Samsung retirou funcionalidade da câmara do Galaxy S23 Ultra e utilizadores estão revoltados

23 Comentários

Focado na fotografia, o Galaxy S23 Ultra trouxe argumentos que o colocaram no topo e em concorrência direta com os melhores smartphones. Estes garantiam o que de melhor era oferecido, mas a Samsung resolveu agora mudar e sem avisar os utilizadores retirou uma funcionalidade importante. Estes, naturalmente, que ficaram revoltados e pedem explicações.

Samsung Galaxy S23 Ultra câmara vídeo

São várias as melhorias que a Samsung trouxe com o Galaxy S23 Ultra, em especial no que toca à fotografia e ao vídeo. Uma destas era a capacidade de gravar vídeos em 8K, para assim recolher este elemento com a máxima qualidade.

Com esta possibilidade, naturalmente que muitos aproveitaram e passaram a fazer dela o padrão para o vídeo. O problema é que a Samsung resolveu acabar com esta possibilidade, ainda que o tenha feito de forma silenciosa.

[deleted by user]
by inGalaxyS23Ultra

Segundo vários relatos, a Samsung desativou a opção Vídeos de alta taxa de bits no modo de gravação de vídeo 8K no Galaxy S23 Ultra. Este recurso estava disponível no momento do lançamento, mas desapareceu após a instalação da atualização de segurança de junho de 2023.

De acordo com algumas as capturas de ecrã, a opção High Bitrate Videos está desativada nas configurações da câmara do S23 Ultra, na secção ‘Opções avançadas de vídeo’. Muitos utilizadores estão a mostrar o desagrado com a mudança, especialmente porque a Samsung não mencionou isso na atualização de junho. O que piora a situação é que a opção parece ainda estar disponível no S22 Ultra.

Depois de muitas queixas, a Samsung resolveu justificar a medida aplicada. A marca coreana revelou que desativou o recurso de gravação de vídeo 8K de alta taxa de bits no Galaxy S23 Ultra porque consumia muitos recursos (memória e processamento). Assim, decidiu remover por enquanto, sem revelar se prevê trazer este recurso de volta ao seu smartphone.

Dada a capacidade deste smartphone, um dos mais recentes da marca, não se entente a posição da Samsung. A ideia de reduzir os consumos é acertada, mas não parece que se devesse aplicar a este modelo, ainda para mais o mais poderoso da marca.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Comia muitos recursos? Mas a câmara estava a gravar em 8K em background? A justificação é completamente invalida.
    Que tal a verdadeira: ao gravar em 8K por tempos prolongados faz aquecer a bateria a temperaturas perigosas ao ponto de explodir, especialmente neste Verão super quente.

    1. Avatar de Já chegamos?
      Já chegamos?

      Não tão drástico, como mencionas, mas sim, desligam ao fim de poucos minutos a gravar, dão logo a mensagem de sobreaquecimento sim.

    2. Avatar de gFan
      gFan

      Exactamente no hemisfério sul não é verão, portanto esses podem ter a opção de gravar em 8k!

      Apenas no hemisfério norte, como é verão super quente (que só por acaso está nublado em Portugal, e temperaturas de 28º), já é um argumento valido para desactivar uma opção global.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        mas para a semana vai estar a 40º, ah pois é….

        1. Avatar de mikado
          mikado

          Sim!! Mas só para algumas cidades sendo uma das ditas Santerém com 42º no domingo e segunda e 41º na terça.

          1. Avatar de mikado
            mikado

            Santarém

      2. Avatar de Zé

        Mas no hemisfério sul está algum país de interesse à Samsung? Eles não querem é os telemóveis deles a explodir em solo americano portanto desativam a opção para todos. Vai tudo por tabela.

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Verifico com preocupação que estão a impor-nos um caminho em andamos para trás! Temos a melhor qualidade ao dispor das pessoas,mas as empresas, gulosas, retiram para que dependemos delas paea sempre num ciclo de sujeição algo imbecil. É triste ler as justificações com o “uso de memória” ou até mesmo o sobreaquecimento. Então os aparelhos não são construídos com sistemas para prever essas situações? Ou estas funções servem aoenas para vender equipamentos e depois dos das reservas estarem a um nível baixo cortam funções com desculpas infantis. Se um dia co seguirem “oferecer” um serviço de fotografia e vídeo por subscrição farão isso mesmo. Falta esse pequeno “salto” para nos atacar de vez a carteira e a nossa privacidade garantindo às marcas uma infame renda contínua ficando nós completamente dependentes dos caprichos das marcas.

