NASA perdeu contacto com a Estação Internacional pela primeira vez em 24 anos

6 Comentários

A agência espacial norte-americana referiu ontem que, devido a uma falha de energia no Johnson Space Center, em Houston, a comunicação com a Estação Espacial Internacional (ISS) foi interrompida durante 20 minutos. Para resolver rapidamente o problema, a NASA comunicou-se com os astronautas através do sistema russo.


Perda de contacto não resultou em problemas para a ISS

Segundo a NASA, ontem, devido a uma falha de energia no Centro Espacial Johnson, em Houston, a comunicação com a Estação Espacial Internacional (ISS) foi interrompida durante 20 minutos. O sistema de comunicação retransmitiu a mensagem e só voltou ao normal 90 minutos depois.

A ISS é um satélite artificial situado numa órbita terrestre baixa. Desde o seu lançamento em 1998, tem sido operada e utilizada conjuntamente por muitas nações e instituições. Atualmente, há sete astronautas a bordo da estação espacial, provenientes dos Estados Unidos, da Rússia, do Japão e da Agência Espacial Europeia.

Os astronautas realizam várias experiências científicas e atividades de exploração na estação espacial.

A NASA referiu que esta foi a primeira vez em 24 anos que perdeu o contacto com a ISS. No entanto, a agência assegurou que a falha de comunicações não representou qualquer perigo para a estação espacial ou para os astronautas. O diretor do programa da ISS, Joel Montalbano, acrescentou que a NASA investigará a falha e aprenderá com ela.

Trata-se de um problema totalmente relacionado com o solo, e nem os astronautas, nem a estação espacial têm qualquer problema.

Disse Joel Montalbano.

Imagem do Johnson Space Center, que gere as comunicações com a ISS
A NASA reportou que, devido a uma queda de energia no Johnson Space Center, em Houston, a comunicação com a Estação Espacial Internacional (ISS) foi interrompida por 20 minutos e só voltou ao normal 90 minutos depois.

Contactar os astronautas através do sistema russo

Milhões de pessoas poderão ter visto a estação espacial a sobrevoar o espaço durante o apagão. No entanto, as únicas pessoas que conseguiram estabelecer uma ligação com a estação espacial foram aquelas que planearam cortar os laços com a estação espacial no próximo ano – a Rússia.

Segundo o The Guardian, a NASA tentou algumas formas de tentar reatar o contacto. O relatório diz que, além do sistema de reserva da NASA, a agência também tentou contactar os astronautas a bordo da ISS com um sistema russo. O sistema russo serve de canal de ligação de reserva entre a NASA e a ISS.

Ao utilizar o sistema russo, a NASA conseguiu contactar os astronautas e garantir a sua segurança e bem-estar.

Este problema de comunicação faz lembrar a cena da missão Apollo de aterragem na Lua, quando o astronauta Michael Collins perdeu o contacto com a Terra na parte de trás da Lua, enquanto Armstrong e Aldrin estavam na Lua a fazer uma caminhada histórica. No entanto, os astronautas na estação espacial não enfrentaram esta solidão. Isto porque só perderam o contacto durante 20 minutos e ainda se tinham uns aos outros.

O acontecimento serve também para lembrar que na órbita baixa da Terra, mesmo a apenas algumas centenas de quilómetros acima da superfície, é possível perder o contacto com os seres humanos.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco
    Vasco

    “A NASA comunicou-se com os astronautas através do sistema russo.”… Mas… Tudo o que é Russo não é mau? Os EUA têm de se decidir…

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Pelo que já tive acesso noutro lado, o equipamento Russo é nada mais nada menos que um infalível radio VHF analógico.

    1. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      Não sabia que o VHF chegava tão longe.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Sim , perfeitamente, lá para cima não há obstáculos. Até existem muito contatos periódicos em VHF de radioamadores e escolas com os astronautas da ISS. Há 4 anos um contacto com os alunos de uma escola do Fundão aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_4qPz6h0vYQ e recepção de imagens analógicas via VHF / UHF aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3JbtWeMesPg

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não está nenhuma capsula Dragon acoplada neste momento? Decerto conseguiriam falar com Hawthorne se não houvesse outra solução.

  4. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Finalmente encontramos os extraterrestres. A estação espacial internacional já é deles!