Especialistas de Informática: mais 555€ para os de topo da carreira

36 Comentários

Como já informámos, o Estado está a rever as carreiras de informática para conseguir atrair novos profissionais, mas também conseguir reter talento. De acordo com as últimas informações, o Governo irá dar mais 555 euros aos especialistas de informática no topo da carreira. E os outros?

Especialistas de Informática: Mais 555€ para os de topo da carreira


Especialistas de Informática passam a ganhar 3775,83 euros

Com este aumento, os Especialistas de Informática no topo da carreira passam de 3221,1 euros para 3775,83 euros. Já no caso dos coordenadores passam a ter um suplemento mensal de até 250 euros.

Segundo revela o Dinheiro Vivo, relativamente à primeira versão do projeto do governo, os especialistas mais bem pagos saltam quatro níveis, passando do 58, com um vencimento mensal bruto 3561,11 euros, para o 62 (3775,83 euros), correspondendo a um aumento de 214,7 euros. “Trata-se de um avanço positivo que responde às reivindicações dos trabalhadores”, afirmou ao Dinheiro Vivo o secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), José Abraão.

O Governo irá manter a extinção das carreiras de coordenador técnico e de coordenador de projetos, mas pretende criar duas novas carreiras especiais: especialista de sistemas e tecnologias de informação e de técnico de sistemas e tecnologias de informação.

As tabelas remuneratórias das duas novas carreiras de informática contemplam 11 posições, sendo que, na carreira especial de especialista de sistemas e tecnologias de informação, para quem licenciatura, prevê-se o ingresso no nível 24 da Tabela Remuneratória Única (TRU), que corresponde a um salário bruto mensal de 1754,41 euros, mais 17,55 euros por mês face ao ordenado atual, de 1736,86 euros.

Relativamente à carreira especial de técnico de sistemas e tecnologias de informação, a primeira posição corresponde ao nível 14, com um ordenado de 1228,09 euros, uma subida de 10,45 euros relativamente ao vencimento praticado agora, de 1 217,57 euros.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dude
    Dude

    Eu ganhava o ordenado minimo e fazia horas sem fim. Tive de mudar de carreira, já não ganhava para comer

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E é o certo, quando as coisas não estão bem é mudar.

  2. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Especialistas de informática no estado nem deviam ser chamados de especialistas, acabam por subcontratar externos porque o grau de conhecimento interno é péssimo.

    1. Avatar de Bruno Galvão
      Bruno Galvão

      Isso do generalizar…
      Não deves contactar com muitos, os que conheço e são da minha equipa não ficam nada mas mesmo nada atrás dos externos, muito pelo contrário.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        +1, digo o mesmo. Muitas vezes não há aposta nos internos.

  3. Avatar de Tó

    Tenho 13 anos de carreira, quase 14, já passei por grandes empresas, estou numa das maiores do país neste momento, à mais de 5 anos. Mal cheguei aos 2000€ limpos por mês. Estas estatísticas não sei onde são feitas, mas as únicas pessoas que conheço que passaram esses valores, ou estão com eles, trabalham para o estrangeiro, ou no estrangeiro.

    De todas as pessoas que trabalham comigo, ou já trabalharam, com muitos mais experiência, não recebem nem perto disso.

    Numa área como esta, o que é o topo da carreira? Apenas existem funções, que muitas vezes nem têm a ver com tecnologia, e comandam equipas tec.

    1. Avatar de Czul
      Czul

      Não anda longe. Dependendo do agregado, o vencimento bruto para chegar aos 2000 limpos anda perto dos 3.400.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      quase 2000 mil euros limpos já é muito bom, tendo em conta a média salarial em Portugal. Na função publica não se ganha muito, mas tem-se uma melhor qualidade de vida.

    3. Avatar de Só eu sei, porque não fico em casa!
      Só eu sei, porque não fico em casa!

      Não existe técnicos nem especialistas de informática, no topo da carreira, na função publica, se existir, teve que existir uma manipulação muito grande na carreira desse individuo, porque as carreiras de informática são muito recentes e com o SIADAP eram necessários 100 anos para lá chegarem, ou 60 se tivessem sempre excelente.

      1. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        Há comentários que nem vale a pena considerar.
        O que não faltam são técnicos extremamente competentes no estado e até é das áreas em que o estado é mais autónomo.
        Há e haverá sempre a necessidade de recorrer à contratação de serviços externos, mas não vejo onde está o problema.
        O que o estado não têm é capacidade para garantir uma permanente atualização tecnológica dos seus datacenters.

        1. Avatar de Traveller
          Traveller

          Actualmente nem “datacenters” deviam ter com as soluções que existem.

