Tesla vai começar a vender eletricidade na Europa. Vem aí concorrência a sério

61 Comentários

Um dos lucrativos negócios da Tesla é a venda de energia. Com mais de 45.000 Superchargers, a empresa de Elon Musk detém e opera a maior rede global de carregamento rápido do mundo. Contudo, Musk não quer apenas o carregamento dos carros. Depois de ter virado o mundo automóvel de pernas para o ar, a Tesla entrou agora no mundo da distribuição de eletricidade.

Tesla vai começar a vender eletricidade na Europa. Vem aí concorrência a sério


Tesla vai vender energia na Europa

A venda de energia é um negócio lucrativo e com cada vez mais relevância. São muitas as empresas, mesmo em Portugal, que adicionaram a venda de energia à sua oferta comercial.

A Tesla, já com experiência em vários produtos da categoria energia, está agora a dedicar a sua atenção à comercialização generalizada de energia. Como tal, a fabricante americana lançou a divisão Tesla Electric, que tem no Reino Unido o seu primeiro mercado na Europa com o seu próprio distribuidor de eletricidade.

Imagem Tesla Eletric, a empresa de Musk vai vender eletricidade para rede doméstica da europa

A Tesla Electric irá servir os proprietários de produtos Tesla em “mercados selecionados ao nível mundial”. Segundo as informações partilhadas, a empresa irá oferecer “uma experiência de cliente simples e sem descontinuidades para garantir que a flexibilidade residencial de pequena escala possa ser totalmente utilizada para apoiar a transição de toda a rede para 100% de energias renováveis”.

Empresa não só distribui como produz

A Tesla também tem uma empresa de energia, que produz eletricidade com painéis solares e grandes baterias de armazenamento, Megapacks, e está atualmente à procura de um executivo para expandir a sua incursão no Reino Unido também no mercado retalhista.

O administrador de operações desta nova divisão será responsável pela obtenção da licença de fornecimento e pela preparação da empresa para o lançamento comercial de um produto de eletricidade a retalho no Reino Unido.

A atividade de produção e armazenamento de energia da Tesla inclui painéis solares e baterias estacionárias. O grupo lançou inicialmente o seu negócio de energia a retalho Tesla Electric, apenas por convite, no final do ano passado em mercados como o Texas e a Califórnia, onde implantou uma rede virtual de dezenas de milhares de pequenas baterias.

Por enquanto, a Tesla Electric só estará disponível para os proprietários da sua Powerwall e posicionar-se-á como uma ferramenta para minimizar os picos de preços da eletricidade, vendendo a produção aos clientes e o excedente à rede quando os preços são mais elevados.

Desta forma, a Tesla continua a expandir e a diversificar as suas atividades para além da venda de automóveis, carregamento público, produção de painéis solares e de baterias. Fá-lo com uma divisão de venda de eletricidade que se enquadra perfeitamente na sua filosofia e que terá, sem dúvida, um impacto importante nos mercados com grandes picos de preços devido à dependência de fontes não renováveis ou à falta de sistemas de reserva maciços para atenuar a intermitência das energias renováveis.

Conhecendo a marca e as suas filosofias de mercado, poderemos pensar que poderá estar a chegar a verdadeira concorrência nos tarifários domésticos de fornecimento de energia.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Haters a dizer que só a EDP é que vende eletricidade em 3…2…1
    Portugueses, a gostarem de ser extorquidos pela EDP desde sempre.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Não, em PT a energia é gerida pela E-Redes e comercializada por várias empresas

      1. Avatar de JL
        JL

        É apenas transportada pela e-redes.

        1. Avatar de estacionas como um burro
          estacionas como um burro

          Ou é pela REN? Explica- me lá melhor isso. O_O

          1. Avatar de JL
            JL

            Também transporta, mas apenas em muita alta tensão, e a gestão dessa rede.

            A E-redes é que leva até ao cliente final.

    2. Avatar de Pintor
      Pintor

      EDP já era hora de alterar o nome para EDC

  2. Avatar de Duarte
    Duarte

    Mais uma caixa de comentários aberta aos wokes invejo-raivosos anti-Musk.

    Venham eles, há vacina para todos.

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Pack Eletricidade Tesla +
      – Por mais 20€ mês tem acesso ao Twitter Blue.
      – Aproveite 0,20€ de desconto no seu próximo Model X.

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Vês em como não perderam tempo? É certinho….

        1. Avatar de Elektro
          Elektro

          Nós, wokes invejo-raivosos anti-Musk, estamos sempre em cima do acontecimento.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Chora mais, tudo que beneficia o consumidor, deve ser enaltecido.

