Cidadãos em Portugal foram espiados por software similar ao conhecido Pegasus

15 Comentários

Com cada vez menos segurança e privacidade nos dispositivos móveis, os governos e outras entidades aproveitam para espiar os utilizadores. Uma nova informação avançada dá conta de que cidadãos em Portugal foram espiados por software similar ao conhecido Pegasus.

Portugal Pegasus software União Europeia

Cidadãos em Portugal foram espiados

Apesar de não existir um número identificado, sabe-se que residentes em Portugal foram espiados pelo telemóvel. Para isso foi usado um software similar ao Pegasus, conhecido globalmente por ter sido usado para escutar chamadas e obter dados dos aparelhos de políticos e jornalistas de todo o mundo, incluindo países da própria União Europeia.

A informação está a ser avançada pelo JN e consta do relatório final da comissão de inquérito do Parlamento Europeu para investigar a utilização do Pegasus e outros software espião. Neste documento não é especificado quando e por quem estes cidadãos foram espiados, recorrendo ao Hermit, um software de fabrico italiano.

Ainda assim, sabe-se que a sua utilização foi feita em vários países, não apenas da União Europeia. Para além de Portugal, a lista existente mostra que a Líbia, Malásia, Iraque, Grécia e a Itália foram os países onde aquele software fez vítimas.

Software avaliado pela União Europeia

O relatório foi debatido nesta quarta-feira em plenário e as recomendações são votadas hoje. Neste, as referências a Portugal são escassas e a comissão de inquérito concluiu que “se pode presumir com segurança que, de uma forma ou de outra, as autoridades de todos os Estados-membros utilizam software espião, por vezes com legitimidade, outras vezes não“.

Em função desta conclusão, nas recomendações em apreciação está o apelo a que “o comércio e a utilização de software espião” sejam “estritamente regulamentados”. Até esse momento, devem ser adotadas condições para pôr fim de imediato aos abusos do passado.

Durante a apresentação deste relatório, a sua relatora, a eurodeputada Sophia in ‘t Veld, não deixou de revelar comentários importantes. Num dos mais relevantes lamentou a inexistência de reações institucionais a este escândalo, que afetou principalmente a Polónia, Hungria, Grécia, Espanha e Chipre.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fininho
    fininho

    Quem usou e contra que tipo de cidadãos? Tudo o que leio é blablabla neste post.

  2. Avatar de Realista
    Realista

    É usarem o velho Nokia 3310 e um portátil com Linux para não se terem de chatear com essas coisas.

    1. Avatar de razingolho
      razingolho

      – Realista

      1. Avatar de luisa
        luisa

        É realista mas não tem um pouco de senso comum!

    2. Avatar de Jonas
      Jonas

      O Nokia 3310 usa 2G, ainda é mais fácil escutar chamadas :))

  3. Avatar de Joca
    Joca

    O relatório é este:
    https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/B-9-2023-0260_EN.pdf
    O relatório não tem qualquer referência a Portugal. Não percebo como é que o “JN” as descobriu e escreve que: “as referências a Portugal são escassas”.
    Fico com a impressão que a notícia de ter havido cidadão portugueses espiados resulta do ponto U do relatório, que tem uma formulação ambígua: “Pode-se assumir com segurança que todos os Estados-membros compraram ou usaram um ou mais sistemas de spyware” (se era para dizer que todos usaram, não se percebe porque se escreveu “compraram ou usaram”).
    Relativamente a Portugal, ao contrário de outros países, não foi provado o que se afirma, ou seja, que um número indeterminado de cidadãos portugueses foi espiado, por serviços do Estado português, através desses sistemas de spyware.

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    Bom bom era conseguir lancarem no mercado um telemovel genuinamente com linux, mas ja sabemos que o Android nao deixa. E nao so lancar. Haver aplicacoes compativeis com o android mas obviamente que o Android quer o mercado so para ele. Assim acabavam-se os espiancos.

    1. Avatar de internetnauta
      internetnauta

      Tanto android como iOS tem base linux. O que te leva a acreditar que acabava este tipo de software em vez de ser desenvolvido para esse novo linux também? Se há aplicações e desenvolvimento facilitado para um sistema há espaço para exploits e aplicações destas. Não querem riscos destes? Nokia 3310 como alguém já referiu é um bom caminho

      1. Avatar de luisa
        luisa

        Quem te garante que é um nokia 3310 e um software linux que vão impedir o governo de espiar as tuas comunicações?

        1. Avatar de internetnauta
          internetnauta

          Um Nokia 3310 não comunica a não ser por GSM logo não há dados para espiar.. Ao dizer que o melhor é usar um 3310 é o mesmo q dizer que o melhor é não usar smartphones e comunicações de todo…

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Existem, tens o Pinephone e o Librem 5… entre outros.

    3. Avatar de Filos
      Filos

      Compra um pixel e instala o grapheneOS…Usio num pixel 6a….Ou então compra um Volla Phone…usa um OS linux (Ubuntu)

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    A própria U.E. esta a fazer as coisas com os pés e por cá ainda pior …

    Mas tudo isto não é de agora …

    Os lobbies no seu melhor …

    As politicas abusivas, discriminatórias negativas e até inconstitucionais, atentando até contra os direitos Humanos, …

    Eles não têm vergonha …

  6. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Hummm devem ter sido a Russia, Russia maaaaa!