Alterações climáticas no subsolo ameaçam desestabilizar os nossos edifícios

25 Comentários

Muito se fala das alterações climáticas e do quanto sentimos as suas consequências. Já pensou que o subsolo pode estar a senti-las também? Além disso, estar, silenciosamente, a desestabilizar os edifícios?

Chicago

Vimos aqui que a superfície do solo espanhol está a ferver e que ultrapassou os inacreditáveis 60° C. De facto, apesar de vermos e sentirmos algumas das consequências das alterações climáticas, há um leque de outras que nos são alheias.

Por exemplo, o subsolo. À medida que o calor se difunde, as temperaturas subterrâneas aumentam. Segundo um novo estudo, o calor alterou o subsolo de uma cidade dos Estados Unidos da América para níveis superiores àqueles que a maioria dos edifícios está preparada para suportar.

Aliás, recentemente, soube-se que Nova Iorque pode estar a afundar-se, devido ao casamento entre o peso dos seus arranha-céus e o enfraquecimento do subsolo.

Utilizando o distrito de Chicago Loop como caso de estudo e três anos de dados de uma rede de sensores de temperatura sem fios, o engenheiro civil Alessandro Rotta Loria, da Northwestern University, em Illinois, construiu um modelo informático 3D para simular o impacto do aumento das temperaturas no ambiente subterrâneo.

Anjali Naidu Thota, doutoranda no laboratório de Rotta, a instalar um sensor de temperatura, no subsolo de Chicago Loop
Anjali Naidu Thota, doutoranda de Rotta, a instalar um sensor de temperatura, no subsolo de Chicago Loop

As simulações de Loria abrangem um século completo, de 1951 (ano em que Chicago concluiu os seus túneis de metro) a 2051.

[Revelam] um impacto silencioso, mas potencialmente problemático, das ilhas de calor urbanas subterrâneas no desempenho das estruturas e infraestruturas civis.

Escreveu o engenheiro civil, num artigo já revisto por pares, segundo o Science Alert.

Alessandro Rotta Loria, engenheiro civil da Northwestern University, em Illinois
Alessandro Rotta Loria, engenheiro civil da Northwestern University, em Illinois

Além dos túneis destinados aos metros, acumula-se o calor provocado por cabos elétricos que atravessam as cidades, fundações de edifícios, parques de estacionamento e canalizações.

Embora todos os ambientes construídos absorvam o calor do Sol, os sedimentos argilosos de grão fino, como os que se encontram sob Chicago, são “particularmente propensos a encolher ou inchar com o calor e a água”.

Temperaturas do solo medidas abaixo do Chicago Loop
Temperaturas do solo medidas na camada argilosa abaixo de Chicago Loop

Além disso, apesar de os edifícios terem sido construídos para tolerar alguma flexão, as infraestruturas mais antigas não foram pensadas para as variações que se verificam, atualmente.

 

Subsolo está mais quente e edifícios podem não aguentar essas alterações climáticas

Segundo Loria, é pouco provável que os edifícios se desmoronem pela deformação lenta provocada pelo calor. Contudo, as alterações subtis, de apenas alguns milímetros, podem deformar ou mobilizar fundações, afetando a durabilidade ou o desempenho dos materiais de construção, ao longo do tempo.

O solo [de Chicago] está a deformar-se, como resultado das variações de temperatura, e nenhuma estrutura civil ou infraestrutura existente foi concebida para suportar estas variações.

Segundo os resultados do modelo, em todo o bairro, as temperaturas nas diferentes camadas do solo variaram, em média, cerca de 1-5° C. Dependendo do tipo de solo, as temperaturas mais elevadas provocaram deslocações de 8 a 12 milímetros sob vários edifícios.

Embora este fenómeno não seja necessariamente perigoso para a segurança das pessoas, irá afetar o funcionamento normal do dia a dia dos sistemas de fundações e das infraestruturas civis em geral.

Explicou o engenheiro civil, que descobriu que as temperaturas do solo de Chicago estão, atualmente, a aquecer cerca de 0,14° C por ano.

