Cartas de condução anteriores a 2008 têm novas regras

60 Comentários

Há um novo decreto-lei para as Cartas de Condução que permite revalidar o título caducado sem ter de ir a exame. O Governo decidiu mudar as regras para tornar mais fácil a revalidação. De relembrar que a lei obrigava que quem não renovasse a carta dentro do prazo estipulado, teria de fazer um novo exame. 

Cartas de condução anteriores a 2008 têm novas regras


Novas regras só se aplicam a Cartas de Condução emitidas antes de 1 de janeiro de 2008

Segundo a comunicação do Governo Português, o novo regime previsto aplica-se aos títulos de condução emitidos antes de 1 de janeiro de 2008, cujos prazos de validade constantes dos respetivos documentos físicos não correspondem ao prazo legalmente previsto e em vigor, e que habilitem à condução de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B, BE e de veículos agrícolas.

A regra abrange a primeira revalidação dos condutores das categorias de ciclomotores, motociclos, veículos ligeiros e veículos agrícolas, com carta de condução emitida antes de 1/1/2008 e sem qualquer registo de movimento em data posterior, na carta de condução (revalidação, alteração de elementos, ou emissão de segunda via). São casos em que o condutor tem na sua posse uma carta de condução com uma validade inscrita até 65 anos, quando, de acordo com o regime legal de validade em vigor, a carta de condução deveria ter sido revalidada aos 50 anos ou aos 60 anos.

Cartas de condução anteriores a 2008 têm novas regras

O regime extraordinário vai durar um ano após a entrada em vigor do diploma, ou seja, até dia 1 de agosto de 2024 e foi criado porque ainda existem muitos condutores que têm na sua posse cartas de condução com validade inscrita até aos 65 anos, mas que não estão válidas, face a alterações legislativas posteriores. O regime extraordinário pretende sanar as situações pendentes e estabilizar o processo de reconhecimento por parte dos condutores, no que diz respeito à validade do documento.

A carta de condução é o documento que atesta, em Portugal, a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública. O IMT é a entidade competente para a emissão deste documento.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Teria sido interessante o Estado obrigar-se a substituir gratuitamente as cartas de condução para que constasse a validade correta.
    Mas era pensar e pedir demais.

    1. Avatar de Juanita
      Juanita

      o resultado é o mesmo n?

      Mas é a resolucao de uma monumental TRAPALHA dos TRAFULHAS que queriam sacar dinheiro de qualquer maneira esquecendo q a livre circulaçao é um DIREITO, LIBERDADE E GARANTIA e n podiam caducá-lo de qq maneira e tiveram q voltar atrás.
      Mas voltaram atrás n por causa dos direitos dos cidadaos mas… pq fazem tudo em cima do joelho e só depois de terem estragado a vida a muita boa gente… é q viram q n tinham capacidade para fazer os EXAMES q queriam fazer…

      É a estupidez total…

  2. Avatar de TiZeGrilo
    TiZeGrilo

    E as regras quais são?

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      A regra é: pagar por mais um serviço.

  3. Avatar de mcGoms
    mcGoms

    Com estas novas mudanças e categorias de moto e motorizadas, eu que tenho carta com a categoria B desde 04/1999, que posso conduzir?

    1. Avatar de Napoleão Bonaparte
      Napoleão Bonaparte

      trotinete.
      mas tens de usar capacete!

    2. Avatar de Realista
      Realista

      “Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria B (automóveis ligeiros) consideram-se também habilitados para a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW (categoria A1), desde que tenham idade igual ou superior a 25 anos ou não o sendo sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores (Lei n.º 78/2009, de 13 de Agosto). ”

      https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Paginas/Motociclos.aspx (fundo da página)

    3. Avatar de Juanita
      Juanita

      A sua carta CADUCOU… se n a renovou nos prazos legais pese embora a data q tem na carta ser diferente.

      Agora depois de tanta trapalhada decidiram voltar atrás e estao a renovar as cartas caducadas SEM TEREM QUE FAZER EXAME até 1 de Agosto 2024 cfr o artigo refere.

      Só tem que preencher os dados no site acho que é aminhacartadeconducao.imt.pt ou cx parecida… e isto é q é importante: dar as permissoes para acesso ao cartao de cidadao p acederem aos dados pessoais…. e depois sai uma guia de 30 eur p pagar…

      Boa sorte

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    Cartas compradas sem qualquer exame tambem contam?

    1. Avatar de Pedro Cardoso
      Pedro Cardoso

      Só as que eram dadas na Farinha Amparo.
      As outras não.

