Autopilot da Tesla é investigado por acidente que matou adolescente e bebé

12 Comentários

O Autopilot da Tesla é um sistema avançado de assistência ao condutor que tem como missão aumentar a segurança ao volante. Contudo, este sistema está permanentemente debaixo de fogo dos reguladores. O caso mais recente envolve a morte de uma adolescente e um bebé. As investigações querem apurar se o sistema falhou neste trágico acidente.

Imagem Tesla Model 3 acidentado e Autopilot a ser investigado


Perderam-se duas vidas, mas… terá sido mesmo culpa do Autopilot da Tesla?

O problemático Autopilot da Tesla está novamente sob escrutínio depois das autoridades federais terem anunciado que estão a investigar a tecnologia de assistência ao condutor num terrível acidente de viação na Califórnia que matou uma adolescente e um bebé.

Num piscar de olhos, as nossas vidas foram destruídas para sempre, pois o bebé Charlie foi declarado com morte cerebral devido aos ferimentos sofridos neste trágico acidente.

Lê-se numa publicação criada por uma tia.

O incidente ocorreu a 5 de julho, de acordo com o South Tahoe Now, quando o Tesla Model 3 de 2018 – com o bebé, os pais, um tio idoso e um filho de seis anos como ocupantes – colidiu frontalmente com um Subaru Impreza de 2013 conduzido por uma jovem de 17 anos, Andy Martinez.

Martinez morreu, enquanto o bebé Charlie permaneceu no hospital em suporte de vida até ser declarado morto dias mais tarde, de acordo com a agência noticiosa local. Segundo informações, os restantes ocupantes do Tesla ficaram “todos gravemente feridos”.

Esta tragédia pode levar a grandes alterações, segundo a Reuters, pois o regulador National Highway Traffic Safety Administration investiga o possível papel do Autopilot no incidente.

 

Piloto automático desligado

O Autopilot já foi alvo de inúmeras investigações por parte de autoridades federais. Os investigadores analisaram mais de três dezenas de casos de acidentes – envolvendo 22 mortos – que parecem ter utilizado o Autopilot, um sistema que ajuda os condutores na direção, travagem e aceleração.

A tragédia do passado dia 5 de julho vem aumentar a dúvida: será que a tecnologia é segura para as estradas públicas? Bom, o CEO da empresa, Elon Musk, tem sido incansável a afirmar que os veículos estão prestes a conduzirem-se totalmente sozinhos e que a Tesla está bem preparada, com tecnologias seguras e modernas.

No ano passado, um relatório do New York Times concluiu atualmente, por mais investigações que sejam feitas, ninguém sabe ao certo se a tecnologia é ou não segura ao ponto de estar ilibada das acusações porque faltam dados verificáveis.

Há uma falta de dados que daria ao público a confiança de que estes sistemas, tal como estão implementados, estão à altura dos benefícios de segurança esperados.

Disse o codiretor do Centro de Investigação Automóvel da Universidade de Stanford, J. Christian Gerdes, ao jornal na altura.

São várias as vozes que referem ser necessária uma investigação mais aprofundada – e provavelmente haver regulamentação mais apertada – porque este status quo não será aceite pelas famílias e entes queridos das pessoas mortas nestes acidentes.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jacs
    Jacs

    tenho um tesla com FSD , algumas vezes utilizado mas sempre com precaução , em primeiro lugar a sinalização do pavimento deve estar visivel , nas rotundas sem marcação é um perigo deixar a viatura ir sozinha , se faltar um sinal a dizer a velocidade e é frequente colocarem um sinal de 30km/h e no fim desse lanço não colocarem outro a dizer fim do mesmo a viatura vai sempre a 30 , a maioria dos erro é por falta de sinalização ou defeituosa.

    1. Avatar de Kito
      Kito

      Eu tenho um Megane elétrico que podemos simplesmente carregar num botão e ele passa automaticamente para a velocidade da placa sinalizadora mas, por vezes acontece, que ele lê a placa anterior de 30Km/H de trabalhos na estrada, mas depois não aparece outra a anular essa placa provisória e, aí ele continua com a mesma velocidade mesmo que carreguemos no tal botão. Note-se que o carro não é automático no que concerne a mudar a velocidade, não é Tesla, é o condutor que tem de acionar o comando..

    2. Avatar de Paulo Renato Viana de Almeida
      Paulo Renato Viana de Almeida

      Qual FSD ????? Isso NÃO EXISTE !!!!!

    3. Avatar de gav
      gav

      portanto,não serve para nada

  2. Avatar de Victor
    Victor

    Não acredito… A Tesla é como a Apple. Tudo mais bom melhor que os outros. Provavelmente é mais uma daquelas coisas da internet.
    Aliás, o Autopilot é a mais melhor boa coisa de sempre.
    Fake sem duvida!!!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Era acabar o Autopilot e acabavam-se logo os acidentes de automóvel. Saem sempre notícias de acidentes envolvendo Teslas. Raro ou nenhumas notícias de outras marcas.
      Saudades de quando as estradas eram seguras e livres de Teslas.

    2. Avatar de gav
      gav

      Musk pode fazer as maiores borradas que é aplaudido

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Mais um para daqui a uns tempos ser investigado e concluir se que o autopilot nem estava ligado ahah

  4. Avatar de Antonio
    Antonio

    O sistema nunca pode ser colocado em causa!!! Podem ser colocado em causa quem utiliza o AutoPilot indevidamente!!! Isto não é notícia nem assunto.
    Vamos é investigar as armadilhas nas estradas , más marcações, cruzamentos e curvas mal feitas e que provocam milhares de mortos em todo o mundo e da inteira responsabilidade das entidades oficiais!!!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Yá, andar à noite na nacional 1 de PT ou na estrada do Mediterrâneo em ES e perceber que por cá é tudo uma cambada de incompetentes.

  5. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Autopilot é extremamente perigoso em diversas situações. E o phantom braking também.

  6. Avatar de George M
    George M

    Só de ver onde o Tesla está posicionado na extrema direita, certamente parece que o outro veículo cruzou a linha central e invadiu o tráfego que vinha atingindo o Tesla. Os dados do gravador de eventos transmitidos de volta para Tesla do espaço devem absolver Tesla de qualquer falha, como de costume. Outros carros que custam 100 mil, 500 mil ou mesmo 3 milhões não podem fazer isso … então você se pergunta por que os da Tesla estão vendendo como pães quentes!