BYD planeia trazer para a Europa um elétrico que custa pouco mais de 10.000 euros na China

33 Comentários

O preço dos elétricos ainda é um entrave à sua adoção em massa e, por isso, a estratégia de algumas fabricantes passa, exatamente, por reduzi-lo e aproximá-lo daquilo que os consumidores podem pagar. E se, à Europa, chegasse um carro elétrico por pouco mais de 10.000 euros? Pode vir pela mão da BYD.

Seagull, carro elétrico da BYD

A BYD não está a hesitar, na hora de marcar território. Aliás, em relativamente pouco tempo, conseguiu destacar-se e assegurar uma boa parte da quota de mercado, sendo, hoje, uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo, indo além da China.

Apesar da vasta gama de modelos que oferece no seu país natal, por cá, temos apenas três modelos da BYD à disposição: Atto 3, Han e Tang. No futuro, e ainda que comercialize também híbridos plug-in, na China, a ideia é focar-se nos carros exclusivamente elétricos, na Europa.

BYD

De facto, na perspetiva dos europeus, os preços dos carros elétricos da BYD são muito atraentes. Ainda mais, quando falamos num valor que nos é, para já, impensável associar a um carro elétrico. Durante uma entrevista, Brian Yang, vice-presidente da BYD na Europa, partilhou que a fabricante da China está avaliar a possibilidade de trazer o Seagull para a Europa – um carro urbano que custa 80.000 yuan (cerca de 10.174 euros à taxa de câmbio).

Na mesma entrevista, o vice-presidente revelou que a BYD quer estar presente em todos os segmentos, embora não ambicione ser a marca de carros elétricos mais barata da Europa. Planeia, por sua vez, ser a mais competitiva.

Não queremos ser os mais baratos, mas queremos ser os melhores. Em termos de tecnologia, segurança, design e, acima de tudo, de serviço. É por isso que estamos a procurar os melhores parceiros em cada país.

Se o discurso de Brian Yang lhe parece ambicioso, saiba que, a BYD “quer estar entre as cinco maiores [fabricantes] da Europa”.

Há vinte anos que nos estamos a preparar para este momento.

Além disso, quer instalar duas novas fábricas, na Europa, por forma a apoiar a sua expansão: uma de baterias e outra de automóveis.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco
    Vasco

    Depressa… Alguém diga alguma coisa aos fascistas da Comissão Europeia antes que os malvados chineses destruam o resto da indústria automóvel europeia.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Calma…se a BYD trouxer para cá o Seagull, ele vai custar perto de 20k. Mas se a BYD começar a fabicar os carros cá, tal como os construtores europeus fazem lá, então já podemos começar a falar de competição à séria!

      1. Avatar de GM
        GM

        E trazem chineses para a mão de obra necessária, ou recorrem à mão de obra europeia, cumprindo todas as regras? Dessa forma não sei se os preços serão tão competitivos, tirando o facto de terem acesso a matéria prima exclusiva, ou quase.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          O país do dumping salarial é Portugal, não a China. Em igualdade de trabalho e horas já ganham mais que nós e o custo de vida é muito abaixo. Basta ver o preço de um BYD aqui e lá.

          1. Avatar de GM
            GM

            Sim, sim. O que é que ainda cá estás a fazer, se lá é tão bom? Até os BYD são mais baratos…. Cá, o imperialista SALVADOR CAETANO deitou a mão aos lucros milionários que os BYD vão dar, pois são comprados ao preço da China e vendidos ao Preço da Europa. Negócio da china!

          2. Avatar de GM
            GM

            Uma coisa reconheço melhor do lado de lá, a exigência com a educação, e a exigência no empenho dos pais, alunos e professores no ensino. Cá, é o que se vê. A começar na falta de exigência de qualidade por parte do Ministério da educação, com todos os facilitismos, passando pelas pretensões da classe docente na “progressão da carreira” (leia-se aumento de vencimento só porque sim, porque estou aqui, e não porque ensino melhor, respaldado nos resultados dos alunos aferidos por exames nacionais) e terminando na moleza da maioria dos alunos, incentivada pela despreocupação dos anteriores. Ainda assim, na classe docente / agrupamentos escolares, há honrosas excepções, vindas de quando em quando a público.

        2. Avatar de KodiakShadows
          KodiakShadows

          @GM eu acrescentava a palavra magica DISCIPLINA, coisa que em PT desapareceu depois do 25de Abril.