    2. Avatar de AM
      AM

      Claro que contam desde que faça a revalidação junto da pessoa que lhe vendeu a “original”…

  5. Avatar de Joca
    Joca

    Parece-me bem. Andaram a alterar as idades da revalidação. Diz o IMT:
    “Se deixar passar o prazo e conduzir com a carta de condução caducada está a cometer uma infração rodoviária. Se deixar passar mais do que 2 anos (e até um limite de 5 anos) sem renovar a carta, terá de realizar um exame especial, composto por prova prática”.
    O que também foi noticiado é que havia condutores que se prontificavam a fazer a prova prática (vá lá que não era repetir a teórica) e nunca mais eram chamados, por falta de vagas.
    Isto é uma medida tipo – não se pode cumprir a lei, muda-se a lei – e não propriamente uma generosidade.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      É uma medida só para sacar dinheiro . Renovar a carta apenas para pagar uma taxa.. A unica razão pela qual foi alterada a sanção foi porque o ministro dos negócios estrangeiros foi apanhado a meter cunha ao presidente do IMT para dispensar o exame. Pesquise.

      1. Avatar de Joca
        Joca

        “JN”:
        Há condutores à espera longos meses para poder fazer a prática que lhes permitirá renovar a carta de condução. (…) Há milhares a conduzir com o título caducado e milhares foram multados. O Governo começou por tentar resolver o problema com campanhas de sensibilização. Agora, face à dificuldade em dar resposta, anunciou que haverá um novo regime extraordinário que deixa cair a exigência de exame”
        https://www.jn.pt/nacional/governo-anula-prova-que-obriga-a-esperar-varios-meses-para-renovar-a-cara-16504196.html/

    2. Avatar de Mª Elisabete Guerreiro Bagorro
      Mª Elisabete Guerreiro Bagorro

      Olá
      Desculpe escrever para si tipo resposta.
      Apenas procuro ajuda de alguma forma.
      Obrigada.
      Eu nunca tinha ouvido falar na renovação da carta aos 50 anos.
      Então ao fim de 2 anos é que me foi dito que eu devia ter renovado.
      Fui ao IMTT, tive que pagar e tive que ir a exame de condução.
      Se chamam ao exame que fiz, exame especial!!!
      Vou ali já volto.
      O que é certo é que foi-me feito o exame por uma amadora, que tinha acabado de concluir o curso de examinadora há 1 mês.
      Além de nem saber o circuito do exame, pediu á da escola de condução que acompanhasse para indicar o circuito,
      Levaram todo o caminho na conversa.
      Cheguei ao ponto de não saber se estava a falar para mim se para a da escola de condução.
      Quando me mandou andar de marcha a trás contornando o passeio, bati com a roda traseira direita.
      Automaticamente me mandou sair com total arrogância e me chumbou…
      Não me dando qualquer hipótese.
      Eu tenho a carta há 33 anos, nunca tive um acidente, nunca provoquei qualquer situação de perigo.
      O exame é tal e qual ao exame que se faz a quem está a aprender a conduzir pela primeira vez.
      Onde está a especialidade do exame???
      Tive que pagar carro da escola que ronda os 200€.
      Voltaram-me a marcar outro exame ao final de 1 mês.
      Mais uma vez o avaliador tinha acabado de tirar curso.
      E mais uma vez me chumbaram, é que os chumbos dão jeito e dinheiro.
      Desta vez, parei numa passadeira, para que um peão passasse, ia-me preparar para arrancar, mas sem arrancar, apenas me estava a preparar, o carro desceu uns 5 cm, automaticamente o avaliador, mete o pé ao travão estando o carro parado e me chumbou, porque no lado oposto, ou seja no passeio da esquerda ainda a uns 2 metros de distância da passadeira vinha um peão, que nem sequer estava em frente á passadeira, e nem sequer sabíamos se ia para a respetiva passadeira ou se ia seguir em frente no passeio.
      Ou seja:
      Agora dizem que tenho que tirar a carta toda do inicio como se nunca tivesse conduzido na vida.
      A carta na minha cidade ronda os 900€.
      Das 2 vezes que fui a exame, no espaço de 1 mês gastei quase 600€
      Eu recebo de ordenado nem o mínimo com os descontos.
      Agora pergunto!!!
      É justo eu ter que me submeter a isto???
      Na minha carta a validade estava até 2035.
      Não é justo, agora todos que não renovaram , automaticamente ficam na boa e eu???
      ao fim de 33 anos, quando mais falta me faz a carta, não posso mais conduzir???
      Estamos num pais de terceiro mundo é o que é!!!
      Ainda me foi dito por várias pessoas que também foram a exame que fizeram asneiras atras de asneiras e os passaram para que não ficassem de pernas partidas.
      Eu!
      Sou uma pessoa super ativa, fico a pé???
      Por não ter dinheiro nem tempo para estudar e frequentar aula…
      Pelo amor de Deus…
      Só vejo injustiças….
      Não há direito…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Pois tem toda razão. Isto só acontece porque os políticos sentem-se no direito de alterar as regras do jogo quando bem entendem. E como aceitamos, ficou.
        Mas por vezes não foi assim: um exemplo foi a obrigatoriedade de ter conta ViaCTT para os profissionais liberais. Como quase ninguém aderiu nem quis saber, findo o prazo, o governo reverteu a lei. Resolvido