      2. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        Quem já estava na carreira de “Tecnico Superior” quando apareceu a carreira de informática, não andou para trás. Foi posicionado no escalão e nível correspondente ao vencimento que tinha.
        Quem entra agora, vai demorar pelo menos 10 anos a subir duas posições na carreira, sendo que caca posição equivale a aproximadamente 200€., ou seja vai demorar 40 anos a chegar ao topo. Se entrar com 23, aos 63 chega ao topo e aos 67 reforma-se.

    4. Avatar de Traveller
      Traveller

      Como “estás à mais de 5 anos” é normal se tivesses há mais de 5 anos já ganhavas mais.
      2.000 líquidos são +ou- 3500€ brutos, depende dos dependentes e valor sub alimentação. Para sua informação com 14 anos de experiência nesta área muitos recebem mais de 5000€ brutos mais viatura, mais seguro saúde, etc.

  4. Avatar de informatica
    informatica

    Problema é que ninguem isso é ap osição 11. Para chegar a posição 4 já é preciso um pequeno milagre.
    e dificilmente alguém chega a posiçao 6.

  5. Avatar de Vera
    Vera

    Não se preocupe, porqie para chegar à ao topo da carreira necessita de passar 11 níveis e para cada nível necessita de 10 pontos com sorte em 6anos consegue os 10 pontos, mas habitualmente são 10 anos, logo são 110 anos para chegar lá

    1. Avatar de Só eu sei, porque não fico em casa!
      Só eu sei, porque não fico em casa!

      Ora ai está.

  6. Avatar de Outronome
    Outronome

    Não conheço uma pessoa sequer que esteja no topo da carreira de especialistas.

    Sugiro mudarem o nome da notícia para:

    Aumento de apenas 17,55 euros por mês face ao ordenado atual

  7. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Isto é mais uma medida do nosso governo que é quase improvável alguém atingir. Pode contar-se pelos dedos das mãos os especialistas que vão usufruir deste aumento. E claro, não deixar de frisar que isto só se vai aplicar para o sector público.

  8. Avatar de Bruno Galvão
    Bruno Galvão

    Essa medida é a maior falácia que pode existir e só serve para as noticias.
    Só uma percentagem muito reduzida, 0,0x% é que chega ao topo da carreira.

  9. Avatar de Artur Mendes
    Artur Mendes

    Enquanto profissional da função pública. Agradecia que deixassem de fazer propagação de noticias orquestradas para desviar a atenção do essencial. A maioria esmagadora dos profissionais de TI não consegue chegar a esses níveis de remuneração. Sendo valores apenas para s poucos que, entre os condicionalismos do SIADAP, a gestão politizada e o clientelismo poderão aspirar.
    Seria importante referirem que na realidade, e para a generalidade dos pouco mais de 5000 informáticos de carreira na as possibilidades de progressão com a nova lei serão menores e comparativamente piores que numa empresa privada.
    Claro está que o cut & paste alimenta estes sitios e temos isto aqui escarrapaçado da forma que dá jeito ao governo.
    Aconselho a todos a leitura do http//movimento informatica.pt
    Eu sei, dá mais trabalho mas evita que opinem sobre o que não sabem daqueles que sem recursos suportam as TI que são alavanca da soberania nacional e coisas como a água que bebem e vossa identidade.

    1. Avatar de Fantástico
      Fantástico

      Não te esforces, que o animal que comentou mais acima deve fazer parte daqueles animais que têm palas nos olhos e gostam de ser comidos de cebolada. Já acabaram com a electricidade pública, com as telecomunicações, com os bancos e com a água. Só falta a saúde e a segurança social. Depois é o ai Jesus que está tudo a aumentar e nem vale a pena reclamar. Geralmente são os que vivem à custa do estado que interessa acabar mesmo com os serviços do estado. Os privados é que são a excelência… Principalmente a roubar…

  10. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    tenho um amigo que foi para a Suiça 8.000 € mês,logo pra começar um dia ligaram-lhe para o telemovel a convidar para uma entrevista , entrou logo no mes seguinte, está super contente.
    continuem com joguinhos que vão ver para onde vai o pessoal da informatica e outros

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Na Suíça também o custo de vida é outro. Vai almoçar a um restaurante e deixa lá quase 500€. Mas sim, os salários são mais elevados e é um país com regras rígidas.

    2. Avatar de Mike
      Mike

      Na Suiça ganhar 8000€ por mês é equivalente a ganhar aqui 900€ e sem saídas á noite nem jantaradas…

      1. Avatar de Zé povinho
        Zé povinho

        A todas as pessoas que têm o argumento de o custo de vida ser mais caro pf façam as contas antes de dizerem disparates.

        Na verdade é mais barato viver na suíça do que em Portugal. Se ganhas 3x mais e as coisas são só 2x mais caras então é mais barato. Aproveitem e façam também as contas para outros países para deixarem de dizerem disparates e em vez disso passarem a partilhar a informação correta de Portugal na verdade ter um dos maiores custos de vida e cargas fiscais da UE.

