Recorde: Temperatura média da Terra atinge os 17,18°C

33 Comentários

Com a entrada no mês de julho, começaram-se a registar uma série de recordes no que diz respeito à temperatura do planeta. Como informamos, o dia 3 de julho foi o dia mais quente alguma vez registado na história do planeta, mas a 4 de julho o recorde foi novamente batido. A temperatura média da Terra atingiu também um novo recorde.


Cientistas alertam que 2023 poderá registar recordes de calor à medida

Terça-feira, 4 de julho, foi o dia mais quente desde que há registos. Segundo a Agência Americana de Observação Oceânica e Atmosférica (NOAA), no dia 4 de julho, a temperatura média do ar na superfície do planeta foi medida em 17,18°C.

Na segunda-feira o valor registado foi de  17,01°C, tendo batido o anterior recorde diário de 16,92°C registado a 14 de agosto de 2016 e que se repetiu a 24 de julho de 2022. Segundo refere a SIC, o ano 2022 foi o oitavo consecutivo onde as temperaturas médias mundiais foram superiores em pelo menos um grau aos níveis observados entre 1850 e 1900. De referir que os valores registados ainda não foram confirmados e não são ainda oficiais.

Segundo fonte do Copernicus à AFP, “a temperatura média global a 2 metros atingiu 16,88°C na segunda-feira, superando o recorde anterior de 16,80°C, datado de agosto de 2016”.

Os cientistas alertam que 2023 poderá registar recordes de calor à medida que as mudanças climáticas causadas pelo homem, impulsionadas em grande parte pela queima de combustíveis fósseis como carvão, gás natural e petróleo, aquecem a atmosfera.

Em junho, vários recordes foram batidos na Ásia e o Reino Unido. México e Texas foram atingidos por uma onda de calor extremo. Pequim registou durante nove dias consecutivos temperaturas acima dos 35ºC.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Quanto não devem receber dos lobbies dos verdes para publicar estes disparates. Querem impingir eletricos e impostos de energias verdes e plasticos a forca. Não existe nenhuma prova que a nossa existencia interfira no clima mundial, deixem se de tretas

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Quem o diz? Os lobbies das petroliferas?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não, a verdadeira comunidade científica

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Como não existem provas? basta investigar mas claro como é que alguem com este argumento sabe investigar alguma coisa ahahah

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Basta investigar para saber que não existem provas, existem teorias, mas existem teorias dos dois lados da barricada o problema é que as teorias contrárias e que dizem que isto é tudo cíclico e que a ação do homem não tem influência não são politicamente populares por isso não têm lugar em contexto de político nem em contexto noticioso devido à sua falta de popularidade, o lobby do green é demasiado grande e trás demasiados votos e consumo, por isso está na agenda de todos os não informados que comentam aqueles que efectivamente se informam além das notícias dos media

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Um pequeno aparte estás a usar mal o termo teoria.
          Nenhum cientista discorda que há ciclos. Então, achas uma coincidência a temperatura ter ‘acelerado’ justamente quando chegamos à Era Industrial? Poderão haver outros factores? Lógico, mas achar que o que a nossa acçao não influencia em nada não me parece correcta.
          Falas do lobby do green como se não houvesse lobby das petroliferas e afins.
          Normalmente, quem contesta ou faz cherry picking ou diz que os dados são errados ou que não provam nada. Não me parecem argumentos muito fortes.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Haver ciclos não é teoria nenhuma é uma verdade cientifica toda a gente concorda que existem ciclos nós estamos é a intensificar o ciclo. E saber que cO2 fica preso na atmosfera e outros gases de efeito de estufa que aumentam a temperatura do planeta e por conseguinte aumento do nível medio do mar não é nenhuma teoria são factos mas isto acontece com e sem o homem o problema é que com o homem cria 500 vezes mais de Co2 do que seria transmitido para a atmosfera sem o homem.
          Existe lobby do green como existe lobby do petróleo e olha que lobby do petróleo tem muito mais dinheiro mas com ou sem lobby se tu destruíres todas as provas e factos e teorias que existem sobre o aquecimento global daqui a 10 anos estão cá todas outra vez.
          Dizer que o homem não tem impacto no planeta é das teorias mais estupidas que eu ouço, pouco ou muito somos 7 biliões algum impacto tens de ter quanto mais não seja as tartarugas morrerem com um saco de plástico.

