Geração X e Millennials querem voltar à era em que não havia Internet

49 Comentários

Muitos dos leitores que se encontram neste momento a ler este artigo nasceram e cresceram num período em que a tecnologia tinha muito pouca ou nenhuma expressão na sociedade, acabando por acompanhar a sua evolução até aos dias de hoje. No entanto, um recente estudo concluiu que a Geração X e os Millennials querem voltar à era em que não havia Internet.




O mundo nem sempre foi tal como o conhecemos. Há apenas algumas décadas não tinhamos a tecnologia que facilmente temos hoje, não havia telemóveis (muito menos inteligentes!), nem tablets, nem smartwatches, nem smart TVs, nem computadores portáteis, nem drones, especialmente de forma tão acessível como agora.

O mundo era, de facto diferente, mas a tecnologia e o acesso à informação de forma rápida e simples facilitou significativamente a vida da população. No entanto, nem tudo o que trouxe foi benéfico e parece que nem todos vêem mais vantagens em viver numa era digital, onde a Inteligência Artificial é cada vez mais uma realidade.

Geração X e Millennials preferiam viver na era antes da Internet

Uma recente pesquisa realizada pela Harris e partilhada em exclusivo com o canal Fast Company, feita a cidadãos norte-americanos, concluiu que a Geração X (nascidos entre 1960 a 1979) e os Millennials (nascidos entre 1982 a 2004) são os que mais desejam voltar no tempo e viver numa era em que não havia Internet.

Os detalhes mostram que a faixa etária entre os 35 e os 54 anos é a que mais deseja voltar ao passado do mundo tecnológico, sendo que 77% dos inquiridos são a favor desta possibilidade. Já 63% dos norte-americanos inquiridos com idades entre os 18 e os 34 anos também dizem que gostavam de voltar a viver na era antes da Internet.

Idosos com um iPhone

Curiosamente, os participantes com idade superior a 55 anos são os que menos interesse têm em voltar ao período pré-Internet. Apenas 60% desta população gostava de voltar no tempo, o que indica que uma parte significativa destas pessoas ‘mais velhas’ estão a adaptar-se bem às novas tecnologias e sentem a falta que estas lhes fazem, nomeadamente em tarefas de lazer e pesquisa de informação.

Contudo, o estudo concluiu ainda que quase todos os participantes (90%) concordam que há uma necessidade de adoção de novas tecnologias e é importante ter uma mente aberta nesse sentido.

 

O que é a Geração X

A Geração X refere-se às pessoas nascidas aproximadamente entre 1965 e 1980, sucedendo os Baby Boomers e precedendo os Millennials. Este grupo cresceu num período de transição marcado por mudanças sociais, tecnológicas e económicas significativas.

Características da Geração X

  • Contexto histórico:
    • Testemunharam eventos como o fim da Guerra Fria, a ascensão da globalização, a queda do Muro de Berlim e o avanço da tecnologia informática nos anos 1980.
    • Cresceram num mundo com crises económicas, maior número de divórcios e mudanças nas dinâmicas familiares, levando a que muitos fossem conhecidos como “latchkey kids” (crianças que ficavam sozinhas em casa depois da escola).
  • Traços culturais e sociais:
    • Independência e resiliência: Tiveram que se adaptar a ambientes menos estáveis comparados aos Baby Boomers.
    • São frequentemente vistos como céticos ou pragmáticos, valorizando autenticidade e liberdade.
    • Foram os pioneiros no uso de tecnologia, incluindo o início da era da Internet.
  • Estilo de vida e trabalho:
    • Têm uma abordagem equilibrada ao trabalho e à vida pessoal, diferindo da dedicação exclusiva ao trabalho dos Boomers.
    • Adaptaram-se rapidamente às mudanças tecnológicas e profissionais, assumindo papéis de liderança em muitas áreas.

Contribuições e desafios

  1. Cultura pop: A Geração X impulsionou movimentos musicais como o punk rock, o grunge e o hip-hop, além de serem consumidores ávidos de filmes e TV dos anos 1980 e 1990.
  2. Economia: Muitos tornaram-se empresários ou adotaram carreiras não convencionais, ajudando a moldar a economia digital.
  3. Desafios: Atualmente, estão na faixa dos 40-50 anos, enfrentando pressões como cuidar de pais idosos enquanto sustentam os próprios filhos.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe R
    Filipe R

    Belos tempos sim. Era acabar com esta porcaria toda.