Estamos alheios a um problema que é preciso prevenir

De acordo com Loria, é muito provável que as alterações climáticas subterrâneas já tenham provocado fissuras e assentamentos excessivos. Contudo, não foram associados a este fenómeno, por falta de consciência.

As alterações climáticas subterrâneas em curso devem ser atenuadas para evitar impactos indesejáveis nas estruturas e infraestruturas civis, no futuro.

Infraestrutura subterrânea. Ao fundo, o engenheiro civil Alessandro Rotta Loria

Embora o corte das emissões para reduzir as temperaturas globais aliviasse a tensão, algumas cidades estão a experimentar utilizar o calor residual dos sistemas de transporte, como o Metro de Paris, para aquecer blocos de apartamentos e sistemas de água quente.

Esta estratégia chama-se reciclagem de calor: os cientistas dizem que é uma ideia viável e que pode tornar-se cada vez mais necessária, à medida que o mundo aquece e as cidades se expandem.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Alguêm que… “lembre outro Alguêm”, que as explosões atómicas, das largas centenas de bombas atómicas detonanas no subsolo do planeta, contribuiram em Muito maior escala para estes “fenómenos” descritos no artigo, resumindo : Mais um “saco cheio” dos muitos que se nos apresentam agora numa base regular para termos Medo, Muito MEDO!!! Passem bem que conseguem, só se esforçarem 😉

  2. Avatar de Duarte
    Duarte

    Aí sim? Hummmmmm

    E agora querem fazer o quê? Ofereceer casa novas á malta? Ou cobrar um imposto sobre as emissões terrosas?

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Agora vamos fazer como os “ativistas” que esvaziam os pneus dos SUV, vamos derrubar prédios e vivendas e passamos todos a viver em barracas, feitas de contraplacado que é para não desmatarmos ainda mais as nossas florestas 🙂

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Cuidado com eles loooloooloool

      2. Avatar de PN
        PN

        Olha que contraplacado é feito de madeira hehehe.

    2. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Estou a contruir casas junto às praias porque dá-me jeito não acreditar em alterações clímaticas (e mais jeito me dá que vocês não acreditem também e neguem). Não ofereço habitações mas vendo, estás interessado?

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Já eu contrui casa a cerca de 5km da costa pois era mais barato. Além disso fiz as construções na esperança das alterações climáticas trazerem a praia até mim e assim valorizar as mesmas.

        As probabilidades estão contra mim, mas a esperança é a última a morrer.

        https://extinctionclock.org/

        1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
          NegacionistaPorqueDáJeito

          Escolheste mal as zonas porque eu já tenho o mar “à porta de casa” está a começar a ser muito complicado dizer que é uma área de X m2 quando a subida do nível médio do mar já me está a comer terreno.

      2. Avatar de AlexS
        AlexS

        O Obama que diz que acredita nas alterações climáticas provocadas por CO2 para amanhã não deixou de comprar a sua mansão ao nível do mar…

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Pois então que vá até Lacanau – França ver um edifício construído nos anos 70 a 200 ou 300 metros do mar e já foi inundado.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E as Maldivas, ainda existem?

  3. Avatar de Luis santos
    Luis santos

    Outra vez arroz?! Ja não pachorra para esta conversa. Se é inverno e faz frio sao as alteracoes climaticas! Se é verao e faz calor, sao as alteracoes climaticas! Se está assim assim, o tempo ja nao é o que era! Querem salvar o planeta? Vao plantar uma arvore! Nao ha pachorra

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Que comédia, o que promovem para esconder o facto de existir tecnologia para provocar terramotos e sismos.

    1. Avatar de Anti-Ácaros
      Anti-Ácaros

      Qual é a diferença entre um terramoto e um sismo?

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Um sismo pode acontecer na terra ou no fundo do mal.

        Um terramoto apenas na terra, e um maremoto apenas no mar.

  5. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
    NegacionistaPorqueDáJeito

    Mai uma peta para meter medo. Vou continuar a construir casas à beira mar e vender ao parolos por uns bons milhares de euros.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Isso tá barato. Agora é aos milhões!

