Um erro grave poderia ter matado toda a tripulação da Apollo 11

31 Comentários

Com o aproximar da missão Artemis 3 que levará de novo a humanidade à Lua, algumas histórias vão sendo conhecidas, mostrando como uma viagem ao nosso satélite é extremamente perigosa e que o passado poderá mostrar a ténue linha entre o sucesso e o desastre completo. Há um exemplo muito concreto desta fina linha, quando uma anomalia quase matou a tripulação da Apollo 11 durante a reentrada.


Um erro que quase matou os astronautas que pisaram a Lua

Aterrar uma nave espacial na Lua será sempre perigoso, e no passado, a única vez que o homem lá esteve, enfrentou momentos complicados. Por exemplo, nos momento finais do pouso, o computador da nave Eagle apontou para uma cratera cheia de pedras do “tamanho de automóveis”. Esta ação obrigou Neil Armstrong a assumir o controlo manual, para aterrar noutro local, tendo consumidor muito pouco combustível ao efetuar a manobra.

Há, contudo, momentos que quase determinaram o fracasso das missões à Lua, numa era espacial imensamente disputada. Segundo reza a história, num momento particularmente complicado, Buzz Aldrin detetou uma anomalia que poderia ter matado não só toda a tripulação da Apollo 11, mas também a de três outras missões Apollo.

O incidente ocorreu no regresso da tripulação à Terra, três dias depois de ter deixado a Lua. Antes da descida final para a atmosfera terrestre, os módulos de comando e de serviço separaram-se, tendo a tripulação ficado no módulo de comando, pronta para a reentrada.

Nesta altura, como referiu na altura a tripulação, “…a última coisa que se quer quando se atravessa a atmosfera é ver outro pedaço de destroços de uma nave espacial a cair diretamente atrás de nós.”. Por essa razão, era suposto o Módulo de Serviço libertar um pouco de impulso e manobrar para se afastar do Módulo de Comando, reentrando na atmosfera terrestre mais tarde e longe da tripulação da Apollo 11.

Bom, na teoria era assim que devia ter sido.

Houston, temos o módulo de serviço a passar. Um pouco alto e um pouco para a direita.

Disse Buzz Aldrin à NASA em terra. Uns momento depois diz:

Está a passar agora da direita para a esquerda.

A situação deixou os controladores sem reação por segundos, estava iminente o desastre.

Imagem dos astronautas da Apollo 11 que regressaram da Lua

Apollo 11: Mas o que teria fugido ao controlo da missão?

O problema não foi detetado na altura, no momento em que Aldrin observava que estava “a rodar como devia” e que os propulsores estavam a disparar. Um engenheiro elétrico que trabalhou no programa Apollo disse a Nancy Atkinson, autora de Eight Years to the Moon: The History of the Apollo Missions“, que o módulo de serviço não deveria estar “absolutamente nada perto do módulo de comando”.

Entretanto, no solo, um piloto observava o Módulo de Serviço a “desfazer-se em pedaços”, criando uma probabilidade ainda maior de colisão com o módulo do astronauta.

Estou a ver os dois, um por cima do outro. Um é o Módulo de Comando; o outro é o Módulo de Serviço.

Vejo o rasto atrás deles – que espetáculo! Dá para ver os pedaços a voar.

Disse Frank A. Brown, num relatório encontrado por Atkinson.

A tripulação, como se sabe, conseguiu regressar à Terra, onde teve lugar uma investigação sobre o incidente. A NASA descobriu que a Apollo 8 e a Apollo 10 tinham tido o mesmo problema. Os astronautas não o tinham detetado, mas o radar tinha detetado que os dois módulos estavam perigosamente perto de colidir.

De acordo com Atkinson, a NASA identificou que a “anomalia grave” aconteceu devido a um problema no controlador a bordo do Módulo de Serviço. Diz que avançaram com a Apollo 12 com o problema ainda instalado devido à falta de tempo para o reparar.

O problema foi resolvido a tempo da Apollo 13, mas – como é famoso – surgiram outros problemas.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José
    José

    Nestas coisas do espaço, mesmo o menor erro pode deitar por terra todos os esforços para manter a tripulação segura. Vimos o que se passou com os incêndios na MIR ou o caso da Apolo XIII. Não eram acidentes menores, mas tudo é perigoso quando não há alternativas ou segundas hipóteses. A própria alunagem, a que fazem levemente referência, foi uma manobra muito perigosa e onde Niel Amstrong lidou com toda a sua mestria, caso contrário, estavam condenados a esmagarem-se na Lua.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      O único perigo da alunagem da Apolo foi aparecer na imagem o homenzinho com a câmara na mão. E o único Armstrong sério foi o trompetista.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Grunho que é grunho vê uma foto na internet e acredita sem questionar.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Está a brincar, certo!?…Não consigo levar pessoas que pensam assim a sério!