  2. Avatar de Vilna
    Vilna

    Não faz sentido. O que tem de haver é moderação. Mas e os que nasceram em 1980 e 1981 não são nem Geração X nem Millennials???

    1. Avatar de KeybordWarrior
      KeybordWarrior

      Os de 1980 e 1981 estão no limbo

      1. Avatar de José
        José

        limbo andas tu e não sabes……
        problema não está na net está nos telefones que parecem Tamagotchis

    2. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Este tipo de classificações de gerações é quase tão ridículo como todos estes novos termos da identidade de gênero. Vivemos numa altura em que tudo tem de ser classificado, é como agora a gente gosta, enfim.
      Não há consenso entre as classificações de gerações, não é algo científico, mas o que dizem ser a geração X, na maior parte dos “experts” vai até 1981. E os Millenniums vão até 1996 e não 2004.

    3. Avatar de Nuno Bejinha
      Nuno Bejinha

      Esses são os X-Millennials!

    4. Avatar de JC
      JC

      Há nos chame Xennials ou Elder Millennials, like me nascido em 80

  3. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Nasci em 82, e tínhamos tecnologia em criança, alguma ainda experimental , mas tínhamos. Já havia consolas, PCs, sprectruns, videocassete, rádios, walkies talkies, lanternas, impressoras, telefone, satélite, havia isso tudo. Mas brincávamos muito na rua. Muito mesmo. Era a melhor escola social e de aprendizagem…eu andava sempre esfolado ou cabeça partida etc. A escola , o ensino secundário era um sonho. Quando apareceu a internet em 93/94 foi bom. Penso que a deterioração foi com o consolidar das redes sociais. Houve um tempo de internet muito bom, tínhamos mensengers e o mIRC, o pessoal falava, pesquisava, descobria, etc. Depois o Hi5 apareceu e ainda começou a construção social na www. Penso que o maior problema, como sendo dos primeiros mileniuns, foi o telemóvel com as linhas de hoje. Dos primeiros foi o Nokia 5300x salvo erro. Que até apareceu no primeiro filme do Batman do Christian Bale. A estupidificação em massa começou algures em 2010. Até lá a socialização era mais saudável, mais próxima, menos egocêntrica, grupos de amizade mais coesos. Havia mais dinheiro, ou pelo menos valia mais. Tenho a certeza que alguém mais novo vai ter um ponto de vista completamente diferente, mas é isto que sinto .

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Eu sou de 92 e subscrevo em absoluto o que escreves, sinto que até 2010 as coisas estavam mais ou menos balanceadas, depois disso foi sempre a descer.

      No entanto a estupidificação da sociedade, pelo menos a americana começou com a morto do George Floyd, sinto que existe um antes e depois desse acontecimento

    2. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Comentário excelente!

    3. Avatar de mikado
      mikado

      Bom comentário mas acho que a estupidificação começou com o Facebook antes desta rede social estupidificante tudo andava equilibrado mas após a sua aparição tudo mudou. A mim pouco me importa o antes ou o depois pois eu vivo o agora.

    4. Avatar de Sergio
      Sergio

      Bom comentário, acho que resumes tudo nesta expressão ” Até lá a socialização era mais saudável”

      Eu nasci em 89 e lembro-me bem do equilíbrio que se tinha.. tinhas tecnologia, tínhamos amigos na rua para uma futebolada, tínhamos melhor capacidade de comunicar e sem ser sobre assuntos ocos.
      Havia também problemas é verdade, mas eram eles que nos faziam crescer para um mundo que não é um mar de rosas, a diferença é que não tínhamos problemas com isso.

      Até a musica está demasiado digitalizada colocando em segundo plano quem toca uma boa guitarrada ou quem tem aquela voz diferenciada.

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sou de 1981, sei bem o que escreves.

    6. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      É exactamente mais isto. Eu sou de 83 e concordo a 100%

    7. Avatar de Profeta
      Profeta

      A internet foi uma das melhores invencoes que aconteceu no virar do millenium, seguido do kernel linux.

    8. Avatar de João Cavaleiro
      João Cavaleiro

      Totalmente de acordo. A era da internet de 2000-2010 era genuina e sem interesse comercias e manipuladores como é hoje. Era importante restaurar a liberdade de conteúdos como nessa época pois hoje quando queremos encontrar conteúdo.. o que encontramos é sempre publicidade e pesquisas orientadas para tudo menos o que procuramos.

