Poderosos drones portugueses vão ajudar na Ucrânia…

32 Comentários

São já mais de 500 dias de guerra na Ucrânia e nos últimos tempos a discussão aumentou de tom devido ao envio de bombas de fragmentação por parte dos Estados Unidos. A Ucrânia vai também ter drones com tecnologia única que parecem aviões… e são made in portugueses.

Poderosos drones portugueses vão ajudar na Ucrânia...


Guerra na Ucrânia: Tekever AR3 tem poderosa tecnologia…

Este mês, chega à Ucrânia um veículo aéreo não tripulado totalmente desenvolvido e produzido em Portugal pela Tekever, que é visto como um dos mais avançados do mundo na sua categoria, segundo revela a CNN.

O novo Tekever AR3 tem um grande conjunto de câmaras e de sensores óticos ou térmicos, que garantem a captura de imagens em tempo real de alta-definição, mas não só. O AR3 poder incluir um Radar de Abertura Sintética, que permite ver coisas que não são visíveis a olho nu, segundo revelou o diretor-executivo da empresa Ricardo Mendes à CNN.

O AR3 é um sistema que foi desenvolvido para ser extremamente flexível no terreno. Estes sistemas conseguem trazer para uma dimensão muito reduzida – são sistemas ainda assim bastante pequenos – um grande conjunto de capacidades

O AR3 tem uma autonomia de 16 horas, tem um comprimento de 1,7 metros e uma envergadura de 3,5 metros. Quase parecem pequenos aviões, mas pesam apenas 25 quilos. Estes drones podem atingir uma velocidade cruzeiro de 75 a 90 quilómetros por hora e a uma altitude máxima de 3.600 metros, num raio de 100 quilómetros.

Poderosos drones portugueses vão ajudar na Ucrânia...

Mas a Tekever tem um modelo ainda mais poderoso (ainda não vai para a Ucrânia). Falamos do AR5 que tem uma autonomia de 20 horas e pode atingir uma velocidade de 100 Km/h. Este modelo tem uma envergadura de 7,3 metros. Sabe-se também que a Tekever está já a trabalhar no ARX que deverá estar disponível em 2025 e será mais poderoso que o AR5. Esta decisão da Ucrânia ter drones made in Portugal não é da responsabilidade do Governo.

A TEKEVER é um grupo empresarial português criado em Portugal em 2001, em Lisboa, por ex-alunos do Instituto Superior Técnico, cuja atividade se centra no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança.

 

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elia
    Elia

    Será que também podem lançar bombas de fragmentação, que estão proibidas pelo acordo de Oslo, e que os estados unidos estão enviar para a Ucrânia ?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Os EUA não assinaram.

      Fico estupefacto que simples granadas num contentor bomba sejam um problema… mas já combater à civil seja porreiro como a maioria dos grupos terroristas fazem…

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Portugal não produz drones com capacidade ofensiva, mas alguma utilidade os drones devem ter já que foram escolhidos por especialistas do reino unido e já são utilizados por vários exércitos, supostamente são mais leves e pequenos que outros drones com as mesmas capacidades o que os torna mais difíceis de detetar, vamos a ver como se safam contra as ferramentas de guerra eletrónica da Russia.

      O que existe é um acordo assinado por vários países em que eles se comprometem em não utilizar este tipo de armas, basicamente estes países proibiram-se a eles próprios de não utilizar ou produzir este tipo de armas, mas a maioria dos países que tem estas armas simplesmente não assinaram o acordo não estão nem proibidos nem têm qualquer obrigação em obedecer ao acordo.

      O mesmo se aplica a convecção de Genebra aquilo é separado por pontos e principalmente China, Rússia e Estados Unidos simplesmente só assinaram os que lhe convinham e muitas vezes nem com esses cumprem.

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Só tretas. E invadir um país também não está protegido pelas convençõe?

    4. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Não sei. Mas estás a falar do mesmo tipo de munição que os invasores da Moscóvia usam para cometer genocídio contra o povo ucraniano?

    5. Avatar de Jusiaf
      Jusiaf

      Pelos comentários que recebeu até parece uma virtude utilizar esse tipo de armamento, que tristeza… Não entendo porque certos comentadores não estão na guerra a lutar pelos seus ideais em vez de estarem aqui a comentar, não entendo mesmo…

    6. Avatar de ruben
      ruben

      quais?
      iguais aquelas que a Rússia já usou inúmeras vezes?
      ou iguais aquelas de fosforo branco que a Rússia tb está farta de usar?
      a cretinice no seu melhor!

      1. Avatar de Elia
        Elia

        Só se for a sua ao achar que as armas são boas ou más dependendo do lado da barricada.

        1. Avatar de ruben
          ruben

          what??? essa veio de onde???
          meu deus… que conclusões tão ridículas.
          Quem tomou partido em primeiro lugar foste tu, eu só equilibrei a balança!
          Tira lá essas palas dos olhos que não te deixam ver em toda a amplitude!