  6. Avatar de andre
    andre

    Antigamente existia uma doença chamada a “coisinha ruim”
    Hoje em dia temos as “alterações climáticas” para explicar tudo o que de mal há no mundo

  7. Avatar de Stanley
    Stanley

    Terrenos argilosos já são um problema mesmo sem alteração do clima. Imagine com alterações térmicas.

  8. Avatar de Jose
    Jose

    Nem sei o que dizer em relação a este tipo de artigos tal é o nível do disparate! O caso de Nova Iorque, é sobejamente conhecido desde há muito, de tal forma que os edifícios, quase todos gigantes diga-se de passagem -a “pancada” humana pelo gigante espanta-me sempre -, têm escoras enormes no solo para suportar o peso dos mesmos! O que nunca tiveram em conta, é o tremendo peso deles TODOS juntos! Hoje, um pouco por todo o Mundo, é moda construir edifícios enormes quer em altura, quer em volumetria, o que só isso diz tudo. Trata-se de uma afirmação parola de modernidade e novo-riquismo, pois não faltam exemplos onde vemos autênticas paredes de cimento armado, onde antes existiam pequenos prados, dunas, pântanos e até mesmo só areia! Por falar em areia, a construção desabrida na China tem levado à sua falta em diversos mercados, suspeita-se estar a esgotar-se! Os chineses na sua ânsia em construir o mais rápido possível para dar uma ideia de modernidade, isso relativamente ao que se entende por cidades modernas, tem comprado areias em todo o lado estando a levar o Mundo a uma situação de crise relativamente a esta matéria-prima. Outra questão é que as cidades estão efectivamente mais quentes, aí sim tem existido aumento de temperatura – o que não admira, pois estão ali juntas todas as atividades humanas, mesmo as mais irracionais! Basta vermos um formigueiro, por exemplo, as formigas – animal irracional -, sabem construir as suas colónias por forma a manter a circulação do ar e a frescura do seu ambiente. Já os humanos vão construir as suas cidades em locais onde não se respeitam as mais elementares “regras da Natureza” julgando até superar a física, depois queixam-se de tudo e um “par de botas” onde a culpa nunca é de quem iniciou esse processo! Vemos por exemplo o que aconteceu na localidade do Furadouro em Portugal. Enquanto os pescadores antigos construíam aquilo que podemos chamar de casas lacustres que acompanhavam o ritmo das ondas e das dunas, hoje vemos construções de cimento armado e betão em cima desses mesmo sistemas de praia e dunas! Agora, é ver os responsáveis autárquicos a queixarem-se das “alterações climáticas” e da “subida” das águas do mar! Não sei porquê, mas nunca tenho simpatia por gente que constrói a sua “casita” mesmo em cima de dunas ou locais com sistemas frágeis e que depois vêm para a tv dizer que a água os inundou e que”nunca viram isso na sua vida! Pois não, antes também não lá estava a asneira que fizeram. Isto do afundamento do de certos locais prende-se com a mesma lógica: a da mente de martelo e da vaidade cega!

    1. Avatar de Stanley
      Stanley

      Escreveste um bom textão.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Deviam ter contratado os antigos construtores egípcios, afinal a Pirâmide de Quéops nc afundou ao longo de milénios e tem uma massa 12x superior ao World Trade Center, o maior mamarracho de NY.

  9. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Tenho um ferrari, um aviao particular, tenho um iate, e uma mansao a beira mar, etc…

    Sou rico e faco a parte to grupo de activistas climaticos mundial e amigo da creta… encontram-nos numa ameaca exestencial se voces, povinho nao abandonarem os carros combustao ou qualquer coisa relacionada com combustiveis fosseis,…facam algo para o futuro dos vossos filhos e andem a pe ante que o mundo acabe por vossa causa!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Senhor mas eu já faço isso. Por x’s ando de bicla a pedais. Estarei a transgredir? Acha que posso continuar a dar umas pedaladas de vez em quando?

  10. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    A paranóia do clima.