    9. Avatar de PcTotil
      PcTotil

      O problema nao foi a internet, foram as redes sociais e derivados. O smartphone aumentou mais o efeito. Mas concordo totalmente com o teu comentario

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Existem muitos problemas nesta era, a Internet em si não parece ser o problema, mas a utilização que muitas vezes lhe dão talvez.
    Falta uma educação com base espirituais fortes, para que as pessoas consigam aproveitar a sua vida no presente de forma plena… provavelmente as redes sociais iriam ser um pouco diferentes, mas seria para melhor.

  5. Avatar de Lucas Caminhante das Estrelas
    Lucas Caminhante das Estrelas

    Tudo depende como se usa a ferramenta.
    Pessoalmente uso bastante para obter conhecimento (se tivesse internet quando estudava seria tão mais simples).
    Redes sociais nem sei o que é, nem quero saber, para ver o conteúdo do esgoto basta ir a uma ETAR.
    E ocasionalmente gosto duma jogatana online.
    Sou da geração X, vi nascer a internet, acho muito útil, e acho que se deve consusumido qb, como tudo na vida.

  6. Avatar de jo§e
    jo§e

    Vê-se mesmo que não têm noção nenhuma do que era viver na era em que não havia internet. 😀

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Oi? Vivia-se mal?
      Não se está a falar na altura da Guerra Mundial mas sim nos anos 70-80. Bons tempos! Quase sou forçado a dizer que eramos pobres mas felizes 🙂
      Agora mais a sério. A Internet trouxe um novo mundo a explorar com coisas muito positivas que nos custaria deixar de poder ter. Mas, no entanto, muitas pessoas ainda não se conseguiram adaptar a esta enxurrada de informação e de estar online 100% do tempo.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Não podemos resumir a Internet apenas à web 2.0 (redes sociais), a parte social sem ela, como alguém diz acima, era mais saudável.

        Mas a verdade é que internet acelerou e agilizou imensos processos, como viajar.
        Sem internet nos dias de hoje acredite que não havia forma de termos voo’s ao preço que temos e conhecer o resto do mundo.
        Combustíveis, transportes, trocas comerciais sem a digitalização e partilha em segundos a nossa vida estava virada de pernas para o ar.

        Contudo, acharia engraçado chegar ali a 1998 e ter a possibilidade de “matar” a evolução da internet e ver a evolução da sociedade apartir daí. Socialmente tenho para mim que seria melhor o resto fica à iamginação de cada um

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Concordo plenamente! Como toda a evolução nem tudo são flores.

        2. Avatar de iDroid
          iDroid

          Como no filme Matrix. Supostamente a rede foi criada e mantida no final do século XX, considerado o pináculo da raça humana.

  7. Avatar de PM
    PM

    Não sei em que se basearam para ter esta noticia, mas honestamente não acredito que as pessoas se consigam desligar. Há muita gente completamente viciada nas redes sociais.

  8. Avatar de PM
    PM

    E eu sou de 1974. Testei de tudo um pouco, mas sim….era na rua com os meus amigos que eu queria estar.

  9. Avatar de 0º0
    0º0

    Esta decadência começou com as redes sociais e com a obsessão de likes, ser falado “bem ou mal” e ser visto.

  10. Avatar de rfilipe
    rfilipe

    E para além de que com a estupidificação da internet nasceram os ditos cujos “inflencers”, que estão a crescer de dia para dia a ganhar milhares, qualquer dia não há mais profissões e vai tudo viver de redes sociais, que em muito boa parte, conteúdo é para encher chouriços e claro, falo em muito boa parte, não todos como é óbvio.

    Sou dos finais da década de 80 e concordo que a partir de 2008/2009/2010 tudo mudou, para pior. Basta ver como a sociedade está atualmente, completamente louca. O próprio Ser Humano tem um limite para adquirir informação que nos é despejada mal acordamos até nos deitarmos. A Humanidade não está a destruir o planeta. O planeta vai continuar, NÓS humanos é que estamos a cavar a nossa própria sepultura, e se não se parar para pelo menos pensar nos próximos tempos, caímos no abismo. Ó TEMPO VOLTA PARA TRÁS…..