    3. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
      SouHumanoNaoOcidental

      João Cartaxo vou lhe dar um exemplo prático para o senhor fazer. Enfie-se num sala fechada. Fique lá durante algum tempo. Veja se a temperatura dentro da sala não aumenta só com os efeitos da sua respiração. Depois meta lá dentro um ar condicionado mas com a parte da expulsão do ar do ar quente para dentro da sala. Depois faça uma fogueira, coloque lá um frigorífico, um forno,etc. Acha que a temperatura não muda? E sabe quem provocou a mudança de temperatura? Você e todas as suas criações. Sem você e as suas criações a temperatura não mudaria. Percebe agora a lógica de que a ação do homem é que está a provocar as mudanças?

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Uma sala, com um humano? Quer comparar com um planeta com um sistema dinâmico se vai renovando mesmo que tenha 8 mil milhões de humanos, mas que ocupam apenas uma parcela desse mesmo planeta? Imagine a tal sala com uma bactéria, num canto, nesse caso terá o valor aproximado da escala. Se me disser que há gente a mais até concordo, sobretudo nos países grandes, gigantes e sujos, que são os principais responsáveis pela saturação no uso dos recursos, mas falamos de recursos, aninados e inanimados. Note bem, falo dos recursos. A população de Portugal, por exemplo, ao contrário do que nos querem fazer convencer, pouco ou nenhum impacto terá, pois somos apenas uma pequena cidade de muitos países por aí. Mas já vi propaganda de que seriam necessários 3 planetas para nos satisfazer! O mesmo já tinha ouvido em relação a toda Humanidade… Outra questão: desde quanto temos uma vigilância global do clima? Hum… e no Passado há registos de alterações climáticas? Pois. Dizem que o Império romano caiu devido a uma alteração climática ocorrida nas estepes, que obrigou os povos aí estabelecidos a mudarem-se para outros.. ares, ou espaços mais férteis! Há dados que indicam que nas américas os primeiros povos que aí se fixaram foram exterminados por alterações climáticas ficando o continente sem gente durante 2.000 anos! As fomes que ciclicamente assolaram a Europa e o resto do Mundo, deveu-se ao quê? Há imagens da famosa Veneza com enormes enchentes! É natural que ali ocorram cheias pois a cidade foi construída num pântano! A queda do Império das cidades-estado Maias, terá sido consequência de alterações climáticas motivadas pelos mais diversos motivos. Mesmo a famosa Amazónia terá sido, não um acaso natural, mas obra dos humanos, que sabiam construir solos – algo que hoje ninguém faz – segundo os últimos estudos, e esta mancha verde no planeta tem outra ajuda pouco provável, as poerias que atravessa o Atlântico vindas do Seara e que devido à sua composição cheia de organismos mortos do antigo mar, vão enriquecer o pobre solo amazónico! Temos então um enorme tabuleiro que pode aqui e ali afectar durante um tempo certas zonas do planeta ou até mesmo o planeta todo. Até devido a vulcões que taparam durante meses a atmosfera terrestre – ocorreu uma erupção em 1883, a do Krakatoa, na Indonésia, que influenciou durante um ano o clima em todo o Mundo. O que não admira pois a erupção teve 25 km cúbitos de detritos de uma só vez. Ou seja, as alterações climáticas são um fenómeno natural! O que não é natural, é ter o planeta apenas resgatado para servir as nossas conveniências. Há registo de apenas um período de estabilidade durante os séculos VIII e IX, mas sem muitas certezas… Peniche já foi uma ilha. Hoje andamos nas praias onde podemos ver ao lado nas rochas a estratificação dos solos de planícies antigas, eram locais férteis e hoje são pedra! O Mediterrâneo já foi um local seco, bem como o deserto do Seara foi o fundo de um mar! A Grã-Bretanha já esteve ligada ao Continente, não há muito tempo em termos geológicos, pois há descobertas de vestígios de sociedades humanas no fundo do mar do Norte e no Báltico. Já que aqui estamos, não esquecer que dentro de alguns valentes séculos poderemos assistir à divisão de África da Etiópia até Moçambique! Ali na zona do Vale do Rift. O clima ali vai mudar? Ah vai, mas quase de certeza. Seremos nós os responsáveis? Francamente, não sei, pessoalmente acho que é cedo para retirar conclusões de tal hipótese. É isso, não temos mesmo dados em que possamos friar – desde quando temos satélites a vigiar o clima? O que sei é que muitas equipas de cientistas, note uma vez mais, estão a ser bem remuneradas, mais do que nunca, para obter certas conclusões, sejam a favor da nossa acção directa no clima do planeta, como contra. Na verdade é que nem eles sabem ao certo, pois têm pouco dados. Assistem a certos fenómenos e tiram as conclusões que dão mais jeito, muitas vezes por extrapolação. Dizem que a “peninsula Troia está a sofrer efeitos da subida das águas do mar e que está afundar-se! O que não dizem, é que a península – que era uma ilha no tempo romano – devido a efeitos ocorridos no estuário do Sado, está a mover-se, perdendo terra de um lado mas ganhando no outro! Por que então não terminam com as obras naquela e outras zonas em risco? Pelo que sei, estão, ou vão construir mais espaços de luxo e exclusivos, bem em cima das ondas do mar…