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Julgo que não foi por malicia esta decisão, e até apoio. Efetivamente o hardware está lá, o telemóvel é capaz de gravar em 8k portanto não é nenhuma mentira para vender.

    O problema aqui é que leva ao sob aquecimento (e aí sim foi uma falha na Samsung não ter tido isso em conta), mas se bem se lembram a uns anos atrás a Samsung viu-se envolvida em polemicas por causa dos Notes que explodiam, e é preferível desativar por agora essa opção do que começarem a rebentar indiscriminadamente.

    Num ponto de vista corporativo acredito que seja sido uma decisão difícil, no entanto é preferível isto do que andar a dar indeminizações por incêndios e rebentamentos em mãos , para não falar da má publicidade que poderia dar em caso de explosões.

    Acredito que os engenheiros da Samsung façam alguns ajustes de software para garantir que esses sob aquecimentos não aconteçam e depois voltar ativar a opção.

    E seja como for, não acredito que o comum mortal precise mesmo de gravar em 8k, alias eu as vezes até coloco em 1080p porque em 4k acho que os videos ficam estupidamente grandes e honestamente para os videos que faço 1080p chega perfeitamente.

    Just my 2 cents

    1. Avatar de Blindada
      Blindada

      Ainda bem q és compreensivo quando te tiram uma feature premium de um dos telemóveis mais caros do mercado e ainda bem que não precisas dela mas nem todos ficam contentes com isso especialmente se não forem fanáticos pela marca.. Se anunciam uma feature que não conseguem suportar mais valia nunca terem anunciado e não induziam os clientes em erro.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Eu não sou utilizador Samsung, mas o que falei aplica-se a qualquer marca, honestamente prefiro perder os 8k do que uma mão se aquilo me rebentar

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A Samsung não retirou a função de gravação em 8K!
          O que retirou foi o HighBitraite. Reduziu de uma taxa de bits de 200Mbit/s e passou a limitar a 80Mbit/s.
          A causa apontada foi alguns soluços nas gravações. É possível que estejam a trabalhar numa solução porque a opção continua lá, embora momentaneamente inactiva!

    2. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      O “problema” (para além da má concepção) é depois mentirem ao indicarem que “porque consumia muitos recursos (memória e processamento)”.

      Just my 2 cents.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Deixou de ser Cliente Samsung mas ainda lhes vai comprar mais um ecrã de 800€. Teimoso esse gajo!

        1. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          Já são dois.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            São jovens, não pensam.

          2. Avatar de Magnifico
            Magnifico

            Deve ser o seu caso, então.

  4. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    8k ? Para quê ? Para ver onde ?

  5. Avatar de Miguel Gandara
    Miguel Gandara

    “utilizadores estão revoltados”

    Está frase faz-me não conseguir levar a sério o resto! Estou a imaginar pessoas revoltadas com isto… lol!!!

  6. Avatar de Ricardo Pina
    Ricardo Pina

    Não é a primeira vez que a Samsung faz palhaçadas destas começo a ter que pensar bem em mudar para iPhone.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    O mais chato nisto é que para publicar um vídeo em 8k no YouTube precisas de um Bitrate de 200mbps, ou seja de um ummento para o outro os vídeos 8k gravados pelo s23 ultra deixaram de poder ser publicados em 8k no YouTube 🙁 eu até costumava gravar 8k sem o high Bitrate mas um certo evento com uma atuação em palco de 5 minutos quiz gravar para publicar no YouTube e tive o azar de ter tido o update dias antes que invalidou e quando publiquei o vídeo ficou limitado a 4k no YouTube.. não estava à espera desta limitação pois uma das funcionalidades que me fez comprar este telemóvel foi ter lido vários reviewers dizerem que este era o primeiro smartphone que conseguia um vídeo 8k com boa qualidade. Ao menos que pudessem outras opções de bitrates intermédios entre o 80 e os 200 porque não 100, 120, 150 ? Há outras apps de gravação de vídeo que tem um slider na escolha do Bitrate como o mcpro24fps mas esta APP a gravar 8k no s23 ultra não consegue a mesma nitidez, provavelmente está a usar um algoritmo de downscaling do sensor de 200mp mais simples..