  11. Avatar de miqueias
    miqueias

    A internet é como um site de apostas de futebol, que ta forte hoje em dia, a pessoa vai lá atraida pelo fato de entender um pouco de futebol, oba vou ganhar um dinheiro extra, na internet seria o conhecimento, a comunicação e até dinheiro, mas enfim, depois que ta la dentro, vai encontrar um monte de armadilhas. Exemplo:

    O ouro da internet seria o conhecimento e a comunicação e as armadilhas seriam os jogos, os filmes, videos, redes socias e etc; Que tiram teu foco de adquirir conhecimento, evoluir e crescer.

    Já o ouro de um site de apostas de futebol seria, as pessoas que tem conhecimento de futebol ganharem um dinheiro, o que é possível, porém ta cheio de armadilhas, tipo num cassino mesmo, que vai fazer os fracos, a grande maioria, perder mais do que ganhar.

    Então no caso da internet, é isso, um monte de gente frustada, que é seduzida pela comunicação, conhecimento que pode adquirir, isso no começo da internet, mas depois vinheram as armadilhas, que impedem que a sociedade alcançe todo seu potencial e fique vivendo numa ilusão, um mundo virtual que tira mais do que da, ai quando a pessoa percebe, sai das telas e olha para o céu e para o mundo real, da aquela impressão que o tempo passou e ela não percebeu, vivendo num mundo false, que no final não lhe deu mais comunicação e muito menos conhecimento, porque foi pega pelas armadilhas, ficando num estado de hipnose, vivendo no automático. Então as pessoas que conseguiram viver num mundo sem internet, fazem uma comparação daquele mundo com este e consegue ver que aquele mundo era muito mais real, sem as técnicas de pisicologia usadas a esmo para te prender, sem os clickbaits para te atrair, com a comunicação sem interfaces, com o conhecimento nos livros e nas mentes dos professores, num mundo cheio de defeitos, mas sem filtros.

    Mas no final o mundo virtual só potencializou as armadilhas do mundo real, armadilhas que nos afastam da verdade e do verdadeiro propósito de estarmos aqui, que nos fazem viver uma ilusão, como mortos vivos.

    Assim como a internet oferece tentações e distrações que podem nos desviar do caminho certo, a vida também nos apresenta desafios e armadilhas. Porém, assim como existem armadilhas na internet, existe uma fonte de sabedoria e verdade que nos guia e nos liberta: a Bíblia Sagrada. Ao aceitar Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, encontramos o caminho da salvação e da redenção. Ele nos mostra a verdade, nos fortalece e nos ajuda a resistir às armadilhas e tentações do mundo. Através do poder da Palavra de Deus, podemos encontrar uma vida plena, com propósito e verdadeira comunhão com o Criador. Aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador nos leva a um relacionamento transformador, onde encontramos a paz, a esperança e a certeza da vida eterna.

  12. Avatar de Tuga Pobre
    Tuga Pobre

    Frequentemente a “Internet” é confuncida com redes sociais e similares. Apenas esta confusão pode justificar o titulo desta noticia.
    Sou de 79 e acompanhei a evolução desta rede global denominada de “internet”.
    Como tudo na vida tem o lado bom e mau, infelizmente na minha opinião devido ao consumismo foi massivamente explorada para o lado mau, como são por exemplo as redes sociais nos moldes que hoje existem.
    Mas também tem o lado bom, que por exemplo permite em tempo real que as pessoas comuniquem umas com as outras com recurso a imagem e afins. A Internet na sua genese veio dar um grande contributo a humanidade de progresso….

    Estamos neste momento a asssistir aos primeiros passos da IA (inteligencia artificial ) que terá na Internet tambem o meio para se expandir globalmente.

    Na minha opinião esta tecnologia tera um potencial tremendo, mas parece-me que tb não vai direção correta, mas isto se comprovará daqui a uma ou duas decadas.

    Compete-nos a todos nós, usar a Internet da forma que enterdermos a mais correta, deixando de alimentar este tipo de plataformas. Se isto acontecer talvez possamos ainda mudar o rumo da humanidade sem que a internete tenha de deixar de existir, pois isso seria regredir civilizacionalmente.

  13. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Convém esclarecer aqui um pormenor, o termo “Millennials” foi atribuído às pessoas que nasceram no Século XXI (a partir de 2000) e não Década de 80 do Século XX, depois foi alterado para os nascidos na Década de 90 do Século XX e agora estão tentar colocar aos já referidos Anos de 1980.