      2. Avatar de Juanita
        Juanita

        Amigo

        A sua carta parece que CADUCOU… se n a renovou nos prazos legais pese embora a data q tem na carta ser diferente.

        Agora depois de tanta trapalhada decidiram voltar atrás e estao a renovar as cartas caducadas SEM TEREM QUE FAZER EXAME até 1 de Agosto 2024 cfr o artigo refere.

        Experimente preencher os dados no site https://aminhacartadeconducao.imt-ip.pt … e isto é q é importante: dar as permissoes para acesso ao cartao de cidadao p acederem aos dados pessoais…. e depois sai uma guia de 30 eur p pagar…

        Regime criado pelo Decreto-Lei nº 63/2023, de 31 de julho, que cria o Regime Extraordinário de Revalidação de Títulos de Condução (RERTC)

        Porem o artº3 parece ser claro:
        Artigo 3.º

        Revalidação extraordinária dos títulos de condução
        1 – Os títulos de condução previstos no artigo anterior podem ser revalidados de acordo com o disposto no artigo 130.º do Código da Estrada e do artigo 17.º do RHLC, não estando, porém, condicionados à realização de formação ou exame.
        2 – A revalidação referida no número anterior fica condicionada à apresentação de atestado médico para os condutores com mais de 60 anos.
        3 – A revalidação extraordinária prevista no presente decreto-lei aplica-se aos processos pendentes, desde que não exista registo de reprovação em qualquer uma das provas do exame de condução, sendo emitido novo título oficiosamente.

        Como já REPROVOU… daí as minhas dúvidas

        mas experimente falar com esta agencia de serviços que parece q eles conhecem alguém que resolve esses enguiços com mais calma bellconta.com

        Boa sorte

        Boa sorte

  6. Avatar de gonzo
    gonzo

    Isto tornou-se uma palhaçada, no final da década de noventa as cartas novas tinham data de validade até aos 65 anos, único contra desta medida é a fotografia nunca é atualizada, o que é algo requerido que se faça de x em x anos, logo, passado alguns anos mudamos para ter de atualizar aos 50 anos de idade independentemente da validade, depois de 2013 as cartas emitidas voltaram a ter validades mais curtas como antigamente…

    é só sugar dinheiro.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Não se tem que actualizar fotografia nenhuma. É mesmo só pagar.

      1. Avatar de José Ribeiro
        José Ribeiro

        bom dia como fazer esta operação terei de ir ao IMT?

        1. Avatar de Juanita
          Juanita

          Experimente ir ao https://aminhacartadeconducao.imt-ip.pt/

          O impt é dar permissoes de acesso ao CC

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Uma alteração ao contrato sem concordância de ambas as partes é ilegítimo, indecente e até ilegal perante a lei.

      1. Avatar de Juanita
        Juanita

        Viola o principio dos direitos adquiridos e das chamadas expetativas juridicas que sao situacoes merecedoras de tutela juridica

        Acima de tudo o DIREITO DE CIRCULAÇAO é um DIREITO LIBERDADE E GARANTIA

        Isto é a medida de castrar era inconstitucional…

    3. Avatar de Mª Elisabete Guerreiro Bagorro
      Mª Elisabete Guerreiro Bagorro

      Agora, sai uma lei onde não é preciso exame.
      E eu!!!
      Como é que fico no meio desta historia???
      Ajudaaa 🙂

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tente uma via alternativa. Ide ao endereço: leinatural.em-portugal.org

        1. Avatar de Mª Elisabete Guerreiro Bagorro
          Mª Elisabete Guerreiro Bagorro

          Olá Miguel.
          Já entrei no endereço: leinatural.em-portugal.org
          Aparecem vários pontos.
          Não vejo nada relacionado com a carta.
          Não sei onde posso carregar para seguir com isto para a frente.
          Obrigado

      2. Avatar de Elisabete Bagorro
        Elisabete Bagorro

        Obrigada
        Pela atenção.

