Estágios profissionais vão receber no mínimo 950 euros

24 Comentários

O salário dos jovens licenciados que realizem estágios profissionais obrigatórios deverá corresponder ao valor do salário mínimo acrescido de 25%. Contas feitas, a remuneração dos jovens licenciados que pretendem realizar um estágio profissional será de, no mínimo, 950 euros.


Pagamento de estágios profissionais é uma “questão de decência”

Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares do XXIII governo, referiu que esta é “uma questão de decência”. Além desta mudança, o Governo pretende também eliminar provas de acesso às ordens ou restringi-las. A ministra já apresentou aos jornalistas a proposta do Governo para os novos estatutos das Ordens profissionais.

A Ministra considera que “O objetivo é o combate à precariedade” e nesse sentido uma das medidas é “acabar com os estágios gratuitos”. Facilitar o acesso às profissões e ao mercado de trabalho por parte dos jovens licenciados e eliminar barreiras, nomeadamente socioeconómicas, estão também na lista de objetivos desta reforma, segundo revela o Expresso.

Relativamente às Ordens, Ana Catarina Mendes rejeitou que esta é uma tentativa de controlo político deste tipo de organismos, referindo que não se trata de “uma retirada de poder”, mas apenas uma regulamentação.

De relembrar que o Governo aprovou recentemente o diploma que altera os estatutos de 12 ordens profissionais, incluindo a dos Médicos e a dos Advogados.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    950 brutos? Isso em limpos dá pouco mais de 800

    O governo sempre na chucha

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Até aqui muitos casos em que não recebiam NADA (eram escravos), agora que são obrigados a pagar o governo na “chucha”. Enfim…….

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        800€ limpos é um ordenado de Lord. Nem vão conseguir gastar tudo.

      2. Avatar de RC
        RC

        Se não recebiam nada era por opção pois o IEFP por exemplo paga consoante a escolaridade. E já aconteceia à 8 ou 9 anos quando fiz o meu.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Estágios profissionais não são estágios do IEFP, e esses ha 13 anos atrás já recebiam 900 brutos.. dá que pensar..

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Sabes que as ordens estão num pé de guerra com governo por causa disto certo? Que 950 é imenso e que o resultado é não haver empregadores a aceitarem estágios. E toda o resto de pé de guerra por causa das limitações. Nos outros países os acessos a estas profissões são muito mais fáceis. O normal é fazer um exame e pronto. Alguns nem isso. E Espanha por exemplo, não existe cá TOCs nem ordem ou o que seja. Agora sem palas, vai apoior o Governo com estas ordens que a única coisa que querem é manter o satus quo.

  2. Avatar de Zé

    Sim sim, vão ganhar mais que o salário mínimo? As empresas acabam logo com os estágios e contratam alguém a salário mínimo.

  3. Avatar de Mafioso & Friends
    Mafioso & Friends

    Nem fazia ideia que a trabalhar se ganhava dinheiro para viver decentemente!

  4. Avatar de Aindanaoseitudo
    Aindanaoseitudo

    Até concordava com o valor desde que o empregador não tivesse que pagar ao estado os devidos descontos num período máximo de 6 meses, e mais, nesse período de tempo (6 meses) o empregador podia dispensar o estagiário por justa causa (Ex: Calão, formação mediocre, incumprimento de horários (chegar tarde sistematicamente, ser xuxa, etc…) assim ate eu empregava estagiários.

  5. Avatar de Eddy
    Eddy

    E em relação a estágios de Cursos Profissionais de Secundário e de CTeSPs (nível 5)?

    1. Avatar de rui
      rui

      Esses são estágios curriculares/académicos por isso duvido que o sejam.

    2. Avatar de simbaleao
      simbaleao

      Quando fiz o estágio do CTeSP que tirei, recebi a volta de 4 € por dia (apoio de alimentação) e depois ainda recebi o reembolso do valor do passe, isto porque não recebia bolsa de estudo. Quem tinha bolsa de estudo, continuava a receber o valor da bolsa.
      ps – (vale mais candidatar-se a bolsa)

  6. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    O que falta aí contar é que uma percentagem é paga pela empresa outra pelo estado, e as empresa ao terem estagiários recebem algo em troca do estado

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Portanto, estes ganham 900euros e quem já trabalha ha 10, 15 anos ganha 1200. Tà certo

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Más escolhas foram feitas para passados 10 anos de experiência não ter tido progressão de carreira equivalente à experiência, possivelmente ficaram 10-15 anos na mesma empresa a fazer a mesma função.. falta de ambição não trás bons salários, muitas vezes as pessoas sacrificam férias, fins-de-semana, relações, familia, conforto, local de residência para conseguir vingar nas suas profissões e na vida, não pode esperar que lhe caia tudo no colo, sem luta e sacrifício a maioria não tem a oportunidade que desejaria

      1. Avatar de Só eu sei, porque não fico em casa!
        Só eu sei, porque não fico em casa!

        Infelizmente isso é uma descrição de um país de terceiro mundo… estamos mesmo na cauda da europa, que tristeza.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Em qualquer país é assim, nos EUA nem direito a férias pagas tens, algumas empresas dão entre 10-25 dias de férias discricionárias não pagas, o que tu chamas de terceiro mundo a economia chama de países evoluídos com salários elevados e desemprego perto de zero. Estamos demasiado habituados ao socialismo e a tentar imitar os franceses mesmo tendo uma encomia a anos luz deles, a ideia do emprego para a vida sem esforço e entrega ficou no tempo dos nossos pais.

