,nem eu, vamos pedir que acabem com a guerra ,fiquem todos bem.

  11. Avatar de abaixo o leste
    abaixo o leste

    russos e ukranianos, todos uma boa merda , que se matem entre eles
    na merecem nada a nao ser desgraça
    os russos e os ukranianos nao passam de grandes fascistas

  12. Avatar de António Fonseca
    António Fonseca

    Quem é que de bom senso achou que juntar a Ucrânia à NATO era uma boa ideia e iria ser visto com bons olhos pelos Russos?
    Ter a Ucrânia na NATO significa poder ter misseis a uns meros 500Km da capital Russa!!!
    Mas quem é que achou que os Russos alguma vez iriam permitir isto?
    Nunca vão aceitar!

    Esta foi uma falta de visão estratégica e de estabilidade gritante. Ou se calhar não foi!
    Do ponto de vista dos Russos isto é uma luta pela sobrevivência e pela própria segurança.
    500Km para um míssil é um pulinho. E á a incapacidade dos Russos de se poderem defender.
    Só existe paz quando todos se sentem seguros!

    Deveríamos ter visto isto. Principalmente porque existe um precedente histórico.
    Em 1962 os Americanos fizeram o mesmo na Crise dos Misseis de Cuba ao tomarem a posição de jamais aceitarem a colocação de misseis soviéticos em Cuba. E a capital americana fica a quase 2000Km!

    A Ucrânia jamais vencerá esta guerra. E os lideres Europeus e da NATO sabem disso.
    Mas enquanto a guerra for lucrativa esta vai continuar!
    Quando já tiver morrido gente suficiente e quando a Ucrânia dever o necessário um acordo de paz e de concessões será feito.
    Pelo meio os Europeus e principalmente o povo Ucraniano está a ser usado e morto inocentemente num jogo de influência politica e económica.

  13. Avatar de kolas
    kolas

    Porque é que teimam em chamar “NATO” à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)? Esta coisa dos portuguesinho vergar a espinha ao que é estrangeiro…
    Quanto ao resto, quando não há guerras os EUA sofrem com isso, coitadinhos. Os russos só os estão a tentar imitar mas escolheram mal. Não é assim à descarda nem ao vizinho.
    Para o que querem, e discordo completamente, era manterem o grupo Wagner a trabalhar nisso e sempre a negar qualquer ligação a esses criminosos.

    1. Avatar de Pauer Guido
      Pauer Guido

      os portugueses são estranho mesmo com essas questões de nome:
      moscow/moscou = moscova
      elizabeth, charles, william e harry = isabel, carlos, guilherme e henrique
      hahaha
      esdruxulo

  14. Avatar de João Rainha
    João Rainha

    não sejas bacorinho o site é português, não é brasileiro

  15. Avatar de MARIO ROCHA
    MARIO ROCHA

    Renaut RAFAELE

  16. Avatar de Joca Faria
    Joca Faria

    Fala-se aqui no nuclear sem ter noção nenhuma. Meus caros – ninguém lança bombas nucleares à porta de casa (500 km do Kremlin) os EUA no Japão tinham todo o Oceano Pacifico entre os dois paises, ou não tenho razão?