        Não é por acaso que Portugal é o pior país da união europeia na idade média dos jovens sairem da casa dos pais ~ aos 33 anos.

        Alguém na suiça pode facilmente juntar vários milhares de euros por mês num emprego de especialidade.

        E daqui a uns anos ainda recebem reforma, coisa que em Portugal pode até nem acontecer a ver pelo andar das coisas.

  11. Avatar de Anfioxo
    Anfioxo

    Boa tarde, amigos,
    Efetivamente, muitos dos anúncios do governo são mesmo só “carantonhas” quando se analisa os dados, por vezes verifica-se que esses aumentos ou medidas só aplicam a meia dúzia de pessoas no país….
    Eu próprio sou administrativo, numa entidade de ensino no grande Porto, entretanto licenciei-me em Eng. informática. Toda vida (25anos) fui o informático da escola… a receber como administrativo… moral da história… estou a tentar fugir… quanto antes….
    Cumprimentos

    1. Avatar de Zé Povinho
      Zé Povinho

      O melhor será trabalhar a partir de cá a ganhar do estrangeiro…Mas não sei até que ponto será viável. O problema que se levanta no sair do país é que se já houver família formada ou formos “velhos” demais…começa a ser mais difícil…

  12. Avatar de Excp
    Excp

    Estive 4 anos na FP como especialista… e mudei… dificilmente irão chegar ao topo da carreira… mesmo que se suba sempre… demora anos e anos até chegar ao topo… até lá já perderam muitos e muitos € até chegarem lá comparado com o que ganham cá fora… basicamente a única coisa que compensa é a qualidade e estabilidade… mais de resto FP ja nao é bom para ninguém… só para quem de saiba “mexer”

  13. Avatar de Zé Povinho
    Zé Povinho

    Eu sou Engenheiro de Telecomunicações (Verdadeiro com curso superior tirado na área) e trabalho há mais de 12 anos….actualmente tenho un salário bruto de cerca de 1270 Euros…..como se vê não reflecte nem a minha experiência nem o facto de ter curso superior….em contexto laborar há que ter ou sorte ou “amigos” ou “padrinhos” para se poder auferir salários desses montantes.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Tem de procurar quem pague melhor e mudar.

  14. Avatar de Daniel Pereira
    Daniel Pereira

    Gostava de saber quem chega ao topo da carreira?
    Isso de dar ênfase apenas ao topo das carreiras, sem dizer quantas décadas se leva a chegar lá (é preciso ir reencarnando) é apenas para desviar a atenção do real estado dos informáticos da administração pública.

  15. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se a notícia fosse que o ordenado base vai passar a ser 2500 para todos os que entram (ou já lá estão) aí seria uma notícia interessante para alguma malta na área.

    Por outro lado as grandes empresas estão a despedir em larga escala os trabalhadores na área de programação e outras para as quais a inteligência artificial já seja capaz de os substituir, só deixando uma pessoa com conhecimento da área para se certificarem de que qualquer erro que a inteligência artificial possa ter cometido seja corrigida antes de entrar em produção. E talvez com a evolução da tecnologia talvez nem essa pessoa que actualmente se certifica que está tudo bem continue a trabalhar mais, talvez mandem para outra inteligência artificial para verificar o que a outra fez e assim ter uma opinião “imparcial”.

    A Microsoft desde que automatizou os testes das actualizações e despediu a equipa de engenheiros que fazia os teste, tem sido broncas atrás de broncas… mas ninguém na empresa foi preso, nem a empresa multada em milhares de milhões por isso, pelo que diria que a baixa na qualidade compensou perfeitamente, não se viu um abandono massivo do Microsoft Windows em favor de um outro sistema operativo pelo menos por parte dos fabricantes que integram sistemas operativos nos PC’s fixos e portáteis.

    No fundo as empresas perceberam que podem baixar a qualidade que as pessoas, empresas e Estados comem tudo o que lhes meterem à frente.

  16. Avatar de Gaija
    Gaija

    Que título e notícia tão sensacionalista, como jornalistas que são, façam o trabalho como deve de ser… Façam as contas a quantos anos seria necessário trabalhar para chegar a esse topo… e podem também validar quantos realmente lá estão hoje em dia…

  17. Avatar de Arlindo Faria
    Arlindo Faria

    Ó Pedro, tu és funcionário público!
    Porque é que não dizes que isso são valores brutos?
    Porque é que não dizes que é praticamente impossível chegar ao topo da carreira?
    Porque é que não dizes que os escalões mais baixos já não são usados pela função pública?
    Porque é que não comparas os ordenados do público com os do privado?
    Porque é que não dizes que este “aumento” se vai traduzir em mais €17,55 por mês para a maior parte dos especialistas?
    Porque é que não dizes que o estado tenta poupar nas contratações para subcontratar pelo triplo do preço?
    Porque é que não dizes nada sobre a greve dos informáticos da FP que se está a fazer hoje?