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Desculpem o “testamento”, distrai-me.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Bom comentário

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Perdeste me nas primeiras duas frases, dizer que 8 mil milhões de humanos num planeta com toda a industria de transporte fabricas extrações etc etc é igual a uma bactéria numa sala para mim não dá, dizer que isso não tem impacto no planeta é das coisas mais estupidas que eu já ouvi na minha vida infelizmente quando se aperceberem já será tarde de mais, mas o que dizes é verdade está descansado que quando o planeta se chatear de o destruirmos ele trata de nós como tratou de todos os outros.
          Mas eu admiro estas teorias achar que o aumento da temperatura depois da revolução industrial é coincidência é só de alguém muito especial

  2. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
    NegacionistaPorqueDáJeito

    Negacionistas apoiem-me, preciso de argumento para manter a minha vida comodista.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Haha, como se fosse possível medir a temperatura da terra.

      1. Avatar de João Cartaxo
        João Cartaxo

        Claro que nao e, isto e tudo uma falacia. Os ursos polares não passam de propaganda pois nem existem, sempre foram pardos

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Sim, ainda nem foram inventados os termómetros

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Sabes o que é “energy budget” da terra e o que quer dizer?

          Então começa lá por dizer quantos pontos da terra, incluindo da sua atmosfera deve ser medida a temperatura.

          Depois diz-me durante quanto tempo – Por exemplo durante 24 horas com intervalos de segundos?

          Depois a temperatura dos oceanos conta? até que profundidade? conta a temperatura das erupções submarinas que aumentama temperatura?

          A temperatura do solo?

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Números não oficiais e um aumento de 0,08 graus depois de uma onda de calor.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Querias o que um aumento de 20º ahah essa conversa é a mesma todos os anos agora vai ver o aumento da temperatura do ultimos 20 anos assim como o aumento do nível da agua no mar

  4. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    Deixa-me ver Agosto 1930 Observatorio Central meteorologico registou 68,2º ao sol
    era da alteração climatica

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      É óbvio que não é assim que se tiram conclusões.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      No mesmo dia foram registadas temperaturas bastante negativas.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Alguém não sabe o que é uma media global, mas para ter uma comentário destes também não se pode ser muito inteligente portanto estas desculpado

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Crl, em que ficamos? Em Maio tinha sido um dos meses mais chuvosos que há memória. Agora afinal já estamos a entrar em seca severa?

    1. Avatar de Vítor M.

      🙂 pelo menos tragam verdades é que o mês de maio foi o segundo mais quente do planeta 😉 vá critiquem, sim senhor, muito bem, mas com dados credíveis.

      Seca severa e extrema
      No final de Maio 35 % do território encontrava-se em seca severa e extrema (26 % e 9 %, respectivamente), segundo o Índice de Severidade de Seca de Palmer (PDSI, na sigla inglesa). As zonas do vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve foram as mais afectadas, embora o boletim do IPMA destaque também o agravamento da seca moderada na região Norte e Centro.

  6. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Para compreender as notícia é necessário saber o que é uma média.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      E pagar impostos

  7. Avatar de paulo
    paulo

    todos os anos bate record!! argumentos para alimentar o ESG da blackrock e mercado da veda de emicoes!!!

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Pois exatamente é daí que se tira a conclusão se este ano fosse o mais alto e para o ano fosse o mais baixo estávamos bem o problema é que aumenta todos os anos

  8. Avatar de Duarte
    Duarte

    E agora? Querem o quê? Mais impostos?

  9. Avatar de André
    André

    Andem mais de avião. A principal fonte de poluição!!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Invejoso

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Mais um pobre que não tem dinheiro para viajar de avião, e critica quem o faz.