20 anos de sistemas operativos: veja os mais populares e os que marcaram a sua vida

44 Comentários

É do conhecimento geral que o Windows tem sido o sistema operativo para desktop mais popular desde há muitos anos. Se fizermos um passeio pela história e recuarmos 20 anos, pelos números dos utilizadores, perceberemos a luta entre o sistema da Microsoft, o da Apple e de vários outros. Já agora, usa um sistema bom ou um popular?

Ilustração sistema soperativos mais populares nos últimos 20 anos


Duas décadas de sistemas operativos: quais os mais preponderantes?

No passado as dificuldades eram maiores, a criação dos sistema operativos tinham muito menos intervenientes, eram caríssimos e os dispositivos menos capazes. Avançando 20 anos e as coisas mudaram bastante. Não apenas as versões do Windows mudaram, mas também a participação de mercado alterou-se.

Nestas duas décadas, a Apple quintuplicou a sua percentagem de utilizadores, Windows diminuiu substancialmente ao perder participação de mercado para o Mac, Linux, Chrome OS e outros.

Assista ao vídeo abaixo para ver esta realidade numa visualização animada. É curiosa a ascensão e queda de algumas versões, como a do Windows XP, por exemplo.

A história agora escreve-se com SO para mobile

É um facto que cada vez são mais esses sistemas operativos que atualmente influenciam a nossa vida, seja como peça de trabalho, seja como base para tudo o que fazemos nos nossos atuais dispositivos. Contudo, esta amostra concentra a evolução na participação de mercado do sistema operativo de desktop.

Portanto, não encontrará Android, iOS ou outro qualquer nesta lista. No entanto, esta amostra, que muitos utilizadores testemunharam no dia a dia, ainda hoje marca tendências.

Sabia que a história do Windows remonta ao início da década de 1980, quando a Microsoft estava a desenvolver o software de processamento de texto chamado “Interface Manager”? Este software tinha uma interface gráfica baseada em ícones, menus e janelas, semelhante ao conceito introduzido pelo Xerox Alto na década de 1970 e popularizado pelo Apple Lisa e pelo Macintosh da Apple na década de 1980. A história é fantástica.

Para si, qual foi o sistema operativo e versão que mais o marcou?

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sepo Esperto
    Sepo Esperto

    Windows 11 o melhor.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Windows 10 o melhor! 🙂

      1. Avatar de Parecia
        Parecia

        Windows 7 o melhor

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          windows 95 ao poder

          1. Avatar de Anastacio Bernardino
            Anastacio Bernardino

            Windows 3.1 de longe

          2. Avatar de R
            R

            MS-DOS é que era

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Amiga OS Rules !!!

          4. Avatar de Kamelian
            Kamelian

            Windows 8 o me….
            Não consigo!

        2. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          Sim, foi o 7 o melhor. desde aí tentaram introduzir a interface touch á força… no windows 10 está um pouco mais equilibrado, mas acho que pra desktop, a interface do 7 é a melhor.

  2. Avatar de TT
    TT

    XP, foi o mais marcante, actualmente uso o windows 11 e estou plenamente satisfeito

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Penso que sim sobretudo devido a evolução face aos Windows anteriores como o W98… nada de entrar/passar pelo DOS. depois os outros Windows foram uma evolução deste face a evolução dos pc’s…
      Ainda estou no W10 que gosto mto

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Mas também teve imensa mudança desde a data de lançamento até vir o sucessor.
      No global foi um excelente SO

  3. Avatar de john
    john

    Começar a guerra dos Sistemas Operativos… Em 3… 2… 1…

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      já tinha começado 🙂

  4. Avatar de Ru
    Ru

    O que mudou a minha vida foi começar a mexer em Unix na FEUP, em 1994.

  5. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    Bela forma de visualização!
    A mim o SO que mais me marcou foi o XP.

  6. Avatar de José Silva
    José Silva

    Bom ou popular? Se for popular não pode ser bom? Usei vários sistemas (windows, linux, mac). Adorei as descobertas no linux e mac, mas o que me foi sempre mais fácil no entendimento e por isso me ajudou mais nos trabalhos e na diversão foi o windows. O xp foi o que mais marcou, mas tenho de reconhecer que estou a adorar o 11.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    O que mais gostei de usar foi o windows 98…

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      98 SE… isso sim, grande sistema.

  8. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    O que mais gostei foi o NT4, pela superior estabilidade) e o que menos gostei o Me (pelo constante fogo de artifício)

    1. Avatar de Rodrigues JC
      Rodrigues JC

      100% de acordo

  9. Avatar de Anastacio Bernardino
    Anastacio Bernardino

    Bem.. por mim os melhores por ordem foram, Win95 SE, WinXP, Win7, Win10, Win11, acho que os restantes foram todos lixo

    1. Avatar de Anastacio Bernardino
      Anastacio Bernardino

      *Win98 SE

  10. Avatar de Ramiro
    Ramiro

    Comecei com Windows 3.11 com o meu pai. Depois durante muitos anos foram várias versões do Windows. Comprei mac na universidade (adorei a experiência) e agora uso Linux ( Fedora no pc de casa e OpenSuse no portátil. Chego aos 38 anos com a ideia de que vale a pena experimentar tudo e escolher o que melhor se adapta às nossas necessidades. Não há sistema perfeito. Só opções

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Melhor comentário.
      Concordo em tudo que disse.