    Estas alterações acontecem porque o grau de problemas mentais, deformações físicas, degradação, ignorância, estupidificação, e infantilidade, é muito elevado nos chamados “Millennials”, e quem está por de trás desta engenharia social que dá nomes às Gerações estava com dificuldade em esconder este cenário preocupante, pois o contraste é enorme entre aqueles que nasceram até à Década de 80 do Século XX e aqueles nascidos no Século XXI.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Esclarecimento errado

      Millennials, also known as Generation Y or Gen Y, are the demographic cohort following Generation X and preceding Generation Z. Researchers and popular media use the early 1980s as starting birth years and the mid-1990s to early 2000s as ending birth years, with the generation typically being defined as people born from 1981 to 1996.Most millennials are the children of baby boomers and older Generation X;millennials are often the parents of Generation Alpha.

      Informação correcta

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Isto hoje em dia é moda? culpar as ferramentas invés dos utilizadores? Então a culpada de os pais deixarem os filhos estar no tiktok ao jantar e não terem controlo parental é da internet?
    COMEÇEM A ASSUMIR AS CULPAS DOS VOSSOS ERROS INVÉS DE CULPAREM TERCEIROS!

    1. Avatar de pdsermqq
      pdsermqq

      É moda ser do contra.

  15. Avatar de Simão
    Simão

    Anos 70, 80 e 90 foram os melhores anos.
    De 2000 a 2010 foi a transição e a partir de 2010 foi tudo prás urtigas 🙁

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mentalidade de velho do restelo.
      Qualquer pessoa com a mínima noção conclui que o que era bom, na verdade, era ser criança/ adolescente, independentemente do ano ou da tecnologia existente na altura. Achares que foste mais feliz que outras gerações só faz sentido única e exclusivamente para ti.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Para isso era preciso as crianças de hoje conseguirem vivenciar…

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Até as drogas eram melhores

  16. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Eu nasci em 67 e não partilho da pesquisa realizada pela Harris, acho a internet indespensavel hoje em dia, só tenho pena de não ter aparecido mais cedo, já agora tb a fibra optica o 4/5G os smatphones e por aí fora.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Pois João, não és millennial, a tua geração adora o Facebook, nem a miudagem já usa Facebook

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nasci em 71 e devido á minha idade constato a evolução tecnológica. Comecei no meu spectrum e hoje o meu pc + tablet + smartphone….ainda ontem usava dvd e hoje já esqueci que existem.
    Pois bem o problema da Internet e tecnológica associada, para mim começa na demasiada necessidade de reconhecimento pessoal, afirmação e recolha de afetos nas redes sociais. O uso massivo na criação de conteúdos que acabou por trazer as fake-news é outro ponto que acho importante neste sentido. A manipulação através de marketing que evoluiu nos influencers outro ponto negativo.
    Eu nunca tive nem tenho conta de redes sociais acho ridículo o tempo que dependemos nesta rede e o modo como muitos de vós o utilizam.
    E sim até 2010 o mundo era mais equilibrado.
    Dou um exemplo, quantos de vós conseguem uma conversa entre diversos amigos e familiares com um filme ou série comum a todos ? Difícil !
    Antes era mais simples, todos víamos os mesmo conteúdos por falta de diversidade, o que trazia a proximidade entre pessoas.
    Resumindo, no meu entendimento o mal da Internet ou tecnologia, reside na quantidade de importância que cada um atribui por dia.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Por essa ordem de ideias ainda antes de existir TV era muito melhor. Todos na mesma caverna à luz das velas.

  18. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Considero mais confortável ler o telemóvel ou tablet do que ler o jornal, independentemente do sítio onde esteja sentado. loool

  19. Avatar de Santos
    Santos

    O problema não é a tecnologia, mas sim o tempo que se gasta nas redes sociais, o que se está exposto na internet. Tudo com moderação não é mau.
    Quanto à classificação das pessoa que nasceram ante de x ou y, é simplesmente ridículo.

  20. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    E a Playboy devia voltar ao que era.

  21. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Comecei a usar a internet a partir de 94, apesar de desde o início dos anos 90 usar o pre zigoto que eram as bbs. Os millennials nao sabem bem o que é o mundo sem internet e os da geração x tem é saudades de serem criança. Uma vida sem internet como se ela fosse possível. Ou melhor será que as pessoas estavam dispostas a abdicar dos confortos que tem hoje em dia. Por exemplo, mandar aqui umas postas de pescada?

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      As BBs…vinham por node VHF? Ou já era modem telefónico?