        1. Avatar de Elektro
          Elektro

          Sim porque a Tesla beneficia MESMO o consumidor, sendo assim perfiro rir: https://pplware.sitedev.pt/motores/tesla-junta-se-a-fabricantes-de-carros-eletricos-chinesas-para-evitarem-guerra-de-precos/

          “muitos compradores que tinham acabado de comprar um Tesla e dias depois viram o preço a cair, sem terem direito a qualquer desconto.”

          1. Avatar de JL
            JL

            Isso não é verdade. A tesla tem ajustado o valor dos carros até à sua entrega. Depois da entrega não há nada a fazer.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            +1 deveriam fazer como os outros fabricantes e acabar com a redução de preços. Preços só possuem um sentido, para cima

    2. Avatar de Tiriri
      Tiriri

      Primeiro quero dados concretos! Quero ver preços e condições, só depois é que vêm as criticas ou os elogios…

    3. Avatar de NjsS
      NjsS

      Vacina contra a estupidez, ou imposto especial para a estupidez é que era falar.

    4. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Abre os olhos rapaz.

    5. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Então e quem concorda com algumas coisas que ele diz/faz e com outras não, é um semi woke semi invejoso- semi raivoso anti pro-Musk?

  3. Avatar de Nhecos
    Nhecos

    Inveja e raiva? Não, apenas vergonha alheia ao ler certos comentários.

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Se for produzida por carvão pode ser que o pessoal aceite.
    Agora se for utilizada com métodos poluentes (solar, eólica) o pessoal vai rejeitar por completo

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Desde que seja barata quero lá saber de onde vem.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Para os puristas interessa bastante. Tem que ser electricidade de qualidade, nada de coisas inferiores tipo “renováveis”

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se for mais barata que as restantes opções até pode vir do cu do Toni ahahah ainda não perceberam que ninguém quer saber da poluição se for mais barato é o que vem

  5. Avatar de NunoManuelAlves
    NunoManuelAlves

    Magnífico, Tesla sempre a expandir o negócio.
    Carros Top, rede SUC top, software Top, preços Top. A Tesla nos EUA tem um tarifário de 30 USD por mês para casa e gasta a energia que quiser sem limite de km, pena ser só nos EUA.
    Talvez veja desta que a questão da Tesla e da rede SUC fique resolvida, mas na Favela da Europa nunca se sabe.

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      A energia lá vem em muitos casos de energia nuclear, não há comparação com PT, eu prefiro pahar mais e vir de energias renováveis.
      Depois lá sai mais barato atestar o depósito com combustível que carregar o carro num Supercharger da Tesla.

      1. Avatar de JL
        JL

        Depende, neste momento não sai, no meu caso nem gasto nada, quem paga consegue fazer 100 kms com 6 a 7 euros, e quando precisa lá passar.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A Tesla não lhe cobra nada? Onde vai abastecer? Pode-se saber?

          1. Avatar de JL
            JL

            Nos SuC. Nunca ouviu falar dos carregamentos gratuitos vitalícios ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vai carregar a 100 kms de casa? Não me diga que tem uma casa em Alcácer e outra em Fátima eheh

          3. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            @JL, ainda perde tempo com alguns comentadores? Gabo-lhe a sua paciência.
            Não apanhei carregamentos vitalícios gratuitos, mas apanhei ainda garantia sem limite de Km durante 8 anos para baterias e unidades motoras.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, carrego em casa onde é praticamente à borla, nas empresas onde é à borla, e quando saio para mais longe nos SuC que é à borla.

            Eu respondi ao moço sobre os SuC, tem de ter mais atenção, por acaso tenho o de Fátima a 45 kms de casa.

          5. Avatar de JL
            JL

            @Paulo Santos são muitos anos a lidar com os lobistas, desde 2006 a fazer-lhe a vida negra, looooooool.

            O meu é de início de 2015, tem pacote completo, até a conectividade premium para sempre.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então deve morar ali para os lados do Entroncamento. Logo vi que vc era um fenómeno!

          7. Avatar de JL
            JL

            De onde moro ao entroncamento são mais de 70 kms. Loool

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      O maluco voltou com novo nick

  6. Avatar de André R.
    André R.

    Nem sabes nem vais saber… as diversas fontes de energia quando chegam ao teu contador não se identificam… mas é “green” teres mais uma folha na fatura onde indica que consumiste x% em eólica, y% em fotovoltaica, z% em hídrica…
    Faz com que durmas melhor…

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      E alguma entidade de fiscalização avalia o que por lá vem apresentado?! Tenho dúvidas !