  7. Avatar de Rui santos
    Rui santos

    E tudo uma xulice do estado

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O tuga é tao pobre de espírito que até se queixa com despesas de renovações de documentos

      1. Avatar de José Ribeiro
        José Ribeiro

        boa tarde sabe como fazer esta troca da carta caducada, online não dá, porque ao colocar a carta antiga dá erro, terei de ir ao IMT ? e será que já estão a fazer estes processos.

        1. Avatar de Juanita
          Juanita

          Passei por isso tb… tem q dar permissoes para acesso aos dados do cartao de cidadao ou
          a situacao mais radical a IMT nunca lançou as cartas antigas no sistema informático salvo as q levavam coimas etc etc

          Como nunca tive nada tb n estava no sistema

          Resolvi isso indo a uma agencia de servicos bellconta.com e ela resolveu c o backoffice do IMT

      2. Avatar de Rodrigo Lima
        Rodrigo Lima

        Pobre de espírito és tu qua não alcanças, por culpa somente tua, o que está em causa, acusando uma nação!
        Ser-se coerente dá trabalho. E tu não nasceste com essa vontade.

        1. Avatar de Juanita
          Juanita

          N ligue… é normal haver nas redes sociais membros do piquete do PS a meter agua na fervura na mrd feita pelos TRAFULHAS

  8. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Aldraba-se a albarda, consoante a vontade do dono.

  9. Avatar de FRANCICO COSTA
    FRANCICO COSTA

    SIMPLESMENTE SÓ GOSTARIA DE SABER QUEM TEM AUTORIDADE PARA PASSAR ATESTADO MÉDICO, O MÉDICO DA FAMÍLIA OU OUTRA ENTIDADE. E QUEM SABE DA NOSSA SAÚDE, EX.: ESTADO GERALDA MINHA SAÚDE)?

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Do ESTADO GERAL DA TUA SAÚDE não sei dizer.
      Do ATESTADO MÉDICO para a carta de condução pode ser qualquer médico que tenha acesso ao sistema do informático do IMT para introduzir os dados. Até pode ser por consulta online numa empresa especializada (umas perguntas para ver se se está bom da bola, levante-se, feche o olhos e toque com o dedo na ponta do nariz, leia as letras nesta folha – 30€, pagos antes).

  10. Avatar de Augusto
    Augusto

    É verdadeira vergonha um cidadão começar a renovar a carta antes 6 meses de caducar e mesmo assim não lhe enviam o carta renovada dentro do prazo
    É triste

  11. Avatar de Vera Beltrão
    Vera Beltrão

    Faço 50 anos em Outubro e o mês passado renovei a carta online. Não me desloquei a lado nenhum e ao fim de mais ou menos 10 dias recebi a carta em cass

  12. Avatar de Sandra
    Sandra

    Eu tentei prolongar a minha carta de condução portuguesa, mas não me a prolongaram porque estou a viver ou seja a direção no cartão de cidadão é na Alemanha. Acho injusto

    1. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      Deixe-se estar na Alemanha. Para que quer a carta de condução em Portugal?

      1. Avatar de Sandra
        Sandra

        Preciso da carta de condução na Alemanha, mas acho que vou trocar a carta portuguesa por uma alemã. Com direcção no estrangeiro está dificil de prolongar a carta portuguesa

    2. Avatar de Juanita
      Juanita

      N me parece que a distância seja o problema… n tem ninguém que receba a carta cá?
      Eu renovei a minha carta com a bellconta.com e com o endereço deles e depois me remeteram para casa. Fale com eles…

      1. Avatar de Sandra
        Sandra

        Para isso tinha de mudar a direcção para uma portuguesa no meu cartão de cidadão. E depois de prolongar a carta de condução, voltar a mudar a direcção no cartão de cidadão para Alemanha. Isso custa-duas renovações de cartão de cidadão. Eu acho uma estupidez

  13. Avatar de Santos
    Santos

    Tirei a carta em 2007 e já vem com a renovação aos 50 anos.

    1. Avatar de Elisabete Bagorro
      Elisabete Bagorro

      Eu tenho carta há 33 anos.
      Estava válida até 2035
      Não renovei aos 50
      Fui obrigada a ir a exame
      Chumbaram me porque ao contornar o passeio bati com a roda.
      Não me deixaram repetir.
      Agora tenho que tirar a carta como se fosse a primeira vez.
      Cambada de ladrões
      Para não chamar pior

  14. Avatar de jose
    jose

    O ainda Ministro Cravinho agradece.