  8. Avatar de KeybordWarrior
    KeybordWarrior

    Chamem-lhe o que quiserem, o trabalho tem de ser pago e ponto final. Ridículo estagiar/trabalhar de graça!

    1. Avatar de Aindanaoseitudo
      Aindanaoseitudo

      Na juventude do meu Pai para aprender profissão de mecânico, o meu falecido Avo teve que pagar ao empregador. Ridículo aprender e “trabalhar ” sem pagar! Outros tempos, outros tempos.

      1. Avatar de jAr
        jAr

        Pois, mas nem o teu avô nem o teu pai (nem os meus) tinham um curso para exercer essa profissão. Mas se depois de 3,4,5 anos a aprender continuassem sem receber nada já não era justo, ou era?

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    «Ana Catarina Mendes (…) “uma questão de decência” »
    Decência seria os políticos baixarem aos impostos para as empresas poderem pagar mais.

    Para um salário de 950€ (se estiver errado corrijam-me p.f.):

    » Do lado do funcionário:
    Estado rouba 11% em TSU ao empregado, descontar 104.50
    Estado retém 9% de IRS, descontar 85.50
    Empresa paga 85€ de subsidio de alimentação
    A receber 845€
    (Estado roubou 200€)
    Como o funcionário recebe 14 meses, dá um valor mensal de cerca de 971.00 limpos.

    Do lado da empresa;
    Estado rouba 23.75% em TSU, acrescentar 225.62€
    Empresa paga subsidio de alimentação, acrescentar 85€
    Empresa paga seguro, acrescentar 10€
    Custo teórico num mês para a empresa: 950 + 225.62 + 85 +10 = 1270.62€
    A multiplicar por 14 meses: 14*1270.62 = 17788.68€
    O funcionário trabalha 11 meses .. mas vou considerar 12, o custo mensal é de:
    17788.68/12 = 1482.00€

    Conseguem perceber que para dar a porcaria de um ordenado de 950€, uma empresa tem de gastar praticamente 1500€ por mês ??????

    Conseguem perceber que para dar a porcaria de um ordenado de 950€, o Estado rouba 550€ por mês ??????

    O Estado é que é bom.
    Neste país o empregador é sempre o mau da fita.

    O que oferece o Estado a quem trabalha e a quem paga, em troca de tantos impostos?
    Hospitais podres e sem pessoal
    Centros de Saúde com qualidade de atendimento equivalente ao terceiro mundo
    Transportes públicos a abarrotar, e em greve durante metade do ano (destaca-se a CP).
    Escolas com propinas e alunos sem aulas
    Auto-estradas a pagar
    Impostos anuais em veículos
    Impostos anuais em habitação
    Ausência total de forças de autoridade fora das esquadras
    Empresas e parcerias publico-privadas onde se rebentam milhares de milhões de euros
    Etc…

    Falta só falar do que o Estado oferece a quem não trabalha …

    Cada vez que virem um fdp que não trabalha, significa que vocês andam a trabalhar mais de metade do ano só para o sustentar.

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      @Jorge
      “uma questão de decência”. SIM. Uma questão de decência.
      Quererá você (com a sua retórica) afirmar que os estágios profissionais (se souber o que isso é) devem ser gratuitos para as empresas? O estagiário produz trabalho/mais valia e nada recebe?
      É por tipos como você que “Neste país o empregador é sempre o mau da fita.”

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Discordo, verdade que as empresas deviam pagar algo, não é correcto que devem pagar “um ordenado”, já fui estagiário e não recebi nada por isso e verguei a mola igual aos que trabalhavam na empresa e achei injusto não receber nada, mais à frente fui coordenador de estagio de pelo menos 2 finalistas por ano e se havia um ou outro que se destacavam a maioria foi peso morto, tipicamente tens esforço em formar esses estagiários e o resultado final é servirem apenas para tarefas básicas e mesmo assim precisarem de esforço de alguém sénior a rever tudo, lógico está que aqueles que se mostraram capazes foi-lhes feita uma oferta de emprego e os outros era contar os dias para desocuparem o lugar e deixarem de ser peso morto.

  10. Avatar de jedi
    jedi

    Se querem que as empresas pagam mais por quem tem formação superior, primeiro o estado tem que olhar para dentro e aumentar o valor do estagios feitos através do IEFP.

    É simplesmente ridiculo, não vás pelo que faço mas pelo que eu te digo. LOL.