Central nuclear de Fukushima vai avançar com descargas de água para o oceano

16 Comentários

Foi há mais de 10 anos que a central nuclear de Fukushima foi afetada por um desastre depois da região ser atingida por um Tsunami. Agora, está a preparar-se tudo para começarem a descarga de toneladas de água tratada para o oceano Pacífico. Haverá riscos?

Central nuclear de Fukushima vai avançar com descargas de água para o oceano

Central nuclear de Fukushima vai mesmo libertar a água tratada

A Central Nuclear de Fukushima está a preparar tudo, para ainda este verão, avançar com descargas de água tratada. No entanto, estão a ser levantadas preocupações com receio de contaminação radioativa.

Este será um processo que irá demorar décadas a concluir e os impactos ambientais que resultarão da decisão poderão comprometer o ecossistema e a vida das pessoas. Na China já foram lançados apelos contra tal decisão e em Hong Kong e na Coreia do Sul há uma ameaça de bloqueio nas importações de peixe e marisco, considerando o risco de contaminação.

No entanto, a Agência Internacional de Energia Atómica garante que o impacto ambiental resultante desta descarga será “insignificante”.

Se o Governo japonês decidir avançar com o plano, este terá um impacto insignificante no ambiente, seja, na água, nos peixes ou nos sedimentos

Afirmou o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi

A China já exigiu ao Japão que não avançasse com a descarga, e que antes disso avance para um debate da decisão “com a comunidade internacional” e apresente “medidas que sejam científicas, seguras, transparentes e convincentes para os outros países”. Caso contrário, o país “será condenado e vai pagar pelos seus atos erróneos”.

As opiniões dividem-se

Da parte da União Europeia houve um levantamento das restrições que tinha imposto às importações de peixe, marisco e alguns cogumelos selvagens provenientes de Fukushima. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, refere que a decisão está assente em “factos científicos” da própria AIEA e que foram partilhados com os Estados-membros.

Os pescadores da região temem também possíveis impactos, não tanto na qualidade do peixe e do marisco, mas com a reputação internacional. Por esse motivo, têm-se mantido contra o plano da Central Nuclear desde o primeiro dia.

Vários especialistas pelo mundo já vieram referir que neste momento não há nenhum risco para os ecossistemas com a libertação das águas, sendo este um processo lógico.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António de Oliveira S
    António de Oliveira S

    Um gajo está sujeito a comer um peixe do pacífico e a ficar com o tralha-bestas a dar luz

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Recomeça o fandango.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Agora percebo o porquê das algas japonesas no Algarve…

  4. Avatar de Alves
    Alves

    É tecnologia verde não tem mal nenhum, só faz bem aos peixinhos…

    Não acordem não de toda a treta que vos enfiam pela mente dentro!

    1. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Mesmo! A farsa dos elétricos já enjoa.

  5. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    O ser humano é o único animal que “cospe” na agua que vai beber ou da qual vai se alimentar. Tudo em nome do capitalismo selvagem que caracteriza a nossa humanidade imediatista.

  6. Avatar de Fred
    Fred

    Deve ser menos perigoso do que as experiências com as dezenas de explosões nucleares da França e dos USA nos atóis do Pacífico (ou será que já foram esquecidas?)

  7. Avatar de ETH
    ETH

    Posso perguntar o que é as outras centrais nucleares fazem à água? O ideal era ninguém descarregar no oceano. Engarrafem e enviem para Moscovo !

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Almaraz ES despeja para o Tejo. Mas como a Ursa diz que é energia verde não há problema.
      https://www.jornaltornado.pt/poluicao-do-rio-tejo-central-nuclear-de-almaraz-avariou-mais-uma-vez/

    2. Avatar de Orelhas
      Orelhas

      isto não é “agua normal” do processo normal…
      isto é agua contida, resultante do acidente em 11 de Março de 2011, daí estar contaminada.

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Que Tal água para baterias que hoje é o que esta na moda … Não ? !

    E são cientistas ?

    Tal
    Vez
    Mais $ientistas …

    Ou não …

    E ainda tem muito mais …

    Mas convenhamos …quer dizer ….

    Lol !

    😉

  9. Avatar de RC
    RC

    Posso estar enganado, mas pensava que a agua era apenas usada para arrefecimento, ou seja não teria contacto directo com o material radioativo?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Contacto não tem, mas radiação tem e muita, achar que isso é um problema é desconhecimento

    2. Avatar de Orelhas
      Orelhas

      isto não é “agua normal” do processo normal…
      isto é agua contida, resultante do acidente em 11 de Março de 2011, daí estar contaminada.

    3. Avatar de Bob
      Bob

      A água usada normalmente sim. Em Fukushima, a um certo ponto, a àgua foi atirada directamente para os edificios dos reactores, além do vapor de água libertado… “solto”, etc.

      O menor dos problemas é mesmo esta água já tratada. Desde o incidente, até ao momento, já aconteceu muita coisa, incluindo o acidente em si. Libertação dos vapores radioactivos de vários edificios, fuga de água pelas placas que deviam reter. Fuga de água por falhas nas bombas, etc.

      Esta água que vem a noticia, já será só a parte que está tratada para “níveis normais”. Era melhor não ter nenhuma, mas de tudo o que já saiu dali, será o menor dos problemas.

      Ainda assim, continua a ter carbono-14 e tritium… o carbono-14 demora uns 6000 anos só para chegar ao dito “meia-vida”. Mas não desaparece.
      O tritium são 12 anos, daí que já passou esse tempo. (continua algo radioativo na mesma).

      Bem, não fará a ninguém, certamente…

  10. Avatar de João Melo
    João Melo

    Eu considero isso uma monstruosidade, e uma falta de respeito pela humanidade.

    Os que dizem que não faz mal…provem-no…bebam a agua contaminada..era assim que devia ser.