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Há uma entidade chamada ERSE…

  7. Avatar de Tute
    Tute

    Concorrência a sério é o que se pretende, seja na eletricidade, comunicações, retalho, etc.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Tute,e onde é que isso existe em Portugal?
      A Colômbia e México ao pé de nos Portugal os carteis que por lá há são uma brincadeira de meninos.
      Os outros países deviam de por os olhos em Portugal, temos carteis para todos os gostos nas diferentes atividades comerciais, é mesmo caso de estudo.

      1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        O carteis mexicanos deviam por os olhos em Portugal e aprender como se processa a cartelização em terras tugas, e sem sacrificar uma única alma, e com o aval da Autoridade da Concorrência.

  8. Avatar de Alfredo arantes
    Alfredo arantes

    Mas Portugal não é um país avanguardia no desenvolvimento do sistema inergetico ?

  9. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Mais um esquema pirâmide do Sr. Charlatão Musk.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tens de explicar como é que vender carros, lançar satélites, transportar astronautas para a ISS são esquemas em pirâmide

      1. Avatar de JL
        JL

        A Herbalife dos satélites ? hehehehehehehehhehehe

        LOOOOL

  10. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Sim claro … tem um “seletor de eletrões” este eletrão foi gerado por solar?!?, vai para a direita, este foi por carvão? Vai para a esquerda e não queremos ….

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem tem, nem precisa, são todos iguais, o que conta é a quantidade da fonte e a que é vendida na mesma quantidade.

  11. Avatar de Cidadao + ou- informado
    Cidadao + ou- informado

    Vender no Reino Unido (UK/GB) nao é vender na Europa. Nem eles se acham europeus (dai o brexit). Os regulamentos EU quase de certeza que sao diferentes (QUEM TIVER CONHECIMENTO TECNICO SOBRE SO REGULAMENTOS PODE CORRIGIR O QUE EU ESCREVI). Aos que “acharem/palpitarem” que a “Europa” manda em Portugal: -> AINDA BEM QUE MUITOTOS REG EU TEM OBRIGATORIAMENTE DE SER TRANSPOSTOS PARA OS ESTADOS MEMBROS senao o REGABOFE da “quadrilha politica” portuguesa AKA: Partidos com representaçao parlamentar desde 1974 ainda era maior. Haters em 1,2 ,e 3.

    Quem nao vota aprenda a faze-lo. ou “contruam” um partido apresentem ideias e vao a votos

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Europa e EU são coisas distintas.

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Como tal, a fabricante americana lançou a divisão Tesla Electric, que tem no Reino Unido…”
    Voltem mas é a disponibilizar o volante à direita e deixem-se de tretas!

    1. Avatar de JL
      JL

      Tem volante na direita os model 3 e Y.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Não quer eléctricos, vive em Portugal. Está chateado que um produto que não quer não tem algo num país que não vive . Não existe nada mais ridículo

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Pensei que não querias eléctricos, mas precisas de volante à direita outros fabricantes a disponíveis à venda.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Toni, a adega hoje estava cheIa.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Normalmente se alguém está a pedir funcionalidades num produto é porque está interessado em adquirir. Afinal foi por estar a noite toda na Adega, isso explica os comentários

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ahhh agora já se percebe. Entretanto tomaste um Guronsan, foi?
            Não, não tenho interesse num volante à direita, mas no pais onde a Tesla diz que vai fazer e acontecer com as baterias elektras, de certeza que todos têm interesse no volante à direita,
            O mesmo é dizer; Se tem no país um produto que nem sequer está de acordo com as regras básicas do pais, porque carga de água devo acreditar que vão cumprir com o que está descrito no artigo?
            Tu acreditas porque és crente, lool

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Que regras básicas? Não existem regras nenhumas se o volante tem que estar à direita ou esquerda. Quem não quiser não compra.
            Em Portugal existem milhares de carros com volante à direita, aliás já possui um…

  13. Avatar de estacionas como um burro
    estacionas como um burro

    Acho muito bem! Que venham comercialiyar energia em Portugal. Só nao percebo ainda porque é que Espanha vai ter uma gigafactory e Portugal nao 😐

    1. Avatar de JL
      JL

      Ao que parece já não vai ter.

    2. Avatar de Zé

      Porque ninguém quer investir num país atrasado com impostos enormes onde as pessoas não querem trabalhar.

  14. Avatar de Zé

    Tentem pedir uma proposta à EDP para uma empresa… É preciso um curso de 3 anos + pós graduação para saber qual é o preço. É preciso ir ver as tarifinhas todas da eredes, a cotação do mercado ibérico, o valor do comercializador de referência e mais não sei o quê. Desisti e achei melhor pedir-lhes o preço.
    Contactados dizem apenas que é as propostas são assim. Perderam um cliente e perderão muitos certamente. É mesmo assine aqui nesta folha em branco que depois nós dizemos quanto é.