  11. Avatar de Roberto Moura
    Roberto Moura

    Atualmente, uso o 10 e não quero mudar…
    Mas, prá mim, o melhor foi o DOS (que até hoje uso, quando quero buscar algo rapidamente pelos SSDs – Muito mais rápido que o Explorador de Arquivos).

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Gostei do DOS, mas com a entrada no Windows, o XP e o 7 foram os meus preferidos.
    Para já, não consigo apreciar o 11. Talvez mais uns tempos para amadurecer

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    O millennium foi o meu primeiro, que grande dor de cabeça.. Depois com o xp foi usar e abusar, acima de tudo aprender .. grande era de internet

  14. Avatar de Atento
    Atento

    Ainda me lembro de experimentar a instalação do Windows 1.01 num Bull Micral 30 de 384Kb de RAM, 10Mb de disco, uma floppy de 5″1/4 de 360Kb e gráficos CGA (resolução miserável).
    Uma valente desilusão, para quem conhecia e trabalhava com Prologue (multitarefa e multiposto) com gráfica Hercules (monocromática mas com o dobro da resolução) ou MDA.
    Quem diria que aquilo viria a dar o colosso actual …

  15. Avatar de ThornC
    ThornC

    CP/M, DOS6.22, 98SE, 2000, XP, 7, 10…

    Slackware, redhat 6 – 9, fedora, ubuntu, chromeOS…

    O 2000 e o actual ChromeOS são os mais interessantes….

  16. Avatar de ruitb
    ruitb

    Melhor sistema Operativo, MS-DOS e Windows 1.0, eheheh

  17. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    O que mais marcou minha vido foi o Win98 (de raiva), omg! aquilo era só problemas principalmente com drivers.

  18. Avatar de Paulo Simões
    Paulo Simões

    Comecei a usar PC com o WIN95, desde então alguns sistemas que me marcaram pela positiva:
    * WINXP – foi muito o primeiro que gostei realmente, super estável.
    * WIN7 – para mim, o melhor dos windows. Conseguia aliar a estabilidade do XP com uma interface agradável.
    * UBUNTU – era inevitável o fim do WIN7, o WIN8 não foi um sucessor à altura. Nesse momento conheci o UBUNTU (12.04 com interface UNITY), gostei e fiquei no LINUX desde então. Continuo a usar windows num segundo PC antigo (já com uns 10 anos mas continua com vida), mas o meu sistema de eleição é o UBUNTU e não estou a ver que venha a mudar nos próximos anos.

  19. Avatar de Geraldo
    Geraldo

    Uso o android o mês inteiro e só paro na frente de um pc desktop para escanear faturas e cupons fiscais no ultimo dia do mês, e/ou, as vezes lançar numa planilha. Viva telefone, morte ao desktop.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “Viva telefone, morte ao desktop.”
      Disparate!

    2. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Julgava que o Android dava para fazer isso….. (ops, era o iOS).

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    Conversa de Geek a tentar dar entender que percebe muito de técnologia, mas na realidade não. Só estão a repetir o que costumam ler em fóruns. O Windows 7 não foi o melhor.
    Simplesmente o Vista foi muito pesado e mal otimizado, o que levou o pessoal todo a dizer que o 7 é o melhor.
    Na realidade, o 11, está muito bom e leve.

  21. Avatar de Luis
    Luis

    Inicio XP Profissional… e até à data WINDOWS 7.

  22. Avatar de Sam
    Sam

    macos catalina es mi favorito

  23. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ainda comecei no MS-DOS, depois anos a fio em Windows, todas as versoes a partir do 3.1, excepto Millennium, Vista, 8, muito pouco 10 e nada 11. desde ha quase 4 anos uso Linux e estou tao satisfeito, Debian + KDE Plasma. Faço tudo o que quero, sem chatices, sem problemas, claro que muito aprendizado tambem nestes ultimos anos, mas é um descanso!

  24. Avatar de Jose Lindo
    Jose Lindo

    O primeiro de todos.
    VMS do VAX da Digital.

    Primeiro sistema operativo que mexi, na universidade. de facto foi o que marcou com a utilidade de script, livrarias e afins de modo a permitir o trabalho mais facil,

  25. Avatar de James Marshall Hendrix
    James Marshall Hendrix

    Windows XP

  26. Avatar de Marcos
    Marcos

    Windows xp sem dúvida, muito estável tanto para trabalhar como multimédia e jogos….podia até chegar ao ponto de esperar uma hora qdo o rato deixava de responder mas nunca precisei de usar o botão do reset….ao contrário de muitos outros. Estou tbm satisfeito com o Linux mint que uso actualmente em dual boot com win 11 porque o XP actualmente não é viável…mac….são bons mas é para fazer iPhones, agora para desktop deixem se estar no seu cantinho

  27. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    O mais estável que conheci, carregava por disquetes e chamava-se MSDOS 3.1 !!