        3. Avatar de Fusion
          Fusion

          Vocês e as regras, preferem dar 20k ou 10k?? Quero lá saber se as condições são péssimas lá na China, eu quero é poder comprar o mais barato possível

          1. Avatar de psicologo
            psicologo

            Temos psicopata.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Dado os preços actuais, Portugal deve ter dos salários mais elevados da Europa.

      3. Avatar de Filipe
        Filipe

        Ha que ter em conta as normas de segurança de um carro exigido na europa com os da China. Mesmo ca na UE é exigido aos novos carros mtas coisas como o sistema de emergencia (ou la como se chama, aquele sistema que quando se tem um acidente liga direto para emergencia)

    2. Avatar de Zé Tuga
      Zé Tuga

      Fascistas ou liberais?? É que não saber distinguir as coisas provoca extremismos tanto dum lado como do outro..

  2. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Possivelmente, não é uma questão de ideologia política, mas sim de economia de mercado,a caminho da Nova Ordem Mundial, para o transhumanismo.

  3. Avatar de JL
    JL

    Se os fabricarem cá, não vejo mal nenhum nisso, até porque os europeus já fazem isso por lá há décadas.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Deve ser isso deve…

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Porque não? A Tesla não faz o mesmo? Nós por cá também não temos a AutoEuropa?
        Além disso, fabricando na Europa, o preço poderá ser mais competitivo porque torna, pelo menos, o transporte mais barato.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          A Tesla faz, mas a Tesla não é chinesa.

    2. Avatar de GM
      GM

      Sim, e montam cá as fábricas, obrigatoriamente com sócio maioritário europeu. Passados uns anitos, após absorvermos a tecnologia e conhecimento deles, mandamo-los “à mãe”, já não precisamos deles. Certo? Onde é que eu já vi isto acontecer????

      1. Avatar de JL
        JL

        Isso não, fabricas sim, até porque não era novidade:

        https ://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/fabricante-de-baterias-chinesa-planeia-abrir-cinco-fabricas-na-europa

    3. Avatar de Ivo
      Ivo

      Eu sei que eles estão estudar qual o país para montar a fábrica (de acordo com um artigo que li no mês passado). Sei também que Espanha consegue oferecer boas condições para a instalação da fábrica. França e Alemanha são outras opções a considerar.

  4. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    A fábrica de baterias já está a caminho … de Sines !

  5. Avatar de Porquesiméresposta
    Porquesiméresposta

    Não acredito em EVs a 10k neste momento, sem serem produzidos em fábricas 100% autónomas. Os salários na china também vão aumentando e daqui a nada foi-se a galinha dos… Eles querem é uma quota de mercado, com apoio das autoridades chinesas e depois fazem o que querem… se nós deixarmos.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Dacia eléctrico na França custa 15k. Estava mais barato quando chegou ao mercado…..

  6. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    RIP Tesla.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      nã… esse BYD é de outro campeonato, nada a ver com os produtos da Tesla.

      Mas para pequeno carro citadino e por esse preço (10 a 12k) já marchava!

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Tesla: para pessoas que se acham ricas e intelectualmente superiores

        Todos os outros: pessoas normais e com capacidade de pensar

        1. Avatar de Jose
          Jose

          É preciso “capacidade de pensar” para comprar um automóvel ou apenas satisfazer uma necessidade de deslocação e ter dinheiro para o comprar? Olhe, como nunca invisto nada que sejam marcas chinesas, por sinal, tenho de pensar bem no que compro. Mas só isso. Essa tara com a Tesla é que dá muito para pensar.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Dacia custa metade de um Tesla. E a Tesla continua a vender

  7. Avatar de Luís Sousa
    Luís Sousa

    Em Portugal, depois da comissão para a mafia, não se deve conseguir matricular por menos de 25.000€……
    Mas o povo gosta, e isso é o mais importante

  8. Avatar de ÀsDezenas
    ÀsDezenas

    Os carros Chineses são mais baratos porque são o oposto dos Japoneses: os carros Chineses não têm controlo de qualidade.
    . As baterias destes carros explodem às dezenas todos os dias na China,
    . Os air-bags não disparam em caso de acidente,
    . Os eixos das rodas saem em movimento,
    . A electrónica falha ao ponto de a mala do carro não abrir.
    Há inúmeros vídeos no youtube que testemunham o que relato. Não sou eu que digo, relato o que vejo. No entanto é assustador.

    1. Avatar de iDespairing
      iDespairing

      A parte do keyfob marado. priceless.

      1. Avatar de GM
        GM

        90000 Libras por algo que não funciona….ou funciona quando apetece.