      3. Avatar de Joca
        Joca

        Os negacionistas acirraram-se contra a Apollo 11, até parece que não houve mais 5 a pousar na lua.
        As provas que os pousos na Lua foram reais são avassaladoras, até porque a Rússia. o Japão e a China o confirmam.
        Já as “provas” dos da teoria da conspiração, de que foram simuladas, têm sido desmontadas com facilidade. As mais conhecidas são as sombras que não são paralelas (o que demonstraria que foi uma gravação em estúdio com múltiplas fontes de luz – não fora o caso de cada objeto ter uma única sombra, o que não acontecia se houvesse várias fontes de luz) e outras:
        https://www.rmg.co.uk/stories/topics/moon-landing-conspiracy-theories-debunked
        Mas há outras “provas” como a australiana, Una Ronald, que diz ter visto uma garrafa de coca-cola a voar quando o “suposto” módulo lunar estava a pousar. Ninguém mais viu a garrafa e analisadas as imagens não está lá – o que não é problema para os negacionistas porque dizem que as imagens disponíveis foram editadas.
        Suponho que o “homenzinho com a câmara na mão” tenha a mesma origem 😉

      4. Avatar de Lexus
        Lexus

        Verdade … e a Terra é plana também … mais um negacionista que fala á toa …

  2. Avatar de Ron Jeremy
    Ron Jeremy

    “Matado” ou “morto” ?

    1. Avatar de Ana Sofia Neto

      A forma certa é “matado”, conforme está no título do artigo.

      1. Avatar de tó

        Ambas são válidas.

        1. Avatar de Castro
          Castro

          Na verdade para este caso só uma é válida. Ao ser conjugado com o verbo ter usa-se “matado”. Se, por exemplo, fosse conjugado com o verbo ser, usar-se-ía “morto”

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tás morto, matado, morrido, já a minha avó dizia.
            Epá deixem-se de preciosismos bacocos. Qq dia ninguém entende a lógica desta língua. Adiante.

          2. Avatar de Castro
            Castro

            Yamahia, toda e qualquer regra é um preciosismo, até ao momento que notas que sem as regras não tens nada!

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ninguém aguenta estas modas bacocas e saloias

    2. Avatar de António
      António

      A forma correta do verbo é “morto” na frase “Um erro grave poderia ter morto toda a tripulação da Apollo 11.” Em português de Portugal, o particípio passado do verbo “matar” é “morto”, e não “matado”, que é mais comum no português do Brasil. A construção correta do tempo composto em Portugal utiliza “ter” + particípio “morto”.

  3. Avatar de Joca
    Joca

    A Apollo 13, “Houston, we’ve had a problem” foi impressionante. Da Apollo 11 à 17 foi a única que não pousar na Lua, mas é talvez a mais conhecida por causa do filme.
    https://revistagalileu.globo.com/amp/Ciencia/Espaco/noticia/2020/04/apollo-13-missao-lua-que-falhou-mas-que-e-considerada-um-sucesso.html

  4. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Mas agora com tecnologia de ponta 100x melhore não sabem se conseguem lá chegar… Hoje me dia é mais difícil criar ilusões que antigamente. É como as aparições…

    1. Avatar de Joca
      Joca

      Cada missão Apollo tinha 3 astronautas. Em cada uma das 6 missões que pousaram na Lua, 2 pisaram o solo lunar (12) e 1 ficou em órbita, o que dá 15. Os centros espaciais tinham centenas de pessoas. Se tivesse sido simulado, como sugeres, nenhum tinha denunciado? Nos 3 anos que duraram estas missões Apollo, outros países, especialmente a URSS, não tinham denunciado se as alunagens fossem simuladas?
      Ainda hoje, todos os dias, é feita por um observatório astronómico francês a medição da distância Terra-Lua, através do retorno de um raio laser refletido num espelho colocado na Lua por um astronauta de uma das missões. O mais engraçado foi um artigo que li em que alguém se dava ao trabalho de fazer notar que o espelho poderia ter sido colocado sem ser por um astronauta 😉
      De todos os negacionismos, o de ter sido simulado pousar (e descolar) naves da superfície da Lua é dos mais ridículos. Não foi uma foram 6. Porque pararam as alunagens com tripulação em 1970? Continuavam para quê?

    2. Avatar de Castro
      Castro

      não sabem??? que tremenda falácia.
      Lá porque demoram tempo a voltar, não querer dizer que não sabem, apenas quer dizer que têm outros níveis de exigência e outros objectivos…

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Para mim nada bate o Tarzan e o Zorro.

  5. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Partilho convosco uma excelente serie que reflete esta altura de avanço no espaço, mas num contexto histórico alternativo, mas muito boa a serie. Descobri esta serie só há poucos meses infelizmente, já foi lançada em 2019:
    https://www.imdb.com/title/tt7772588/

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Isso passa onde?

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        …..secalhar vais ter de recorrer a outros meios….. não te sei dizer pois não tenho HBO ou Netflix ou assim do género….

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ok, tenho esse 2 e NC reparei. Vou averiguar.
          Obrigado

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            é mesmo boa a serie, já deram 3 seasons… ás vezes saem series boas que um gajo só dá conta anos depois….foi o meu caso com esta e o stranger things

      2. Avatar de Samuel
        Samuel

        Apple TV +
        A série é excelente.
        Aconselho

  6. Avatar de João Silva
    João Silva

    Gostava de saber o que pensam sobre este assunto ali para os lados de Oliveira do hospital

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Acham que é tudo tretas, mas se deixares lá os 20 mil euros talvez as coisas mudem.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Segundo o comentário do Grunho, nem precisas de ir tão longe! Eles “andem” aqui!

  7. Avatar de Samuel
    Samuel

    Apple TV +
    A série é excelente.
    Aconselho

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Já reparei, essa não tenho eheh

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu acredito que os humanos foram à Lua, mas não quando dizem, em 1969.
    Foram lá nas missões posteriores… aquela de 1969 foi só para não fazer a promessa do Kennedy cair em saco roto.

    Mas isto cada um acredita no que quiser…