  15. Avatar de Manuel Augusto Ferreira
    Manuel Augusto Ferreira

    O meu comentario é muito simples: os nossos governantes não sabem nada sobre a vida do cidadão comum, só tem em mente a vida deles, o resto…….. cada um que se governe. è tal como o imposto (IUC) os proprietarios de carros mais antigos irão pagar mais 230%., tanta gente trabalhadora que depende do veiculo para governar a vida gostaria de ter dinheiro para comprar um veiculo novo, ou que fosse usado mas que não desse tantas “dores de cabeça” Porque, quem tem um auto de 100.000,00€ não paga mais imposto? O pobre é que “aguenta” tudo

    1. Avatar de Carlos Miguel
      Carlos Miguel

      Já há uma petição contra mais um roubo do aumento do IUC,
      Vamos lá assinar e travar este roubo,
      https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT117993

    2. Avatar de Juanita
      Juanita

      Há quem vá ter 1200% de aumento no IUC… tipo aqueles jeeps antigos patrol com 3000 cc… e bebem q se fartam…

  16. Avatar de Carlos Miguel
    Carlos Miguel

    Obrigar a renovar a carta aos 50 anos, foi sou mais uma medida do xuxalismo, mais uma roubalheira.
    O povo deu-lhes a maioria, agora temos que os aguentar.

    1. Avatar de António Oliveira
      António Oliveira

      Sobre a maioria de acordo agora tamos no paraíso

  17. Avatar de ALFREDO CRUZ
    ALFREDO CRUZ

    sera que nao se pode renovar essas cartas se as pessoas tiverem mais de 65 anos ?

    1. Avatar de Juanita
      Juanita

      Poder pode… depende do tempo em que deixou caducar a carta e a forma como perdeu a sua carta!

      1. Avatar de Elisabete Bagorro
        Elisabete Bagorro

        Olá
        A minha carta estava válida até 2035
        Nunca tinha ouvido falar da renovação aos 50 anos.
        Obrigaram me a ir a exame prático.
        Chumbaram me porque bati no passeio a fazer marcha atrás.
        Ao fim de 33 anos a conduzir.
        Agora ando a pé.
        Pois sou obrigada a tirar a carta como se nunca a tivesse tido
        Ou seja
        Partiram me as pernas.
        Acho que se tinha pago uma multa por esquecimento como se pagam para tantas coisas e não partiam as pernas a ninguém.
        Também acho que não é justo irmos a exame por esquecimento e termos um exame igual a quem começa pela primeira vez a aprender a conduzir.
        Ao fim de tantos anos de carta.
        As pessoas apanham vícios.
        Não é fácil fazer um exame como se nunca tivéssemos tocado num carro.
        Já que nos obrigam a ir a exame por um esquecimento.
        Faziam exames diferentes.
        Ladrões
        É tudo uma cambada de ladrões.
        Ainda por cima a minha avaliadora tinha acabado o curso á um mês.
        Na volta nem conduzir sabe.
        Tristeza

  18. Avatar de ALFREDO CRUZ
    ALFREDO CRUZ

    JUANITA eu tenho uma dessas cartas validas ate aos 65 anos .nao a renovei quando as cartas atuais entraram em vigor,hoje tenho 70 anos e estou na duvida se posso renova-la ao abrigo deste novo regime. desde ja muito obrigado pelo seu possivel comentario

  19. Avatar de ALFREDO CRUZ
    ALFREDO CRUZ

    FUI INFORMADO PELO IMT DE QUE A RENOVACAO DESTAS CARTAS TEM A IDADE LIMITE DE 67 ANOS, ENTRETANTO DIZEM QUE AGUARDAM ESCLARECIMENTOS SOBRE A HIPOTESE DE AUMENTAREM O LIMITE DA IDADE .DE FORMA QUE TODAS AS PESSOAS DETENTORAS DESTAS CARTAS FIQUEM ABRANGIDAS.

    1. Avatar de juanita
      juanita

      Pela primeira vez, na data indicada na carta de condução. Depois, de 5 em 5 anos, até ter 70 anos. A partir dos 70 anos, deve revalidar a carta de 2 em 2 anos.

      Tb só responde às mensagens de 15 em 15 dias…

      Assim é dificil resolver o seu problema…

  20. Avatar de Manuel Alves
    Manuel Alves

    Tanta confusão. Qualquer que seja a questão/problema é só aceder ao sitio do IMTT https://www.imt-ip.pt e tem lá resposta para todos.

  21. Avatar de António Oliveira
    António Oliveira

    Sobre a maioria de acordo agora tamos no paraíso

  22. Avatar de juanita
    juanita

    Lamentável