Infoentretenimento dos carros é inútil? Condutores acham que sim (cada vez mais)

27 Comentários

Apesar de toda a inovação automóvel, de carros com design mais arrojado e mais tecnológicos, dados da JD Power recolhidos junto de proprietários de carros revelam que há um declínio consecutivo na satisfação dos condutores. O infoentretenimento dos carros é o principal culpado para esta insatisfação.

Infoentretenimento dos carros é inútil? Condutores acham que sim (cada vez mais)


Demasiada tecnologia inútil nos carros?

Os sistemas de infoentretenimento dos carros modernos estão cada vez mais robustos, mas também complexos e recheados de funcionalidades que a maioria dos condutores não utiliza… Além de terem de perder muito tempo a aprender a funcionar com eles para chegarem a opções que, em carros menos evoluídos tecnologicamente, eram de acesso mais intuitivo.

De acordo com um estudo da JD Power intitulado de Automotive Performance, Execution and Layout (APEAL), a satisfação geral entre os proprietários de automóveis é de 845 (numa escala de 1.000 pontos), uma queda de dois pontos em relação ao ano anterior e três pontos a menos do que em 2021.

Um dado curioso é que, à medida que a venda de carros mais evoluídos tecnologicamente aumenta, há mais consumidores a optar por não usar os controlos de infoentretenimento nativos dos seus carros. Apenas 56% dos proprietários preferem usar o sistema integrado dos seus veículos para reproduzir áudio, abaixo dos 70% em 2020. Menos da metade dos proprietários disse que gosta de usar os controles nativos do carro para navegação, reconhecimento de voz ou para fazer ligações.

Parece ainda que a maioria das pessoas prefere usar sistemas de espelhamento de smartphones como Apple CarPlay e Android Auto. Outras pesquisas indicam mesmo que as pessoas preferem interagir com as apps dos seus telefones do que qualquer serviço inventado pela empresa que fez o carro.

Estas conclusões são ainda reforçadas pelo facto de que os utilizadores de carros com Android Automotive integrado, deram maior pontuação à categoria de infoentertenimento, do que aqueles sem o serviço da Google, principalmente os que têm Google Automotive Services (GAS) integrado.

“O declínio em anos consecutivos pode parecer pequeno, mas é um indicador de que problemas maiores podem estar a surgir” disse Frank Hanley, diretor sénior de benchmarking automóvel da J.D. Power. “Embora inovações como bases de carregamento, aplicações para veículos e recursos avançados de áudio devam aprimorar a experiência do proprietário, esse não é o caso quando ocorrem problemas. Essa trajetória descendente de satisfação deve ser um sinal de alerta para os fabricantes de que eles precisam entender melhor o que os proprietários realmente desejam nos seus novos veículos”.

De notar que o design dos carros também foi um dos fatores avaliados que mereceu uma menor pontuação face ao ano anterior.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Que cena
    Que cena

    É possível usar Youtube com vídeo no Android Auto, eu tenho e não tenho razão de queixa 😛

    1. Avatar de Parecia
      Parecia

      E é youtube premium? Se não mais valia ouvir as publicidades da rádio

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Por isso é que há cada vez mais acidentes.

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    As pessoas estão é fartas dos preços exorbitantes que pedem por um carro… isso sim!

  4. Avatar de Toni
    Toni

    Acho uma barbaridade colocar sistema Infoentretenimento sejam eles de que polegadas forem, capazes de tudo e mais alguma coisa, onde as pessoas distraem-se com o mesmo e multas 0! Considero estes sistema equivalentes ao uso de tele móvel a conduzir !!!

  5. Avatar de Peferreira
    Peferreira

    Custom é a pior coisa que existe no mundo automóvel. Basta um droid auto ou car play e o telemóvel faz o resto.
    Basta um carrito básico que ande, um pioneer (ou outra marca) com waze e Spotify e já está.

  6. Avatar de socialmente
    socialmente

    Se ao menos viesse com manual para emparelhar o tlm com o bluetooth. Com os atrasados mentais que continuo a ver com o tlm encostado na orelha com altas bombas.

  7. Avatar de Filipe
    Filipe

    Muito bom para acidentes e distrações. Não vejo utilidade alguma para além do normal rádio e de GPS (e mesmo assim o telemóvel serve bem este propósito, com suporte adequado). Mais uma forma de enterrar uns euros…

  8. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    CarPlay chega para mim e raramente uso o do carro.