  2. Avatar de Zé

    Então Portugal sofre com os incendios à anos e anos seguidos e esta gente tem andado a esconder o Ouro ? ou são estes os que tem falhado testes apos testes na mão das autoridades (exemplo Marinha portuguesa) ?!?

    1. Avatar de p_t
      p_t

      Por acaso acho que é HAHAHA Não sei se foram teste após testes. O que me recordo foi aquela mítica apresentação oficial que correu mal e ficou gravado para a posteridade, mas já lá vão uns 10 anos. Acho que já se deve ter ganho algum know how desde essa altura

  3. Avatar de Jose
    Jose

    Nem conseguem detectar os focos de incêndio no verão ou as lanchas q trazem droga para as costas portuguesas mas vão revolucionar a guerra . Esta porcaria de Pasquim do Pplware em X de publicar notícias veridicas cligadas a novas tecnologias pública estórias da carochinha a o Costa lhes pede para isso. Para a semana o facto da lancha de fiscalização ter ficado parada à saída do Funchal por falta de combustível serä segundo o Pplware uma exp.secreta de um novo combustível.

    1. Avatar de p_t
      p_t

      epah você está mal com a vida. Isto é só uma notícia duma em empresa tecnológica portuguesa e por isso insere-se no tema da página do pplware. O pplware há muito tempo (se é que alguma vez foi) não é só um site de informática e gadjets. E depois você vem contestar a veracidade sem provas além de vir com a conspiração que isto é “fumaça” para distrair as massas.

      “Coma antes uma peça de fruta que lhe faz melhor”

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Bem, Portugal é de longe o país mais rasca da Europa ocidental, mas sempre teve os melhores fadistas do mundo. É a pura verdade. Mas agora querem obrigar o pessoal a acreditar que temos os melhores drones na guerra.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Se existem poucas empresas em Portugal a fazer drones, é possível que sejam realmente os melhores drones produzidos em Portugal, o que não significa que são bons, apenas que são dos melhores que por cá se fazem, que comparativamente a outros pode ser uma porcaria ou não.

  5. Avatar de TirarAsPalas
    TirarAsPalas

    Vão para a Ucrânia, mas quem ofereceu foi o UK!

  6. Avatar de Paulop Baptista
    Paulop Baptista

    Invasão de haters. Espero que as forças armadas portuguesas possam vir a beneficiar da experiência da Tekever e de outras empresas tecnológicas nacionais.

  7. Avatar de Luis Soares
    Luis Soares

    De vez em quando somos agradávelmente surpreendidos por estes portugueses que até dá para ter orgulho, especialistas que usam génio determinação e investimento para criar tecnoligia de ponta made in Portugal.
    Estamos mais habituados a ouvir falar de especialista em corrupção e incompetencia dos politicos. É nestas noticias que temos de fazer um “refresh” e acreditar que portugal vai continuar existir. São mais as vezes que acreditamos que vai acabar.

  8. Avatar de AlexS
    AlexS

    A Tekever é basicamente uma empresa inglesa. São eles que compram os drones até para vigiar os imigrandes/invasores no Canal da Mancha.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não sabia que alunos do Instituto Superior Técnico eram automaticamente ingleses e só têm clientes em UK. Enfim…

  9. Avatar de Infinity
    Infinity

    É daqueles que se transformam em submarinos?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Isso será a futura versão “transformer V8.0”. eheh

  10. Avatar de Profeta
    Profeta

    Nao era mais facil os soldados ficarem em casa e andarem com drones a destruirem-se ? Assim poupavam-se muitas vidas. Ate hoje ainda nao entendi onde e que querem chegar com esta guerra (ou seja o objectivo todos sabemos) mas qual e o proposito ? Os que matarem mais ganham ? E vao andar assim para sempre ? Enfim ja enoja esta guerra.

    1. Avatar de Vítor M.

      Já enjoa, tens toda a razão. E pelo andar da carruagem, não parece ter um fim à vista.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Propósito é obter mais recursos e mandar em mais pessoas.

    3. Avatar de jfcastro
      jfcastro

      O propósito também é haver conflitos no mundo. A guerra é o melhor negocio do mundo. Vejam quem ganha com a venda de armas, cereais, petróleo, gás, etc etc. USA no top das vendas.
      Na Europa anda-se a despachar material velho para comprar novo (adivinhem a quem)

      1. Avatar de ruben
        ruben

        Só a Russia é que não tinha nada a ganhar quando anexou a Crimeia e pensou que conseguia anexar a Ucrânia por inteiro…
        Os outros são todos uns malvados mas a Russia é a vitima!

    4. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      A guerra é um negócio.

  11. Avatar de André
    André

    Agora sim vai ser o GAME CHANGER!……. Ironia claro…

  12. Avatar de Maria
    Maria

    “poderosos” alvos fáceis de abater…

  13. Avatar de eduardo
    eduardo

    cada cabeça tem o seu pensamento,como é os juizes em tribunal a dar a sua opinião.Mas neste caso de que todos falam, discordo porquê s Estados Unidos estão metidos nesta guerra? então a nato não sabe o que fazer, precisamos do paizinho, Quanto aos drones portugueses ,porque não vão dectatar os incendiários nosso pais,