  9. Avatar de andre
    andre

    Só preciso que o carro tenho um bom sistema de som e bluetooth para streaming/chamadas.

  10. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Tudo o que é em excesso, atrapaha e aborrece.

  11. Avatar de JL
    JL

    É porque não têm um tesla, senão já não achavam inútil.

  12. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    É tao inútil quanto perigoso. Na Alemanha estudou-se recentemente o aumento de mortalidade automóvel e foi possível concluir que uma parte considerável desse aumento era relacionada com o uso das tecnologias de entretenimento abordo do automóvel. O restante era relacionado com o uso de telemóvel.

    Anseio pelo dia em que possa comprar um carro novo sem essa tralha para justificar o aumento do preço do carro. Boa construção, bons interiores e um bom motor é tudo o que peço. Os interiores são medíocres por norma desde há muito , a construção no geral está a acompanhar e qualquer já não há motores que valham.

  13. Avatar de Zé

    O meu Micra só tem GPS e rádio e chega perfeitamente. Qualquer outra coisa também tem o Android Auto (que nunca usei). O mais ridículo é ter Wi-Fi que também nunca usei.
    Gostava que tivesse mais estatísticas de consumos e viagens mas isso já é o meu gosto pessoal.

  14. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Não tenho problemas com o infotainment.
    Tenho problemas é com funções básicas que estavam a distância de 1 click sem sequer ser necessário olhar, refiro me por exemplo ao AC.
    Desembaciar os vidros traseiros e dianteiros era só um toque!!

    1. Avatar de socialmente
      socialmente

      Não dás o nome pq andas a fazer o q não deves no carro

  15. Avatar de socialmente
  16. Avatar de Grunho
    Grunho

    Gastas 15 euritos no ebay, metes um mp3 para extensão do auto rádio e enfias uma pen cheia de música country para viajar. Não precisas de mais. E se no banco de trás os miúdos chatearem, penduras um tablet nas costas do banco e metes uns filmes. Quem vai ficar mesmo chateado são os concessionários que gostam de te esfolar e sacar-te fortunas por uns gadgets inúteis.

  17. Avatar de Realista
    Realista

    Eu não tenho razões de queixa do meu…

    Tem mapas do google maps com informação de transito e pontos de carregamento no mapa, faz sincronismo com os mp3 no meu telefone assim como posso chamar o google assistant com o botão no volante.

  18. Avatar de qwertyuiopus
    qwertyuiopus

    Tenho o rádio acima do tablier, portanto, não preciso de desviar o olhar da estrada. Usei Android Auto e uso Carplay quando preciso sem atropelar ninguém.

    O problema pior em certas construtoras foi a implementação dos comandos do AC nos infotainment. Se nuns puseram as funções no ecrã à mão de semear (a BMW implementou bem o AC no iDrive), noutros como a PSA foram esconder os comandos todos num submenu. Isso sim, é bem perigoso.

  19. Avatar de Lecas
    Lecas

    Problemas do 1 mundo

  20. Avatar de Kito
    Kito

    Há carros p.ex. o Megane 100% elétrico que trazem varias aplicações de raiz no enanto, simplesmente não funcionam, é o caso de aplicações para se ouvir música streaming. dado que o sistema <google do carro não está ligado à internet. A ligação que já vem de fabrica de internet é apenas para fazer atualizações de software e enviar informações da viatura para a fábrica. Não ligo o Androyd Auto porque não gosto e, já que o carro traz de raiz o sistema Google deveriam todas as aplicações funcionar na íntegra. Quanto ao sistema de infoentretenimento para mim foi uma desilusão…

  21. Avatar de mamba
    mamba

    Fabricantes: não use telemóvel durante a condução para não se distrair

    Também fabricantes: distraia-se com este ‘ipad’ gigante espetado no meio do tabliet que faz tudo e mais alguma coisa.

  22. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Uso o Android Auto diariamente e estou contente (quem tem carplay que é equivalente sentirá o mesmo). Temos as nossas coisas acessíveis por comandos de voz e podemos usar aquelas duas ou 3 apps que temos no telemóvel: Waze, spotify, podcasts. Os do carro não uso…